Vendas do iPhone poderão ter caído de forma drástica

181 Comentários

A Apple tem no iPhone o seu equipamento mais vendido e uma fonte de rendimentos considerável. É nas vendas deste equipamento que assenta grande parte das suas receitas.

As previsões para o primeiro trimestre deste ano de 2016 estão a surgir e não se mostram favoráveis à Apple. As vendas do iPhone podem ter tido uma quebra grande, pela primeira vez em vários anos.

iPhone

Os dados que existem até agora são apenas previsões e estimativas, vindas de várias consultoras que por norma avaliam o mercado e emitem as suas previsões.

No caso concreto dos dados agora apresentados, vindos da consultora Trend Force, as vendas do iPhone desceram para valores muito baixos, onde há vários anos não estavam. Depois de ter tido uma quota de mercado que rondava os 21%, a Apple vê o seu smartphone atingir apenas os 14,4%.

Estes novos valores, previstos para o primeiro trimestre de 2016, mostram que a Apple decresceu 43,8%, caindo das vendas de 75 milhões de equipamentos para uns modestos 42 milhões de unidades. A causa apontada para esta queda é a “falta de novas funcionalidades excitantes” no iPhone.

iPhone Vendas

É claro que a quebra da Apple foi aproveitada pela concorrência, que absorveu as perdas da Apple. A Samsung foi quem mais cresceu, situando-se agora nos 27,8%.

O ranking das marcas manteve-se praticamente inalterado, com a Samsung a dominar, seguido da Apple e da Huawei, que curiosamente foi das poucas marcas a perder mercado, mas apenas em valores decimais (0,2%).

Há já algum tempo que se especulava sobre a possibilidade da Apple não ser capaz de manter o ritmo de vendas do iPhone e de se esperar uma quebra. O que não se esperava era que esta fosse tão abrupta.

Comentários

181

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguelt
    Miguelt

    Sera que o pessoal percebeu que talvez o equipamento não vale os 1000€?

    1. Avatar de pedro
      pedro

      nem metade disso!!!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Quando todos sabem que existe o Lumia 950 😀
        Isso sim é o melhor telefone.

        1. Avatar de darth
          darth

          lumia tambem nao é la muito barato, se bem que é bom

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Fica a metade do preço do Iphone…

        2. Avatar de Portimão
          Portimão

          Todos sabem que existe o Lumia 950, mas ninguém compra.
          2 milhões de venda no último trimestre é vergonhoso.
          É uma pena, o Windows 10 Mobile é fantástico, mas a Microsoft só dá tiros no pé. A esta hora o sistema já devia estar totalmente optimizado e fluido, sem a necessidade de fazer reset a toda a hora. O estabilidade que o sistema tinha e a estabilidade que agora (não) tem. 🙁

      2. Avatar de alienflowerx
        alienflowerx

        o iPhone não é para pobretanas.

        1. Avatar de Amsil
          Amsil

          A sim?! Mas os que eu tenho visto passam fome para ter um!!!

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Queres alguma coisa da minha dispensa, é isso?

          2. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Loool, manda vir um bife, se ainda tiveres crédito no cartão Auchan ehehehhee e não te esqueças de pagar a fatura da Vodafone, do contrato que fizeste para ter o Iphone.

          3. Avatar de RVM
            RVM

            Hein?

            Não é preciso nada disso, tenho a dispensa cheia, o frigo cheio, o congelador cheio.

            O iPhone foi a pronto, nem tenho prestações a pagar, nem tenho contratos.

            Hás-de passar aqui, não temos iPhone para ti, mas temos sobras do jantar, mas despacha-te…

          4. Avatar de vrael
            vrael

            Para que estas picardias, nenhum telemóvel vale 750/800 euros, é absurdo, o desktop que eu construía com esse dinheiro

          5. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Não preciso de sobras, não tenho Iphone, tenho um simples Z2 e também não tenho dispensa, vou ao restaurante todos os dias, Iphone a PP só nos teus sonhos e sobras de jantar, não obrigado, não gosto de sopa de água com pão.

          6. Avatar de Portimão
            Portimão

            Qual é o problema com os cartões? Grande parte dos meus gadgets não foram comprados a pronto. Tenho dois frigorificos cheios (um no andar de baixo e outro no de cima) e tenho a arca cheia. Comida é o que não falta. Deviam parar de fazer juizos de valor sobre aquilo que os outros gastam/pagam.
            Cada um compra aquilo de que gosta da forma que prefere.
            Eu prefiro pagar em leves mensalidades e ter tudo o que eu gosto sem apertar o cinto, do que pagar 800eur por um iPhone, 1000 por um Mac e não ter dinheiro para dar 500 por um iPad ou então dar e ter receio de ter de escolher aquilo que compro para comer (o que é estúpido).
            Podiam dizer: Compra tecnologia mais barata.
            Eu respondo: Compro o que gosto, eu ADORO iOS eu adoro a beleza dos produtos Apple. Como amante de tecnologia, fico extremamente feliz quando compro produtos de que gosto.

            Não passo fome, nem passo necessidades, tenho a roupa que gosto, boa comida, saio, vou jantar fora e consigo ter os produtos que gosto. Quer seja Apple ou Xiaomi. Sim, porque não compro Apple para me mostrar, compro porque adoro, tanto que gosto muito de Xiaomi, também.

        2. Avatar de Jardolas
          Jardolas

          Eu teria mais orgulho noutras coisas, do que pavonear-me com o iphone ou seja que marca for.
          O telemóvel deve ser o único objeto onde podes demonstrar a teu falso poder de ostentação saloia.

    2. Avatar de RubenS
      RubenS

      Nem mais! É verdade que a Apple faz excelentes equipamentos mas o preço pedido por eles é um absurdo. Se descessem mais o preço aposto que as vendas seriam superiores não limitando o publico alvo como acontece na realidade.

      1. Avatar de Koumutupitu
        Koumutupitu

        Neste momento tens marcas chinesas a fazerem equipamentos muito melhores e por muito menos dinheiro. Apple nunca mais.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        O negócio não é vender muito, é fazer muito dinheiro vendendo pouco

    3. Avatar de Olha a cabeça ...
      Olha a cabeça …

      A malta que não tem iphone, chora-se pelo dinheiro que o pessoal que tem iphone gastou no equipamento. Acho que devia de ser ao contrário ;D

      1. Avatar de Goncalo Pinto
        Goncalo Pinto

        Isso aconteceria se tivessem o cerebro a trabalhar. O meu falhou, mas ao fim de 2 meses voltou a funcionar e despachei o meu telemovel “merdoso” e extra inflaccionado e comprei um telemovel a serio.

      2. Avatar de RVM
        RVM

        O pplware devia ligar os likes só para este comentário!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Acorda pra vida chavalo…NINGUEM te inveja LOOOL

          1. Avatar de APereira
            APereira

            Nao creio que seja uma questao de inveja, mas que passam a vida a falar do telefone dos outros passam…

            Um conhecido meu passava a vida a chamar estupido e burro a toda a gente, a inicio pensei que o gajo era mesmo bronco e que tinha a mania que era o maior… afinal nao…
            O gajo é mesmo burro e estupido, nem para trocar uma lampada serve, entao para tentar parecer inteligente e muito capaz, tentava que os outros parecessem burros.

            O pessoal que passa mais tempo a falar mal dos iPhones, Androids, Windows phone na verdade nao deve de estar muito contente com a escolha que fizeram ao comprar um equipamento diferente daquele que falam mal… entao falam mal para se tentarem convencer que compraram um grande equipamento…

      3. Avatar de José
        José

        Provavelmente o melhor comentário!
        E não tenho iPhone.

    4. Avatar de Ricardo Dias
      Ricardo Dias

      não vale os 1000 euros e sem jailbreak a vista tb nao vale a pena dar 1000 euros por um tlm que tira fotos manda mensagens e faz chamadas que nem um mp3 dá para por sem ligar ao itunes LOL

      1. Avatar de Alerasuseo
        Alerasuseo

        Estás a falar a sério???? Num Iphone tens que meter um mp3 pelo itunes como se de um Ipod se trata-se? não sou hater nem nunca me colei neses pormenores…. mas fonix se para meter um simples file tens de usar o itunes então não sei mesmo o que e que essa malta anda a fumar para dar essa nota toda por um equipamento assim… até o mais despressado WP permite passar um ficheiro no copy e paste…. :p

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Santa ignorancia…

          Tua e do Ricardo dias…

    5. Avatar de pto
      pto

      Quem compra os iphones está-se a marimbar para o preço pois já sabe em antemão que eles são caros, não existe aí nenhuma surpresa.

  2. Avatar de Luis M.
    Luis M.

    Ponham o iPhone a 300€ e ficam com 99% do mercado.

    1. Avatar de IC
      IC

      Basta pôr os seus topos de gama a 500 euros (Iphone 6S) e fica na mesma com 99%. O preço dele é 750 no minimo.

      1. Avatar de ALT
        ALT

        nem a 300€ quanto mais a 500€

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Até a 760€, quanto mais a 500€…

      2. Avatar de hmmn
        hmmn

        esses 750€ deveria ser o modelo 64GB e não o 16GB

        1. Avatar de Não Interessa
          Não Interessa

          e mesmo assim… (eu não os dava, mas isso sou eu)

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Mas na prática já está. O SE tem o mesmo processador e velocidade do 6S e custa 499€.

        1. Avatar de MarioM
          MarioM

          Mas não se mexe.

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Pois não, não tem rodas…

            TOP KEK!

        2. Avatar de André
          André

          Mas tem 4″ que hoje em dia é super pequeno. Ninguém vai dar 500€ por um telemóvel de 4″.

    2. Avatar de RVM
      RVM

      Se a Apple vendesse o topo de gama do iPhone a 300€, a concorrência vendia o topo deles a 250€.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Sim, mas olha que assim, havia muito mais pessoal a ir para o iPhone porque mesmo existindo outros melhores, um pouco mais baratos, o iPhone era acessível. Claro que um iPhone 6S a 300€ é uma utopia, porque é um valor que nem cobre os custos totais.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          A Apple no ano passado vendeu mais de 220 milhões de unidades de iPhones!

          Não interessa vender telemóveis baratos só por vender.

          Para 300€, o topo, tinha de ser um telemóvel igual aos outros, só com um autocolante com o símbolo da marca.

          Isso foi o caminho escolhido pela Nokia, viu-se a maneira triste como acabou…

        2. Avatar de vrael
          vrael

          Voces esquecem se ue temos 23% de iva la fora o iphone é muito mais barato

    3. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Embora não goste muito, por esse preço ponderava a mesmo nível que outros 🙂

    4. Avatar de Traveller
      Traveller

      Iphone a 500€ não vendiam nenhum, porque quem compra iphone e para se mostrar e se o iphone estiver a 300€ ninguém lhe tocava.

      1. Avatar de Traveller
      2. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        Excelente comentário,”Traveller”,concordo em absoluto consigo.Tenho toda a certeza que se os iPhones se vendessem a 300€,e se não fossem os smartphones de topo de mercado,poucos os comprariam,pois o status e o luxo a isso obrigava.Se houvesse outra marca a substituir a Apple com smartphones a 500€ e por aí fora,todos os queriam comprar,pois ninguém quer ter um smartphone igual ao do “vizinho”,se me faço entender.Nos Estados Unidos e em países com forte poder de compra provavelmente até é banal ter um iPhone,mas em Portugal supera o ordenado de um salário mínimo,tenhamos isso em consideração.E só se vê por aí iPhones em grandes cidades de Portugal,pois quem vai a cidades médias ninguém têm.Eu,que vivo numa cidade(só a cidade,não o concelho),com mais de 15.000 habitantes,se vi 2 ou 3 iPhones já foi muito,juro-vos pelo que é mais sagrado.Por fim e para terminar só digo que há coisas no mundo infinitamente mais preciosas do que ter um smartphone de valor pornográfico.esta é a minha opinião.Opinião de quem nunca na vida(mesmo que tivesse bom dinheiro),jamais iria pagar 500€ ou mais por um objecto,que se compararmos com outros que andam à volta de 50€(ou seja,10 vezes menos),servem perfeitamente para o que é estritamente necessário.Não gosto de dar nas vistas,ao contrário de muitos/as,graças a Deus.Mas cada um que faça o que entender com o seu dinheiro,era o que faltava.Apenas digo o meu ponto de vista neste assunto.

        1. Avatar de Flavio
          Flavio

          os galaxys da samsung sao mais caros, nao sei porque nao sao tambem considerados para status

        2. Avatar de pto
          pto

          Há muitos telemóveis de outras marcas com preços idênticos aos iphones, não tem qualquer base de sustentação essa suposição infantil de que só se vendem porque são caros e para os seus proprietários os ostentarem.

          Como em tudo o resto na vida, há consumidores para todo o tipo de artigos a todo o tipo de preços.

      3. Avatar de pto
        pto

        Seguindo o teu raciocínio então quem comprou os samsung Galaxy quando sairam tb foi para se mostrarem, pois quase todos custavam o mesmo que os iPhones da mesma altura.

        Aliás o novo S7 Edge custa 830 euros. Se fosse a 300 euros ninguém lhe tocava, certo?

  3. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    Galaxy s7 edge, é muito melhor.

    1. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      o iPhone não é para pobretanas.

      1. Avatar de Kel Cardoso Brasil
        Kel Cardoso Brasil

        Oq é pobretanas? Sou do Brasil.

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Sim, porque o S7 edge é low cost.

        Sinceramente…

    2. Avatar de pto
      pto

      Bem comparado. Um telemóvel de 830 euros. Então também deve ser comprado só para ostentação, considerando o mesmo argumento que os Apple haters utilizam para o iPhone.

  4. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    E+ bonito.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E então? Quer isso dizer que vale os 700€? LOL

      Deixem de ser haters…

      1. Avatar de Kel Cardoso Brasil
        Kel Cardoso Brasil

        Eu tenho um ipad, que esta a correr a ultima versão do ios. Não sou hater.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E eu samsung, tambén não sou apple fanboy atenção :p

          1. Avatar de hmmn
            hmmn

            eu tenho lg, samsung, apple, htc e chocapics

  5. Avatar de hmmn
    hmmn

    oi a apple em segundo? não é ela que vende muito? xD

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A sério…vêm a um post que não vos interessa dizer “nada”?
      É aqui que se tornam iguais aos Apple fanboys. Criticam mas agem de forma igual.
      Hipocrisia meus caros 🙂

      E embora o meu post também não contribua para o tema, pode ser que ajude alguém a pensar antes de odiar 🙂

      1. Avatar de hmmn
        hmmn

        muito gostas de ver os meus comentários. agora não posso falar que vens cheirar o morango

        1. Avatar de Kel Cardoso Brasil
          Kel Cardoso Brasil

          Eu gosto, dos seus comentários.

        2. Avatar de Portimão
          Portimão

          A Apple tem 5 smartphones no mercado, a Samsung tem 50 onde 40 são de gama baixa. 😉
          De nada.

  6. Avatar de Tonhó da Silva
    Tonhó da Silva

    nesse ano a quota será de 100%, vendendo 2 unidades em Portugal.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Se essas previsões se vierem a concretizar, presumo que o próximo iPhone tenha um custo ligeiramente inferior.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O que ditará isso serão as tendências penso eu.
      Se se verificar que as “massas” começam a envergar pelo caminho dos telefones mais baratos poderá acontecer.
      Se por outro lado a margem dos topos de gama apenas passar para a concorrência penso que a solução não passará por aí.

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Yap, espero que o pessoal comece a ter essa atitude 🙂

    2. Avatar de AMS
      AMS

      Ligeiramente inferior? Sim… 1200€ por uma mera dessas… Sei a pouco compra-se uma mota.. E ainda da pra gasolina

      1. Avatar de RVM
        RVM

        1200€?

        Queres comprar o meu? 600€! Olha que é bom negócio, metade do preço inicial!

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        1200eur? LOL
        Compra a mota e sê feliz.
        Vou-te dar uma novidade, cada um tem o direito de comprar aquilo que quer com o SEU dinheiro.

        De nada. 😉

  8. Avatar de Zé

    Provavelmente terá a ver com a não inovação por parte da Apple. Para mim, a empresa mais inovadora nos ultimos meses, em termos de SO (mobile e desktop), é sem duvida a Microsoft.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Concordo, mas a Microsoft não tem o reconhecimento pela inovação que mostra, infelizmente.

  9. Avatar de RVM
    RVM

    Histórias da carochinha…

    Metem em unidades… porque é que não metem em valores?

    A maioria dos Samsungs são de 100€ e 200€, ou menos! Querem agora comparar em unidades com iPhones de 500€ para cima?

    Isso não tem lógica nenhuma!

    Quanto a “cair de forma drástica”, deve ser para rir! Dia 25 de Abril, chegam os resultados oficiais, e vê-se se caíram ou não!

    A Apple é a unica marca que não tem medo e diz quantas unidades vendeu, e quanto é que facturou, o resto não passa de especulação, e só serve para manipular os stocks!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ai agora lá porque tenho um Samsung mais barato valho menos pras estatísticas?
      Esta tá boa!

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Para resultados financeiros, sim!

        O que é que interessa quantas unidades é que uma marca vendeu?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E o que me interessa a mim se a Apple é mais ou menos rica que a Samsung?
          Mais uma vez estas comparações não fazem sentido. E o titulo do post é claro, não fala em lucros. Deixa de tentar ter razão. Tens a tua opinião e respeito, mas não queiras convencer os outros que estão errados 🙂

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Para que é que vieste ler a notícia, então?

            O que se vê para aí dizer, é que não vendem mais por causa da qualidade!

            Eu queria era em valores, a ver se o marketshare que os Androidanos tanto gostam, é à custa de telemóveis básicos que são usados para SMS e chamadas, ou smartphones verdadeiras com uso para tal!

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Porque ter mais dinheiro indica a viabilidade da empresa a longo prazo no mercado (o que pode influenciar a compra se quiseres investir no ecossistema Apple) e indica mais dinheiro e incentivos para R&D nesse mercado

        2. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Não depende do valor do produto, mas da margem de lucro….

        3. Avatar de Luislelis
          Luislelis

          Abre uma loja e terás a resposta, do quanto importa vender.

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Se os vendesse a todos…

    2. Avatar de TR
      TR

      Mas quando aparece um artigo onde dizem que os iPhones (iOS) tem mais updates que os Android, ou que são melhores nisto ou naquilo ai já não vens dizer que maioria dos Samsungs, ou outra marca qq, são de 100€ e 200€ ou que existem milhares de modelos diferentes. Ai sim a estatística é rainha! Enfim, coerência..

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Mesmo os telemóveis mais caros da Samsung não recebem atualizações, e o hardware é inferior, excepto o ecrã.

        1. Avatar de João MS
          João MS

          Ecrã, rádio FM, bluetooth, NFC, processador, RAM, bateria…continuo?

    3. Avatar de Tony
      Tony

      Se fosse a ti RMV, e todos os que compram euTelefones, pagava mais ainda do que o valor no mercado, para colocar a Maçã ainda mais a frente no valor que referes. É o que eu digo pelo relação preço/valor de adoração dos fans, deveriam ser mais caros.

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Se os Android fosse ao mesmo preço que os “euTelefones”, ninguém comprava.

        Aí queria ver o amor à camisola dos fãs da Google!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Mas qual amor à camisola. Já é dia…acordem! LOL

        2. Avatar de badsector
          badsector

          No Android tens poder de escolha meu caro, apenas isso.

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Tens muita escolha, mas não tens aquilo que queres em lado nenhum.

        3. Avatar de Portimão
          Portimão

          Mas os Galaxy s6/s7 não são ao preço dos “EuTelefones” e até mais caros?
          Ninguém os compra, não é?

    4. Avatar de tavares
      tavares

      Gostava de saber se acreditas mesmo no que escreveste…mas acho que não!Estás apenas a tentar “defender” uma marca da qual deves ser um grande acionista…porque se assim não fosse deverias saber que o “Market Share” (percentagem do mercado) de determinado produto se apura pelo número de unidades vendidas e não pelo preço! O que o preço pode determinar é o lucro/prejuízo da empresa consoante as margens a que cada unidade é vendida e por isso uma empresa vendendo menos pode ter mais lucros do que a que vende mais…mas com uma “margem” mais pequena!!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Poupa as explicações pois ele já provou em comentários anteriores que é capaz de matar pela Apple 😛

      2. Avatar de RVM
        RVM

        FALSO!

        “Market share is the percentage of a market (defined in terms of either units or revenue) accounted for by a specific entity. In a survey of nearly 200 senior marketing managers, 67% responded that they found the “dollar market share” metric very useful, while 61% found “unit market share” very useful.”

        Dollar market share é o mais importante, não faz sentido de outra forma, um telemóvel de 100€ não é o mesmo mercado que os topos de gama!

    5. Avatar de Tony
      Tony

      É o que digo RMV, pensas que tens um Ferrari nas mãos, mas não, é só mais um gadget como tantos outros produzidos na China, com um OS que começa a ficar antiquado, mas com um marketing ainda forte, sobretudo em product placement

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Deve ser… vai lá instalar mais uma ROM, a ver se fica melhor… e menos “antiquado”…

        1. Avatar de Tony
          Tony

          Tenho W10M, não preciso disso para ter atualizações em dia, nem de gastar mais de 500€ no telefone para fazer isso também. Vai lá contriuir para a casa da maça e mesada do Tim

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Oh coitado!

            Vai lá carregar nos quadradinhos a ver se já saiu o Instagram para WP!

        2. Avatar de Tony
          Tony

          aaa até me esquecia RMV, também tenho um iPad e um tablet Android, mas é só para entretenimento

          1. Avatar de RVM
            RVM

            E uma vitrine do IKEA!

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        OS que começa a ficar antiquado? Parei de ler aí. Vi logo que o teu comentário não tem conteúdo integro e verdadeiro.

        Não digo que o iPhone não tenha concorrência à altura, mas dizer que o iOS é um SO antiquado ou um SO que não vale a pena é mesmo críticas de fanboys das outras marcas e haters da Apple. Acho que a qualidade do iOS não é questionável.

    6. Avatar de Henrique
      Henrique

      +20

      Os ganhos dos Android estão muito preocupados com o assunto…

      1. Avatar de Tony
        Tony

        sim, os iSheep que façam uma vacinha

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          fazer uma “vacinha” para te pagarmos aulas de português?

    7. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Looool, não dá para tudo não é ? Vejo alguns a gabarem-se que tem um Iphone a 3/4/5 anos , ora se dá para tanto tempo, então é óbvio que as vendas têm que cair, ou são tão bons que todos os anos compram o modelo novo?

  10. Avatar de tavares
    tavares

    Eu não sou (nunca fui!) um fã dos produtos da Apple o que não quer dizer que não reconheça a qualidade dos mesmos! Seja a nível de hardware ou software tem produtos de topo que na minha modesta opinião, pecam pelo preço exagerado…mas cada um sabe o que quer/deve fazer ao seu próprio dinheiro. Mas sou dos que estou convencido que o “abrandamento” das vendas tem a ver não só com a falta de “surpresas” nos seus últimos modelos mas também com um período de “má forma” da sua equipa de Marketing. Já não conseguem “vender” como NOVIDADE funcionalidades que outras marcas já utilizam a muito tempo…prática muito comum na marca durante anos e anos!! E muitos consumidores vão abrindo os olhos e fazendo comparativos…para que vamos pagar 300/400 Euros apenas pelo logotipo da maçã dentada??

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Prepara-te pra levar com comentários de fanáticos a dizer que não tens actualizações e mais umas quantas barbaridades bla bla bla .
      Btw gostei do comentário e partilho da mesma opinião.
      Os smartphones têm sido uma moda nos últimos anos, mas isto são ciclos. E as tendências mudam.

      1. Avatar de tavares
        tavares

        Hugo,não me preocupo muito com os comentários do “fanáticos”…eu até utilizo um SO que deve estar nos últimos lugares da “classificação”!! Sou um “fanático” do Windows Mobile e estou muito satisfeito com o meu Lumia 950…mesmo tendo uma “loja” com apenas 650.000 apps!! rsrsrsrs

        1. Avatar de Player
          Player

          “eu até utilizo um SO que deve estar nos últimos lugares da “classificação”!! Sou um “fanático” do Windows Mobile”
          baaah!!!!
          Agora é que estragas-te tudo! lool 😉

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Só pelo “fanático” lol. Ainda assim os seus comentários são sem sombra de dúvidas mais equilibrados do que comentários de alguns users que se dizem “não fanáticos”.

          2. Avatar de Tavares
            Tavares

            Player…estraguei porque?? Coloquei “fanático” entre aspas…eu apenas sou fanático pelo produto que no momento da compra me oferece uma melhor qualidade em relação ao preço que custa! É por isso que no supermercado compro quase tudo de “marca branca”…em mim a publicidade tem um efeito ZERO!!

    2. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Assino por baixo

  11. Avatar de João
    João

    Este ano mudei do Iphone 6 para o Samsung S7 e realmente noto que havia essas faltas de novidades. Android pode ser menos seguro (que não acredito) mas em termos de personalização nada bate os Androids.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Não é uma questão de acreditar ou não acreditar, é a realidade.

  12. Avatar de Laranjito
    Laranjito

    o quê? então e as previsões feitas pelo pplware há uns meses?

    1. Avatar de Vítor M.

      Do Pplware? 😀 confesso que gostava de ter acções da Apple… mas desculpa, não temos e, portanto, não temos serviço de previsões sobre as vendas da Apple e o que mostramos não é nosso, foi das agências que fazem esse trabalho de mercado. Mas se há meio ano as coisas estavam diferentes, é natural, repara no que o mercado mudou. A Apple, tal como diz no artigo e isso é uma evidência a olhos vistos, está a viver “à sombra da bananeira”, além disso o mercado dos smartphones está a encolher… pelo menos um mercado de gama alta.

      PS: será que isto vai fazer abanar a Apple para eles acordarem?

      Em relação so título aponta aí, gostava de ter da Apple, da Google e Microsoft. 😀

  13. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Baixem os preços e tornem o SO menos fechado, com acesso a cartão SD ou radio FM entre outras coisas, e de certeza que disparam novamente as vendas… Já a Samsung, o que a safa é a mega variedade de equipamentos que têm com preços para todos os gostos. Não fosse isto, e estava tão bem ou pior que a Apple. Mas se continuarem pelo caminho que estão a seguir (topos de gama a preços proibitivos, sem funcionalidades básicas existentes noutros de gamas mais baixas), e não há-de demorar muito para seguirem o caminho da Apple na baixa de vendas.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Rádio FM é para quem não tem net, e cartão SD é para quem não tem dinheiro para uma versão com mais GB’s ou iCloud.

      Não tens razão absolutamente nenhuma.

      A Samsung está sim em apuros financeiros, e nunca vendeu tão pouco!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        E comentários desses são pra quem não tem um único argumento válido e humilde.
        Até usuários da apple te criticam…és insistente em dizer “caca” lol

        Agora vamos analisar o teu comentário.
        Seguindo as premissas que apresentaste podemos tirar:
        “Tens um iphone, logo tens net e dinheiro”
        Continua a escavar que ainda te vemos a cabeça LOL

      2. Avatar de Tony
        Tony

        Quando começas a dizer coisas com sentido?

      3. Avatar de Portimão
        Portimão

        Tenho vergonha de pertencer ao mesmo grupo de pessoas que tu. Tenho vergonha de ser cliente Apple, quando leio os teus comentários.
        É doentia a forma como tapas os olhos aos aspetos negativos da Apple.
        É doentia a forma como criticas tudo, TUDO o que não seja Apple.
        Custa a acreditar que tu acreditas mesmo nas afirmações que fazes e que os comentários que fazes mostrem mesmo aquilo que pensas.

  14. Avatar de Tony
    Tony

    A verdade é que a Apple vendeu muito bem, o problema é que nunca cresceu tão pouco em relação ao mesmo período no ano anterior. E na estrategia da Apple isto não pode acontecer. Pode ter ficado num posição confortável de topo de montanha, o problema é se for o princípio do decrescimento. Também não é um drama, todas as marcas passam por isto.

  15. Avatar de irelogio
    irelogio

    who cares??

  16. Avatar de André
    André

    Generalizando a todas as marcas, com a quantidade de smartphones que existem parece-me muito difícil manter ano após ano recordes de vendas. É que chega a um ponto que não existe ninguém para comprar porque as pessoas já têm. Dá-me a sensação que é por estas questões que a apple anda numa de reciclagem para conseguir ganhar algumas vendas daí.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Aí reciclar = vender?

      Há ainda muita gente na Ásia que ainda não tem um iPhone, e muita gente na Europa para mudar de Android para iOS.

      1. Avatar de André
        André

        Eles ao incentivarem essa questão de reciclar equipamentos indirectamente estão a querer vender equipamentos novos a quem recicla e a vender equipamentos usados a quem não pode comprar novo, como na Ásia.

  17. Avatar de jpcar
    jpcar

    ainda vai cair muito mais, os preços estão inflacionados

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Os preços dos Mercedes também estão inflacionados, achas que devem cair muito mais?

  18. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Que a venda no iphone tenha caido até percebo, agora Samsung aumentar as vendas é que já não entendo, ou eu sou ignorante ou as massas estão cada vez mais ignorantes

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tem a haver com percentagem de utilizadores e não lucros. Ou seja…até os telefones de 40€ contam pra estatística.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Mesmo assim, a samsung está em declínio, não está a subir…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E o que tem isso a haver com o post?
          Pra mim até podia ir à falência 🙂 vivia feliz na mesma.

          1. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            Já ele está todo irritado com a noticia, coitado.

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          espero que o declínio seja até ao fundo mesmo

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se te preocupares com a tua vida serás mais feliz 🙂

          2. Avatar de Portimão
            Portimão

            Digam-me, qual é a razão para odiarem de morte uma marca? Não consigo entender esse fanatismo extremamente doentio.

  19. Avatar de Troll2000
    Troll2000

    Totalmente previsível, não tem nada a ver com o preço dos equipamentos o que está aqui em causa é que ninguém está disposto a gastar uma quantia considerável por um telemovel que irá ser substituído por um novo modelo (iPhone 7) dentro de poucos meses. Assim que o iPhone 7 sair às vendas vão certamente subir não só porque existe um novo modelo mas também porque como já é habitual, os modelos anteriores vão sofrer uma redução de preço.

  20. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    O autor do artigo é um conhecido subversionista de temas, cuidado!

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Oh liberal tu ainda não pulas-te a cerca?

  21. Avatar de Limbus
    Limbus

    Noticia de última hora: rennie e vários outro anti-ácidos esgotados no mercado.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Isso aconteceu pelo stock que o Bruno de Carvalho está a fazer lá em casa…não por causa dos iPhones!! Rsrsrsrsrs

  22. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Dar mais de 100 € por um telefone? Gente doida… e há quem dê perto de 1000 € !?! E ainda se matam todos a defender as marcas que literalmente os assaltam… a humanidade está perdida.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      E quem és tu para apelidar as pessoas de doidas por gastarem o dinheiro DELAS naquilo que querem?

  23. Avatar de Olha a cabeça ...
    Olha a cabeça …

    “As previsões para o primeiro trimestre deste ano de 2016…”
    Básico: Quem já teve que comprar já comprou. Quando sair o 7, acho que vai mudar os valores.

  24. Avatar de Luís Pinto
    Luís Pinto

    Tinha um iPhone 4 que estava muito lento e já não dava para fazer actualizações de SO nem algumas apps. Gosto muito dos produtos Apple. Mas devido aos elevados preços, quando foi momento de comprar um novo, tive de escolher um Android. Não um Sasung que tem os mesmos níveis de preços que os iPhones. Tenho a dizer que não é a mesma coisa. Quando tive de fazer uma actualização de sistema foi um pesadelo. Limpar cache? O quê? Nunca tive de fazer algo no iOS. Enfim as coisas na Apple estão pensadas para o utilizador mainstream. O Android ainda tem muito que pedalar. As marcas de smartphones também não ajudam com o suporte. Estamos em Abril e o Marshmallow ainda nem está disponível para uma grande fatia de equipamentos.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Ora, tudo dito.

    2. Avatar de WP_10
      WP_10

      Se tivesses comprado um com WP10 tinhas actualizações e não precisas de andar a limpar cache. Tinhas um sistema fiável e rápido.

    3. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Os meus i4S corre o IOS 9.3.1 na boa e atualizei ambos à primeira…

  25. Avatar de Luís
    Luís

    Todos os anos leio artigos destes, só para incendiar aqui o pplware… No 4Q de 2015 saiu um novo iPhone, é normal as vendas estarem altas, quando chega o Q1 2016 é normal ocorrer uma grande queda em relação ao 4Q de 2015. Portanto onde está a noticia?
    Com estes resultados, as vendas das ações hoje até caíram 50%, os acionistas estão todos em pânico…

    1. Avatar de Vítor M.

      Vamos dizer aos analistas para não dizer estas coisas, incendeia. Chatice.

      Isto são as dinâmicas normais dos mercados, faz parte do mundo da tecnologia.

  26. Avatar de james
    james

    È o resultado das ”inovaçoes” da apple, ate os fanboys parece que ja tao a ficar fartos do ”sempre do mesmo”, os anos passam e o que vao mudando é o processador e o tamanho do telemovel, o resto nao interessa, ecrans a concorrencia ja la vai com ecrans 2k, micro sd fingo que nao percebo porque nao metem (querem e dinheiro) e depois lançam telefones de 16 gb lol,design sempre do mesmo, software tao mais preocupados com o fbi do que em deixalo mais acessivel ,aberto e flexivel ao utilizador,camera trazem pouca inovaçao,os modos sao quase sempre os mesmos e poucos,telefones pouco resistentes(ip68) que muitas outras marcas ja trazem ate em equipamentos de media-gama,preocupam.se em fazer telefones mais finos e a bateria nem dura 1 dia, enfim.. podia ficar aqui o resto do dia, mas deixo uma ultima, escrevi isto atraves do meu gear vr(galaxy s7 edge) isto da realidade virtual esta mesmo brutal.

  27. Avatar de Roberto
    Roberto

    Eu vivo perto da Apple na Irlanda e já se fala desses rumores há algum tempo

  28. Avatar de Diego
    Diego

    Eu uso iPhone deis de 207 é o melhor aparelho em Tudo

    1. Avatar de Tony
      Tony

      e na altura era feitos de papiro ou pedra?

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Claramente que os iPhones que usas são diferentes dos meus. Os meus trazem uma função fantástica chamada de “Autocorretor”.

  29. Avatar de Marco Esteves
    Marco Esteves

    Eu falo por mim. Tive todos os iphone desde o 4. Todos os ipad desde o 1. Tenho imac de 21.5, o meu filho um ipod touch 5, a minha mulher um iPhone 6. Ainda temos um ipad mini e uma Apple TV! E há 1 ano mudei para o s6edge Plus, e fiz a pré compra do s7 edge, aparelho de onde escrevi este comentário. Estou satisfeito? Muito. Voltava a mudar? Sim. O iPhone tornou se chato. É uma chatice ter um…Foram muitos anos…

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Exacto a palavra é essa Chato… É bom mas sempre o mesmo

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Curiosamente muitos utilizadores Apple dizem o mesmo, que o iPhone se tornou chato.
      Eu próprio já achei isso, mudei para Windows Phone e comprei também um Xiaomi.
      Depois entendi que não consigo largar a Apple e que o iOS é o meu sistema operativo preferido e os produtos Apple têm outra magia. Vendi os Lumias que tinha. Não vendi o Xiaomi, porque é uma marca fantástica e a MIUI é uma das minhas interfaces preferidas e, na minha opinião, a melhor interface Android que já vi… Melhor ainda que o Android stock.

      Se a Apple está a descer as vendas eu não quero saber, pois não sou accionista da marca nem colaborador. O que me importa é a satisfação que uso ao usar Apple. A qualidade que me proporciona e a beleza dos produtos que tantas vezes me chamam à atenção.

  30. Avatar de Celeste
    Celeste

    Este é o tipo de post que o pplware adora colocar. A miudagem delira e os posts aumentam. Não passamos disto. Outra vez arroz

  31. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    O item “OTHERS” representa as vendas da Microsoft?

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Microsoft, Blackberry, as milhares de marcas chinesas, Alcatel, etc, etc, etc…

  32. Avatar de HD ADN
    HD ADN

    A Apple vende por 500 euros, iphones que com a nova versão do IOS não passam de lag phones. Telefones com versão base de 16GB sem expansão via SD Card. Cameras que não conseguem rivalizar com a gama alta Android.. A Maçã tem que melhorar e muito, ou é a próxima blackberry.

  33. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Gosto do meu S7 edge enquanto equipamento, mas que saudades do iOS

    Neste tópico está bem patente o que disse noutro sítio artigo. Há uns quantos que estão convencidos que aqueles equipamentos de treta chineses tem alguma comparação. Eles não estão a dizer que para o preço são jeitosos, estão a dizer que são equivalentes e que os iphones e outros topos de gama é que custam muito dinheiro.
    Não estou a dizer que não há bons equipamentos chineses, mas a qualidade paga-se. E claro que tb haverá equipamentos caros que não serão assim tão bons, apesar das virtudes.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Não me venhas com tretas, a Xiaomi tem qualidade para dar e vender. E sim, os produtos da marca estão ao nível de produtos que custam duas/três vezes mais.

      Não sou nenhum fanboy, pela minha foto consegues perceber que também tenho um iPhone. 😉

  34. Avatar de pois...
    pois…

    Eu sei o porquê da queda de vendas, sempre que vou a um café ou coisa do género, vejo pobres coitados com o ultimo e mais caro nas unhas, e quando digo pobre coitado é tipos que até penhoram a própria mãe para se mostrar com um iphone no intuito de ganhar estatuto! Ora vendo isto, os verdadeiros e ditos da alta passam a ter vergonha de possuir um aparelho de gente pobre.

  35. Avatar de Miguel Loureiro
    Miguel Loureiro

    Boa noite a todos,
    É o meu primeiro comentário, nesta fantástica “pplware” onde sou “cliente” assíduo…
    Relativamente a este tópico, existe um ditado muito antigo; “quem desdenha quer comprar”..
    Já tive vários Iphones, e fiquei/estou bastante satisfeito.
    Mas, a minha última opção foi Android, nomeadamente, Samsung S6 edge.
    Verdade, que também não é para todas as carteiras, mas estou bastante satisfeito com o desempenho do equipamento.
    O valor é muito relativo, o que para uns é caro, para outros é barato e banalissimo…
    Porque será que o CR7 compra Ferrari’s em ves de marcas comerciais ??
    Existe, e sempre haverá, diferenciação no estatuto social.
    Em suma, não falem “mal” destas grandes marcas…

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Mas aí está, um iPhone não é um Ferrari, é mais um gadget produzido aos milhões na China, certo com software americano, mas é um marketing que chegou ao topo, mas terá de lutar muito para lá continuar, arriscar, o que não é nada do que está a Apple a fazer.

    2. Avatar de Tony
      Tony

      iPhone é a marca mais comercial que existe, cara sim, mas não impossibilita muita gente de ter facilmente e outros com dificuldades, mas cortam noutras coisas, as vezes essenciais da vida…

  36. Avatar de João
    João

    Não percebo a maioria destes comentários. O pessoal do android faz o pino para dizer mal do iOS, iPhone e afins. Amigos, se não querem ou não têm dinheiro para iPhones, escolham outras marcas/SO. Parece que é algum crime ter um iPhone…lol Muito se preocupam vocês com a carteira do pessoal dos iPhones… Juntem dinheiro que a azia passa… Abraços

  37. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Depois de ler todos estes comentários, continuo a acreditar que não há nada a que o Homem resista com mais força do que quando tentam atingir ou mudar as suas convicções pessoais. E a natureza humana, simplesmente…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se há coisa que gosto é de aprender 🙂
      E se for pra mudar pra melhor…melhor.
      O problema é que os comentários dos users são copletamente desprovidos de conteúdo. A minha é melhor porque sim e pronto

  38. Avatar de luis gonçalves
    luis gonçalves

    Quanto mais leio mais saudades tenho do meu nokia 3210… esse baluarte de resistência e tecnologia

  39. Avatar de Jorge
    Jorge

    A apple está a morrer aos poucos desde que o steve jobs partiu
    se eles nao fazem nada por melhorar estao feitos
    Cada vez há mais smartphones no mercado que tem boas caratristicas
    a apple devia apostar menos no markting e apostar mais no produto como fazem nas empresas mais novas

  40. Avatar de PRo
    PRo

    A maior dos comentários são jocosos. Em minha opinião cada pessoa compra o que entende que deve comprar. No entanto gostaria de referir que tenho um mac a ir e é uma máquina fantástica. Quanto à IPads e Iphones entendo que não valem o dinheiro que custam. SO fechado, preços ridiculamente altos, existindo alternativas bem melhores na relação custo-benefício. 800 euros por uma coisa que é simplesmente um smartphone é para pessoas ricas ou que querem parecer ricas. São uns pobres de espírito.

  41. Avatar de Nuno
    Nuno

    Apple = obsolescência programada, as outras marcas também praticam mas a Apple lidera.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      A apple programa, as outras executam mal saem os modelos, porque já saem pro mercado obsoletos, pode ser de mim mas vejo montes de gente com iphone 4 e 4s mas não vejo ninguem com um S2

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      A Apple lidera? Estás a gozar, certo? Diz-me lá um smartphone de 2011, independentemente do sistema operativo, que hoje esteja atualizado OFICIALMENTE (nada de roms) com a versão do sistema operativo atual.

      Não te esforces, só há um: iPhone 4s.

      Não será preciso dizer que se o 4s, de 2011, tem a versão mais recente do iOS oficialmente, todos os outros iPhones depois desse também estão atualizados.

      Utilizem o cérebro. É úma coisa fantástica que temos dentro do crânio.

  42. Avatar de João
    João

    Acho que NÓS (indivíduos) que gastamos dinheiro, não deviam preocupar-se tanto com as marcas. Sejam elas quais forem, querem é o nosso dinheiro.
    Todos eles (marcas) querem lucros e fazem “coisas” para nós pensarmos que precisamos daquilo.
    No caso da Apple esse documentário: https://www.youtube.com/watch?v=tIA-PZYmawk. mostra bem o objetivo, e o que a Apple faz, mas cada vez mais descaradamente, como o caso do iPhoneSE.
    Na verdade, nem quero saber. Quero um equipamento que faça aquilo que necessito apenas. Não digo que um WP é melhor para ti do que o iPhone. A pergunta é qual é a tua necessidade, e sabem que mais? Esta questão ajuda as pessoas a pensar, penso que estão a perder isso.
    As “vossas” guerrinhas são apenas, consumismo. Quando utilizam o vosso equipamento apenas devem dar atenção se responde ao que vocês precisam nao ao que têm (A diferença entre precisar e ter = capitalismo). Meto as minhas mãos no fogo em que como 30% de um utilizador de smartphone topo de gama não tira a devida potencialidade do equipamento. Se calhar mais mas nao me quero queimar!

    Se tentarem levantar a cabeça, vêm que ao fundo existe um horizonte. Sigam esse caminho e não fiquem a olhar apenas, para o que vos metem à frente.

  43. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tudo se resume a isto https://www.youtube.com/watch?v=_wzNlhhGdok
    vejam a parte 2 minuto 13.
    As pessoas estão aos poucos a perceber o que se está a passar e as marcas começam a vender menos.
    Abram os olhos