Transforme o seu Android e iPhone num Walkie-Talkie

61 Comentários

Há uns largos anos atrás, quando frequentava os escuteiros, os Walkie-Talkies eram gadgets de extrema utilidade para estabelecer comunicação nos acampamentos e nas actividades de exterior. Depois veio o hype dos ‘bips’ que permitiam trocar mensagens entre equipamentos, até que se deu o “boom” dos telemóveis .

Mas os Walkie-Talkie continuam a ser uma prática e barata solução de comunicação entre pessoas distantes. Não é comum por cá estas duas tecnologias coabitarem no mesmo equipamento, mas existem alguns países onde um telemóvel tem também a opção walkie-talkie.

Foi então que me lembrei de pesquisar para verificar se existia alguma aplicação para iPhone ou Android que transformasse o smartphone um Walkie-Talkie. Afinal, parece que existe algo muito interessante, o HeyTell.

HeyTell Voice Messenger é uma aplicação multi-plataforma que permite estabelecer uma conversa em modo instantâneo com amigos e familiares. É simples e rápida de utilizar pois evita qualquer registo ou conta, assim, basta instalar, escolher o contacto e clicar no botão para começar a falar!

O serviço baseia-se na identificação de ambos os lados deste “circuito”, dando a conhecer quem dos nossos contactos já instalou a aplicação.

Para “ajudar” a propagar este serviço, podemos escolher a pessoa que gostaríamos de conversar e, caso ela nao tenha instalada esta aplicação, enviaremos uma mensagem por SMS e/ou por email. Nessa mensagem está o link para descarregarem e instalarem o HeyTell.

Depois de instalada, esta ferramenta permite enviar e receber mensagens de voz, imitando assim a comunicação unidireccional dos walkies-talkies.

Premimos o botão, falamos e largamos o botão. De imediato a mensagem de voz será enviada ao outro extremo da conversa e será reproduzida. Deste modo podem ser trocadas mensagens de som entre smartphones a custo zero!

Assim podemos enviar…

  • Mensagens de voz mais rápidas de produzir do que um SMS e gratuitamente!
  • Dados em pacotes muito pequenos, como se estivéssemos a enviar mail
  • Mensagens que podem ser enviadas via 3G, EDGE ou Wi-Fi
  • Som com qualidade áudio superior: cada pacote de som entregue a 16 kHz, tem duas vezes mais qualidade do que uma chamada de telemóvel
  • Uma mensagem de resposta quando somos alertados por notificações Push (os alertas deverão estar activos para receber em tempo real a notificação que alguém o está a contactar).

Conforme podemos ver no primeiro screen da aplicação, acima, esta permite que o estado de acessibilidade seja personalizado, conforme a preferência de cada pessoa. Isto evita que sejamos importunados por alguém que não queremos contactar ou que em determinados locais alguém nos interrompa.

A aplicação permite alguns outros pormenores “de classe”. Podemos criar uma lista de pessoas que usualmente contactamos por este meio, são os Favoritos.

Quando utilizamos este serviço, as mensagens enviadas e recebidas são guardadas no smartphone, constituindo um “histórico” de conversação. Essa funcionalidade é muito interessantes pois assemelha-se ao histórico de conversas tidas nos IM’s e que podem ser enviadas ou partilhadas vias email ou Facebook! Como medida de segurança e de privacidade, apenas podem ser exportadas as falas que o próprio utilizador faz. As falas dos seus contactos não podem ser exportadas.

Além destas funcionalidades, podemos “mostrar” ao nosso contacto onde estamos e qual é a nossa posição geográfica actual. Este recurso é muito comum mas também pode ser interessante para geo-referenciar alguma mensagem nossa importante e que seja guardada no tempo. Esta função pode ser desligada para omitir a nossa localização, se for este o nosso desejo.

As mensagens enviadas e recebidas são encriptadas no trânsito das mesmas, recorrendo a um serviço de encriptação da empresa que promove esta ferramenta. Podemos posteriormente apagá-las.

Em resumo…

Esta aplicação tem apenas um senão: o consumo de energia. Não é nada de extravagante mas a aplicação está sempre “à espera”, estando em segundo plano a consumir. No iPhone não foi nada de extraordinário, no entanto no Android notou-se esse consumo.

Se tivermos em conta que podemos gravar a mensagem e enviar, e que podemos por voz ser muito mais rápidos do que por texto… tudo de forma gratuita… (não sendo nada de especial usando sobre 3G), então poderá ser a melhor forma de comunicar offline. Use e deixe a sua opinião!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS/Android
Download [ios]: HeyTell 2.1.2 [2.5 MB]


Download [android – .apk]: HeyTell 1.0.16.149 [1.06 MB]
Homepage: HeyTell

Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PedroWare

    A aplição é boa. O único problema é usar as comunicações de pacotes de dados, e isso paga-se. 🙁

    1. Avatar de olhaa
      olhaa

      Amigos, quem tem um smartphone, tem de ter net, senão não comprasse!

      Mania…querem o estilo de um smartphone mas não querem pagar, e não querem mais nada?

      Querias que enviasse como? Telepatia?

      1. Avatar de the_doop_man
        the_doop_man

        Eu tenho um smartphone e nao tenho pacote de dados!!!

        Porque preciso de tudo o que eles fazem mas nao preciso da net de tlm dos fornecedores de serviço. Ou so usas o teu smartphone pa ver paginas web?? Porque duvido que seja para receberes e mandares mail.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          E não é só isso… se se fala em “walkie-talkie” era ideal é que a solução passasse por um software de comunicação via radio e não via GSM/dados…

          Já que é para ser smart então que esteja para além da voz e dos dados… não?

          Sempre dava para comunicar em pequenas distâncias sem ter que estar a debitar!

  2. Avatar de Jose
    Jose

    E uma coisa destas para symbian n?

    1. Avatar de Ricardo David
      Ricardo David

      Pois é… E para o Symbian??? Cadê o Symbian? Tenho dois e percebo que o futuro dele não está lá tão promissor… Sad but true.

      1. Avatar de Vitor Lelis
        Vitor Lelis

        Pois é..
        Nem Windows Mobile…..Poxa

        1. Avatar de Hugo Cura

          Isto é como as modas… o que está na moda é que vende 😉

          1. Avatar de popy
            popy

            no Nokia já vem de raiz (pelo menos no N95) o PPF (Premir Para Falar) ou PTT (em Inglês Push To Talk) que faz o mesmo

  3. Avatar de ePegasus
    ePegasus

    Noutros países existem tarifários que permitem o uso do “push to talk”.
    Cá em Portugal durou pouco tempo (julgo eu).

    Mais uma vez, as operadoras evitam a todo o custo o que possa ser menos rentável… ou não?

    Cumps

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não sei se o problema será das operadores. Eu lembro-me da Vodafone ter esse serviço e foi descontinuado por falta de utilizadores. Tb eram poucos os telefones que o suportavam.

      1. Avatar de ePegasus
        ePegasus

        Poderá até ter sido, mas agora que muitos telemóveis o suportam (desde há uns anos que os symbian trazem…) não existe.
        Não me recordo do tarifário. Seria atractivo? Duvido…

        Cumps

  4. Avatar de ipadUser
    ipadUser

    Eu não pago…
    ipad tem um cartao de mensidade de pacotes de dados.. por isso tanto faz se faco download ou nao .. FREEE 😀 thanks pplware

  5. Avatar de Jorge Vieira
    Jorge Vieira

    Isso funciona por dados de internet, portanto tem de ter o tarifario com net. Não vejo qual é a dúvida.
    Quem compra um Telemovel destes já tem de saber que as apps é todos por internet, claro que muitas não requerem mas mais vale achar que todas precisam.

    Quem compra um telem destes sem net? não acredito que haja, ou então é so para dizer que tem um iphone ou android, para ingles ver.

    Na tugalandia nada me espanta é claro.

    1. Avatar de cris.
      cris.

      Ou comprar tlm de 500~600€ e dps revoltados com os preços dos tarifarios e afins ! Quem compra ferrari não se pode queixar do preço da gasolina !

      1. Avatar de Sou eu
        Sou eu

        msm certo colega.

      2. Avatar de murder_rabbit
        murder_rabbit

        lol mas isso é o lema do tuga compra caro reclama porque não fazem desconto, refila porque a manutenção sai cara e passa a vida a pedinchar lol faz-me lembrar os saldos em que o pessoal vai as compras e ainda pede mais desconto sobre as comprar lol ou então acha caro

  6. Avatar de um
    um

    Eu tenho um android e não tenho plano de dados, conheço muitas outras que têm androids, iphones, wm, symbian… que tb não têm! Os tarifários de dados ainda são muito caros e muito limitados! Para além disso um telemóvel com sistema operativo expande sempre muito as possibilidades de utilização, mesmo offline

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Tarifários de dados caros e limitados? depende… a malta da geração sms, dá prioridade a um tarifário c sms à borla… eu por exemplo uso o tarifario smart 15 da optimus que me dá 500mb de trafego/mes e 75 minutos ou sms por 15€/mes, mas pra quem comunica mais há o smart 30 que por 30€ mês tem 500mb + 150min/sms
      não faltam tarifários no mercado…

  7. Avatar de J0n
    J0n

    Say, Not Found in Market

    1. Avatar de Hugo Cura

      Foi mesmo por esse motivo que disponibilizámos o .apk para que todos o possam experimentar, ou tentar… A compatibilidade não é garantida dependendo da versão do SO.

  8. Avatar de swiss
    swiss

    PRocurem por o VIBER….

    1. Avatar de VB
      VB

      Desapareceu a aplicação para o Android !!! 🙁

      1. Avatar de Hugo Cura

        Usa o link de download do .apk no final do artigo. Experimentei pesquisar no market com o Huawei U8230 e com o Acer Liquid Metal e em nenhum deles aparece. No entanto funciona perfeitamente bem em ambos.

        1. Avatar de VB
          VB

          Fui buscar no link o .apk e nem abriu.
          Todos os links para Android estão desactivados, pelo menos que eu tenha visto.
          Obrigado.

          1. Avatar de Hugo Cura

            Como não abriu?
            O download está a funcionar como deve e o qr-code leva para o sítio correcto no android market (onde é provável que não vejas a aplicação).

            Só tens que abrir o .apk com o instalador de pacotes do sistema ou o App Manager do ASTRO.

            Nota que a opção “Fontes desconhecidas” em Menu > Aplicações deve estar activa.

  9. Avatar de libelinha
    libelinha

    Android Ilusão.
    Comprei faz três meses um telefone android, nos primeiros dois meses era muito rápido em tudo até a utilizar a internet.
    Ao fim duns três meses começa a notar-se o atraso a lentidão as paragens do software.
    Voltei à Nokia que é líder em tudo autonomia funcionamento inovação, recomendo Nokia.

    1. Avatar de R o B
      R o B

      E como o windows, com o tempo fica lento quando se instala toda a merda sem fazer ideia para que serve e sem ter plena consciência do que cada app faz.

      Tenho um LG que sai no skip mais de 200 apps instaladas e está mais rápido desde que lhe meti outro kernel e app2sd

    2. Avatar de la_marca
      la_marca

      Androids com processadores a 600Mhz é obvio que não se arrastam… O meu HTC Desire nunca teve desses problemas. É um maquinão (por enquanto).
      Depois também convém instalar uma aplicação de gestão dos recursos (p.e Advanced Task Killer).
      A nokia está para os smartphones assim como a companhia das águas está para a energia eléctrica. 🙂

    3. Avatar de RCS
      RCS

      Fizeste bem. Quem não sabe arruma para o lado.

    4. Avatar de Ricardo Antunes
      Ricardo Antunes

      Instala a mesma quantidade de aplicações que tinhas no Android no Nokia (ou então aplicações com as mesmas funções, não esquecer as que correm em segundo plano) que vais ver o que acontece ao Nokia…

  10. Avatar de mpbn10
    mpbn10

    aprecio muito a tecnologia

    1. Avatar de Tiago Rosa
      Tiago Rosa

      Não encontro a app no meu iPad… :S

      1. Avatar de Vítor M.

        Boas, esta app esta disponível na App Stores dos Estados Unidos.

        Segue este guia para configurares uma conta lá sem cartão.

        https://pplware.sitedev.pt/apple/crie-conta-na-app-store-united-states-sem-cartao-de-credito/

        Atenção que esse guia foi elaborado ainda o iTunes era a versão 9.

  11. Avatar de fran
    fran

    nao encontro a app na appstore

    1. Avatar de Vítor M.

      Vai á app store dos States…

      https://pplware.sitedev.pt/apple/crie-conta-na-app-store-united-states-sem-cartao-de-credito/

      Se não tiveres lá conta, cria uma sem cartão de credito associado.

  12. Avatar de peter
    peter

    n percebo alarido….s instalarem o skype ou o fring no telemovel faz o msm ou ate melhor no caso do fring q s ligarem do fring p telemoveis pagam pouquissimo, na maioria dos casos pagas menos doq s fosse atraves do tarifario da rede movel. tnh android e sou super fan! recomendo!

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás a comparar coisas diferentes.

  13. Avatar de Suk Mi
    Suk Mi

    Marimbem-se para esta app, não vale nada, se querem falar à borla entre telemóveis (Android ou Iphone), instalem o Viber, há versão Iphone e Android disponível e em Abril/Maio deve sair uma híbrida, que porá Iphones e Androids a falarem uns com os outros. O team que criou esta app diz que não têm interesse em fazer uma compilação para Windows Mobile ou Symbian, pois consideram que só os OS Android e Apple é que estão na vanguarda, que os outros estão estagnados.
    NOTA: O Viber para funcionar tem de estar instalado nos dois telefones, no que faz a chamada e no que recebe a dita, se não dá zero!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sabes o que estás a dizer homem… São aplicações diferentes 🙂 não tem nada a ver com o que estás a dizer.

  14. Avatar de sapo rã
    sapo rã

    arranja uma aplicação chamada de “advanced task manager”
    porque muitas das apps que vês no market são feitas por incompetentes, que ficam a correr no background mesmo depois de as fechares e esse programa fecha isso tudo, o android é o melhor SO que há para smarthphones, só quem não percebe patavina da coisa é que não consegue ver isso….

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isso devia funcionar apenas por bluethooth assim era realmente grátis por net usas o skype e podes estar no outro lado do mundo não vejo utilidade!!!

  16. Avatar de Mondrulho
    Mondrulho

    Alguem me sabe explicar como compro uma aplicação numa loja US.. Tipo, ao ir pro itunes diz-me que a aplicação nao pertence a loja de portugal e manda-me pra outra, quando faço login diz que a minha conta é da loja portuguesa e reencaminha-me pra portugal… Já tentei criar uma conta na US mas preciso de um cartao de credito US…

    Como faço isso??

    1. Avatar de Hugo Cura

      É preciso cartão de crédito para descarregar uma aplicação free no itunes? 😮

      1. Avatar de Vítor M.

        Faz parte da organização e faz parte das garantias que te são dadas como “cliente” Apple, mesmo se descarregares Apps free estás coberto com determinadas garantias. 😉 O Jobs é um visionário. 🙂

    2. Avatar de Vítor M.

      Segue este guia:

      https://pplware.sitedev.pt/apple/crie-conta-na-app-store-united-states-sem-cartao-de-credito/

      Atenção que esse guia foi elaborado com o iTunes 9, faz a respectiva passagem quando estiveres a preencher os campos.

  17. Avatar de Hugo Cura

    Vamos lá ver se nos entendemos acerca dos pontos fortes desta aplicação! Pelo que leio, ou não entendem ou não querem entender.

    O Heytell não tem nada a ver com uma chamada de voz. Já existem dezenas de serviços que usam VoIP e este não é um serviço desse tipo.

    O Heytell, como vantagem ao VoIP, usa uma largura de banda muito menor pois só “gasta” durante o tempo que é premido o botão “Hold and Speak”. Além disso, tem a vantagem de não ser necessário “largar o que se está a fazer para atender uma chamada”, ou seja, ambas as partes que comunicam podem ouvir e responder as mensagens quando bem entenderem e onde lhes der mais jeito. É tal e qual um IM, mas este poupa a escrita e em vez disso usa o som, que sem dúvida é muito mais prático.

    Esta aplicação funciona muitíssimo bem e vale bastante a pena quando não se pretende uma comunicação em tempo real. É incomparável a um Skype ou Fring. Ah, caso não se tenham apercebido, pode usar Wi-Fi também.

    1. Avatar de Manuel Pereira
      Manuel Pereira

      Já instalei a aplicação, mas ao tentar conectar-me a alguém ele diz que vai mandar uma notificação por SMS ou email, mas essa notificação não é entregue. Já tentei de outros telemóveis para o meu contacto mas também não recebo nada…

      Podes-me ajudar?

      1. Avatar de Hugo Cura

        Ao que sei isso depende dos contactos que tens associados ao contacto que escolhes. Certifica-te que estão correctos e predefinidos.
        No meu caso, de android para android, a sms também não chegou mas o email foi imediato. No caso do iPhone, recebi a sms e email do Vítor quando ele me adicionou.

      2. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Sim é verdade tens de mandar um sms ou email para adicionar o contacto , mas depois disso funciona ás mil maravilhas, e é espetacular , porque tanto funciona com plano de dados ou seja 3g, mas tambem funciona com Wi-Fi

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Ah! Então não tem nada a ver com “walkie-talkies”… daí a confusão.

      Assim já está percebido é um IM de voz!

      Compreendido.

  18. Avatar de Antonio
    Antonio

    Nao encontro na aplle store

  19. Avatar de Windows
    Windows

    Este aplicatico também dá para HTC HD2 com windows mobile 6.5?
    Se sim, onde posso ir “buscar”?

  20. Avatar de popy
    popy

    no Nokia já vem de raiz (pelo menos no N95) o PPF (Premir Para Falar) ou PTT (em Inglês Push To Talk) que faz o mesmo 🙂

  21. Avatar de Manuel tomas
    Manuel tomas

    Nao consigo encontrar na app store, alguém me pode dizer como o fazer?

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom vamos por partes. Esta app não tem nada a ver com Viber, Skype ou outras parecidas. Esta app já a uso há algum tempo e é de facto fantástica. A qualidade não se compara ao do viber ou skype que também uso mas a conversação aqui é em semi tempo real. É pressionada a tecla hold and speak, fala-se, larga-se o botão e a msg é enviada para o destinatário. Convem saber que o destinatário tem de ter esta app instalada tb.
    Esta app só está disponível na appstore dos USA pelo que é preciso criar conta na mesma.Existem vários sites que explicam como criar conta na Apple Store dos Estados Unidos. Em portugal não está disponivel e para Android pelo que sei andava desaparecida pois tentei instala-la vezes sem conta e nunca foi encontrada apesar de varios sites confirmarem a sua existencia, inclusive disponiblizarem o codigo. Até o proprio site do Heytell tem lá o codigo e não é possível descarregar. No entanto não sei se ja estará disponivel para Android.

    1. Avatar de Vítor M.

      Como referi em cima, podemos seguir o nosso guia:

      https://pplware.sitedev.pt/apple/crie-conta-na-app-store-united-states-sem-cartao-de-credito/

      Vou ter de fazer nova versão do post mas com o iTunes 10

  23. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    Meus amigos,

    Sabem se é possível omitir a nossa localização do outro interlocutor?
    Já fiz de tudo e não consigo…
    Provávelmente não será mesmo possível!

    Um abraço a todos e grato por qualquer ajuda.
    Carlos Manuel

  24. Avatar de Ivo
    Ivo

    Alguém me sabe dizer Se é possível por o telemóvel à funcionar como um walkie talkie dos antigos? Que utilize uma frequência de rádio?