Utilizadores queixam-se de envelhecimento precoce da bateria do iPhone 14

54 Comentários

A Apple tem sido fustigada ao longo dos anos com problemas na bateria do iPhone. A marca nem sempre lidou bem com esta questão e as suas ações acabaram muitas vezes por trazer problemas aos utilizadores e mais tarde à própria empresa. Agora há uma nova onda de queixas para a durabilidade da bateria do iPhone.

bateria iPhone Apple

Colocado no mercado há menos de um ano, o iPhone 14 está agora a ser colocado no centro de mais uma polémica da Apple. Espera-se que estes smartphones ainda estejam no pico do seu desempenho, com o hardware a corresponder a essa ideia.

A verdade é que começaram agora a ser relatados problemas num componente essencial destes smartphones. Falamos da bateria, que tem de ser a garantia para o correto funcionamento por muitas horas destes equipamentos.

É precisamente aqui que parecem estar a surgir problemas, segundo os relatos que estão a ser publicados nas redes sociais. Os utilizadores partilham imagens do estado da saúde da sua bateria e esta está longe do que poderia ser esperado.

Apesar de a informação partilhada estar sempre focada no mesmo ponto, o estado da vida útil da bateria, os valores apresentados variam muito. A grande maioria dos utilizadores está a rondar os 90%, mas há quem relate apenas 87%, um valor muito baixo e muito longe do que seria esperado para um iPhone com menos de 1 ano.

Não se sabe ao certo qual a causa deste problema na bateria, mas há quem avance com algumas razões. Há quem aponte para um verão anormalmente quente e que isso poderá ter impacto em qualquer bateria. Há também quem avance que estas não têm simplesmente o mesmo padrão de qualidade a que nos habituámos.

Por agora ainda não existe uma posição da Apple para lidar com esta potencial nova situação do iPhone e da sua bateria. Este é um dos elementos do hardware mais exposto a problemas e o que mais vezes acaba por ser a razão da troca por um novo.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de vm79gm83mm
    vm79gm83mm

    A desculpa do tempo quente. A piada do dia.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não, não é só hoje que está quente /s

  2. Avatar de 80%aos500ciclos
    80%aos500ciclos

    A Apple já se pronunciou, é só procurar. E quem tenha feito a conta para ver se 90% é um valor normal. É fácil de fazer.

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    VCS não percebem nada da coisa.
    As baterias gastam se mais depressa porque os utilizadores Aifone produzem muito.
    Se produzem muito, lá está, gastam mais…

  4. Avatar de Ragnarok
    Ragnarok

    Lamentavelmente a Apple parece estar só interessada em lucrar com os seus clientes

    1. Avatar de Vítor M.

      E fornece bons serviços e equipamentos? Contradições? A questão é outra.

      1. Avatar de PN
        PN

        E a durabilidade dos equipamentoa comparada com os mais antigos, isto vindo de uma empresa que se diz amiga e respeitadora do ambiente? Exemplo prático: Os Macs mais antigos suportavam upgrades de RAM e armazenamento, agora é tudo soldado na board.
        Menos upgrades e/ou mais desgaste de componentes, mais depressa as pesssoas vão comprar equipamentos novos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Cada vez tens máquinas mais poderosas com maior durabilidade e menos componentes, pelo menos mais finos. Um Air atual é muito mais poderoso que o de há 10 anos e traz menos componentes e os que traz são menores, com um consumo muito mais otimizado. São pontos de vista.

          1. Avatar de PN
            PN

            E se desse para fazer upgrade, e os mais antigos dessem para instalar sistemas mais recentes sem modificar os instaladores, ainda mais tempo durariam, e mais se pouparia o ambiente. Mas como dizes, são pontos de vista.

    2. Avatar de Marko
      Marko

      Não está apenas, sempre esteve e continua e vai continuar… Clientes? €uros e $olares etc está bem!

  5. Avatar de Zé Gato
    Zé Gato

    Não é geral. Tenho um 14 Pro comprado em Dezembro e continuo com a bateria a 100%

    1. Avatar de AI_ai_ai_ai
      AI_ai_ai_ai

      Depende dos ciclos de carga.
      – O que a Apple anuncia é que a bateria, ao fim de 500 ciclos de carga completos esteja, pelo menos, com capacidade de carga de 80%. Se for um carregamento completo diário são 500 dias.
      – Se os artistas compraram o iPhone em setembro de 2022, passaram 10 meses, 300 dias.
      – Se o carregaram completamente todos os dias onde é que esta a admiração de a capacidade de carga ter passado para 90%?

      1. Avatar de João
        João

        Tretas de fanboy.
        É difícil haver alguém que trate a bateria pior do que eu e não tenho queixas, mas aqui em casa tenho que trate a bateria como se fosse um filho e estão sempre piores que as minhas.

        1. Avatar de AI_ai_ai_ai
          AI_ai_ai_ai

          Acontece. É o chamado milagre d´égua! Teve cruzamento com um burro e deu à luz um cavalo.

    2. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      @ Zé Gato.
      O problema está em quem o usa.
      Eu também tenho o meu a 100%
      Agora para aqueles que estão sempre “com medo” e com ele agarrado ao carregador ou a uma powerbank….. vão deteriorar precocemente a bateria. Obvio.

  6. Avatar de lunatic
    lunatic

    Aqui em casa temos um iPhone 14 com 8 meses e bateria nos 96% e de facto há uma queda significativa da duração da bateria desde que foi estriado. Temos um iPhone 11 que comparativamente com o iPhone 14 a bateria se aguentava mais tempo.

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Apanhou estrias como?

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        A bateria engordou.

        1. Avatar de António
          António

          Tadita…

  7. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Iphone ! chegou um , nunca mais o pior smartphone que tive até hoje .
    fartou-se de ver a reparação.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Compraste “aiPhone” em vez de iPhone

  8. Avatar de abdu
    abdu

    As marcas já sabem que a principal razão para a troca de smartphone é a degradação da bateria, portanto …

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não sei porquê, sai muito mais barato trocar a bateria que comprar um smartphone.

  9. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Nada de novo, é já um padrão na Apple mais concretamente nos iPhones.
    Para os menos atentos não é um problema é um iFeature.

    1. Avatar de AI_ai_ai_ai
      AI_ai_ai_ai

      Qual é a capacidade de carga das baterias no Android ao fim de 500 ciclos de carga completos?
      A bateria baixa a capacidade de carga para 90% ao fim de quantos ciclos de carga?

  10. Avatar de Pinto
    Pinto

    Se é para trocar todos os anos é mais do que suficiente…

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Conheço chavalada – e não só – que assim que chega a casa, independentemente do nível de bateria, toma lá carga. Saem de casa, chegam ao carro, toma lá mais carga. Horas a fio com os chavelhos enfiados naquilo. Até dá para fritar batatas. O telemóvel faz de walkman e televisão por horas e horas seguidas, depois é o iPhone – ou outros – que não prestam. Muitos bons são todos eles para aguentarem o tratamento que levam. Já para não falar das duas ou três vezes por dia que aterram no chão. Quando partem “Eh pah, esta merda não vale um peido. Partiu-se todo!”.
    Como não compro telemóveis todos os anos, ainda tenho um iPhone 12 Pro Max comprado quando saiu e a capacidade da bateria relativamente a nova, está nos 97% e ainda tenho aqui um iPhone 5 e um iPhone X a funcionarem em pleno. Deixem de estar para o telemóvel como o drogado está para a seringa que isso já dura mais um bocadinho. Em alternativa, esmifrem os telemóveis até ao tutano mas não se queixem. Calem-se caladinhos e comprem novo quando der o berro.
    Deixam os telemóveis a carregar durante a noite debaixo da almofada Já não basta o aquecimento normal que a carga produz, ainda dão mais um cheirinho. Depois aquilo explode e dizem que a Apple não presta e que quer matar pessoas.
    E se for falar da forma como tratam os cabos e os carregadores. É ao puxão pelo meio do cabo em lugar de puxarem pelo jack. Parecem chicotes. Andam com aquilo na boca às dentadas aos cabos ou fazem um emaranhado dos cabos e enfiam num bolso. Quando tiram, tem 10 nós. Não basta olhar. É preciso ver. Observem bem à vossa volta a forma como as pessoas tratam as coisas e já agora alguns dos que aqui comentam, vejam-se ao espelho também.
    Basta-me estar dois minutos à janela para ver entrar para o carro alguém – principalmente mulheres – que põe o cinto, põe o carro a trabalhar, inicia a marcha e já vai de telemóvel na mão a dizer coisas importantíssimas e inadiáveis como “Já vou a caminho” ou “Estou a sair agora daqui”. Sem se saber disso o que seria da humanidade. E claro está que o telemóvel já está ligado ao cabo, não vá a bateria acabar antes de chegarem ao fundo da rua para onde vão normalmente.
    Quando era puto e se estivesse na rua, tinha de andar à procura de uma cabine telefónica para ligar à namorada e não morri. Larguem essa merda da mão um bocadinho e comam uma peça de fruta que vos faz melhor.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Grande texto o teu. Estiveste uma eternidade para escrever isto agarrado ao teclado. Mando saudações do meu galaxy de 2017 com a bateria original, cabo é carregador e todos os dias leva tomada , independentemente da carga que tem .. aceita que doi menos

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Qual é a capacidade de carga em %?

      2. Avatar de António
        António

        O tipo irritou-se e tem razão. Get a Life!

      3. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        @ Eu
        “com a bateria original, cabo é carregador e todos os dias leva tomada ,” e isso em Português.
        Se por ventura queria escrever que todos os dias o carrega, onde está no texto do Pedro que isso está errado.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Espectacular. Hahahah

    3. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      @ Pedro
      Excelente resposta.
      Creio que não faltou nada por escrever.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quem começou a moda das baterias internas sem abertura fácil foi a própria Apple e como lhes serviu para vender mais continuaram a faze-lo assim como as outras marcas. Isto só vai ao lugar com legislação como o que era a acontecer com o USB-C nos iPhones.

  13. Avatar de Grunho
    Grunho

    A ideia é mesmo essa: fazer com que vá mais cedo para o lixo e que o otário compre um novo. Mas eles não se importam: o que tem pinta é andar sempre com o último modelo.

  14. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Mas…o iPhone não era o melhor? XD

    Abram os olhos e comprem Android!

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Já fiz a pergunta mas ninguém responde. Vê-se que queres abrir os olhos à malta és capaz disso:
      – Qual é a capacidade de carga das baterias no Android ao fim de 500 ciclos de carga completos?
      – A bateria baixa a capacidade de carga para 90% ao fim de quantos ciclos de carga?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        … Mudei o nick porque não fazia grande sentido continuar com:
        “Ai ai ai ai, Olha o cheiro que a rosa dá”

      2. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        @ Alves
        Não lhe sabem responder porque não conseguem obter esse informação no Andriod deles.

  15. Avatar de helder11
    helder11

    iPhone 14 pro max desde o primeiro dia disponível > 92% de capacidade máxima

    De vários iPhone que tive, penso que seja o que está a degradar mais rapidamente, apesar da degradação ser mais rápida no primeiro ano e depois estabilizar nos restantes

  16. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Vários equipamentos Apple, Ipad, Ipod, Imac, Apple Tv, e Iphone de serviço, e digo as baterias da Apple são sem sombra de dúvida o pior dos equipamentos sou bastante estimado nas minhas coisas, tenho varias gerações dos equipamentos que mencionei e todos os que levam bateria estão com problemas derivados as mesmas.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não é só o iPhone de serviço que tem bateria? Está com quantos anos e com que capacidade de carga? Que problemas é que tem por causa da bateria?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Quis dizer: Não é só o iPhone de serviço que tem problemas de bateria? (É que nunca li/ouvi ninguém a queixar-se da bateria do iPad).

        1. Avatar de Pinto
          Pinto

          Xiaomi Mi8 com 5 anos: Estado: good, MB_00: 53; Ciclos consumidos 68 000;
          Ainda dura o dia inteiro sempre com as antenas todas ligadas, não faço gestão de bateria…

          1. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            LOL
            Quer você dizer que o carrega 66x ai dia, certo? (ao ter 68000 ciclos)….

          2. Avatar de Pinto
            Pinto

            Pois, pelos visto a informação apresentada pelo android não é a correta para nada. Apenas indica a tensao de entrada e o estado “bom” da mesma

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nunca comprei um iPhone, por causa disso mesmo , a bateria , desde o primeiro iPhone a bateria foi sempre fraca e acho que foi de propósito para que se pudesse vender muitos mais. Todos os meus amigos que tem iPhone se queixam no mesmo não podem estar utilizar muito senão a bateria acaba-se.
    Enquanto aí para ele vender milhões não vai mudar de filosofia equipa que ganha não se mexe.
    Felizmente a união europeia já mudou isso e a partir 2026 vai ser obrigatório os telemóveis novos poderem mudar de bateria como era antigamente

    1. Avatar de Vítor M.

      Entre os smartphones premium, a bateria do iPhone é desde há 3 ou 4 anos das melhores.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Mesmo sendo das melhores, não quer dizer que a bateria não seja o elo mais fraco, e num aparelho desta gama de preço quanto mais fácil for substituir o elo mais fraco, melhor será para o dono.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sem dúvida, mas o problema são os maus componentes que depois as pessoas vão incluir nos seus dispositivos. E passam a ter uma péssima experiência de utilização. A culpa depois recai sempre ao fabricante. Isso é mais do que sabido.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Acreditas nisso? Pensas que se volta aos telemóveis que quando caiam no chão saltava a tampa e a bateria externa, que era fácil de encaixar nos os contactos?
      Estou para ver o que farão os fabricantes chineses e o coreano. Quanto á Apple, de certeza que, para a substituição da bateria fora da garantia, vão vender um kit de desmontagem que, somado ao preço da bateria, custa muito mais do que substituí-la num centro de reparação (pelo menos um. não autorizado, com baterias de marca branca). Vem com um manual de instruções em 27 passos (eram 30, diminui 3 para cumprir a legislação da UE).
      Quanto a comprar-se um iPhone ou um Android por causa da bateria, enfim, custa-me a crer.

  18. Avatar de mikado
    mikado

    Lema da Apple: lucrum

    1. Avatar de Alves
      Alves

      “Quem não sabe comerciar fecha a porta”.

  19. Avatar de é geral
    é geral

    As baterias no geral estão cada vez piores. Seja iPhones ou portáteis, vou dar exemplos que conheço:
    – iPhone XR, quando o dei à minha namorada tinha 90% da capacidade original. Estive 2 anos com ele, e ao dia de hoje, 3 anos depois da compra (1 ano extra) tem 84% da capacidade original. Em 2021, no momento da troca, comprei um iPhone 12, que tendo apenas 2 anos e meio, já vai a 85%! É certo que uso mais o tele móvel do que ela, mas carrego-o de forma mais correcta, não o deixo ir a 0% e tenho activa a opção de carregamento optimizado;
    – Portáteis, neste caso HP: as baterias originais de um HP 840 G5 duraram sem problemas de maior praticamente os 4 anos de leasing na minha empresa. Um HP 840 G8, melhor e mais recente, já tem baterias com apenas 78% da capacidade original… As baterias dos HP’s 840 G5 passaram pela fase da pandemia, em que as pessoas usavam-no quase como desktop, sempre ligado, mais calor etc. A maioria estava com 70% da capacidade original e os utilizadores são os mesmos. Químicos de menor qualidade na bateria? Não sei dizer, mas para mim, é geral, não só as da Apple.