Venda de iPhones/iPads ultrapassou a venda de PCs

80 Comentários

Ao longo dos anos a Apple tem vindo a apresentar resultados financeiros de fazer inveja a qualquer empresa concorrente. As vendas, especialmente de iPhones, têm superado as próprias expectativas da Apple e, de acordo com um estudo recente da Asymco, pela primeira vez a venda de equipamentos com iOS superou a venda de PCs com Windows.

iphones


Surpreso? Talvez vez não, até porque como sabemos o mercado dos PCs está em quebra e cada vez o segmento dos dispositivos móveis é mais forte. Segundo os dados da consultora Asymco, em 2015 venderam-se mais equipamentos com iOS do que PCs.

Em termos de números, foram vendidos cerca de 300 milhões de iPhones e 60 milhões de iPads (verificar que os equipamento apresentam-se em linhas separadas, o que perfaz um total de 360 milhões de equipamentos com iOS. Relativamente aos PCs (apenas com Windows), estima-se que foram vendidos 276 milhões de PCs.

ships

A venda de PCs com Windows continua em declínio, tendo em 2015 sido registada uma quebra na ordem dos 10%. Segundo o estudo da empresa, esta é a primeira vez que o número de PCs vendidos num ano ficou abaixo dos 300 milhões.

Será que em 2016 a Apple vai ficar ainda mais forte e a venda de PCs diminuir ainda mais?

 

Fonte: Horace Dediu, Asymco | Via MacNN

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de maia12
    maia12

    Não, não é surpresa. Para o comum dos utilizadores um smartphone ou Tablet chega para 90% das tarefas que se faziam num pc tradicional. Hoje em dia só se compra pcs, na minha opinião, para quem precisa de trabalhar neles, ou porque gosta de usar pcs em vez de outros dispositivos. E agora com os híbridos, a decisão fica um pouco mais fácil na altura de escolher.

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Sem contar que a vida útil de um PC é extremamente longa quando comparada à vida útil de um smartphone.

      Eu normalmente fico com um PC por uns 5 anos, mas o smartphone troco a cada 12 a 18 meses.

  2. Avatar de Andr8
    Andr8

    Se verificarmos o gráfico, o pico dos PC’s aconteceu em 2010, ano da saída do iPad, em que toda a gente dizia mal, mas toda a gente queria meter o dedo.

    Em 2011, foi o primeiro ano de queda… o ano em que apareceu no mercado um dos produtos mais bem sucedidos da Apple de sempre: o iPad 2.

    O grande problema dos iPads é que não foram feitos para avariar mal acabe a garantia, como a maioria dos PC’s, e as suas ventoinhas barulhentas…

    1. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Cito: “O grande problema dos iPads é que não foram feitos para avariar mal acabe a garantia, como a maioria dos PC’s, e as suas ventoinhas barulhentas…”
      Desculpe lá qualquer coisinha mas essa afirmação, por muito love que tenha à marca da maçã não cola mesmo como dizem os brasileiros…
      Nunca poderia fazer o meu trabalho num tablet ou mesmo num phablet, o que faço no meu PC de 64 bits com 16GB de RAM, 250GB SSD + 6TB de HDD Sata, com um monitor de 29″ UltraWide 21:9, 2560×1080…
      Quanto às ventoinhas barulhentas é porque vc desconhece completamente o que existe no mercado nesta área. E repare que já montei há anos (fui pioneiro) de um sistema watercooling…

    2. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Cito: “O grande problema dos iPads é que não foram feitos para avariar mal acabe a garantia, como a maioria dos PC’s, e as suas ventoinhas barulhentas…”
      Desculpe lá qualquer coisinha mas essa afirmação, por muito love que tenha à marca da maçã não cola mesmo como dizem os brasileiros…
      Nunca poderia fazer o meu trabalho num tablet ou mesmo num phablet, o que faço no meu PC de 64 bits com 16GB de RAM, 250GB SSD + 6TB de HDD Sata, com um monitor de 29″ UltraWide 21:9, 2560×1080…
      Quanto às ventoinhas barulhentas é porque vc desconhece completamente o que existe no mercado nesta área. E repare que já montei há anos (fui pioneiro) de um sistema watercooling…

      1. Avatar de PSN
        PSN

        A esmagadora maioria das pessoas, era capaz de fazer todo o seu trabalho num iPad. Muita gente já o faz.

        O seu PC não é nada mediano, e para mais muita gente, nem servia, porque precisa de um portátil.

  3. Avatar de pedro
    pedro

    Pplware, há alguns tempos atras, escreviam noticias com qualidade, rigor, e acima de tudo, com vontade de escrever noticias uteis. Agora pergunto, que utilidade tem esta notícia? So para dizer que a Apple ta melhor? As vendas são superiores a isto ou aquilo? Ou que o iphone é o melhor de todos no antutu como descrevia a notícia anterior? Durante anos este foi o meu site de eleição! Sem mentir! Agora, o pplware ta diferente, mas não para melhor…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esta noticia não é importante? Puxa !!!
      Então desde 2008 que os PCs eram os equipamentos que lideravam e estão agora a perder para os dispositivos móveis. Isto não é importante???

      1. Avatar de Helder Correia
        Helder Correia

        Pedro Pinto, a notícia faz sentido sim senhor.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Piratinha, mas neste caso não precisam ser os smartphones todos!!! Olha que os Androids são bem mais.

          1. Avatar de Modem
            Modem

            Estás a comparar alhos com bugalhos. PC’s vs Iphones e Ipads. Não deveria ser PCs’ + Macs + ChromeBooks vs todos os smartphones + todos os tablets? Assim não faz sentido

      2. Avatar de Toderici
        Toderici

        Pedro nao vejo la nada de importante! Este tipo de noticias nao vai mudar nada na minha vida ou de outros! Sim é uma noticia, mas dizer que é importante…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Se não é importante, o que andas aqui a fazer nesta noticia? Tens tantas outras para comentar 🙂

      3. Avatar de BG
        BG

        Sinceramente não vejo como está notícia trouxe algo de novidade sabendo que n se pode comparar o universo d smartphones e tablets com PCs, para além de terem d fazer a soma d smartphones e tablets para darem o comparativo com pc’s e apenas d uma empresa. A notícia teria impacto s somassem tds os smartphones e tds os tablets n importando o sistema operativo com pc’s e mm assim toda a gente sabe que estariam a frente dos pc’s por motivos logicos. Porque nesta notícia só vejo o intuito de puxar a brasa a uma marca que é d prestígio mas mm assim na minha opinião muito tendenciosa.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          ok, é a tua opinião. Respect.

      4. Avatar de NunoR
        NunoR

        Perdeu qualquer importância desde o momento que quiseram “puxar a brasa para a sardinha” da Apple. Se foram os dispositivos moveis que ultrapassaram a venda de PCs, porquê não falar nisso no geral, e se concentrarem apenas nos dados de uma marca? Se for analisada a venda de todos os dispositivos moveis será que só este ano é que os pc´s perderam a liderança? Não tenho dados, mas duvido.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Os dispositivos móveis já há muito tempo superaram as vendas dos PCs

          1. Avatar de PSN
            PSN

            +1

            Isto apenas demonstra que basta uma marca, que nem vende emanta quantidade deles, para ultrapassar o mercado dos PCs inteiro!

      5. Avatar de Galo
        Galo

        Mas só agora é que perderam para os dipositivos móveis? Onde está o número de vendas de smartphone+tablets android desse ano e de anos anteriores?

      6. Avatar de pedro
        pedro

        Pedro pinto, sabes bem a que me refiro. E então a ultima frase a negrito… Enfim…

    2. Avatar de Sérgio C.
      Sérgio C.

      +1.
      E podem-me chamar de ignorante, mas que relação têm o mercado dos smartphones com o dos PCs?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não te vou chamar ignorante obviamente. Mas achas que nada tem a ver? Então os fabricantes vão apostar em PCs ou dispositivos móveis? Tendências de mercado…muito importante

      2. Avatar de JBM
        JBM

        é uma relação indirecta pelo uso que as pessoas fazem dos aparelhos. As pessoas passaram a fazer nos smartphones e tablets muitas das coisas que antes faziam nos computadores, retirando alguma importância aos PCs e reduzindo a necessidade de investimento em novos aparelhos, também porque parte do dinheiro passou a ser gasto noutros equipamentos.

  4. Avatar de edilson
    edilson

    360 000 0000 de ios contra 376 000 000 qual é o maior afinal

    1. Avatar de JBM
      JBM

      todos os valores que aparecem no texto estão errados, nem batem certo com o gráfico

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Como não batem? Foram vendidos cerca de 300 milhões de iPhones e 60 milhões de iPad (tens em dois gráficos) e o dos PCs também está fácil de interpretar.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        sabes bem que o valor de PCs que aparecia antes no texto era de 376.
        E o gráfico para iPhone e iPads é cumulativo, o total do somatório dos dois é inferior a 300 milhões.

  5. Avatar de Pll
    Pll

    As vendas de computadores a peças, computadores sem OS pre instalado e upgrades de hardware também são contabilizados? Também me parecia que era mais uma daquelas estatísticas bem feitas e nada focadas para uma certa companhia ficar bem vista.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      são dados de vendas de computadores, de marca e de marca branca, não de peças.
      Conheces alguma estatística de peças que demonstre que é por causa delas que as vendas de computadores desceram?

  6. Avatar de Renato
    Renato

    2010: o iPad saiu, e o PC começou a morrer.

    Não podia mesmo ser mais claro!

    Mas há quem teime que não!

  7. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    a Windows esta em declinio

  8. Avatar de Mira
    Mira

    N vejo surpresa, iPad faz mais que pc custa menos é muito mais portatil

  9. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    As contas foram mal feitas, 360 < 376.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Na realidade até pode ser, mas na Realidade Alternativa da Apple nunca.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      os dados do texto estão errados

  10. Avatar de f.d.
    f.d.

    Agora vamos comparar a venda de Fornos industriais e Micro-ondas!
    /sarcasm

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Essas trend lines… omg. Só para inglês ver.

  11. Avatar de neok
    neok

    Uiii, e também acho que se venderam mais androids do que televisões.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      é o fim da televisão

  12. Avatar de JBM
    JBM

    Qualquer coisa estranha nos números que indicam no texto. Não batem certo com os gráficos nem com os valores que têm sido mencionados em vendas de PCs em 2015.
    As vendas de computadores segundo IDC e Gartner foram 276-288 milhões de aparelhos, o que inclui 20-21 milhões de Macs, o que faz 256-268 PCs com Windows.
    Vendas de iPhones para 2015 terão rondado 230 milhões de unidades, iPads cerca de 55 milhões (total 285 milhões), usando os valores dados pela Apple para o seu ano fiscal de 2015 – não é o ano civil de 2015, mas dá uma boa referência até que surjam resultados oficiais.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      JBM, Não te esqueças de somar os iPhones com iPads, só assim é que dá os 360 milhões de dispositivos com iOS

      1. Avatar de JBM
        JBM

        falei chinês?
        iPhones … 230 milhões de unidades, iPads cerca de 55 milhões (total 285 milhões)
        E o que o gráfico apresenta é um valor inferior a 300 milhões no somatório dos dois – é um gráfico de área comulativo. Tal como apresenta um número de vendas de PCs inferior a 300 milhões, que é o que a IDC e a Gartner ainda ontem anunciaram.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          aparece logo na 1ª linha.
          Apple ships over 290 million iOS devices versus 275M Windows PCs

  13. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Na minha opinião estas comparações não fazem sentido

    1. Avatar de Pedro Pinto

      São comparações “normais” de final de ano.

  14. Avatar de Sarcasm
    Sarcasm

    Por outro lado as vendas dos macbooks e imacs, continuam muito baixos…. Para além de que quem tem um PC/Laptop com Windows, não compra um todos os anos para acompanhar a “moda”.
    E… “Horace H. Dediu is a industry analyst with a focus on Apple Inc.”

    1. Avatar de JBM
      JBM

      é mesmo sarcasmo quando ainda ontem os analistas mostraram que a plataforma Mac foi a única a crescer em vendas no ano todo. Não tens nada que te indique que a troca de PCs é em média mais lenta do que de Macs.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        JBM, filosofias à parte, qual a percentagem do mercado de Mac (OSX) vs PC (Windows/Linux)? Quais as vendas em 2015?

        Quanto à notícia: não se podem comparar vendas de dispositivos com SO móvel e só agora a atingir um patamar estável de hardware, com dispositivos já há muito estáveis e para a maioria suficiente como os pc.

        A comparação não faz sentido há que nos pc em primeiro lugar podemos fazer upgrade de alguns componentes e não contam como vendas de PC; segundo tirando o GPU o resto do hardware já há anos que tem potência mais que suficiente para a maioria, e quanto muito trocam de hdd para ssd ou metem mais RAM. Porque hão de de comprar um PC novo?! Daí que muitos mantém o PC por 5 ou mais anos, e muitos partilham em casa 1 pc.

        Alguém partilha telemóveis? Qual a probabilidade de cair e partir-se/ser roubado e termos que comprar um novo? Alta. Pode-se comparar isso a um portátil ou pc. Claro que não.

        1. Avatar de PSN
          PSN

          Que é que interessa a percentagem de mercado do OS X?

          E como o iOS!

          Vendem muito menos que o Android, mas como são mais potentes, e mais usados, têm mais aplicações…

          Se a Apple começasse a vender máquinas de facebook de 300€, toda a gente comprava MacBooks!

        2. Avatar de JBM
          JBM

          filosofias à parte qual das companhias que vende computadores é que estará mais saudável neste momento e corre menos riscos de desistir de vender computadores no futuro próximo?
          quanto à notícia, a comparação é o assinalar dum marco, tal como já foi feito quando foi o mercado móvel no geral ou o Android em particular a chegar a este ponto. Serve para mostrar a dimensão da importância das plataformas móveis. Os dois mercados têm relações directas e indirectas, sendo defendido por muitos analistas que a queda no mercado de computadores é uma consequência do comportamento e oferta do mercado móvel. Os computadores perderam alguma da sua importância e viram os smartphones a substituí-los para muitas tarefas, reduzindo o investimento nos computadores.

      2. Avatar de Galo
        Galo

        Eu até diria que a troca de Macs seria em média mais lenta do que a de PCs, dada a gama de preços de cada um.

  15. Avatar de BG
    BG

    Talvez o estudo se devesse centrar no comparativo entre tablets e smartphones de diferentes sistemas operativos entre eles ou então o conjunto de todos os dispositivos tablet e smartphones relativamente a pc’s. É normal este crescimento uma vez que quase toda a gente anda com smartphones e a tendência é aumentar, pk comparativamente a tablets e smartphones os pc’s têm mobilidade reduzida palém do tamanho e muitas vezes numa casa o PC cabe a duas pessoas logo é perfeitamente normal este decrescimo, mas os pc’s terão smp o seu papel diferente de smartphone e tablets. Sinceramente acho o comparativo um pc absurdo mas é a minha opinião

  16. Avatar de Avelino Neves
    Avelino Neves

    Acho que estes números revelam muito em relação à inteligência emergente das opções de compra da população mundial. É excelente ver uma marca como a Apple de gadjets super úteis a crescer no mercado de tecnologia. Não faz sentido comprar um PC enorme quando com um simples iPhone se pode ir ao facebook perfeitamente. Apesar de ser um bocadinho mais caro compensa totalmente o investimento

  17. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    a previsão a 12 anos da vendas de PCs sofre uma quebra brutal.. já a linha dos Macs segue normalissima.. (?)
    as previsões expressas no gráfico são no minimo duvidosas..

    1. Avatar de JBM
      JBM

      é óbvio que não é isso que vai acontecer. As linhas servem mais para mostrar a tendência dos últimos anos e quanto tempo demoraria a igualar se mantivessem a mesma tendência.

  18. Avatar de Deus
    Deus

    Realmente este mundo vai de mal a pior…

    Geração que só ouve m3rd4 usando m3rd4. Não dou 20 anos a este planeta.

  19. Avatar de Helder Correia
    Helder Correia

    Só demonstra que o mundo Apple cada vez é mais forte em relação aos PC’s. Por exemplo, onde é que se navega livremente pelo Facebook sem uma máquina Apple? Love Apple <3 AppleWare

    1. Avatar de Deus
      Deus

      Aqui, toma vida Eterna para não morreres virgem.

      1. Avatar de Helder Correia
        Helder Correia

        Obrigado Deus 🙂 És o Steve Jobs ?? 🙂 🙂

  20. Avatar de chuck norris
    chuck norris

    Isto é uma análise sem qualquer sentido. O meu anterior PC ao longo da seu ciclo de vida, viu-me trocar de smartphone 3 vezes. Mesmo no mercado empresarial, as trocas de equipamentos móveis acontecem com mais regularidade que dos computadores fixos/portáteis.

    Esta análise é comparar “apples vs oranges”, ou seja, uma mão cheia de nada.

  21. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Pedro Pinto, posso saber porque é que o meu comentário de hoje cedo não foi apresentado?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não vi comentário nenhum teu. Se nao tem asneiras nem ofensas, o sistemas publica-o automaticamente.

  22. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Segundo esses critérios eu apenas comprei 1 PC nos últimos 10 anos, o resto foi peças… num smartphone se avariar ou pretender um upgrade ao hardware tenho de adquirir novo equipamento, para não falar que os equipamentos móveis têm evoluído mais em ‘abilidades’ extra que não fazem sentido num PC…

    …por último mas não menos importante um belo PC custa mais de 1500€ mas um belo Smartphone raramente passa dos 1000€… quando chega a hora de trocar talvez o PC possa esperar mais uns aninhos ou então muda-se a peça XPTO

  23. Avatar de HB
    HB

    Isto o que se chama comparar alhos com bugalhos.
    Que interesse tem comparar vendas de equipamentos com iOS com PC’s com Windows?
    Nenhum, não é comparável.
    Se quiserem comparar alguma coisa comparável podem dizer que vendem-se mais PC’s com Windows do que equipamentos com OS X ou que vendem mais equipamentos com Android do que equipamentos com iOS, mas como o objetivo da notícia era dizer que a Apple é a melhor do mundo e arredores fizeram um artigo sem sentido.

  24. Avatar de Phil
    Phil

    Só mostra as tendências do mercado: o pessoal prefere ter dispositivos para brincar (smartphones) do que dispositivos onde também se possa trabalhar a sério (pc’s, mac’s,…).

    Basta ver nos transportes públicos o pessoal agarrado ao jogo no smartphone… Coisa que não dava para fazer com um portátil…

    A metodologia de análise da notícia é, infelzimente, péssima. Deveria somar todos os despositivos móveis (smartphones e tablets com Android, iOS e WP), e comparar com os computadores (fixos e portáteis com Windows, OSX, Linux)… É pena…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      a notícia a somar tudo já saiu há vários anos, depois saiu sobre o Android e agora é sobre a plataforma da Apple. É apenas para ser considerado como um marco do volume do mercado de vendas.

  25. Avatar de Tony
    Tony

    Tomará a curva de venda de iPhones e iPads vir durar tanto tempo como dura a dos PCs mesmo em declinio

  26. Avatar de Tony
    Tony

    Querem mostrar que daqui a 12 anos os Macintosh vão começar a vendar mais que os PCs?

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Quer mostrar a tendência dos últimos anos. os 12 anos apenas ajuda a avaliar a dimensão dessa tendência, não é uma previsão.

  27. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Cito: “O grande problema dos iPads é que não foram feitos para avariar mal acabe a garantia, como a maioria dos PC’s, e as suas ventoinhas barulhentas…”
    Desculpe lá qualquer coisinha mas essa afirmação, por muito love que tenha à marca da maçã não cola mesmo como dizem os brasileiros…
    Nunca poderia fazer o meu trabalho num tablet ou mesmo num phablet, o que faço no meu PC de 64 bits com 16GB de RAM, 250GB SSD + 6TB de HDD Sata, com um monitor de 29″ UltraWide 21:9, 2560×1080…
    Quanto às ventoinhas barulhentas é porque vc desconhece completamente o que existe no mercado nesta área. E repare que já montei há anos (fui pioneiro) de um sistema watercooling…

  28. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Assim não dá para comentar neste espaço ou então é proibida a referência a marcas de máquinas fotográficas?

  29. Avatar de Fábio Santiago
    Fábio Santiago

    Levantamento meio errado, pois em 2015 o Tablet mais vendido Nos EUA foi o Surface Pro 3 e 4, ambos rodando Windows Pro 64. Também foi por causa dele que gigantes como Apple, Google e Samsung correram atrás para lançar copias mal feitas. Sites de noticia como o Giz Modo e TecMundo fizeram matérias gigantescas sobre a derrota que A Apple esta levando, no mundo inteiro os Tablets tem sofrido queda, mas os Tablets Híbridos lançados pela Microsoft não estão sofrendo desse mal. A Microsoft não depende mais da venda de PCs para sobreviver. Se puderem leiam a matéria do Giz intitulada A ilusão acabou, produtos Apple não são mais o que eram.

  30. Avatar de Fábio Santiago
    Fábio Santiago

    Aqui mostra como a Apple esta indo mal, 2015 ela tomou um chega pra lá no mundo dos Tablets, sei IPad Pro foi um fracasso nas vendas, Enquanto que Tablets com Windows estão engolindo o Mercado. Principalmente nos EUA. Acompanhe as notícias sobre tecnologia no YouTube e em sites Americanos. Pra você notar que esse levantamento foi irreal. http://m.gizmodo.uol.com.br/analise-apple-2015/

  31. Avatar de Fábio Santiago
    Fábio Santiago

    Aqui são os números reais que o Ipad esta vendendo, o Ipad mais antigo já está saindo de linha nos EUA e na Europa, a queda nas vendas deles são vertiginosas. Por isso ela lançou o Ipad Pro para recuperar o mercado perdido para o Surface Pro. Mas ela nem conseguiu vender 45 mil unidades direito. http://m.tecmundo.com.br/ipad-pro/92279-ipad-pro-vendas-tablet-previsoes-mercado.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=thumb

  32. Avatar de Renato
    Renato

    Quando conseguir GTA5 no iphone avisem