Utilizadores dos Mac com SoC M1 podem ter de deixar de usar apps mais antigas

9 Comentários

Com o SoC M1 a Apple trilhou um caminho para a sua independência no campo dos processadores. Tem assim mais um componente seu e que controla de forma completa, desde o desenho até à produção e montagem nos novos Mac.

Para ajudar na transição, a Apple criou a Rosetta 2, que permite usar as apps mais antigas, convertendo-as. O problema é que agora a Apple estará a preparar-se para remover este elemento e sem uma qualquer justificação. Com a mudança, podem ter de deixar de usar apps mais antigas.

Mac SoC M1 Rosetta 2 Apple

O fim da Rosetta 2 no macOS?

A mudança que agora foi descoberta chegará aos utilizadores com o macOS 11.3. Esta atualização está agora em testes para que seja lançada na sua forma definitiva muito em breve. As novidades não são muitas, mas há uma especial e que pode limitar o macOS no futuro.

No meio de muitas indicações, parecem estar strings que mostram uma mudança grande para breve. A Apple estará a preparar-se para remover a Rosetta 2 e assim limitar a utilização de apps que não tinham sido alteradas para correr nativamente nos novos Mac com SoC M1.

Apple não comentou razão da mudança

Não existe uma razão declarada para esta alteração que estará a caminho, mas muitos apontam uma possível razão. A Apple irá remover a Roseta 2 por razões legais e para evitar problemas legais. A informação no macOS é ainda escassa neste momento.

O mais curioso é que esta alteração não parece ser global. No código do macOS 11.3 existem referências claras a que esta mudança será feita apenas em alguns mercados onde a Apple vende os seus computadores. Não existe ainda uma lista dos países onde os utilizadores vão ser afetados.

Essencial para os Mac com SoC M1

Sendo um elemento que traduz as apps x86 para a nova arquitetura ARM, a Rosetta 2 é essencial. Permite que estas apps estejam disponíveis para os utilizadores e assim conseguindo suprir as necessidades e tratar das suas necessidades.

É ainda uma informação recente e como tal a Apple ainda não comentou esta mudança. Não se sabe também em que nova versão do macOS esta alteração chegará. Não é algo positivo para os novos Mac com SoC M1, para o macOS e em especial para os utilizadores que assim ficam sem muitas apps que podem ser consideradas essenciais.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    A razão é a mesma de quando tiraram a Rosetta 1 do MacOS (X86). Acho que é simples. Mas isso só deve acontecer quando o suporte ao MacOsX X86 acabar como aconteceu com o PowerPC.

  2. Avatar de JOSEMAR SOUZA DOS SANTOS
    JOSEMAR SOUZA DOS SANTOS

    A dificuldade da microsoft abandonar o X86-x64 é justamente a quantidade de programas antigos que rodam nessa arquitetura, poder fazer uma mudança radical como a apple fez

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Esse até pode ser um grande problema para a Microsoft mas o certo é que a generalidade dos programas antigos ainda funciona.
      Tinha um MBPro Intel com uma configuração específica encomendado e tive que levar um M1 porque deixaram de fabricar o modelo que queria.
      O computador é muito bom para a imagem de quem o usa e tem uma boa autonomia. De resto enfiei um grande barrete…

  3. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    $€mpr€ a p€n$ar no$ cli€nt€$…

    1. Avatar de Ze Duarte
      Ze Duarte

      Eu tinha uma nota de 20 ao lado do meu mac e quando voltei da casa de banho tinha desaparecido. Agora tudo faz sentido.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Adoro este tipo de respostas 😀

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Só que se lixares algo tipo a RAM vais ter de o mandar para o lixo mas se algo acontecer nessa “baratuxas” basta mudar o modulo da RAM. Ainda usas notas isso é mesmo à antiga.

  4. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Se isso for mesmo verdade, quando a Rosetta 2 for descontinuada já grande parte das aplicações, senão todas mesmo, estão desenvolvidas e optimizadas no formato ARM.
    Desde que o SoC M1 foi lançado, todas as empresas produtoras de software sabiam que tinham de renovar os seus produtos para a nova tecnologia. Neste momento há muita empresa a trabalhar nisso, sendo que muitas já o fizeram, e as que não o fazem não têm interesse que os seus programas corram nos Mac com SoC M1.