Vale a pena actualizar o iPhone 4S para o iOS 8.1.1?

78 Comentários

Foi no passado dia 17 de Novembro que a Apple lançou mais uma actualização do iOS 8. Esta actualização surgiu na sequência das muitas queixas, especialmente de utilizadores que possuem equipamentos mais antigos, com é o caso do iPad 2 e iPhone 4S, que sempre reclamaram muita lentidão após actualizarem para o iOS 8.

Como sempre a Apple não esquece os seus utilizadores e lançou uma actualização que inclui correcções de erros e melhorias ao nível da estabilidade e do desempenho, especialmente no iPad 2 e iPhone 4S. Mas afinal quais foram as melhorias?

iphone_4s


O iOS 8 foi lançado em Setembro e desde essa altura que há utilizadores a queixarem-se da performace dos seus idevices depois de actualizarem os mesmos. Para resolver tal problema, a Apple lançou o iOS 8.1.1 e o site Ars Technica fez um pequeno benchmark, com algumas aplicações, a correr no iOS 7.1.2, iOS 8.0 GM e iOS 8.1.1.

Resultados obtidos

resultados_ios

Como se pode ver pela tabela anterior, o iOS 8.1.1 garante, no geral, uma melhor performance comparativamente ao iOS 8.0 GM. No entanto, o iOS 7.1.2 continua a ser a versão que garante melhor performance, apesar de não ter também tantas funcionalidades e da interface ser mais “pobre”.

Como vimos, as melhorias do iOS 8.1.1 não são muito significativas e o site Ars Technica aponta a memória RAM (apenas 512 MB) como um dos principais problemas do iPhone 4S.

Tem um iPhone 4S ou iPad2? Já instalou o novo iOS 8.1.1? Qual a sua opinião relativamente à performance?

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Tenho o 4S e não atualizei, e pelo que vi não vale a pena, é igual.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Olá, fiz o update pro iOS8, tenho um iPad2. Fiquei muito decepcionado com a performance do dispositivo. Após essa atualização melhorou bastante, mas ainda não flui como no iOS7.

      Quem não fez o update, continue assim. Melhor ter o aparelho funcionanado plenamente do que pela metade.

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        Tenho um ipad 2, actualizei para o iOS 8 e a bateria está a durar significativamente menos. Se soubesse não tinha actualizado para o iOS 8

  2. Avatar de João Reis
    João Reis

    A resposta é óbvia, claro que sim, melhores tempos de abertura e correcções diversas.

    Quem está em iOS 7 é que pode querer manter.

  3. Avatar de Ivo
    Ivo

    Tenho um 4s, instalei o iOS 8 e a performance aumentou bastante. agora por fim estava a ter um ou outro problema com certas apps que crashavam, mas fiz este último update e voltou tudo à normalidade. Já bomba novamente o phone

    1. Avatar de Kabindas
      Kabindas

      ” … a performance aumentou bastante … “, para além de seres basico, tambem deves ser cego. Não leste o artigo ?

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Nem todos os equipamentos se portam da mesma forma. O meu com o ios 8.1 também está super fluido

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Por acaso tenho um 4 (não S) e fiz a actualização para o 8.1.1 e está espetacular!!!

        1. Avatar de Algarvio
          Algarvio

          Como realizaste o upgrade no iphone 4 (não S)?

        2. Avatar de Marco Santos
          Marco Santos

          loool…
          olha que tens o 4S e nao sabes…. =D
          nao existe actualização do IOS 8 para iphone 4!!!!!!!!!!!!!

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      A tua noção de performance deve ser inversa à do resto das pessoas. É que todos os teste mostram que o iPhone 4S com o iOS 8/8.1 é mais lento que com o iOS 7.

  4. Avatar de Milhafre
    Milhafre

    No meu Ipad mini ficou realmente muito melhor em todos aspetos após o update para 8.1.1 em relação à versão 8.0.

    Aconselho a atualização.

  5. Avatar de MrPestana
    MrPestana

    Ao Nível do uso de bateria parece me que ouve melhorias, e também no iPad 2 não aquece como aquecia no 8…

  6. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    Alguém com iPad 2 que tenha actualizado? Como está a performance?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Filipe, está exatamente como refere o post, melhor que 8.0 mas não ao nível do 7.
      Ainda assim, aconselho atualização, eliminou alguns lags face ao ios8.

  7. Avatar de Antonio
    Antonio

    Tenho o Ipad 2 e não actualizo .

  8. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    lol como o android com updates fica cada vez mais rápido e como todos os iPhones ficam cada vez mais lentos.

    Agora com o 5.0 até as apps ficam mais rápidas, com “ART” em default 😉

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Eu utilizo Android diariamente, é um sistema operativo móvel fantástico e com o 5.0 ficou de facto ainda melhor.

      Não percebi, no entanto, a relevância desta mensagem num tópico sobre iOS.

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Dogzilla, quando é que nos dias de hoje de fala de iOS sem falar de Android? e de Android sem falar de iOS?

        E ainda bem, quanto mais estes gigantes lutarem um contra o outro melhor para nós todos.

        Antes do Android não se comparava o iOS a nada. Agora compara-se. E neste caso quando se compara os efeitos nos tempos de uma abertura de uma app numa versão nova do sistema operativo o Android tem vantagem.

        O que espero que aconteca é que no iOS 9 fiquem duplamente mais rápidas, para o android ficar em desvantagem e arranjar de novo algo para ficar 3x mais rápido 😉

        Exagero, eu sei, mas isto é o bom da competição.

    2. Avatar de Miguel

      quantos androids com mais de três anos receberam o 5?

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Nas minhas mãos? Todos receberam o 4.4.4 e todos vão receber o 5.0

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      talvez a samsung actualize alguns dos seus 17985471 modelos lançados, ahahah

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        O que tem isso haver com alguma coisa aqui discutida? estamos a falar do Android, não de marcas.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Marcas? Fabricantes? Tu confundes marcas com fabricantes, es o 1o a falar em Android quando o assunto é iOS.

          E tens o problema que eu tinha à uns tempos, defender com unhas e dentes Android, e repara que nem toda a gente, ou melhor quase ninguém sabe trocar roms como quem troca de cuecas, os teus e os meus dispositivos vão ter o lollipop mas a maioria…

          1. Avatar de daiquiri
            daiquiri

            É impossivel falar de iOS sem falar de Android.

            Trazer batalhas de marcas é ir longe de mais

    4. Avatar de Ramos
      Ramos

      O android agora tem o iOS 8.1.1??????Ahhhhhhhh não sabia.
      Por favor digam-me o que este comentário tem haver com o 8.1.1 no iPhone 4S.
      Faz esse comentário em notícias do android.

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Ramos, já te vi a comentar em noticias android também 😉

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          É de facto mentira. Tenho um nexus 7 2013 atualizado para o 5 e esta mais lento que o 4.4.

          Portanto nem em todos o aparelhos o aumento de performance se verifica, assim como no IOS.

          1. Avatar de Marco Santos
            Marco Santos

            sim mas estamos a falar de um telefone de de 2011!!!!
            não tens android com actualizações durante mais de tres anos….

          2. Avatar de daiquiri
            daiquiri

            És a primeira pessoa que ouço tal relato! Podes especificar?

    5. Avatar de Marco Santos
      Marco Santos

      estamos a falar de um telemóvel que tem mais de tres anos!!!!!!!!!!!!!!!
      nao tens android com tres anos a receber actualizações……

  9. Avatar de bismarques
    bismarques

    No meu 4s não notei diferença nenhuma com este novo update!

  10. Avatar de Ezequiel
    Ezequiel

    Eu cá acho que mais vale manter o meu 4S com o IOS 7.1.2! Quero ter a certeza que vou poder continuar a usá-lo pois trata-se de uma ferramenta de uso profissional e gosto pouco de ficar apeado…

  11. Avatar de amlcosta
    amlcosta

    Não vejo vantagem nenhuma em atualizar um iPhone 4s para ios 8 ou 8.x.x, só estraga a performance e não trás nada de extraordinário para o modelo em questão. Nem mesmo agora com o jailbreak também para ios 8 me convencem a atualizar. A Apple faz isso para fazer crer o owner do dispositivo que este já está desatualizado… Assim ganham + 700€ a 1000€ x milhões. Mas na verdade o 4s ainda está para as curvas, basta não atualizar. Enfim, ainda gostava de saber as vantagens da App de saúde, entre outras num 4s…

    1. Avatar de Hildeberto
      Hildeberto

      Ao menos a Apple tem dispositivos de 2011 ainda com updates, quem não instala é porque não quer.

      A concorrência é que se esquece rápido dos seus users para estes comprarem novos modelos..

      Caso não saiba, no caso do iPad 2, muitas pessoas não compraram os modelos mais recentes porque ainda satisfaz as necessidades das pessoas..

      E no android quantos tablets têm actualizações?

      Sou contra as marcas se esquecerem dos seus clientes.. independentemente de ser Apple, Samsung, LG, etc…

      1. Avatar de amlcosta
        amlcosta

        E de que vale a pena não se esquecerem dos users se atualizam para piorar a performance do sistema? Concordava se fossem atualizações de segurança. O nexus 7 e o nexus 10, ambos de 2012 estão a correr Android 5.0, só não tem atualizações quem não quer. Em relação a outras marcas concordo consigo, por isso tenho um nexus 5 (também a correr Android 5.0) que troquei para atualizar meu antigo 4s ao qual ainda tenho acesso e vi a diferença de performance quando teve ios 8, tive sorte ter conseguido fazer o downgrade, senão já o tinha vendido.

  12. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Tenho um 4S ainda no 7.1.2 e não vou actualizar para o 8.1.1. Haverá alguma maneira de tirar aquela bolinha com o 1 nas definições a avisar que tem actualização? Sei que com o jailbreak dá mas alguém sabe se é possível sem ele? Obrigado.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Só com JB obviamente 😉

      Alias basta instalar o JB que desaparece esse simbolo logo. O JB nao gosta de actualizações, estragam a sua “performance” lol

      1. Avatar de Miguel Antunes
        Miguel Antunes

        se tens a bolinha já tens o ficheiro para update no telefone… a única hipótese é fazer um restauro, e depois encher o telefone de modo a que ele não saque novamente a actualização. o meu ipad2 nunca aparece a bolinha porque está sempre cheio, os meus filhos tem lá instalados uns 100 jogos…

  13. Avatar de Nibes
    Nibes

    Se me perguntarem se o iOS 8 é funcional no iPhone 4S… a minha resposta é não. Assim como o iPhone 4 ficou excluído, o 4S também deveria ter ficado. O meu 4S ficou muito lento, a camera, apps que crasham, aquece muito rápido, até a digitar texto em Messenger, Whatsapp, etc…

    1. Avatar de Mário B.
      Mário B.

      Comparar o iPhone 4 com o 4S é o mesmo que comparar a beira da estrada com a estrada da Beira. Esquecem-se que o processador A5 tem uma performance muito superior ao do A4, que é um single core enquanto o A5 é um dual core. Por este motivo o 4 ficou de fora.

  14. Avatar de FP
    FP

    Boas,
    tenho um ipad mini e fiz a “asneira” de actualizar do 7 para o 8. Fiquei digamos farto do tablet sem vontade de lhe tocar sequer por causa da lentidão e crashes. No entanto, como não tinha nada a perder, actualizei para o 8.1.1 e posso dizer que o meu antigo ipad mini voltou. nota-se que não é a mesma coisa do que antes de actualizar para o 8, mas já consigo trabalhar com ele com a mesma satisfação que tinha antigamente. Esta actualização deu finalmente a vida antiga ao ipad mini.

  15. Avatar de Hildeberto
    Hildeberto

    Aqui com o iPad 2, actualizei e noto maior fluidez 🙂 Quem tem o iOS 8.1 aconselho vivamente a actualização.

  16. Avatar de Joao
    Joao

    Vale a pena vende-lo isso sim.

  17. Avatar de Freud2004
    Freud2004

    Não noto melhorias significativas no meu 4S, no entanto continua a ser muito agradável de trabalhar apesar da idade do telemóvel. Para mim a longevidade dos modelos da Apple é um dos pontos fortes da marca.

  18. Avatar de Paulo Claudino
    Paulo Claudino

    Tenho um 4s que uso como TM de trabalho, valeu a pena a atualização para o 8.1.1, mais rápido e estabilidade. Recomendo. Com o 8.1 sempre funcionou bem embora se note melhorias na performance com este novo update.

  19. Avatar de Melo
    Melo

    Pelo que li, no post e nos comentários, parece-me que quem possui um iPhone 4S e/ou iPad 2 com iOS 8.1 só tem a ganhar com a atualização para o 8.1.1. Já no que diz respeito à passagem do 7.1.2 para o 8.1.1 as coisas não são tão lineares. Há que ponderar ganhos/perdas.
    Dado ser portador de deficiência visual, uma das funcionalidades que mais me chamou à atenção no iOS 8 e que gostaria de ter no meu 4S era a funcionalidade de Ditado. Como, obrigatoriamente, tenho que utiizar o iPhone com o VoiceOver, gostaria de saber qual o resultado da seguinte equação: (iPhone 4S + iOS 8.1.1) + VoiceOver = ? Se o resultado for negativo terei que abdicar do Ditado e aguardar, de dedos cruzados, pelos passatempos de Natal do Pplware LOL
    Cumprimentos,
    Melo

  20. Avatar de darth
    darth

    tenho um ipad3 e estou em 7.1.2… alguem com mesma config fez a atualizacao?

  21. Avatar de José Furtado
    José Furtado

    Alguem sabe se o jailbreak lançado pelo pangu também serve nessa nova versão?
    Tenho o ipad2 e só atualizo se o pangu deixar!

    PS: Já agora ele está à venda lol 😛

  22. Avatar de Steve
    Steve

    O ipad 3 vale a pena passar do 7 para o 8?

  23. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tenho um 4s e também fiz a “asneira” de actualizar do 7 para o 8. Notei claro alguma lentidão e instalação de aplicações as quais não uso. Como já tinha o 8, arrisquei mais uma vez e actualizei para o 8.1.1 (mal por mal, tinha esperança que a coisa nao fosse piorar) e ainda esta em testes… No entanto a uma coisa que me irrita profundamente! Alguém sabe como apagar SMS? Deve ser claramente um BUG mas não consigo apagar SMS desde que instalei a versão 8.1…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Na lista de mensagens: dedo em cima da mensagem, deslizar para a esquerda aparece “apagar”.
      Num diálogo de mensagens “tu cá tu lá” com um destinatário, para apagar uma mensagem em concreto: premir a mensagem a apagar, enm Mais.. aparece delete.

      Não t’irrites que fiques feie 🙂

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        @Benchmark do iPhone 6

        Muito obrigado pelas dicas!

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      É do teu telemóvel. Experimentei apagar úmida e não tive problemas

    3. Avatar de Maria João
      Maria João

      Com o dedo no centro da mensagem a apagar, desliza-lo para a esquerda. Vai aparecer à direita a vermelho “apagar”. Tb andei uns dias até perceber…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        @Maria João

        Muito obrigado pela resposta!

  24. Avatar de Francisco Cruz
    Francisco Cruz

    É possível o downgrade para 7.1.2?
    Obrigado
    x

  25. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Já aqui disse varridas vezes não façam atualizações via OTA. O meu 4S também ficou lento com uma atualizada assim. Mas pelo itunes com configurado como novo vão ver que ele fica normal. Depois fazem o teste e pronto

  26. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    Tenho um 4S que comprei há uns meses, é o meu primeiro iPhone e comprei mesmo sabendo que ia sair de comercialização e que provavelmente teria estes problemas tal como o iPhone 4 já os teve com o iOS 7.

    Para o que faço no meu dia a dia com ele, adoro a performance, ele faz tudo o que preciso dele e tem todas as aplicações que quero, mas mantenho o bicho no iOS 7.1.2, não me arrisco a ficar com o bicho lento 🙂

    1. Avatar de Antonio Carlos Andrielli
      Antonio Carlos Andrielli

      Queria ir para essa versão do Seu, pois comprei um 4s e veio com o IOS 5…queria atualizar para o IOS 7.1.2…Vc saberia me falar como atualizar para o 7.1.2 sem ir para o 8?

  27. Avatar de Piru
    Piru

    Não notei diferença nehuma

    1. Avatar de FP
      FP

      boas,

      fez a reposição completa do equipamento? Ou seja, apagou tudo e começou a funcionar como se fosse novo? convém fazer a reposição do sistema, mesmo que depois tenha que fazer backup do icloud.

  28. Avatar de Augusto Cruz
    Augusto Cruz

    Para quem ainda está no 7, não deve atualizar…

    Quem já tinha atualizado para o 8 ou o 8.1 deve atualizar para o 8.1.1 pois nota-se uma melhoria significativa.
    Não se nota muito no vídeo acima mas no uso geral a experiência voltou a aproximar-se do que era com o ios 7. Espero que numa próxima atualização melhorem ainda mais pois o meu 4s com 3 anos ainda está aqui para as curvas

  29. Avatar de Tiago Lapa
    Tiago Lapa

    Quanto a quem pensa ficar com o iOS 7 corre o risco de ter incompatibilidades de apps daqui para a frente.

    A diferença entre o iOS 8 para o iOS 8 numa versão superior nota-se uma melhoria significativa na resposta e o fim de um bug ou outro ou mesmo lag. Tal como acontece em outros OS podem sempre recorrer ao Reset Factory que deve eliminar alguns erros ou incompatibilidades esporádicas.

    Uma boa manutenção ao equipamento é sempre necessária.

  30. Avatar de bcardoso
    bcardoso

    Eu atualizei e constatei melhorias no desempenho. Evidentemente não iguala a versão do ios7. Mas para quem já não pode voltar atrás, é melhor do que nada…

  31. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    a bateria ficou muito pior

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Faz uma recarga completa – descarregar completamente e carregar completamente, para afinar o indicador de bateria (deve ser feito uma vez por mês).

      Quando se instala um sistema operativo é normal gastar mais porque vai precisar de afinar definições, eventualmente ir buscar actualizações de apps. Geralmente essa fase passa. Outras não. Só passados alguns dias é que se tem a noção.

  32. Avatar de Jorge Braga
    Jorge Braga

    Foi o pior erro da minha vida. A partir daí o WIFI deixou de funcionar e agora não consigo fazer nada, senão tiver um cartão com net. E mesmo assim, para instalações de apps, backups e actualizações, não deixa efectuar sem ter ambos conectados: Wifi, e net do telemóvel, ou apenas Wifi. Eu acho que eles fazem de propósito para nós, comprarmos sempre os novos iPhones, neste caso o 6. Já me disseram que é de ter caído ao chão e isso, e que resolve se se aquecer o telemóvel e depois colocar no congelador por alguns minutos, mas é tudo treta. Bem haja

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Se calhar o melhor é aumentar o tempo no congelador. Pelo menos fica mais fresco.

  33. Avatar de Luis Filipe
    Luis Filipe

    Na minha opinião tanto o IOS 8 como o OIS 8.1.1 estão demasiado lentos em relação ao 7 no meu IPad 2

  34. Avatar de Carlos Luciano
    Carlos Luciano

    meu iphone 4s apos atualizar so funciona o wi fi se estiver a 10cm do roteador, ja foi feito tudo q possa alterar isso e nada

  35. Avatar de Joao Crisostomo
    Joao Crisostomo

    O IOS 8.1.1 no meu 4s melhorou os problemas de bateria mas o wi-fi e bluetooth não funcionam de todo.

  36. Avatar de Ingrid S
    Ingrid S

    Atualizei o software ontem, em relação a versão anterior (iOS 8), o 8.1.1 deixou o telefone relativamente lento em alguns momentos (mas não todos).
    Acho que o meu principal problema com a atualização foi referente aos app de música, que agora só dá pra ouvir se tiver conectado ao wi-fi.
    Em outros aspectos não notei demais mudanças.

  37. Avatar de Rhanna L
    Rhanna L

    Fiz a atualização ontem e agora não consigo baixar o whatsApp.

  38. Avatar de Antonio Carlos Andrielli
    Antonio Carlos Andrielli

    Comprei recentemente um iphone 4s e veio com o IOS 5, no entanto quero atualizar para o IOS 7.1.2, tem como fazer isso pelo itunes sem ter que ir para o IOS 8?Alguém pode me ajudar?

  39. Avatar de Maria Pombeiro
    Maria Pombeiro

    Tenho um ipad 2 e um ipad 3 e não consigo actualizar o software para o 7. o ultimo instalado foi o 5, desde aí nunca mais me apareceu nas definições as actualizações. Sera que alguém me pdoe ajudar, por favor.
    obrigada

  40. Avatar de Michel
    Michel

    Tenho o iphone 4s e ainda não fiz atualização para o IOS 8/8.1.
    Alguém sabe dizer-me se vale mesmo a pena esta atualização?