Vendas do iPhone SE serão melhores do que o esperado, mas os números da Apple vão cair

26 Comentários

Os números da procura, compras e encomendas do iPhone SE estão melhores do que o esperado. Contudo, segundo os analistas, as vendas em geral do iPhone vão cair de 20 a 25% neste trimestre. Na causa está a terrível pandemia da COVID-19.

Os problemas começaram primeiro no fornecimento de materiais, depois na mão de obra e depois alastrou-se ao consumo. O mercado dos smartphones poderá ser substancialmente afetado nos próximos meses.

Imagem loja Apple China


Vendas do iPhone SE não ajudarão a parar o tombo

O novo low-cost da Apple, o iPhone SE, está a vender melhor do que era o esperado. Esta análise baseia-se no tempo de envio dos equipamentos que a Apple tem em stock, segundo uma nota de investigação do analista da TF Securities, Ming-Chi Kuo.

No entanto, ele ainda prevê que as vendas do iPhone, no trimestre que fecha em junho, possam cair 20% ou 25%, em relação ao ano homólogo. A razão é clara, a procura caiu com o terrível momento em que o mundo está embrulhado: a COVID-19.

A Apple alertou, em fevereiro, que não alcançaria as suas metas de vendas no trimestre de março, devido à redução da procura na China e a problemas de produção decorrentes da resposta do país ao novo coronavírus. No entanto, o aviso da Apple foi feito antes da pandemia se espalhar globalmente e antes das suas lojas nos Estados Unidos, incluindo a sede da Apple, na Califórnia, começassem a fechar.

Imagem iPhone SE de 2020 lançado pela Apple

 

iPhone SE: o smartphone Apple da crise COVID-19

Na semana passada, a empresa de Cupertino lançou um novo iPhone no meio da crise – o primeiro iPhone lançado sem um grande evento de lançamento. O iPhone SE usa um design clássico do iPhone, que foi introduzido pela primeira vez em 2014, atualizado com chips e câmaras modernas. É o telefone com preço mais baixo da linha atual da Apple, a partir dos 499 euros em Portugal.

O analista argumenta que a forte receção do iPhone SE sugere que os consumidores estão a gravitar para telefones de preço mais baixo, o que tem implicações nos negócios da Apple e nas empresas que fornecem peças.

O desafio mais difícil da COVID-19 para as marcas de smartphones é o impacto negativo na confiança do consumidor ou no poder de compra após o surto de pandemia, resultando em consumidores a preferir modelos de preço/ especificação mais baixos ou parar de comprar smartphones.

Escreveu Kuo.

Apesar de um lançamento animado deste novo iPhone, o otimismo é pouco sobre as vendas do iPhone no trimestre de junho. Isto, porque em todo o mundo as vendas abrandaram com a expansão da COVID-19, com prejuízos na confiança e na procura do consumidor.

Reduzimos a estimativa de vendas do iPhone no 2T20 em 30%, para 35-37 milhões de unidades, devido a impactos negativos da COVID-19. Mas pode ter um risco ainda mais negativo.

Referiu o analista da TF Securities, Ming-Chi Kuo.

Imagem iPhone SE 2020 lançado no meio da pandemia

 

Apple poderá apresentar iPhone 12 só em 2021?

Depende do impacto da pandemia e da recuperação da “normalidade”. Segundo o analista, os investidores da Apple e a sua cadeia de fornecedores devem concentrar-se mais nos efeitos que a pandemia está a causar na procura do consumidor e não na capacidade da Apple de lançar novos produtos.

Ele escreve que a Apple fez grande parte do seu trabalho essencial de design e verificação, deixando em standby os parceiros das fábricas asiáticas, e que há uma “probabilidade” de que novos modelos de iPhone entrem em produção em massa, em setembro e outubro, dependendo da complexidade dos seus designs e de suportarem o serviço 5G de ondas milimétricas.

A Apple lançou historicamente novos iPhones, em setembro. No entanto, como já foi avançado antes, a empresa pode adiar o lançamento do modelo 2020 para a primavera de 2021, acrescentou Kuo.

Estes e outros dados serão verificados aquando da apresentação dos resultados do trimestre, que acontecerá a 30 de abril.

 

Leia também:

Apple: iPhone SE Plus… só em 2021?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Também considero que o Iphone SE 2020 vai vender bem, face ao preço apresentado. Só é pena não terem reduzido aqueles bezels.

    1. Avatar de David
      David

      E se baixassem o preço dos restantes… no próximo lançamento… vendia que nem pãezinhos quentes

      1. Avatar de badanas
        badanas

        +1, já o fizeram com os modelos deste ano!

        1. Avatar de badanas
          badanas

          correção, de 2019.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Li o artigo todo e não me acredito minimamente que este novo iPhone SE se venha a vender bem,bem pelo contrário.Aliás,por causa do que se está a passar a nível mundial,até desconfio das supostas “vendas” deste aparelho.E falo deste smartphone como falo de outro qualquer.Ou vocês não estão a ver bem ou não pensam que a economia mundial ruiu ?? Eu até estou parvo.Mas quem é que vai dar agora 490 euros em Portugal por um aparelho destes ?? Não haverá outras necessidades prementes e imediatas ?? E as contas e facturas para pagar de outros serviços ?? Sinceramente… 😐

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás enganado. No dia da compra, a data de entrega foi dia 24. Essa mesma unidade está já para 2 de maio. Há efetivamente uma maior procura do que era esperado, tenho informações que o grande mercado foi o doméstico e não operadores ou empresarial. O modelo RED tem estado a vender muito.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Mas como é possível ?? Com a grande crise que estamos a passar ?? Ou só uns é que estão a passar e outros não ?? Eu já não percebo nada,sinceramente. 😐

        1. Avatar de Vítor M.

          Espera lá… a crise está a começar, mas há muito povo que tem dinheiro e há empresas por esse mundo fora ainda a faturar e a pagar. Não parou tudo. Não está nada parecido com o que estava, mas o dinheiro ainda não desapareceu. Repara que a Tesla continua a faturar, ainda se vende muita coisa. As marcas de smartphones estão a vender. Vendem-se portáteis como se calhar não se vendia há anos. Vais ao mercado e está a ficar tudo seco e existia muito stock. Queres uma webcam… já te sujeitas ao material mais caro, o de entrada de gama e gama média, já era. 🙂 vai complicar, é verdade que sim, mas para já as pessoas ainda têm ainda dinheiro.

          1. Avatar de SANDOKAN 1513
            SANDOKAN 1513

            Vítor,tem quem tem e quem ganha bem.Outros não.Eu até quero ver daqui para a frente. 😐

          2. Avatar de Vítor M.

            Ó pois, e por isso no texto (segundo as fontes visadas) a Apple e toda uma indústria dos smartphones, entre outros, vai cair. Isto assusta só de imaginar o tempo a passar e o mundo sem uma solução definitiva.

        2. Avatar de miguel
          miguel

          é. uns estão a passar outros não.
          uns trabalham para pagar o que gastaram há um ano outros têm para utilizar o que ganharam há mais de doze meses.

      2. Avatar de Artemus
        Artemus

        Vender mais do que o esperado não significa vender muito. A título de exemplo, podiam estar à espera de vender 10000 e afinal venderem 20000, o que é muito pouco na prática (mas sim, vendeu-se mais do que esperado).
        Só com números oficiais é que se pode ter uma ideia real da dimensão das vendas.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas nesta altura o vender muito é completamente diferente do antes pandemia.

          1. Avatar de Artemus
            Artemus

            Pandemia ou não, o “vender muito” continua a ser muito relativo e pouco ou nada quantificável.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    A Apple vende bem através do overhype e marketing agressivo. Antigamente um bom smartphone teria de ter um excelente ecrã, som, bateria, câmera, etc. A apple lança um com ecrã fraco, design fraco, carregamento lento, bateria fraca, pouca memória, mas com um excelente processador a 500 euros, toga gente bate palmas e diz que é o melhor smartphone do ano.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Conversa de pessoa sem classe.
      Todos sabem que o pior dos iphones é melhor que o melhor dos android. Os 720p IPS do iphone têm mais resolução e contraste que qualquer android amoled 4k.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        “Todos sabem que o pior dos iphones é melhor que o melhor dos android. Os 720p IPS do iphone têm mais resolução e contraste que qualquer android amoled 4k.” Como ?? Você deve estar é bêbado !! Você já viu as especificações técnicas do Xiaomi MI10 Pro ?? Ah,ah,ah,esta é boa !! 😀 😀 😀

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          tu e muitos só ligam as especificações mas isso não representa o resultado final.
          um pocophone F1 supostamente tem muito melhor ecra que 1 iphone XR, agora ve na prática
          https://www.youtube.com/watch?v=dcFXEXJicgc

          1. Avatar de SANDOKAN 1513
            SANDOKAN 1513

            Não falei nem mencionei o Pocophone 1.Falei sim no Xiaomi MI 10 Pro !! Não leu direito ?? Isto é que é um smartphone !!

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Iphone para os pobres, afinal todos têm direito a um pouco de vaidade.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Finalmente vais conseguir ter um e só ter de deixar de comer durante 4 meses. Isso ou pedir aos papás, e chorar porque não é o modelo mais caro.

  5. Avatar de Compra e depois chora
    Compra e depois chora

    4,7″ num corpo de 6″ Até a gama média da Xiaomi tem melhor camara. 500€??? Sim vao vender muito, infelizmente somos assim

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      O novo Pocophone 2 quando chegar vai ser um maquinão !! Até vai cair o queixo a muitos quando o verem. 🙂

  6. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Cá para mim, fizeram under-clock ao processador, porque a mini bateria do iPhone SE não se compara ao XR.
    Por outras palavras, se puxassem pelo processador, essa mini bateria ia-se num instante.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Com una bateria de 1831ma não é de estranhar que as frequências e performance fossem reduzidas, gostaria de ver na prática para quanto tempo de ecrã da para os jogos mais pesados, de certo os gamers não vao ter mais de 3h ou 4h de ecrã.
    É uma boa aposta da Apple, para kem gosta de design retro com hardware atual.
    Mesmo assim o iPhone 8 em single Core consegue ser mais rápido que o novo snap 865, basta ver o tempo de carregamento dos jogos.
    Hardware optimizando para software, nao gosto da nterface nem de ser um sistema tao fechado, aliás nao me vejo de power bank sempre atrás e consumir multimedia num mini display de 4,7pol.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas,

    Antes de começar o comentário afirmo que não tenho nenhuma ligação á Apple nem compro equipamentos apple.

    Posto isto e quando comparamaos marcas chinesas android (ex. Xiaomi, realme, etc), as pessoas só olham para 2 coisas objetivamente => Preço e caracteristicas / funcionalidades…

    Deixam de lado fatores que são talvez mais importantes na hora de escolher, como por exemplo:

    -> garantia do produto, localização de lojas de suporte técnico fisicas.
    -> Ciclo de atualização do sistema operativo, atualizações de segurança e do sistema (deisgnadosde major updates), por exemplo a Samsung garante 18 meses, a Xiaomi e a Realme não sei mas não deverá ser superior a isso. A apple garante 5 anos de atualizações.
    -> Valor do equipamento na altura de troca ou venda para comprar um equipamento mais recente. A Samsung desvaloriza bastante, as marcas chinesas ainda mais, em contraste a Apple consegue ter valores de mercado de segunda mão muito elevados.

    Por isso quando compramos um equipamento o preço e as caracteristicas do produto são apenas alguns fatores a ter em conta, mas devemos ter em linha de análise todos os fatores e colocá-los na balança antes de escolher.