Vendas do iPhone devem cair e levar resultados financeiros da Apple para valores de 2016

41 Comentários

Será hoje ao final do dia que a Apple vai apresentar os seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2023. Olhando aos últimos meses, esperar-se-ia que estes continuassem a senda de excelentes valores. A verdade é que os analistas estão a prever que haja uma queda para valores de 2016 e que o iPhone seja o culpado.

Apple iPhone resultados financeiros vendas

A Apple tem mostrado ao mercado que está numa sequência de bons resultados nos trimestres fiscais. A cada novo período a marca volta a bater recordes e a arrecadar mais uns mil milhões de dólares em vendas de dispositivos e de serviços.

O cavalo de batalha da marca tem sido nos últimos anos o iPhone, que tem alavancado os resultados e dominado as vendas, que dentro do ecossistema Apple, quer contra a concorrência. Infelizmente, o segundo trimestre de 2023 poderá mudar tudo, com base nas previsões dos analistas.

A informação avançada é bastante clara sobre o que o mercado está à espera. A previsão geral é de que a queda nas receitas vá ser de 1,6%, uma vez que a venda de iPhones recuou 2% no período estudado por mais de 24 analistas de mercado.

Durante o mesmo período do ano passado, a Apple viu as suas vendas crescerem 3% e os números deste ano comprovam uma desaceleração económica global

No último trimestre fiscal de 2023, que terminou em março a Apple ainda tinha conseguido ver as vendas do iPhone crescerem 1,5%. Este cenário é algo que não deve se repetir até o lançamento dos próximos modelos, a família iPhone 15.

Para estes analistas, muitos consumidores estão a atrasar a intenção de compra por aguardarem que os novos modelos as novidades importantes esperadas. Aqui temos, como exemplo, a chegada da porta USB-C, uma construção em titânio e até um aumento na capacidade de bateria.

Apple iPhone resultados financeiros vendas

Mesmo com este cenário, com o abrandamento da economia nos EUA e a incerteza das vendas da Apple podem ser afetadas. O analista Bob O`Donell, resumiu a situação revelando que a Apple não está imune às tendências macroeconómicas gerais, mas continuará a definir o ritmo da indústria global de smartphones por algum tempo.

Resta então aguardar pelo final do dia de hoje e ver como será a apresentação de resultados da Apple. Tudo estará focado principalmente nos números de vendas do iPhone, o que condicionará os resultados financeiros da empresa.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joca
    Joca

    O trimestre da abril-junho é o Q3 do ano fiscal da Apple (começa em outubro de um ano e termina em setembro do seguinte) e é o 2º trimestre do ano civil de 2023.
    Os analistas não estão a prever “que haja uma queda para valores de 2016”, ou seja que o valor desse trimestre seja igual ao valor do trimestre homólogo de 2016.
    Estão a prever: “uma provável queda de 1,6% na receita trimestral total [em ralação ao valor do trimestre homólogo de 2022] – a sua maior queda na receita do terceiro trimestre [Q3] desde 2016”. Ou seja, comparando o Q3 de um ano com o Q3 do ano anterior, dede 2016 que não havia uma queda de 1,6%.
    Não parece que tal queda esteja a afastar os investidores, visto que o valor de mercado da Apple se mantém acima dos 3 biliões (milhão x milhão).

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Quando não se sabe perceber o que está escrito…..

      1. Avatar de Joca
        Joca

        Percebeste a explicação que eu dei ó Magnífico Cretino?

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          ????? Cretino é vossa excelência que nem foi capaz de perceber a quem era destinado o comentário. Mas que pelos vistos enfiou a carapuça.
          Quem não percebeu foi você.
          Ele há coisas…..

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    As vendas daqui a um par de meses já sobem como um foguete,vocês vão ver.Ou muito me engano ou bater-se-ão recordes a nível mundial com a venda de todas as versões do próximo iPhone 15.É que não ponho a mínima dúvida.Mas como sempre digo,preparem a “milhena”(se me faço entender).Kkkk…. 🙂

    1. Avatar de Ronas
      Ronas

      Oh sakogan e o tempo para amanha como vai estar? Que grande analista de taberna me saiste tu

    2. Avatar de Luis
      Luis

      agarra cofidis que é tua

    3. Avatar de a léria de cascais
      a léria de cascais

      Só vão subir se a quantidade de desclassificados subir: já ao tempo que a Apple, Samsung e mais algumas nos seus modelos principais (iPhones, iPad Pro, S2x, Tab S, etc etc) não trazem quase inovações nenhumas e vão aumentando os preços. Portanto, só compra um modelo novo pelo preço total quem, bom…tirem as vossas conclusões.

      Eu estou a poupar para um “foldable” daqui a uns anos quando valerem a pena. Hoje testei um Fold 5 e as câmaras são medíocres (para o preço) e nem tem pen interna.

  3. Avatar de luisa
    luisa

    É facil subir as vendas, é só subir os preços! Afinal de contas o iphone 4 custava uns 500€ na altura e o iphone 14 pro max ficou por 1600€ agora.

    1. Avatar de Joca
      Joca

      1.269 € o de 128 GB e 1.330 € o de 256 GB, na Amazon.es, com desconto de 19% e 18%. A Apple tem feito descontos.
      Galaxy S23 Plus de 256 GB 1. 229€, com 4% de desconto.

      1. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        Falso, A Apple não faz nem nunca fez descontos nos produtos actuais.
        Ao contrário da SAMSUNG que até logo no lançamento os faz.
        Ver as páginas oficiais das duas marcas.

          1. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            Realmente tem défice de percepção (mas só para um lado).
            Qual a parte que tenho de fazer um desenho para perceber o que é uma página oficial de uma marca?
            Uma qualquer entidade até os pode oferecer. Fazendo um “desconto” de 100%.
            Mais…..a estupidez é tanta que não enxerga que se trata de um equipamento usado (em 2ª mão), daí esse preço.
            “Poupar com produto Usado – Como novo
            1 319,35€” Do link que referiu.
            Isso sim é ser cretino. E muito.

          2. Avatar de trumpetas
            trumpetas

            isso é a amazon. a apple não faz descontos. além de serem ganaciosos e reduzirem as margens de retalho tecnologico, por isso quando compras um telemovel numa worten, rp, auchan etc.. tentam sempre enfiar uma capa, um seguro, um carregador, um acessorio qualquer, pois é aí que vai dar-lhes lucro. trabalhei numa dessas grandes lojas e o lucro que tinham num telemóvel da apple era no máximo a volta de 5-10%. apple chula tudo e todos. quem pode, pode.

          3. Avatar de mikado
            mikado

            Grande tiro no pé Apple fanboy. HAHAHAHAHAH

          4. Avatar de Joca
            Joca

            Preço novo que referi: 1 329,62€
            Preço usado: 1 319,62€
            Só um estúpido é que acha que alguém é estúpido para confundir um produto novo de um usado da Amazon.

          5. Avatar de Joca
            Joca

            Ó Trumpetas
            Não se consegue um lucro de mais de 5%-10% nos iPhones.
            A Amazon está a vendê-los – novos – com desconto de 18% e 19%, link acima. E não é um dia ou outro, há semanas que anda a vender com descontos perto disso.
            Então – a Amazon andaria a vendê-los abaixo do custo! Ou a Apple põe na loja na sua loja oficial a um preço que não pode ser inferior ao da Worten, etc, e tem acordos com a Amazon que lhe permite vender a preços inferiores? A lógica das vendas é conseguir chegar a todos os compradores, praticando preços diferenciados.

          6. Avatar de Asterix
            Asterix

            Faltou-lhe dizer que, a este valor, acresce o IVA á taxa de 23%.

          7. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            O que você escreveu:
            “1.269 € o de 128 GB e 1.330 € o de 256 GB, na Amazon.es, com desconto de 19% e 18%. A Apple tem feito descontos.”

            Depois na resposta:

            “Preço recomendado: 1 625,43€
            Preço com desconto: -18% = 1 329,62€”

            Agora:

            “Preço novo que referi: 1 329,62€
            Preço usado: 1 319,62€
            Só um (I&%/&$% é que acha que alguém é estúpido para confundir um produto novo de um usado da Amazon.”

            Vá /&$/%$&%#
            NUNCA REFERIU USADO SE NÃO AGORA.

            E depois continua a MENTIR:
            “A Amazon está a vendê-los – novos – com desconto de 18% e 19%, link acima.”

            /&%#&$

          8. Avatar de Joca
            Joca

            Não acresce IVA à taxa de 23% – acresce a diferença de 2 p.p. entre a taxa de IVA de Espanha (21%) anunciado nos PVP da Amazon.es e a taxa de IVA de Portugal (23%).
            “O Preço de Venda ao Público e/ou o Preço dos produtos vendidos pela Amazon.es incluem IVA espanhol. No entanto, o preço final do seu pedido pode variar dependendo da taxa de IVA aplicada ao pedido. Para encomendas para outros países da União Europeia, o IVA espanhol será deduzido e será aplicada a taxa de IVA aplicável ao país de destino. O preço final aparecerá durante a confirmação do seu pedido e refletirá a taxa de IVA aplicável no país de destino dos produtos.”

          9. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            Faltou o Joca referir que esses equipamentos cá só têm 1 ano de garantia. Em vez de 3 se cá comprado.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó @Magnifique. O @Joca tem razão e está descansado que a Amazon dá os 3 anos.

          11. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            @Yamahia.
            Faltava cá este.
            A Amazion não é nem nunca foi reparador Apple. Nem é ela que dá garantia aos produtos (no caso Apple).
            Se for lá comprado e for com ele cá a um CAAA vai ser apenas direito a 1 ano de garantia internacional. PERIOD.

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          PVP desse iPhone em Espanha (apple.es)
          1.601,60 €
          Preço referido para amazon como sendo “Preço recomendado:: 1 625,43€ ” com a informação de “O RRP ou preço de venda a retalho recomendado é o preço a que o fabricante recomenda vender o produto e que foi apresentado pelo fabricante, distribuidor ou outro vendedor.”
          É tudo TRETAS.

          “A lógica das vendas é conseguir chegar a todos os compradores, praticando preços diferenciados.”
          ???? Em que manual de lógica de vendas consta tal barbaridade?

          1. Avatar de Joca
            Joca

            Que (&%/&$”já tinha percebido, mas esta é demais.
            O link da Amazon.es que pus acima, agora o que me dá às 17H35 é:
            “Apple iPhone 14 Pro MAX (256 GB) – roxo escuro
            Visite a Loja da Apple (em Espanhol)
            4.6 4.6 de 5 estrelas 2,058 avaliações | 80 preguntas respondidas
            Escolhada Amazon para “iphone 14 pro max”
            -18% 1 329,62€
            Preço recomendado:: 1 625,43€”
            (O preto são -19% )

            Falei sempre em novo e não em usado. Tu é que me chamaste I&%/$: “Mais…..a U/%$&%#$ é tanta que não enxerga que se trata de um equipamento usado (em 2ª mão), daí esse preço.”
            E a garantia na Amazon.es é de 3 anos: “Garantia legal
            Os produtos oferecidos na amazon.es estão cobertos pela garantia legal de três anos para produtos entregues após janeiro 2022 e dois anos para produtos entregues antes de janeiro 2022 a cargo do vendedor, de acordo com a regulamentação dos consumidores e utilizadores.
            A garantia legal dos produtos vendidos pela Amazon é fornecida pela Amazon. A garantia legal dos produtos vendidos por vendedores externos é fornecida pelos vendedores externos.” O iPhone é vendido pela Amazon.
            Vai-te catar.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Está bem oh Luisa! Mas isso foi em 2010, ou seja há mais de 10 anos!
      Se os iPhones em 2023 ainda fossem 500 paus andavam literalmente todos com um nas mãos…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Todos não! Eu não andava de certeza eheh

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Acho que o pessoal anda a viver em outra realidade… nos EUA quando há uma crise financeira, há realmente uma crise… não é como cá, que tudo se queixa, mas lá vamos fazendo a nossa vidinha com mais ou menos dificuldades. Lá da noite para o dia, vai-se o carro, vai-se a casa e ficas completamente entalado… Portanto é mais do que normal as vendas de produtos supérfluos estarem a cair!

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Mando saudações do meu Android coreano de 2017, e com a bateria original.

    1. Avatar de Joca
      Joca

      Tens que comprar mais. “Samsung regista uma queda de 95% no seu lucro do segundo trimestre de 2023”.
      A queda esperada dos lucros da Apple é de 1,6%.
      https://pplware.sitedev.pt/gadgets/hardware/samsung-regista-uma-queda-de-95-no-seu-lucro-do-segundo-trimestre-de-2023/

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O AIfone Pro Max de 256 Gb, novo, selado na caixa, com factura e garantia, anda pelos 1200 euros no OLX.
    Eu só não compro porque estou à espera do 15 mas algo me diz que quando sair o 15 tb não compro porque aguardo pelo 16.
    Ando assim desde que saiu o primeiro Aifone, enfim é a vida…

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Queria antes dizer um tijolo? Pois seguramente seria isso que receberia (ou mesmo nada).
      A garantia seria de ser burlado e a fatura iria buscá-la ao Totta.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Magnífico, magnífico, a entrega é em mãos com abertura da caixa e aparelho iniciado para ver se está tudo ok.
        A pessoa em questão é de Carnide e faz questão de entregar pessoalmente em Lisboa
        Ora pense lá melhor antes de dizer tretas.
        Acha que ia mandar 1200 euros sem ver o produto?
        Mas acha mesmo isso?
        Santa ingenuidade….

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          “Entrega em mão” e sai de lá com o quê mesmo? Sem cuecas?

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Magnífico, eu jamais poderia perder as cuecas… não uso disso.
            Entrega em mãos dá a ideia que a entrega é pessoal, frente a frente, digo eu…
            Já comprei vários telefones assim e até hoje sem um único problema.
            O Poco F3 que possuo agora fui buscar ” em mãos”, e que belas mãos, a uma encantadora jovem ali pelas bandas de Cascais…

            Antes tive um Huawei P9, que fantástico aparelho, tb da mesma maneira.
            Como vê, há vida além do défice…

          2. Avatar de 60kmh
            60kmh

            Boa, um que não sabe o que é entrega em mão. Só criançada 😉
            Quem se mete com crianças acorda mijado e é bem certo.

          3. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            “Entrega em mãos dá a ideia que a entrega é pessoal, frente a frente, digo eu…”
            E os assaltos não o são também?

  7. Avatar de Magnifico
    Magnifico

    “Russian kangaroo court fines Apple two seconds of profit over News row”
    Agora é que vai falir.

  8. Avatar de Joca
    Joca

    Valores divulgados hoje pela Apple:
    Os lucros (net income) do trimestre abril-junho de 2023 (Q3 do ano fiscal da Apple e 2º trimestre de 2023, ano civil) foram superiores aos do trimestre homólogo de 2023:
    – 2023: 19.881 milhões de dólares
    – 2022: 19.442 milhões de dólares.
    Um crescimento de 2,26% e em vez da quebra de 1,6% do analista referido no post (e muito acima do resultado de 2016 indicado no título).

    1. Avatar de Joca
      Joca

      .. .foram superiores aos do trimestre homólogo – de 2022, como facilmente se percebe.

  9. Avatar de Magnifico
    Magnifico

    Mais uma vez só escreve m&%€#e do que não tem a minima ideia.
    “A garantia legal dos produtos vendidos pela Amazon é fornecida pela Amazon. A garantia legal dos produtos vendidos por vendedores externos é fornecida pelos vendedores externos.” O iPhone é vendido pela Amazon.”
    Se for lá comprar um iPhone que se venha a deparar com algum problema dentro de garantia vai à amazon,es levá-lo? Vai enviá-lo para eles (às suas custas)?
    Ou vai com ele a um CAAA (cá) e onde só irá ter 1 ano de garantia internacional?
    &%€#º.