Vendas do Apple Watch estão em queda há dois anos. Obviamente faltam novas funcionalidades

13 Comentários

A Apple tem estado a protelar algumas novidades no Apple Watch e isso tem implicações nos números, como mostram os relatórios. Segundo a Counterpoint, este declínio global começou já há dois anos.


Mercado do Apple Watch está a cair?

As vendas globais do Apple Watch têm registado um declínio acentuado há dois anos consecutivos, segundo um novo relatório de inteligência de mercado. A situação agrava-se pelo facto de todas as marcas concorrentes de smartwatches premium terem visto as suas vendas crescer no mesmo período.

O relatório aponta como causa principal a falta de motivos para atualização, sugerindo que a Apple precisa de apostar na introdução de novas funcionalidades e, possivelmente, também em alterações de design.

O Apple Watch teve um arranque lento, à medida que a empresa procurava a melhor forma de posicionar o dispositivo. Contudo, ao dar destaque à saúde e ao fitness, tornou-se líder no mercado de smartwatches.

Imagem dados da Counterpoint sobre as vendas do APple Watch

Faltam novidades como medir a pressão arterial

Os dados da Counterpoint indicam que o crescimento se manteve até 2021, com um aumento de 27% nas vendas em relação ao ano anterior.

Este crescimento estagnou em 2022, e em 2023 registou-se uma queda de 10%, que quase duplicou em 2024 com uma nova descida de 19%.

A empresa refere que o declínio foi global, mas mais acentuado nos Estados Unidos. As vendas do smartwatch da Apple caíram 19% em 2024 face a 2023, segundo o “Global Smartwatch Shipment Tracker” da Counterpoint (4.º trimestre de 2024).

A marca registou quebras em todas as regiões, exceto na Índia. No entanto, a queda global deveu-se principalmente ao declínio significativo no mercado norte-americano, que representa mais de metade das remessas da Apple nesta categoria. 2024 foi o segundo ano consecutivo com uma queda anual nas vendas.

No segmento de smartwatches avançados, a quota de mercado da Apple caiu 8 pontos percentuais em 2024. O quarto trimestre foi o quinto consecutivo a registar uma quebra nas remessas, ao passo que os principais concorrentes continuaram a crescer.

Até o Apple Watch Ultra, que costumava representar mais de 10% do mercado, viu a sua quota cair para menos de 8%.

Se têm um modelo anterior, o que leva a comprar um novo?

A Counterpoint refere que os consumidores têm hoje menos motivos para fazer o upgrade.

A ausência de um novo modelo SE teve impacto negativo no crescimento. A menor adoção do Watch Series 10, o aumento da concorrência, a falta de um novo modelo Ultra e questões legais (nomeadamente a perda da funcionalidade de medição de oxigénio no sangue) também afetaram o desempenho […]

Para recuperar em 2025 e manter a sua quota de mercado, a Apple precisa de se focar em vários aspetos, incluindo o lançamento de novas funcionalidades, novos modelos SE e Ultra, e possíveis melhorias no design.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Mesmo sendo o melhor smartWatch do mercado já nao tem funcionalidades a mais, quando comparado com a concorrência, que justifique o valor de compra acima para a maioria dos utlizadores.

    Quem compra a 1º vez também duvido que compre logo outro num espaço curto de tempo.

    Era porreiro que conseguissem incluir um medidor de glicemia, como falavam ha uns tempos atrás, mas acredito que seja bem complicado. Pois nem os sensores sub cutâneos ainda sao 100% fiaveis.

    Mas uma mudança dessas podia explodir o mercado

  2. Avatar de Ric/\rdo
    Ric/\rdo

    Sensor de glucose, medir pressao arterial, ver a febre sao um must, integracao com whatsapp para chamadas e outras apps também seria benvindo.

    1. Avatar de Max
      Max

      De saúde sei pouco, mas sobre essas funcionalidades sugeridas, sempre digo qualquer coisa.
      – Medidor de glucose – a FDA ainda não aprovou nenhum dispositivo que não perfurasse a pele. Sabe-se que a Apple investiu bastante em tecnologia que não precisasse de perfurar. Talvez até consiga obter resultados aproximados mas não suficientemente precisos. E quanto à utilidade? Pré-diabéticos ocasionalmente, e diabéticos tipo II com a diabetes controlada que façam uma picadela de manhã em jejum, chega. Os que precisam de de medição frequente durante o dia têm outros dispositivos.
      – Medidor de pressão arterial (com ajuda de bracelete que inche como tem a Huawei?) Põe-se também a questão da precisão para homologação. E quanto à frequência da medição, normalmente de dois em dois meses chega, ou quem precisa de acompanhar habitualmente uma vez chega, de manhã. A medição frequente ao longo do dia só serve para “panicar”, porque são muitos os acontecimentos que fazem subir a tensão.
      – Medidor de febre – os Apple Watch mais recentes já têm um medidor da temperatura, média, durante a noite. Um que medisse instantaneamente a temperatura, na testa e no ouvido, há de ser difícil 🙂

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        “E quanto à utilidade? Pré-diabéticos ocasionalmente, e diabéticos tipo II com a diabetes controlada que façam uma picadela de manhã em jejum, chega. Os que precisam de de medição frequente durante o dia têm outros dispositivos.”

        Temos outros dispositivos é verdade, mas continuam a ser invasivos e sensor conectado ao telemóvel foi uma grande melhoria, ainda assim tem alguns erros que com tentativa erro habituaste a contornar.
        Desde 90 ate 2020, 25 anos, os diabeticos não viram em nada melhorada a tecnologia aplicada à doença, apenas renovações periodicas da marca One touch nas suas maquinas de medir glicemia, estamos a falar de tamanho apenas lol
        E vá houve o surgimento de insulinas mais rapidas..

        Mas isto para dizer que a Diabetes foi durante um longo periodo colocada de parte por parte do investimento e investigação cientifica, e era bom que esse paradigma mudasse.
        Por isso, acredite que é um ponto bem distinto caso o relogio o conseguisse integrar, não é mais uma pressãozita arterial desta vida.

  3. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    “…a Apple precisa de apostar na introdução de novas funcionalidades e, possivelmente, também em alterações de design.” Concordo. Mas também todas as outras empresas que constroem relógios digitais, não é só a Apple. Mas também pode ser que a “febre” dos relógios digitais tenha passado. Não me acredito muito que quem nunca tenha comprado um até agora que o faça neste momento. Isto dos relógios digitais é para quem gosta e anda mais a par das novidades tecnológicas. As pessoas comuns não usam disto. Eu não uso, por exemplo.

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Falta um Apple Watch Pro redondo, farto desta caixa quadrada no pulso

  5. Avatar de Penso eu de que
    Penso eu de que

    Falta é bateria!

    1. Avatar de simples
      simples

      +1
      Especialmente quando a concorrência consegue 1 semana com facilidade

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Divulgar uma notícia e dar opinião ao mesmo tempo só mesmo em Portugal….tristeza.

    1. Avatar de Analberto Vaginário
      Analberto Vaginário

      Eish, ao menos tiveste liberdade, vê o lado positivo… Quanto ao resto, já devias estar habituado

  7. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Tenho o serie 6…. só troco quando este avariar, pois não vejo nada de significativo nos novos, para alem do preço alto!

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Falta de funcionalidades… e claro, a medíocre autonomia de bateria… sobretudo a bateria, tendo em conta os preços.
    Foi o que me fez não fazer upgrade do series 5 para um dos mais recentes.

  9. Avatar de Ana Lourenco
    Ana Lourenco

    Na minha opinião, o maior problema é a pouca autonomia da bateria. Isso devia, de facto, ser melhorado!