Uma verdadeira vitória! Linux com ambiente gráfico já corre nos novos Mac com SoC M1

23 Comentários

Desde que a Apple lançou os seus primeiros computadores Mac com o SoC M1, que é tentado colocar outros sistemas a correr aqui. A luta não tem sido simples, mas os resultados positivos têm surgido, tanto do lado do Windows como do Linux.

Uma notícia agora revelada veio dar conta de uma grande vitória. O Linux já corre nos novos Mac e no SoC M1, sem qualquer alteração ou sem qualquer configuração complicada. Está assim aberta uma nova porta para estes computadores e para esta arquitetura.

Linux Mac M1 SoC Apple

O Linux já corre nos novos Mac

Foi o próprio criador do Linux, Linus Torvalds, que disse querer ver o seu sistema a correr nos Mac com o SoC M1. Este processo iniciou-se assim que estas máquinas foram colocadas no mercado, sendo um processo que foi tendo resultados de forma periódica.

A boa notícia é que este processo foi já conseguido de forma nativa, não recorrendo à virtualização ou emulação. Esta é a abordagem que tem sido usada no Windows e que aparentemente é por agora a forma de ter este sistema a correr.

Um novo sistema completo para os Mac da Apple

Com uma simples Pen USB é agora possível fazer o arranque do Linux no Mac mini M1. Quem revelou esta conquista foi Chris Wade, responsável tecnológico da Corellium, uma empresa especializada em virtualização.

Esta versão do Linux não é mais que um Ubuntu, na sua vertente para o Raspberry Pi, que também assenta na arquitetura ARM. Depois de outras versões testadas, esta acabou por ser a mais estável e que traz suporte para USB, I2C e DART.

Linux Mac M1 SoC Apple

Há ainda limitações no SoC M1

Infelizmente esta versão não vem isenta de problemas. Um dos mais relevantes é mesmo na parte da rede, sendo necessário usar um adaptador USB. Há ainda outras questões, como a ausência de aceleração gráfica por hardware, ficando por agora baseada em software.

Como se pode ver, mesmo com esta conquista e esta vitória, há ainda muito trabalho a ser feito. Tudo o que é necessário foi já publicado no GitHub e pode ser acedido por todos. Está assim conseguida uma das mais pedidas evoluções para este SoC na Apple.

Linus Torvalds quer o Linux a correr nos Mac com o SoC M1 da Apple

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Filipe Pinto
    Nuno Filipe Pinto

    Falta o Windows e macs portáteis com 32GB ou + de RAM. o atual M1 com limitação da RAM a 16GB é suficiente mas nao para toda a gente, eu pessoalmente preciso Macbook que corre bigSur (e sucessores) + W10 (e sucessores) e no minimo tenha 32 GB RAM.

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Já há Windows 10 a correr em Macs com o M1, por virtualização!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Fácil e simples.
        Tenho a Tecnical Preview” do Parallels e uma versão “insider” do Windows 10 ARM.
        A utilização do Windows integrada com funcionalidades do MAC funciona muito bem e permite eliminar o espaço não utilizado do windows que em SSD’s de 256 é muito bom.
        O lado mau é que o Parallers custa uns euros e o Windows ARM não é bem o mesmo que um Windows para X64/86

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Concordo, há muito software Windows pesado que precisa de 32GB de RAM (ou mais).

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Discordo.
        Há software para Windows que usa 32GB, mas a grande maioria dos utilizadora nem sabe que eles existem.
        Arrisco dizer que 95% dos utilizadores do windows safam-se com 6GB e nem 4 usam regularmente.

      2. Avatar de Tuaregue
        Tuaregue

        Esse não precisam de uma Mac com M1, precisam de um bom portátil non Mac.

    3. Avatar de Hugo C
      Hugo C

      Ola Nuno, Curiosidade somente, para que necessitas de ambos os sistemas operativos na mesma maquina e com tantos requisitos de RAM? Edicao de Video, Musica?
      Obrigado

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Sei que foi ao Nuno que perguntaste mas, se não for intrusão, falo por mim. Eu utilizo o 3ds Max + v-ray 5 em windows, e 32 GB são mesmo o mínimo para modelação e renderização de cenas pequenas a médias. Para cenas muito grandes os 32GB começam a ficar curtos…

        1. Avatar de Hugo C
          Hugo C

          iDroid, foi somente curiosidade claro, estamos aqui a partilhar conhecimento e informacao. Porque uso Mac & W. No entanto na minha opiniao em bootcamp nao e o mesmo que trabalhar numa maquina independente. Dai a minha questao, claro fazer renderizacao consome imenso (tudo mesmo). Obrigado pela tua partilha 🙂

      2. Avatar de Nuno Pinto
        Nuno Pinto

        Olá neste momento em teletrabalho utilizo o meu iMac late 2015 com 32gb de RAM e bootcamp, a minha entidade patronal não me forneceu nenhum laptop Windows. O macOS é para a minha utilização pessoal desde que passei de arch Linux para Mac. A nível profissional eu uso o w10 para através do Global Protect me conectar remotamente ao desktop que se encontra no edifício do trabalho. O desktop do trabalho (que tem apenas 8gb ram) a meu ver condiciona bastante o trabalho remoto. Eu tenho que ter a correr muito frequentemente a BusinessObjects da SAP e ao mesmo tempo Excel, word outloook e outras apps que correm nos browsers. Umas apps só correm em chrome, outras correm em chrome ou no Firefox mas preferem o amigo dos fabricantes de RAM chamado Chrome. Além disso ainda existem as apps que só correm no InternetExplorer (sim leram bem).

        Antes do Natal passado comprei um Huawei Matebook 14 (não é o D14) e tentei trabalhar com ele e mesmo tendo 16 GB RAM e um i7 borrava-se todo face ao iMac (que tem um i5), achei o matebook muito bom mas para mim não serviu e devolvi-o. Face ao exposto acredito piamente que para mim um portátil Mac com 32gb ram será o adequado.

        Cumprimentos

        1. Avatar de Hackintosher
          Hackintosher

          Dá uma olhada nisto 😉

          https://dortania.github.io/OpenCore-Install-Guide/

          Tenho neste momento o Mac OS Catalina como main e o Mac OS Big Sur como build ainda em testes num OMEN HP i7 através do OpenCore fully updated na 10.15.7 e 11.1 respectivamente. Para quem gosta de Mac OS e não pode comprar um Mac, vale bem a pena.

      3. Avatar de Francisco Durães
        Francisco Durães

        Utilizo igualmente diversos softwares de modelação e renderização e 32GB estão longe de ser curtos.
        O iDroid tem razão no que diz. Um computador depende da utilização pessoal de cada um.
        Cumprimentos

  2. Avatar de Rui Patinho
    Rui Patinho

    16gb ram no m1 correspondem a 32gb no Windows. O m1 tem unified ram directamente partilhada com o processador o que a torna muito mais eficiente.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Mas que LOL, se um programa requer 16gb de memória não vai magicamente só ocupar 8gb por muitas optimizações que faças, senão tiveres memória suficiente vais ter que usar o SSD que por muito rápido que seja irá sempre ser bem mais lento quando comparado com RAM.

      1. Avatar de Nuno T.
        Nuno T.

        O que ele diz é realmente extremamente exagerado, não se podendo dizer de maneira nenhuma que 16gb ram no m1 correspondem a 32gb no Windows.
        Contudo é na verdade possível para um programa haver uma diferença de 8 para 16GB… tudo depende da forma como é programado, o tipo de gestão de memória usado, e o que faz.

      2. Avatar de TESTE
        TESTE

        A RAM é usada como memmoria temporaria pelo CPU, se o CPU se “despachar” e falar mais rapido com ela, vai usar menos. Faltaste a cadeira de Microprocessadores do segundo ano.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          A necessidade de memória RAM para correr um processo é independente da velocidade do CPU.

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Para ti o BUS deve ser um autocarro…
            Não sei porque mandam bitaites quando não percebem nada disto.

          2. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            claramente não fazes ideia o que são bitaites!!!
            Lê o que escrevi!

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Isso quer dizer que uma VM com o chip M1 ocupa metade da RAM?
          Quando carregamos um programa em memoria estas vao ocupar metade da RAM em memoria?
          Quando carregamos imagens e videos em memoria estas vao ocupar metade da RAM em memoria?

          Já agora consegues explicar como é que os dispositivos possuem CPU mais rápidos, RAM mais rápida e cada vez mais memoria? Se tudo funciona mais eficiente entao o futuro seria reduzir a memoria e nao aumentar.

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Não se pode fazer um paralelismo de 1:2 como estão aqui a fazer, no entanto a diferença é garantidamente grande, será maior numas aplicações que em outras e não terás uma conversão directa.
            Mesma coisa que comparar clock de CPU de arquitecturas diferentes, tem de ser comparado aplicação a aplicação.

        3. Avatar de Carlos
          Carlos

          Isto é informação totalmente falsa.

  3. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Óbvio. Se é Para usar Mac não é para andar a instalar Linux e windws para o estragar.lol
    Lá se vai a teoria de que o Mac é o melhor para programadores.. Porque se pode ter todos os sistemas nele.loll Apple da para rir. Por virtualização tambem tenho Mac e Linux no Windows. É Mac e Windows no Linux.