Vendas fracas do iPhone arrasam novamente lucros da Apple

167 Comentários

Os lucros apresentados pela Apple, a cada trimestre, são por norma elevados e com tendência para um crescimento sustentado. Mas há alguns trimestres que esta tendência se inverteu e a empresa começou a apresentar resultados menos positivos.

Hoje a empresa de Cupertino apresentou os resultados do último trimestre e novamente a Apple apresentou uma quebra nas vendas, com principal foco no iPhone, como já tínhamos referido.

Apple iPhone

Os valores apresentados agora pela Apple, referentes ao quarto trimestre fiscal de 2016, confirmam a tendência que se vinha a prever. Pelo terceiro trimestre consecutivo a empresa apresentou uma quebra nas vendas, o que se reflecte directamente nas receitas.

Para o período em causa a Apple apresentou uma receita de 46,9 mil milhões de dólares – 9 mil milhões líquidos – que representa uma quebra de 9% para o mesmo período do ano passado. Este é o primeiro ano, desde 2001, que a empresa tem um ano de quebras.

 

As vendas dos produtos chave da Apple

As vendas dos principais produtos da Apple apresentaram uma quebra generalizada. Foram vendidos “apenas” 45,5 milhões de iPhones, 9,3 milhões de iPads e 4,9 milhões de Macs. As perdas a um ano para cada um deles é de 5,2% para o iPhone, 6% para o iPad e 14% para os Mac.

Apple Mac

A explicar estes números está a quase ausência neste trimestre de novos produtos desta categoria. Os consumidores resolveram, provavelmente, esperar pela sua chegada, tendo abandonado os modelos anteriores.

 

O Apple Watch e os “Outros produtos”

A Apple continua a não revelar os números de vendas do Apple Watch, mas a categoria onde ele se enquadra teve também uma quebra. Para este trimestre foram declarados 2,2 mil milhões de dólares em receitas, uma quebra de 21% face ao mesmo período de 2015.

Provavelmente a chegada do novo Apple Watch fará crescer as receitas desta categoria. A época do Natal tende a ser bastante lucrativa para a Apple nesta área e este ano não deverá ser diferente.

Apple Serviços

Os serviços da Apple

A área que apresenta os melhores resultados, sendo inclusive a que tem resultados positivos, é a dos serviços. Para o trimestre passado a Apple apresentou 6,3 mil milhões de dólares, com um crescimento de 23,5% face a 2015. A par com o iPhone, esta é a área que melhor resultados apresenta.

Tudo aponta para que os próximos trimestres sejam de crescimento para a Apple. Os novos produtos que estão já em venda, como o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus e a iminente chegada de novos Mac vão animar o mercado e trazer de volta as vendas a que a empresa está habituada.

 

via Apple

Comentários

167

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Unknown
    Unknown

    como assim? o iphone 7 foi o modelo mais vendido deste trimestre e o SE o modelo mais vendido no ano

    1. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      Hahahah. Piada do dia.

  2. Avatar de The Onee
    The Onee

    Se eles aumentarem os preços um pouco mais, dá para aumentar os lucros e o pessoal irá comprar na mesma 🙂

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Aumentam os preços e poupam nos componentes mais um pouco. É receita certa para mais lucro e levam-nos ainda ao colo.

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Sim, grandes malandros!

        Põem baterias sem função explosiva, como a Samsung.

        E depois põem OIS, câmera dupla, e melhor abertura, ao contrário da Google…

        E no fim, vendem pelo mesmo preço que essas duas… como se atrevem!!!

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          E 67.9% screen to body ratio, que faz com um iPhone 7 Plus seja um tijolo comparado com outros smartphones de 5.5″. E ecrã IPS, enquanto os Galaxy que desdenhas são AMOLED. E iPhone 7 com 2GB RAM em 2016, quando um smartphone chinês de 200€ tem 3 ou 4 GB. Estamos aqui a falar das poupanças da Apple certo?

          1. Avatar de JV
            JV

            David, a sério? Quando tens de falar de percentagens e áreas é sinal que estás a tentar demasiado.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            A Apple usa memórias de marca, alumínio decente, ecras decentes, BATERIAS decentes, e um SSD dentro do telemóvel, coisa que a samsung não tem. E sim, 2GB de RAM bem rápidos, porque os Samsung é so numeros. Numero e poucos resultados.

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Daqui a pouco estas a dizer que a câmara e melhor que a do Google pixel. Deves saber mais que os profissionais que fazer os testes as câmaras. Deixa de ser cego, a Apple não é boa em tudo. Como podes ver ver perfeição? Que lavagem cerebral foi essa?

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Ainda não houve comparação com a câmera do iPhone 7 Plus (a câmera dupla)

    2. Avatar de FAB
      FAB

      Reduziram a margem de lucro.

      Tenta outra vez.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Não deves ter lido a parte do “vendas fracas”

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Não foram assim tão fracas. Em número de unidades caiu apenas cerca de 5%. O preço médio por aparelho vendido é que desceu mais, provavelmente por as pessoas optarem menos pelos modelos mais caros, e é isso que explica a maior parte da quebra nos lucros.

          1. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            O que tu queres dizer é que foram as “vendas fracas”…

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Não Interessa, vendas fracas é normalmente associado a número de unidades vendidas.

    3. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Deviam fazer isso com o 6 e 0 6S, venderem a 1500€ e viam o lucro a duplicar, agora quem é que vai trocar um telemovel que dá para 20 anos comprado à 1 ano?

  3. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    LoL mas claro que vai ter uma explicação bastante “lógica” para estes resultados, ou então a fonte não é credível xD

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      lol A fonte é a Apple.

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Eles na realidade quiseram reduzir lucros, foi tudo para se antecipar a Samsung… A Apple sempre a frente na inovação.

      1. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Que azia é essa? É preciso ficares assim? Tens que arranjar uma vida urgentemente.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Desculpa estragar-te o dia…

      2. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Biliões ou milhares de milhões?

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Para mim, é a mesma coisa.

        2. Avatar de Pedro Pedrosa
          Pedro Pedrosa

          Se para ti é a mesma coisa logo se vê a tua inteligência 😉

      3. Avatar de euZinho
        euZinho

        Meu caro, nenhuma empresa facturou 9.1 biliões, mas sim 9.1 mil milhões.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Eu uso a escala curta, 1 bilião = 1000 milhões.

          Não quero saber de convenções sem razão nenhuma.

      4. Avatar de rafael
        rafael

        isso se chama revoluçao kkkkkk

      5. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        A Samsung mostrou bem às pessoas porque é que estas devem comprar Apple.

        Confiança na marca acima de tudo.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          A Samsung mostrou à Apple o que fazer em caso de defeito num produto, em vez de andar a oferecer capinhas da treta e “ensinar” ás pessoas novas maneiras de pegar no telemovel (#antennagate).

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            lol, sim porque a Samsung faz sempre isso quando os seus produtos têm defeitos, e não havia possíveis consequências criminais caso não tivesse feito esta recolha, que foi algo atrapalhada e confusa.

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Eu sei que tu preferias uma capinha à prova de fogo…

          3. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Uma capinha à prova de fogo não evitaria a inutilização irremediável do aparelho nem garantia ausência de outros danos a pessoas e bens. Mas és livre de acreditar que a Samsung fez isso como prova de bondade, que tinha alternativa ou que outros já não fizeram recolha/substituição de produtos defeituosos quando se verificava necessário, Apple incluída!

  4. Avatar de Modem
    Modem

    Shiuuu, não o acordes…

  5. Avatar de Machado
    Machado

    Não serão “46,9 mil milhões de dólares” em vez de “46,9 milhões de dólares”?

  6. Avatar de Carlos Barreira
    Carlos Barreira

    Esses resultados não será devido à falta de stoke?? Digo isto pois já ordenei um iPhone 7 plus 128GB black mate a mais de um mês e ainda estou à espera que chegue…

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Isso é porque não passantes nos teste que a Apple faz aos seus clientes. Terás que comprar um wiko ou algo assim. Eles têm testes muito rigurosos a quem compra iPhones, só querem ‘la creme de la creme’ como clientes, nem se importam de não vender. Um abraço, mais sorte para a próxima.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Devido à falta de stoke acho que não, mas devido à falta de chelsea é capaz 😉

    3. Avatar de IT Consultant
      IT Consultant

      E aprender a escrever bom português, não faria mal nenhum…

      1. Avatar de Nitro
        Nitro

        Há que saber!
        Porque é sempre à padeiro aqui no blog…
        Ah! Ah! Ah!

    1. Avatar de LR
      LR

      +1.000.000. Give the man a cigar!!!

    2. Avatar de The Onee
      The Onee

      Vai ter pesadelos nas próximas noites haha

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      Está neste momento a procurar freneticamente as suas fontes a ver qual delas arranjou uma boa desculpa/ uma visão retorcida da coisa em que isto seja favorável para a Apple para depois vir aqui partilhar connosco, esperem um pouco…

      1. Avatar de TenhoDito
        TenhoDito

        haha, sem duvida. Muito bom 🙂

    4. Avatar de FAB
      FAB

      Goza à vontade…

      Eu só digo: $9 biliões de lucro

      Fica lá com o teu auto-prazer, o mundo real está muito diferente do texto.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Foi isso o melhor que conseguiste?! Ahahah!
        Nós sabemos que no teu “mundo real” os lucros da Apple não estão em queda imparável há um ano…

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Queda imparável, e este trimestre entrou na classificação dos 50 melhores trimestres ficais da história de qualquer empresa.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            E ainda assim continua em queda há um ano!

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Alpha, a queda é há 9 meses, e a queda está em desaceleração.

        2. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          Oh amigo, desculpa lá a pergunta, é so curiosidade mas… Tu trabalhas para a Apple? Tens parte na empresa ou nos lucros?
          É que se muita gente defendesse assim a familia ou o país com tanta dedicação e lealdade iesot era um mundo bem melhor… 🙂

        3. Avatar de Ze
          Ze

          Gozam com o rapaz “but the joke is on you”, nem conhecem as diferenças culturais:

          https://en.oxforddictionaries.com/explore/how-many-is-a-billion

          1. Avatar de XXT
            XXT

            Que outra coisa poderíamos esperar de um fanático da Apple?
            É limitado, coitado…

      2. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        e ganhas alguma coisa com isso ?

        a xiaomi a cada ano cresce mais e a expandir-se para todas as áreas. até o mi box tv faz um milhão de coisas mais que a apple tv. já nem quero falar do mi mix que já falei na outra notícia.

        quem ganha com isso são os consumidores, fiabilidade do produto e preço mais baixo que a concorrência.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          mi whatever promete, promete, mas não faz nada… nem nada de jeito…

          O que é que ganhas tu?

          1. Avatar de Aguamenti
            Aguamenti

            Promete mas não faz nada? Promessa: smartphone o mais borderless possível. Cumpriram: Mi Mix. Isso de atirar postas de pescada não é lá grande estratégia de argumentação.

      3. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Loooool, até podem ter 100 Biliões de lucro, eu não vou ser dos enganados que pagam 1000€ por um Chinês que faz menos que um de 200€.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Pronto lá vêm os tipos dos telemóveis chineses…

          É preciso ter paciência, como eles têm com o 3G…

          1. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Então? O Iphone é feito na China com componentes chineses ou não? Ou só porque diz que é desenvolvido na Califórnia faz dele um não Chinês? Por acaso eu tenho um telemóvel Japonês mas o próximo vai ser chinês de certeza ( excepto o Iphone )

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            joao magalhaes, os componentes vêm de muitos lados, a maioria será até de fora da China.

      4. Avatar de Daniel
        Daniel

        9 mil milhões. Se fossem biliões, as acções tinham disparado. Acredita

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          9 mil milhões é o mesmo do que 9 biliões…

          1. Avatar de KaPtunixZ
            KaPtunixZ

            Faz sentido mas nos States não é.. Americanices..

          2. Avatar de XXT
            XXT

            Na Europa 1 bilião = 1 milhão de milhões
            Nos EUA 1 bilião = 1000 milhões

      5. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        LOOOOLLOLOLOL, como se tu lá fizesses uma pequena ideia do que é o “mundo real”…..

  7. Avatar de Mainthing
    Mainthing

    Acima de tudo a queda na linha de portáteis deve-se ao factor de vender hardware com vários anos a preço de luxo e como se fossem novos. Eu não me arrependo dos 3k que dei pelo Meu MacBook pois o que quero é um produto premium, mas isso não é transversal à maioria dos compradores. Mesmo que fosse hardware premium, este não é acessível à maioria. Já o iPhone não vende porque não há Stock. Só na loja da Vodafone no porto (sede) há uma lista de espera com largas centenas…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Premium??????? So se for no preço

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Não vêm com trackpads de plástico que começam a descascar passados 15 dias, e teclados de borracha como 99% dos PC’s vendidos.

        Chega para ser considerado “premium”.

        1. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          Tens muito azar com os trackpads.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          De borracha ou de plástico? Já vi muito teclado Apple com desgaste nas letras das teclas…

        3. Avatar de me and me
          me and me

          track pad com quase 10 anos num compaq nc8430 e funciona, sem descascar e “flicks” estranhos….
          nao é premium mas funciona 😉

        4. Avatar de XXT
          XXT

          Nem deves olhar para os PC há muito tempo…

    2. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      LOOLLL, é de facto impressionante o fanatismo e dedicação com que as pessoas defendem as empresas, devem ter parte nos lucros de certeza… Eu não sou leal nem dedicado a empresa nenhuma. Se o equipamento for bom e fizer o que preciso compro seja que marca for, se não prestar critico seja que marca for.

    3. Avatar de Tiago Frutuoso
      Tiago Frutuoso

      Com 3K€ fazes (ou mandas fazer) um desktop brutal.

      1. Avatar de me and me
        me and me

        possa com 3K compras é uma mega workstation…

    4. Avatar de me and me
      me and me

      com esse valor, dividias e tinhas 1 notebook de topo com tanto ou mais desempenho que esse macbook, tinhas um desktop gama media para uso “da net” e media center em casa, e ainda sobrava algum para comprar um NAS….

      isto é uso premium do dinheiro

  8. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    O facto de terem tirado o IO de áudio e obrigarem as pessoas a vergar ainda mais as praticas da Apple, não teve nada a ver com os resultados… nada…

    Quantos de nós tem o ritual de em quanto o telefone está a carregar ficamos a ouvir musica?
    Agora se queres fazer o mesmo terás de comprar um acessório parta o efeito e que normalmente fica os olhos da cara…

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Não, não tem nada a ver, pois são resultados com muito pouco tempo de venda do novo modelo (2 semanas), e o decréscimo nas vendas já vinha de trás. Tanto assim é que as previsões dadas pela Apple para os meses até ao fim do ano apontam para um ligeiro crescimento nas receitas, o que dá a entender que a Apple prevê que as vendas de iPhones devem ser muito semelhantes ao que se passou no ano passado em igual período.

    2. Avatar de me and me
      me and me

      nao sei se foi isso.

      acho que foi mesmo porque nao compensa estar a trocar por algo um bocadinho melhor… so isso

  9. Avatar de Bartolomeu
    Bartolomeu

    É engraçado que o título fala em lucros arrasados mas nem sequer falam no texto quais foram lucros. Será porque é difícil explicar 9 mil milhões como um arraso?

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Eu também quero ver onde é que $9 biliões são um arraso.

      $9B ridiculariza tudo o resto!

      Mas qual é a empresa que chega aos calcanhares destes números?

      1. Avatar de Pirata
        Pirata

        Desses números nem todas juntas, visto que esse número é maior que o PID da América…

      2. Avatar de LG
        LG

        Pagando 0.005% de impostos na europa qualquer empresa…

        1. Avatar de FAB
          FAB

          1.º esse número é propaganda, tenho pena de ti

          2.º a Irlanda diz que está bem, deal with it

          3.º mesmo que fosse, sempre era melhor que os 0% que paga a Google, e 0% de IVA com que eles vendem!

          1. Avatar de P
            P

            Não tens mais nada que fazer?

            Achas que a Irlanda ia dizer que está mal? Está a receber pouco mas a receber, e os outros países não têm forma de contra atacar estes acordos trafulhas.

            Abre os olhinhos mas é!

          2. Avatar de R41M31
            R41M31

            não te chamo ignorante. os teus posts falam ti…

        2. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Os lucros que são declarados têm 26% de impostos em cima. Pode até pagar pouco na Europa mas ainda tem que pôr dinheiro de parte para impostos americanos.
          E não, não é qualquer empresa… A Google ainda consegue escapar mais aos impostos (15-20%) e mesmo assim…

        3. Avatar de APereira
          APereira

          Seja qual for a empresa que pague essa percentagem em impostos creio que seria bem vinda em Portugl mais que nao seja pela quantidade de postos de trabalho.

          Mas como sao todos bons samaritanos, se o Governo Portugues entrasse num acordo com a Apple como fez a Republica da Irlanda ninguém iria querer ir trabalhar para a Apple.

          No entanto, se reparares, existiram outras empresas que tiveram acordos similares com os governos com vista a fumentar a criacao de postos de trabalho, algo que é extremamente importante na maioria dos países da UE.

      3. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Sabes que valores de lucro obscenos como esses, e as “praticas” que a Apple, Microsoft, Google e muitas muitas outras empresas usam para lá chegar é precisamente aquilo que há de errado e imoral na sociedade dos dias de hoje…

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      Não é difícil, está lá bem explicado “Este é o primeiro ano, desde 2001, que a empresa tem um ano de quebras.”.
      Como parecem os dois um bocado “distraídos”, eu faço-vos um desenho: imaginem um avião que subiu, subiu, subiu, bem alto, acima de todos… Agora entrou em queda livre, a descer, a descer, sem parar… Continua acima de outros, mas em queda. Preferem estar neste avião (ainda) alto, mas em queda aparentemente imparável, ou num dos mais baixos, mas estável ou em ascensão?

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Vou por partes! Primeiro, essa frase está a falar das receitas, não dos lucros (contexto vem da frase anterior), de tal maneira que nem é a primeira vez que há uma quebra nos lucros anuais desde 2001, de modo que, repetindo a ideia, no texto nem falam nos lucros.
        Em segundo lugar não estou a questionar uma quebra nos lucros, estou a questionar o uso de “arrasados”, que implica lucros baixos e uma quebra extremamente alta, coisa que não se verificou.
        Quanto a estar em queda livre, talvez fosse esse o teu desejo, mas não é isso que se verifica, a quebra nos lucros teve uma desaceleração dum trimestre para o outro, por outras palavras, a quebra foi menor nos últimos meses. E para os próximos meses a Apple prevê um crescimento ligeiro nas receitas o que dá a entender que o pior na quebra de lucros já passou.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          “It’s clear that Apple is bullish about growth in the iPhone, but there’s little evidence of that growth in the actual results announced today,”

          http://mobile.reuters.com/article/idUSKCN12P2US

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Essa citação deveria contradizer alguma coisa que disse ou confirmar alguma coisa que disseste?
            Um facto que deves ficar a conhecer, as projecções de receitas que a Apple dá para resultados do trimestre seguinte, há décadas que não ficam abaixo dos resultados reais.

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Perguntas e logo a seguir dás a resposta… finges mal, entendeste nitidamente o cesto a gabar-se quando vai para as vindimas.

          3. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Alpha, eu não responde à minha pergunta, apenas te dou um facto extra. Resta agora responderes à pergunta.

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            Irra!
            “alguma coisa que disse” > “a Apple prevê um crescimento ligeiro nas receitas” > ” there’s little evidence of that growth”

          5. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Alpha, outra vez a seleccionar citações sobre outras coisas?
            Isso é uma opinião/expressão dum analista quanto a crescimento no iPhone (unidades), não sobre as previsões de crescimento de receitas da Apple. Esse mesmo analista a seguir clarifica a opinião, dizendo que vê forte procura nos novos iPhones, que o problema actual está na capacidade de resposta da Apple face à procura:
            “Given that the iPhone 7 and especially the iPhone 7 Plus is in short supply, Apple is going to be a little constrained in its ability to take full advantage of the strong demand we’re seeing,”

      2. Avatar de FAB
        FAB

        Prefiro estar no avião que no próximo Q está a prever resultados record.

        1. Avatar de XXT
          XXT

          Mete para-quedas!

    3. Avatar de Kekes
      Kekes

      Eu explico, a Apple necessita da borbulha. Não são só os milhões que não ganha extra, mas também os que perde em bolsa. Actualmente tem um valor que sobe pois está a comprar acções propias. Esta quebra faz com que seja menos dinheiro para intervir em várias áreas, além que perde valor de mercado consequentemente dinheiro. A Apple tem um valor de mercado muito inflacionado pela especulação. Nos próximos tempos veremos noticias a dizer que a Apple vai partir tudo no próximo ano, são eles a tentar equilibrar o mercado. Lucro é lucro, mas o que se passa é que certas pessoas deste lado fazem tanto shitpostíng em situações idênticas a estas mas doutras empresas, o que faz que seja super divertido fazer o mesmo que elas e ver o melão com que ficam.

      1. Avatar de FAB
        FAB

        “A Apple tem um valor de mercado muito inflacionado pela especulação. ”

        LOL, que cromo…

        P/E da Apple: 13.81
        P/E da Google: 30.71

        Se alguém tem um valor de mercado inflaccionado pela especulação, são todas menos a Apple.

        A Apple faz por ano mais de $220mM, ISTO NUM ANO “MAU”, e vale $637mM em bolsa.

        A Google faz por ano $75mM, e vale $562mM em bolsa!

        Ou seja, a Google está super-valorizada, e continua a ENGANAR os accionistas, com histórias da carochinha (ah e tal, temos muitos dados, temos muito AI, temos um carro autónomo, temos Android)

        TUDO TRETAS!

        A Google nunca vai fazer nada senão publicidade (90% das receitas), e tudo o resto que se comprometeu a fazer, vai continuar a adiar, ou a falhar, como de costume.

        Diziam eles há 5 anos atrás, que “dentro de 5 anos, íamos (o comum dos mortais) poder ter carros autónomos!”…

        1. Avatar de Dc
          Dc

          “Diziam eles há 5 anos *atrás*”

          Diziam eles há 5 anos…*

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          E continua a ver os lucros a aumentar, ao contrário da Apple, incha! Faz-te lembrar os lançamentos dos iDevices que vão revolucionar o mercado e uma inovação brutal e mais não sei quê e quando se vai a ver inovam retirando o Jack 3.5 ou metem um leitor de impressões digitais no computador?

        3. Avatar de Apoca
          Apoca

          engraçado, pelas mas pesquisas não é isso que acontece…eu tb sei colocar valores a toa =)…..sé humilde pah

      2. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        :S Estranho que não explicas nada sobre o que questionei!
        Quanto ao que falas, não é por a Apple estar a comprar acções que o valor tem subido, já o faz há anos e isso não impediu que durante algum tempo o valor das acções tenha caído. O valor subiu porque os analistas e o mercado ultrapassaram a fase de “pânico”. O valor actual não é especulativo.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Fontes para isso!

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            fontes para que parte?

  10. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Tenho um smartphone com 1 ano que faz aquilo que quero, e custou pouco mais que uma capa oficial da Apple para o iPad.

    Ah! E tem jack line-out 3.5 mm.
    Não é “cool”, mas queria vos ver andarem com um “apêndice” ou phones BT enquanto operam num ambiente fabril, sujeito a todo o tipo de agressões externas e situações de resolução imediata.

    Quem tem um 6/6S, dificilmente viu e continua a não ver argumentos para trocar. Geekbenchs e afins não são tudo.
    O mesmo também posso dizer do típico cliente das versões de 4″.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Bem, eu não aconselhava as pessoas a andarem com phones ligados por cabo (3.5mm, apendice, ou lightning) nessas condições de trabalho porque condicionam o movimento e podem mesmo atrapalhar. O melhor nessas situações seria mesmo wireless… Ou melhor ainda. Não ter phones. A audição é um recurso importante para evitar acidentes nesse tipo de ambientes

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Sem dúvida! O cabo dum auscultador de 3.5mm já é um apêndice…

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    Os senhores da Apple pensavam que lançavam algumas “features” novas no novo iPhone e as pessoas iam a correr comprar !! iPhone 7 uma perfeita desilusão! Passou um ano após o lançamento do modelo 6S, onde estão as inovações ??? + CPU, + Camara, +bateria (duas horas a mais, serio?), + storage (32 GB mínimo, só ?), e então, mais do mesmo ??? Design está na mesma !! Por favor acordem !! O visionário Steve Jobs morreu agora só sabem copiar !!
    Pelo o preço que pedem pelo o telefone, tem muito que trabalhar / inovar! Há soluções no mercado que fazem o mesmo ou melhor a preços mais baixos. Actualmente já não considero a Apple (iphone) melhor que a Samsung, acho diferente! O vosso estado de “graça” ainda dura porque ainda há aqueles fans que não querem ver que as coisas estão a mudar … Deixem se dormir e vão pelo o mesmo “cano” da Nokia.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      “+ CPU, + Camara, +bateria (duas horas a mais, serio?), + storage (32 GB mínimo, só ?)”

      + CPU é um understatement. Aquele CPU só por si já e um feito incrível em 2016

      Adiciona a isso um novo taptic engine, um novo home button com menos probabilidade de falha, o primeiro ecrã de smartphone do mercado com 10 bit color, novas antenas.
      Ou seja, o telefone é todo novo. Só não muda uma coisa, o design. E depois o pessoal do Android queixa-se que os Apple fans é que só ligam à estética. lol

      1. Avatar de me and me
        me and me

        amigo, acho que nao leste bem….
        eles nao fizeram nada de novo a nao ser actualizar o hardware… de resto o que acrescentaram ao tlf? que inovação espectacular que esse tlf tem que torna o 6 completamente obsoleto? era isso que ele estava a dizer.

        claro que o hardware melhor, melhora a experiencia do utilizador, mas fora isso o que tem de melhor? o mesmo aplica-se aos outros fabricantes… atingiram um patamar em que limitam-se a fazer isto, upgrade de hardware…

    2. Avatar de FAB
      FAB

      Temos pena de não teres dinheiro para um iPhone 7.

      Estes números são só referentes a 2 semanas de vendas.

      A Apple indica que o iPhone 7 baterá todas as vendas até agora.

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Lá vêm os comentarios imbecis, de “pseudo” ricos, com o mesmo argumento patetico de sempre: “Ah e tal, não tens dinheiro como EU, que sou um menino rico, para compreres um iphone?? Temos pena! Olha tão rico e abastado que eu sou, sou uma pessoa tão impostante porque tenho milhoes na conta e posso comprar coisas caras, aiii…”
        Pena terem tanto, tanto, incluindo pobreza de espirito e de personalidade…

        1. Avatar de Apoca
          Apoca

          ainda nao percebeste que ele é um miudo, e quem paga os iphones são os pais?…..é mais que obvio…

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Tu és completamente doente rapaz.
        Olha a quantidade de comentários que já fizeste sempre com a mesma conversa de fanático.
        Acorda pra vida. Independentemente de a Apple ser a melhor ou a pior do mundo….COMPORTA-TE…e dá-te ao respeito se algum dia queres ser respeitado.

    3. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Não é o iPhone 7 que explica isto. O iPhone 7 só entra com 2 semanas de vendas (em 13). A quebra nas vendas já vinha de trás, e a situação até melhorou bastante quanto ao número de aparelhos vendidos face aos meses anteriores.

    4. Avatar de SC
      SC

      Quem tem um iPhone, não tem só o 6s… Eu tenho o 5s e quero trocar, irei comprar o 7! Por isso o 7 pode não ser comprado por quem tem o 6s (se tivesse não comprava) mas quem tem inferiores, irá comprar-lo!
      Ah e antes que comecem com coisas, gosto do iPhone pelo sistema IOS e não porque é moda… Tenho um android aqui em casa e detesto o sistema android! Por isso não sou de modas, nem de me armar em rica, pois se fosse, não tinha um Toyota com quase 14 anos, mas sim um Mercedes deste ano!

  12. Avatar de Atomicrocket
    Atomicrocket

    Para quem tem o 4 vale o upgrade para o 7, o resto é mais do mesmo, é mais que normal os dados das vendas serem este e vao continuar a ser assim, a tecnologia chegou a um ponto que já não evolui mais, chegou ao pico, agora é pequena bricolage, caso não tenham reparado.

  13. Avatar de Anjo
    Anjo

    Mesmo assim tem milhares de milhões de lucros em 3 meses. Não estou a ver o problema. A Apple deve fazer mais de lucro num ano que muitos países.

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Receita da Apple nos últimos 12 meses: $215.6mM
      PIB Português de 2015 (dados do FMI): $199.1mM

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        O PIB não é equivalente a receitas duma empresa, o PIB seria mais equivalente a lucros operacionais, ou na melhor das hipóteses lucros brutos duma empresa

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      “Pelo terceiro trimestre consecutivo a empresa apresentou uma quebra nas vendas, o que se reflecte directamente nas receitas.”
      Se necessário, ver “desenho” num comentário um pouco mais acima.

      1. Avatar de FAB
        FAB

        E qual é o problema?

        Está a ter prejuízo, como o Android, no global está?

        1. Avatar de LG
          LG

          Não sabia que Android é uma empresa

          1. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Passou a ser pelo vistos ehehehehe

          2. Avatar de FAB
            FAB

            Já que vocês fazem do Android uma empresa, quando se discute vendas de telemóveis…

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          Qual foi a parte que não percebeste?

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      E então? O que tem isso a ver com a notícia?
      Falham logo na interpretação dos posts…a partir daí é sempre a descer LOL

  14. Avatar de PMS
    PMS

    (este comentários era em resposta a um do fab a chamar “atrasado mental” a outro leitor, que entretanto, felizmente, foi apagado…)

    1. Avatar de FAB
      FAB

      A parte mais engraçada é que apagaram o meu comentário também…

      Explicações do Pedro Simões para o título…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Comentários inúteis ou ofensivos tendem a ser apagados. Pensa nisso…

        1. Avatar de PMS
          PMS

          Se os comentários inúteis tendem a ser apagados, porque é que os posts tão todos spammados com comentários do fab?

  15. Avatar de Alex
    Alex

    O problema da Apple não são os 9000 milhões, a relevância destes resultados é que a tendência é de descida para tudo excepto os serviços.
    Muitos chamam à Apple a coisa mais inovadora do mundo, eu digo que eles tiveram uma excelente ideia com o iPod e viram o “buraco” deixado por nokias e outras que estavam a dormir, adicionando a possibilidade de fazer chamadas ao iPod.
    Não é fácil inventar a próxima grande coisa, para ninguém, e numa altura em que o mercado dos smartphones está basicamente parado, a China começa a optar por produtos internos, o Android é o windows dos telefones, os smartwatches foram um flash temporário, os tablets parecem condenados às vendas actuais com os consumidores a não justificarem o gasto de muito dinheiro, a Apple arrisca-se a voltar à empresa dos 8% do mercado e de um mercado onde as margens de lucro têm tendência descendente.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      A guidance da Apple para o próximo trimestre mostra um crescimento face ao ano anterior.
      Para ser justo, a Apple sempre foi a empresa dos 8% em todos os segmentos. A quota dos iPhones e iPads são uma excepção à regra.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Resta saber se essa excepção se vai manter por muito mais tempo. … Pessoalmente acredito que nos smartphones vão conseguir fazer um pouco melhor por mais algum tempo.

    2. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      A tendência é de recuperação. A quebra foi significativamente menor do que nos meses anteriores, e a Apple aponta para algum crescimento das receitas nos próximos meses face ao trimestre do ano passado, que foi o melhor trimestre de sempre em resultados.

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Parece que andas à pesca, dar links e não dizer nada!

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            “Apple’s holiday surprise: big sales, not so big profits”
            Precisas de um desenho?

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Eu faço o “desenho” (figurado) para ti!
            “A tendência é de recuperação”. O link contraria a ideia?
            As projecções dadas pela Apple implicam para o novo trimestre um aumento nas receitas de um ano para o outro, e muito menor quebra nos lucros: -3% nos lucros brutos, -8% nos lucros a seguir aos impostos (quase 17 mil milhões de dólares, not so big?), isto é, ainda menor quebra nos lucros, continuando a recuperação.

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            “projeção” 😉
            Como diria o outro, de boas projeções está o inferno cheio.

          4. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Alpha, o estranho então é dares como argumento um artigo com projecções, e citares um título que se baseia nas projecções da Apple.
            Tal como já disse as projecções da Apple há muitos e muitos anos que não erram por excesso. Previram a quebra nos rendimentos dos últimos trimestres, e agora até apontam para margens de lucro menores do que o que era esperado, por isso não há motivos para duvidar, servem como excelente indicador para o mínimo que a Apple consegue atingir nos próximos meses.

    3. Avatar de me and me
      me and me

      exacto. a salvação deles foi terem-se virado, e bem, para o mundo do gadgets (ipod, iphone, ipad…) se nao ainda estavam a ver passar os navios. foi uma grande visao da parte deles, apesar de nao terem inventado nada que nao tinha sido feito antes. souberam foi fazer muito melhor que os outros.

      este mercado esta saturado de produto e de falta de ideias.

  16. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    A parte mais fixe é sem dúvida ler a azia do FAB.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Só vim aqui para ler os comentários dele ahahah nem a notícia li!

    2. Avatar de Tony
      Tony

      +1 é mesmo por isso
      FAB é um entertainer

  17. Avatar de DFalcon
    DFalcon

    Eu detesto Iphones mas nada tenho contra eles, trabalho no retalho de tecnologia e a razão das vendas baixas é muito simples: A propia Apple! Andamos à meses a tentar arranjar material e a Apple diz que está sempre esgotada. Mas o engraçado é que os poucos Iphones 7 que chegam já foram fabricados há meses.

  18. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Quanto aos Tablets, eu até compreendo a estagnação, eu próprio ainda tenho o meu velhinho Ipad 2 3G, mas chegou a hora de o trocar, está lento como tudo, mas a longevidade do mesmo é surpreendente, tenho um Samsung P7500, da mesma altura e também 3G, mas esse então é só um pisa papeis.
    Quanto a tlf, a minha preferência recai em Androide, e actualmente nada justifica eu dar mais que 250€.
    Mas a Apple ainda tem um lucro brutal, não sei se é considerado moda e a moda passa, ou se com tanta concorrência que hoje em dia tem é até normal baixar as vendas, e a bom rigor quem troca um Iphone 6, por um 6S, qual o motivo para fazer esta troca, o normal será os donos de Iphone 4 e 4S, começarem agora a sua troca porque deixou de ter suporte, pelo menos é o que eu vou fazer em relação ao Ipad.

    1. Avatar de me and me
      me and me

      exacto… as modas passam, e a deles esta a passar.

      digo mais, um tlf de 150€ chega e sobra para 90% das pessoas…

  19. Avatar de Tony
    Tony

    A Apple a jogar mais uma vez, como sabe que a procura do iPhone7 é relativamente menor, faz parecer como se fosse um produto “raro”, exclusivo dentro do exclusivo. Mesmo a ser verdade sem nem a Apple acredita que vai ter as vendas habituais, está tudo dito.
    Dentro de 5 anos a Apple vai ser a nova Nokia

  20. Avatar de Tânia Cabeleira
    Tânia Cabeleira

    Pelo que parece existe falta de stock em relação aos iphones, já li aqui alguns comentário e um amigo meu que trabalha numa loja de tecnologia corrobora a situação.
    Se acrescentar-mos a falta de produtos novos noutros segmentos é normal que os resultados sejam estes.
    O importante é saber os resultados do próximo trimestre, esse sim vão definir se isto foi uma situação isolada ou se estamos perante uma tendência

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Situação isolada já há um ano inteiro?

    2. Avatar de me and me
      me and me

      dizer que eles vendem menos por falta de stock é dubio.
      estamos a falar de um telefone que saiu ha mais de 1 ano e ainda com “problemas” de stock? isso é desculpa de mau pagador. isso acontece, com uma empresa destas, nas primeiras semanas, mas dps isso passa porque a procura diminui um pouco e porque o stock começa a ficar mais disponível.
      para nao falar que eles com outros equipamentos ja venderam mais e nao havia falta de stock durante um ano inteiro

  21. Avatar de luis
    luis

    Aos APPLE FAN BOYS e ANDROID FAN BOYS: Vocês são todos accionistas dessas empresas? Parece tudo rico por aqui 😀

  22. Avatar de Nuno A
    Nuno A

    o melhor android contra o melhor iphone, duvidas?? 😀 https://www.youtube.com/watch?v=Na0JRDMAoKM

    1. Avatar de LG
      LG

      Como muitas vezes aqui no pplware apareceu este tipo de comparação sem nexo…

      O PhoneBuff é um verdadeiro fanboy Apple… Faz testes sem sentido a várias marcas concorrentes para demonstrar que o iPhone é melhor embora que todos ja sabem a diferença do sistema de gestão RAM entre os dois SO.

      Basta ver como ele julgou resultados neste video: https://www.youtube.com/watch?v=CvIoZ9_FJrU

      Claramente fanboy como os comentários do video também o dizem… Pplware não tarda mostrar este video…

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Todos os benchmarks artificiais não têm “nexo”, mas servem para mostrar alguma vantagem em performance de hardware e/ou software.

  23. Avatar de Hugo
    Hugo

    acho muito engraçado o pessoal da google vir para aqui defender que o iphone 7 não trás nada de novo lol mas o mais engraçado e que desde o android 2.1 que o google não trás nada de novo apenas copia lol.
    O problema da apple não esta nem nunca esteve nos iphone mas sim nos ipad que se viram suplantados no mercado dos tablets com o aparecimento de hibridos 2-1 e com o forte aumento dos tablets surface, mas e mais facil falar do iphone porque assim podemos dizer mal dele lol, anedota estes comentarios
    e não, não sou fanboy ate porque tenho windows 10 Mobile

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    1º quero lá saber dos lucros da empresa x ou y. Nenhuma é minha e nenhuma é Portuguesa infelizmente.
    Neste monte de comentário, o que me preocupa é um pessoa com o nick “FAB”.
    É notóriamente uma criança com problemas. Provavelmente sofre de algum complexo de inferioridade ou mesmo um problema “manÍaco compulsivo”.
    Tão preocupante como esta pessoa, são aqueles que lhe respondem como se ele fosse uma pessoa dita “normal”
    O FAB não precisa que respostas de baixo ou alto nível. Precisa de ajuda. Ou isso, ou não passa de uma criança.

  25. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas, é um pouco triste arranjar esta estratégia para faturar mais uns milhões a com a falta do jack ? e depois vêem dizer aos clientes que é para melhorar o som, hahahaha….e faturar mais uns milhões com a venda de substitutos dos auscultadores? , boa ideia , custa-me ver uma empresa como a aplle chegar a este ponto para compensar as vendas…Acho que o Sr. Sr. Tim Cook está na hora de ser substituído…se não a concurrência vai começar abusar nos preços.

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Como se as pessoas tivessem que comprar alguma coisa para continuarem a usar os mesmos auscultadores no novo iPhone?