Vendas do iPhone da Apple na China caem 24% com crescimento da Huawei e Honor

4 Comentários

A China é um dos mercados de smartphones mais importantes para a Apple e para o iPhone. A empresa tem dominado as vendas neste mercado e garante assim uma fatia importante dos seus lucros. Este cenário parece agora estar a mudar, com as vendas a caírem e com a concorrência da Huawei e Honor a crescer.

Apple China Huawei Honor smartphones

Vendas da Apple caíram 23% na China

Para além de dominar no seu mercado natal, os EUA, a Apple tem o domínio em muitos outros. Um dos mais importantes, e de onde vem grande parte das suas vendas, é a China, onde sempre conseguiu manter-se no topo e garantir que o iPhone é a escolha da maioria dos consumidores, num mercado que ainda assim é muito fechado às suas marcas.

Num contexto em que as vendas de smartphones desaceleram, surgem notícias de que a Apple está a perder terreno. Os dados da Counterpoint revelam que a Apple terminou os primeiros dias de 2024 com um abrandamento significativo nas vendas.

Do que é revelado, as remessas da Apple caíram 24% relativamente ao ano passado. Para justificar esta situação, os analistas da Counterpoint associam a uma forte concorrência no mercado topo de gama e uma tendência para os consumidores da marca a manterem os seus smartphones por mais tempo.

Apple China Huawei Honor smartphones

Smartphones da Huawei e Honor crescem

A Huawei e a Honor foram as únicas duas empresas que registaram um crescimento positivo no que toca a vendas. As remessas da Huawei cresceram 64%, impulsionadas pela procura da família Mate 60, enquanto a Honor registou um crescimento de 2%. A Huawei ficou em segundo lugar em remessas nas primeiras seis semanas de 2024, logo atrás da vivo, enquanto Honor ficou em terceiro lugar.

Vivo e Xiaomi completam as 5 principais marcas de smartphones em remessas no período em causa analisado pela Counterpoint. Os analistas da empresa esperam que o crescimento negativo continue ao longo do primeiro trimestre deste ano.

No cenário geral, os dados da Counterpoint mostram uma queda de dois dígitos nas remessas em geral no período de 1 de janeiro a 11 de fevereiro em comparação com o último ano. A baixa confiança dos consumidores e a falta de lançamentos de destaque são as duas principais razões para este início de ano decepcionante para a Apple.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Se a Apple perder o controlo das vendas na China não sei, não… “A baixa confiança dos consumidores e a falta de lançamentos de destaque são as duas principais razões para este início de ano decepcionante para a Apple.” Não me admiro disto. O pessoal já andará cansado de todos os anos ser sempre a mesma coisa e talvez ande à espera de coisas novas. E desta maneira andam defraudados. Talvez seja isso.

    1. Avatar de José
      José

      Quem tem outris modelos, sente a diferença para o IPhone 15. Só ouço elogios.

  2. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Calma que já vai sair um artigo a dizer que a Apple foi a que vendeu mais na China em 3,2,1…

  3. Avatar de João
    João

    Na verdade não existe concorrência ao iPhone : quem gosta do sistema operativo não compra um Huawei, um Oppo, um Xiaomi, etc. até porque essas marcas já se esticam bem no preço dos equipamentos de gama mais alta . Em relação ao comentário que alguém fez sobre os Apple não terem novidades , decerto foi feito por quem acha que o aspecto do interface no ecrã principal é tudo o que importa !! O iOS nos últimos anos adicionou widgets , um ecrã de aplicações organizadas, um modo de cabeceira que quando se coloca o telefone na horizontal e em carregamento , mostra um relógio e alguma informação ,e toda a excelente integração de lanterna, reconhecimento de QR code , Shazam, etc etc , que têm melhorado em muito a utilização do telefone. Sinceramente acho exageradas as críticas que fazem os iPhones – tal como os Android, têm defeitos e virtudes , mas acima de tudo, quem tem Android deve agradecer à Apple por haver concorrência e vice versa : só temos a ganhar com isso.