Tim Cook: Quem é o CEO da Apple que sucedeu a Steve Jobs?

14 Comentários

A 24 de agosto de 2011, Tim Cook tomou o cargo de CEO da Apple, até então ocupado pelo seu amigo e mentor, Steve Jobs. Desde então passaram-se 7 anos.

Mas quem é Tim Cook e quais são as suas origens? Quais são os segredos do seu sucesso? Venha conhecer o ser humano que lidera a Apple.

Tim Cook CEO Apple Steve Jobs


Nasceu e cresceu…

Timothy Donald Cook nasceu em Mobile, Alabama, a 1 de novembro de 1960. A sua mãe trabalhava numa farmácia e o seu pai trabalhava nos estaleiros navais. Tim Cook vem de uma família normal e humilde.

O atual CEO da Apple tem dois irmãos e cresceu em Robertsdale, onde frequentou o ensino secundário. Era um ótimo aluno e membro da National Honor Society, que organiza atividades comunitárias.

Apple Tim Cook CEO

Durante os seus anos como adolescente, Tim Cook tocava trombone e tinha imensos amigos. Segundo relatos de colegas e professores era o tipo de pessoa com que toda a gente gostava de conviver. Apesar de estudioso e de apreciar a qualidade do seu trabalho, não era o típico nerd.

Quando começou a ter idade suficiente e se tornou responsável, tal como os seus irmãos, Tim Cook começou a trabalhar em regime part-time. Entregou jornais e serviu às mesas num restaurante.

Apple Tim Cook CEO

Quando atingiu idade para ir para a universidade, Cook foi aceite em Auburn, Alabama, onde obteve a sua licenciatura em Engenharia Industrial. Em 1988, frequentou a Universidade de Duke onde obteve um MBA (Master of Business Administration) que o iria colocar no caminho certo para se tornar CEO da Apple anos mais tarde.

Privacidade e rotina…

Tim Cook é um dos homens mais visíveis e, ao mesmo tempo, anónimos à face da Terra. O CEO da Apple valoriza imenso a sua privacidade e não gosta de atrair a atenção para si. Prefere focar-se nos problemas e assuntos importantes.

Apple Tim Cook CEO

O atual CEO da Apple é o típico workaholic e a sua rotina diária mostra-o na perfeição. Tim Cook acorda muito cedo. O seu despertador toca por volta das quatro da manhã e começa a trabalhar. Lê cerca de oitocentos emails por dia e distribui trabalho cedo.

Durante o dia, Tim Cook adora colaborar com outros e é muito bom ouvinte. Apesar de tudo, tem a reputação de ser um líder exigente. Segundo se sabe, gosta de reuniões longas, questiona tudo e contacta a sua equipa a qualquer hora do dia. Para além disso, gosta de mostrar proximidade com os colaboradores da Apple. Ocasionalmente, vai almoçar à cafeteira da empresa.

Apple Tim Cook CEO

Apesar de ser um dos primeiros a chegar ao edifício da Apple, é também um dos últimos a sair. O CEO da Apple gosta de dormir cerca de sete horas por noite.

Quanto àquilo que se passa fora do escritório, Tim Cook valoriza imenso a sua privacidade, tal como já foi referido neste artigo. Por isso, sabe-se muito pouco.

Homossexualidade e fazer algo pelos outros…

Apesar de ser um homem que valoriza a sua privacidade, a 30 de outubro de 2014, Tim Cook decidiu falar abertamente da sua homossexualidade. Muitos colegas seus na Apple já sabiam e segundo o CEO da Apple, nunca o trataram de forma diferente por ser gay.

Tive a sorte de trabalhar numa empresa que adora criatividade e inovação e sabe que essas duas coisas só podem surgir quando aceitamos as diferenças entre todos. Nem toda a gente tem tanta sorte.

| Tim Cook

Apesar de nunca ter negado a sua sexualidade também nunca a tinha admitido publicamente. Tim Cook afirma ter orgulho em ser gay. Para além disso, diz que o facto de ser homossexual o fez perceber o que significa pertencer a uma minoria.

O CEO da Apple diz ter decidido vir a público porque percebeu que podia fazer mais pelos outros. Pessoas continuam a ser vitimas de preconceito, crianças e adolescentes continuam a sofrer de bullying e talvez, saber que o CEO da Apple é gay, as ajude a ultrapassar períodos difíceis da vida e a aceitarem-se como são.

 

Desde que Tim Cook era criança, o mundo evoluiu. Justiça e aceitação na sociedade devem ser construídas aos poucos e o CEO da Apple tenta fazer a sua parte. Sob a liderança de Tim Cook, a Apple já fez várias doações para a caridade.

A jornada até à Apple…

Depois de terminar o mestrado, Tim Cook trabalhou durante doze anos na IBM, na Carolina do Norte. Mas, quando Steve Jobs o conheceu em 1998 tinha começado a trabalhar havia pouco tempo na Compac Computers, como Gestor da cadeia de aprovisionamento e distribuição da empresa.

Apesar de ao longo da sua carreira ter tomado grande parte das decisões com base na lógica, tal como o treino de um engenheiro ensina, com a Apple foi diferente. Segundo descrito na biografia de Steve Jobs por Walter Isaccson, Tim Cook ficou rendido à aura de Steve Jobs. Depois dos primeiros cinco minutos de entrevista com Jobs, Tim Cook queria ir trabalhar para a Apple.

Apple CEO Tim Cook

Numa altura em que a Apple se estava a reinventar, Tim Cook foi decisivo para reduzir os custos de produção e logística da empresa. Entre muitas outras coisas, Cook foi capaz de reduzir o processo de produção de um computador Apple de quatro para dois meses.

A sua estratégia, ampla visão e contributos para a empresa ajudaram a Apple no início do século XXI. Tim Cook viria a tornar-se num dos colaboradores de maior confiança de Steve Jobs.

Tim Cook como CEO da Apple…

Steve Jobs conquistou muito durante a sua longa luta contra o cancro. Lançou o iPhone, o iPad e ao longo desse tempo reinventou o computador pessoal. No entanto, a doença venceu…

Sempre disse que quando não me sentisse capaz de desempenhar as minhas funções como CEO da Apple, dir-vos-ia logo. Infelizmente, esse dia chegou.

| Steve Jobs (por carta para os administradores da Apple)

Jobs continuou, dizendo que “recomendava fortemente” que o conselho de administração começasse a planear a sua saída e que tornasse Tim Cook CEO. Steve Jobs morreu a 5 de outubro de 2011, aos 56 anos, com cancro no pâncreas.

As últimas duas semanas têm sido, de longe, as mais tristes da minha vida.

| Tim Cook

A morte de Steve Jobs foi dura para a Apple. Viveu-se, por momentos, um clima de incerteza. Mas, acima de tudo, havia tristeza. E, Tim Cook foi uma das pessoas que mais sofreu. Durante vários anos Steve Jobs havia-se tornado um amigo.

Tim Cook Apple CEO

Tão amigo que, em 2009, ofereceu a Steve Jobs parte do seu fígado. Ambos partilhavam o mesmo raro grupo sanguíneo. Mas, Steve Jobs recusou.

Nunca te vou deixar fazer isso. Nunca farei isso.

| Steve Jobs

Quando Tim Cook se tornou CEO da Apple a pressão vinha de todos os lado. Principalmente das pessoas que acreditavam que não seria capaz de substituir Jobs. Mas isso nunca seria possível. Steve Jobs é insubstituível.

Conclusão

Tim Cook tem feito um bom trabalho ao longo dos últimos anos e tem-se mostrado um CEO à altura, lidando com todo o tipo de assuntos com descrição, destreza e capacidade de decisão. Com ele na liderança, a Apple lançou o Apple Watch, múltiplas versões do iPhone e iPad, os AirPods e o HomePod.

O objetivo de Steve Jobs sempre passou por criar uma empresa que durasse vários anos e que fosse capaz de inovar e melhorar a vida das pessoas. A Apple tem feito isso e deverá continuar a fazê-lo durante muitos mais anos.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    mais worklover?

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      parece que sim…

  2. Avatar de TIM
    TIM

    Tim Cook é melhor CEO do que Steve foi.
    Espero que fique muitos anos a comandar a Apple.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Verdade.
      Iphones maiores
      O ipad 12. 9
      Teclados de terceiros
      Extensoes de apps no safari e em apps nativas do sistema
      Teclados externos
      Caneta
      Embora o considere fechado acho um SO mais aberto do que se Jobs fosse vivo

  3. Avatar de manito
    manito

    Pessoalmente nunca foi com a cara deste tipo, existe algo nele de falso, ainda por cima suceder a um gênio explosivo como o Steve Jobs… nota se logo! Mas enfim, ao menos gosta de telefoneis com écran maior….
    Podia sim era melhorar os preços dos equipamentos Apple…. margens de lucro totalmente gananciosas e ridículas num mundo em que toda a gente sabe quando custa a produção de um iPhone por exemplo. Shame on you Timmy.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      e o custo de produção de um s9 de um note 9… so compra quem quer.

      1. Avatar de Manito
        Manito

        Pois, mais um bom exemplo do capitalismo selvagem… claro, compra quem quer.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          sim camarada, avante contra o sistema capitalista. Avante camarada, viva o comité que decide por mim.

          Vou te explicar uma coisa, se as pessoas não comprarem, os preços baixam, é do caraças não é. Já reparste que o preço de um iphone nos estados unidos n é caro, para o nivel de vida deles. é que o preço é definido para o mercado deles, não para o resto do mundo.

          Se calhar é o nosso sistema q está mal, se calhar o que está mal é o estado cobrar 40% do teu ordenado, havendo escalões que chega a mais de 50%, já te imaginaste com mais 20% de ordenado. O mal se calhar é a taxa de IVA estar a 23%, o mal se calhar é pagares uma electridade das mais cara da europa (por causa de taxas e taxinhas e do IVA, mas muito por causa das taxas), o mal se calhar é teres de pagar dos combutives mais caros da europa tb por causa dos impostos. O mal se calhar é teres tido vários governos que alegadamente se governaram bem, o mal se calhar é alegadamente teres tido o mesmo em várias camaras municipais. Fazendo com o teu salário seja mais baixo do que poderia ser se n vivessemos num estado que nos carrega de impostos, para pagar as dividas.

          Mas é bom ver que o mal é do capitalismo selvagem, ainda bem que isso não acontece em paises tipicamente socialistas/comunistas, vivem todos bem, são dos melhores paises do mundo para se viver.

          Mas claro vais argumentar que o mal não é o socialismo/comunismo mas sim das pessoas, ah e ja me esquecia e da CIA, mas claro que tb posso dizer o mesmo do capitalismo, o problema n é do sitesma mas das pessoas, ou este argumento so se aplica ao n socialismo?

          Sim o socialimo é bom em teoria, pena é q esbarra na realidade e de ser preciso dinheiro para o pagar, o sistema perfeito era termos um misto de socialismo para as causas sociais e um sistema capitalista para td o resto como forma de o estado financiar o sistema socialista, pq senão vamos ter um estado a afundar-se em dividas e mais dividas, para pagar o socialismo.

          Prefiro viver num sistema capitalista que me dá o livre arbitrio de poder comprar ou não um telemóvel de 1000 euros do que viver no contra ponto em que é o comité central que decide por mim, que decide que produtos possos comprar, que livros posso ler, que decide o que posso pensar.

          1. Avatar de Silva Sérgio
            Silva Sérgio

            Quem fala assim não é gago…. Faço um Like

          2. Avatar de manito
            manito

            Obrigado pelo teu ponto de vista, mas o meu nada tem a ver com ideologias politicas, até porque tens um exemplo simples do que eu saliento ou seja a Xiaomi, uma empresa chinesa, num pais comunista/socialista whatever, tem uma margem de lucro de 5% nos ganhos… pensa nisto um pouco e compara com a Apple por exemplo.
            Sim o nosso estado não ajuda nada, é muito incompetente e faz nos sofrer com essa má gestão…. e é claro somos nos que elegemos essa malta gestora da treta…ou seja democracia com falavas no inicio!

          3. Avatar de Marco
            Marco

            @manito: mas eu n tenho de comparar nada, cada empresa é livre de fixar a margem de lucro que quer, cabe a nós escolher se queremos a ou b, é facil comprar a xiaomi com a apple, mas assim à 1a vista vejo uma apple a investir forte no I&D e no desenvolvimento de software, so encontro comparação na samsung e se google, e uma xiaomi que copia ate dizer chega, va inspira-se, e que tem o desenvolvimento do miui assente na comunidade, se ja nao é assim corrijam-me, assim é facil levar 5% de margem de lucro, não precisam de juntar para pagar as experiencias malucas que nunca chegam a ver a luz do dia, ou que levam anos a desenvolver.

            Mas volto a dizer as empresas são livre de fixar uma taxa de lucro de 5%, 35%, 40%, etc, nós ainda somos livres de dizer “com esse preço não quero”. Já disse a varias marcas, “assim não brinco”, qd começaram a puxar pelos preço.

          4. Avatar de Marco
            Marco

            so um aparte a china sendo socialista é mais capitalista do que muito pais ditos capitalistas.

  4. Avatar de Jeremias Zacarias
    Jeremias Zacarias

    Admiro este jovem, tem nós trazido bons artigos. Meus parabéns Tomás Santiago, gosto tanto dos teus artigos, continue assi

  5. Avatar de Manito
    Manito

    Já fiz isso, a Apple perdeu um consumidor. E prevejo que apartir daqui, por força das empresas que copiam, irá cair bastante, cada um que tire as suas conclusões!