Vendas do iPhone 16 Pro abaixo do esperado… mas iPhone 16 Plus está muito melhor

17 Comentários

Os primeiros dias de venda dos novos iPhone 16 e iPhone 16 Pro estão a ser estranhos. Após a abertura das reservas no dia 13 de setembro, os dados recolhidos mostram como os novos dispositivos estão a ser recebidos. A verdade é que as vendas parecem estar abaixo do pretendido pela Apple, pelo menos dois dos modelos.

iPhone 16 Pro iPhone 16 Plus Apple smartphone

Vendas do iPhone 16 Pro abaixo do esperado

Este não é o cenário esperado, mas é o que está a ser mostrado pelo conhecido Ming Chi-Kuo. Este revelou a informação baseado na análise dos prazos de envio indicados na Apple Store, além de inquéritos realizados na cadeia de abastecimento do iPhone. Verificou-se que, de modo geral, as vendas do iPhone 16 são 12,7% inferiores às do iPhone 15. A queda na procura dos modelos “Pro” parece ser a culpada.

Ao olhar aos números específicos, verifica-se que, no total, teriam sido feitas cerca de 36,8 milhões de reservas dos novos dispositivos ao longo do primeiro fim de semana de vendas. Destas, 17,1 milhões corresponderiam ao iPhone 16 Pro Max. Apesar de ser um número grande, que coloca o iPhone mais caro da gama como o mais vendido, a quebra face ao modelo do ano anterior é de 16%.

Comportamento do iPhone 16 Plus está muito melhor

O mais surpreendente é que as expectativas da Apple eram muito diferentes do que acabou por acontecer. Antes do lançamento, a Apple produzia 6 milhões de unidades do iPhone 16 Pro Max, mais 106% que o iPhone 15 Pro Max. Apesar disso, as vendas não foram consistentes ao longo dos primeiros dias de disponibilização no mercado.

A queda é ainda mais notável no caso do iPhone 16 Pro, uma vez que teriam sido reservadas menos 27% de unidades relativamente ao iPhone 15 Pro. O analista acredita que a principal razão que provocou esta diminuição das reservas é a ausência das funções do Apple Intelligence no momento do lançamento dos telefones.

iPhone 16 Pro iPhone 16 Plus Apple smartphone

Apple pode ter de mudar estratégia neste smartphone

Mas nem tudo são más notícias para a Apple. Os modelos “básicos” da família, o iPhone 16 e 16 Plus, aumentaram as reservas ao longo do primeiro fim de semana. 10 e 48% para sermos exatos, sendo o modelo maior o mais beneficiado. Apesar disso, foram reservados “apenas” 2,6 milhões de iPhone 16 Plus durante o primeiro fim de semana.

Tendo em conta estes resultados, o analista acredita que a Apple terá de realizar campanhas promocionais agressivas ao longo de 2025 para estimular a procura. Isto, somado à chegada da Apple Intelligence antes do final do ano, poderá ter um efeito positivo nas vendas da nova série de smartphones.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu quero e o s25 ultra, aifone nunca mais. So bugs e battery drains e aquece imenso o 15 pro mesmo so com videochamada

    1. Avatar de BC
      BC

      Fonte: confiem em mim

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    acabei por encomendo o 16 Pro Max para a mulher

  3. Avatar de tiny
    tiny

    Apesar do preço acho o pro uma máquina.

  4. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Por um telemóvel que custa quase 1000€ e nem 90hz tem diria que é só mesmo para quem não percebe nada de smartphones mas quer mostrar que tem um iphone, se eles vendessem um sabão em forma de iphone por 200 euritos vendia como paezinhos quentes

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Já pensaste que quem compra pode ser porque gosta mesmo?

      Eu sei o que tem ou não tem e sei que alguns Androids em termos de hardware estão um pouco mais a frente, no entanto prefiro iPhone e não optei por Apple para andar aí a mostrar.

      Para esses como é? Ah espera já sei, nesse caso vais chamar de burros porque optam por algo inferior?

      Efetivamente pode haver pessoas que gostem do ecosistema Apple e está tudo bem com isso, hardware não é tudo, até porque no fim do dia em uso concreto não se nota grndes diferença (ecrã ou o que for)

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        O problema é que esses sao cerca de 5% dos utilizadores da apple, e normalmente esses têm todo o ecosistema da apple que aí sim é melhor

        1. Avatar de BC
          BC

          Adoro percentagens tiradas da cartola

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Basta olhar para as pessoas que têm iphone a maioria são adolescentes para irem ao tiktok que têm se ter iphone porque senão não aceites nos grupos da escola

        2. Avatar de João
          João

          Pois, pois Gonçalo. Tens a informação toda.
          Também lhes ralhas quando vês que eles andam com umas Nike, mas podiam ter comprado umas Puma mais baratas?
          Também te preocupa se o vizinho comprou o
          Mercedes, mas podia ter comprado o punto gt que anda mais e é mais barato?

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Todos os exemplos que deste de alguma forma justificam parte do preço a mais, é verdade que em ambos os casos também pagas a marca mas os nikes normalmente duram mais e os mercedez igual para alem de terem mais qualidade em si, já o iphone fora do seu ecossistema é 200 vezes inferior a grande parte da concorrência

    2. Avatar de Outra vez arroz
      Outra vez arroz

      E se gostasses do teu e deixasses os outros em paz?

    3. Avatar de Tromp
      Tromp

      Tu é que estás incomodado.
      Quem compra não estará.

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Há 14 anos que tenho Iphone, troco de 4 em 4 anos e o antigo fica mais 3 anos para os meus filhos. <nunca comprei nenhum no lançamento, excepto uma vez em que o telefone do meu filho, um 4, avariou de vez e ele esperou 1 semana pelo meu antigo 6s enquanto não saia o X para mim. As pessoas que eu conheço que usam o iPhone não é por ostentação, é porque gostam, porque estão habituadas. Eu para trabalhar tenho um Mac já com 6 anos, tenho também um iPad e um Apple Watch. Funciona tudo muito bem em conjunto. Tenho iCloud paga e partilhada com a familia. Pelo que vi os meus amigos que compram bons telefones Android podem pagar um pouco menos na compra, mas compram mais regularmente. Já vi muita gente a migrar de Android para Apple, mas nunca vi o contrário, pelo menos voluntariamente.

  5. Avatar de Carlos+Correia
    Carlos+Correia

    Enquanto não perceberem que a iPhone 16 normal é para o meu “tio”e para minha “mãe” que não sabe o que são 60h e criticam isso como se toda gente valoriza-se isso.(apesar de ter a certeza que o base era o suficiente para 99% das pessoas). se tivesse 120hz tal como o pro qual seria a vantagem para justificar os 200€ a mais? Visto as diferenças estão nos detalhes.. e estratégia da empresa é mesmo essa vender apenas o mais caro e funciona.. inclusive pergunto a toda a gente que conheço o que a levou a optar pelo modelo pro(quais as características ) e raramente alguém sabe especificar uma vantagem aplicada no seu dia a dia…”tem mais uma câmera” e nem sabem qual é ou o que faz..como se a qualidade das fotos fosse diferente do pro…ou simplesmente me dizem que é melhor… a partir do iPhone 12 em que ambos os ecrans ficaram oled..que muito pouco se justifica a diferença por isso a Apple nestes modelos mais recentes excluindo o 16 o base tem processador do ano anterior para aumentar essa diferença.. por isso não será de estranhar que este ano o 16 base tenha mais procura visto as diferenças se reduziram novamente..

  6. Avatar de Jose brites
    Jose brites

    Iphone são todos iguais apenas muda o numero e a publicidade.
    a seu tempo vai levar o rumo da Nokia.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Quando li que as vendas do Aifone estão mais baixas do que o normal, marquei consulta de imediato com o psiquiatra…
    O horror, a tragédia….já não tenho idade nem coração para estas coisas.