Tim Cook: Apple vai apresentar novos dispositivos em 2014

56 Comentários

Por Daniel Pinto para o Pplware.com

Os produtos apresentados pela Apple tem seguido uma linha muito próxima daquilo que o mercado já está à espera, ou seja, não têm havido novidades da “casa de Cupertino” em termos de descoberta de segmentos novos de um “novo mundo” tecnológico que foi apanágio nos últimos anos de Steve Jobs. Mas a Apple não parou!

Após a apresentação dos resultados financeiros do 4º trimestre, Tim Cook, respondeu a várias questões sobre o rumo que a Apple irá tomar nos próximos meses. Uma questão que estava há muito no ar e que foi colocada a Tim era se a Apple iria apresentar novos produtos para novos segmentos já em 2014…. Tim Cook respondeu que sim!


Cook afirmou que os novos produtos serão apresentados no próximo ano de 2014 e, obviamente, os que serão lançados este ano ainda, mas não foi revelado o que seria apresentado – deixando este assunto para a especulação… e volta-se a falar sobre a HDTV da Apple e do iWatch.

“Todos vocês viram muita coisa nos últimos dois meses. Sobre as novas categorias, estas serão homogeneizadas com aquilo que já conhecemos do universo Apple, tanto hardware, software e serviços, ninguém tem um conjunto de habilidades parecidas às nossas. Obviamente, acreditamos que podemos utilizar essas habilidades para lançar outros produtos que estão em categorias que representam áreas onde não estamos presentes de momento. Estamos muito confiantes nisto”, referiu Tim Cook.

Oferta actual no segmentos iPhone

Após estas palavras, Tim Cook reforçou que o iPhone 5C nunca foi um telefone de baixo custo…

“Nunca foi a nossa intenção – passar a ideia que o 5c é de baixo custo – pois o nosso iPhone de baixo custo é o 4S”

Para a Apple, o iPhone 4 funcionou bem como o “telefone acessível”, lançado no mercado no ano passado, após ter apresentado o iPhone 5, com isso, esperam agora que o iPhone 4S seja também um produto com boa saída.

Em relação aos iPads, Tim disse que…

“Não sabemos se temos unidades suficientes para o Natal. Nunca se sabe se podemos estar ao nível dos pedidos dos clientes até as vendas começarem.”

Após o lançamento no mercado mundial dos novos 2 iPads, surgiram rumores sobre a escassez de unidades do iPad Mini 2, em grande parte devido a problemas de produção.

Por fim, uma excelente notícia, dada pelo CFO da Apple, Peter Oppenheimer: a confirmação que as futuras versões do sistema operativo OS X serão gratuitas, sempre, assim como as actualizações das suites de produção iWorks e diversão iLife (para compras de novos produtos).

Esta estratégia da Apple, no que concerne ao sistema operativo, vem complicar a vida a outros players neste mercado, onde um dos seus principais meios de receita vinha do sistema operativo. A Microsoft fica agora numa posição fragilizada face à jogada da Apple. Este passo dado pela Apple poderá levar a Microsoft a tomar uma posição idêntica com o Windows.

Para terminar, a Apple no último trimestre arrecadou 39,2 mil milhões de dólares, contando com um lucro de 11,6 mil milhões. Estes números mostram um aumento das vendas mas uma diminuição no lucro gerado.

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    embora o maverik seja gratuito so corre em maquinas da apple. obrigando os users a gastarem balurdios nelas.

    o windows continua a correr em qualquer maquina vendida actualmente. por parte das empresas a apple nao vai ter ganhos, nos users tambem serao poucos embora o hackintosh vá ser mais frequente

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Afinal parece que falava de novos produtos, que haverá sempre, mas não de novas categorias/segmentos de produtos.
      http://venturebeat.com/2013/10/28/apple-ceo-tim-cook-i-didnt-promise-any-new-product-categories/

    2. Avatar de Rui
      Rui

      “embora o maverik seja gratuito so corre em maquinas da apple. obrigando os users a gastarem balurdios nelas.”

      Queres qualidade no hardware ou queres um Mac lowcost? Se olhares para os PC’s de 500/800€ pensa lá bem se tem a mesma qualidade dum Mac…

      1. Avatar de flavio
        flavio

        Mas um mac custa 500 € ? Se queres comparar qualidade ao menos compara dentro da mesma gama de preços

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          arranjas um por cerca de 600 euros!

        2. Avatar de Rui
          Rui

          @flavio, se falaram que um Mac custa balbúrdios, não faz sentido comparar com PC’s com preço semelhante. Há que verificar se um PC com preço “aceitável” (500 a 800€) é comparável ou não a um Mac. Mesmo pagando 1000/1200€ não são muitos que tem a mesma qualidade….

          1. Avatar de flavio
            flavio

            a questão é que já vi muita gente comparar mac’s de 1600 € com pc’s de 600 € . nesses termos claro que o mac é muito melhor. mas se compararem com pcs da mesma gama de preços a diferença já não será tao grande

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Mesmo que arranjes um PC do preço do mac, a qualidade não está lá…

          Não está em materiais, não está em design e montagem, não está em especificações, não está em concepção, muito menos em software…

          1. Avatar de flavio
            flavio

            isso do design e especificacoes depende do que procuras num pc. a nível de software, todos os meus colegas que tem mac, tem windows também no mac porque quando é para trabalhar as aplicações nao existem para mac

          2. Avatar de Rui
            Rui

            @flavio
            Acredita que é uma excelente decisão correr win em VM num Mac. Eu não estou nada arrependido, bem pelo contrário. Não é tudo perfeito pois tem alguns contrangimentos, mas tudo o que tem de bom dá para esquecer os poucos inconvenientes.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            @flavio, e?

            Todos os meus colegas que têm Windows, têm VM Linux.

      2. Avatar de Robert Soares
        Robert Soares

        eu tenho um desktop de 700€ com um 8core la embutido e 32gigas ram com um gtx650 e instalei uma versao “pirata” do waverik e funciona nas mil maravilhas…
        tenho um mac potente e preço baixo!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Continua a ser um PC.

    3. Avatar de Vitor
      Vitor

      Meu deus… Que confusão vai nessa cabeça,

    4. Avatar de Nunes
      Nunes

      Quando se olha para o custo do upgrade do SO, é como se fosse uma despesa de manutenção da máquina, pois qualquer upgrade do SO implica já ter uma máquina que corra esse sistema. No caso do Windows, se o computador não vem com o SO a pessoa necessita de gastar uma boa maquia para poder instalar. São despesas a ter em conta para o custo total com a máquina no seu tempo de vida! Para algumas pessoas pode tornar a escolha dum Mac mais barata que um PC que tinha como alternativa!

    5. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Ao comprar um pc com o windows, após sair uma nova versão do SO e se adquirir mos já se torna mais caro do que o macbook 😀 (pelo menos com os preços praticados ate aqui)

      Cumps

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Dispositivos em novos segmentos só podem ser:
    – iWatch
    – televisor 4k (ultra alta definição) a um preço acessível, associado a TV por cabo sem anúncios.

    O resto são novos dispositivos, que certamente serão lançados em 2014, mas em segmentos onde a Apple já tem produtos.

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Preço acessível e TV sem publicidade são coisas que não entram na descrição de produtos da Apple. Continua a sonhar. O iwatch será um ipod nano com pulseira, a Apple já fez a experiência e é o mais provável pois a Apple não quer canivalizar os seus próprios productos.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        :S Não tens publicidade nos conteúdos do iTunes! A única coisa da Apple que vem com publicidade é o Radio para quem quiser ouvir música sem pagar nada!

        ” iwatch será um ipod nano com pulseira” “a Apple não quer canivalizar os seus próprios productos”
        Não faz qualquer sentido a Apple repetir um mero iPod nano e dizer que é um iwatch. Necessita de certas funcionalidades que o nano não tinha! Quanto a canibalizar produtos, a Apple nunca teve grandes problemas em canibalizar produtos quando tal leva a aumentar vendas ou a uma evolução na oferta – o iPhone e o iPad são exemplo disso, relativamente ao iPod e Mac!

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        kekes, se tu não gostas da apple, tudo bem, mas não digas mal, senão não tens a samsung e ci.ª a copiar também 🙂

  3. Avatar de justanotherone
    justanotherone

    Quem comprava Apple, certamente não era apenas pelo hardware, mas com o SO dado, ainda mais valia é!

    Já dar 30 euros por um SO era uma pechincha, assim, mais ainda!

    GO GO Apple!

    Quanto aos iPhones, tenho o meu 4s desde que saiu, e mesmo sendo considerade de (mais) “baixo-custo” que o resto, eu continuo a gostar dele, e a servir bem.

    O meu MBP dura desde 2009 em pleno estado, embora a nível de gerenciamente de energia, o Lion continue a achar melhor que o Mavericks 🙂

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      MBP de 2010 aqui, durar? Durar é pouco! Ainda devora os gigabytes todos sem soltar uma gota de suor (accionar as ventoinhas) 🙂

  4. Avatar de Flávio
    Flávio

    Um novo segmento… um smartwatch, que inovação!

    1. Avatar de Marco Pinheiro
    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sem querer dar uma de defensor da Apple, porque senão vou ter aqui gente a bater-me, mas no fundo o que a concorrência fez foi “mexer os cordelinhos” e lançar smartwatches antes da Apple.
      Há alguns meses atrás vi umas notícias acerca do iWatch e possível segmento dos relógios inteligentes que a Apple poderia vir a criar. Na altura pensei que se fosse uma Samsung ou Sony me iria despachar para lançar um aparelho do género para que futuramente não fosse apelidado como “copião”.
      A verdade é que foi exatamente isso que aconteceu, e olhem o resultado…
      Já viram alguém recomendar o Samsung Gear? Eu não…
      Veio um aparelho inacabado, apenas pronto para funcionar com um dispositivo, que tem um ecrã que não é pronto para ser usado no exterior, fraca autonomia, e etc.
      O que eu acho que vou ver num iWatch? Um aparelho que realmente compense comprar. Bem optimizado com as apps que o iOS disponibiliza e perfeito para entrar no ecossistema da Apple.

      Mas enfim. Espero que não me façam hate, ta bem? Tenho um Android, tá?

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      O primeiro iPhone é considerado uma inovação mesmo já tendo existido smartphones antes dele! O que pretendo dizer é que não é por haver smartwatches que impossibilita uma companhia de desenvolver algo inovador nesta categoria. E esta é uma categoria em que ainda não apareceu nenhum produto que convencesse a generalidade das pessoas. Não significa que a Apple consiga tal proeza, mas é certamente uma das poucas companhias capazes de resolver o problema de funcionalidade e interface!

    4. Avatar de justanotherone
      justanotherone

      o iPod Nano já era um smartwatch xD ou aqueles casio com maquinas de calcular e que ate mudavam canais (já com 20 anos(?))

      agora se falas Smart:phone/watch, ya, isso não é inovação.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O nano não era um smartwatch! Poderá ter despoletado ideias para esse tipo de uso, mas funcionalmente era um iPod como outros!

  5. Avatar de Marco Pinheiro

    Aposto tudo num iPhone “phablet”. De repente não me ocorre mais nada em que a apple possa pegar para o tornar o dispositivo que “qualquer pessoa no mundo” vá necessitar no seu dia-a-dia.

    1. Avatar de engate frustrado
      engate frustrado

      Olha que era sucesso. Muitos empresarios usam o Note porque lhes da mais jeito para o trabalho, a Apple concorrendo neste seguemento so traria benificios para o consumidor.

  6. Avatar de João Simões

    Considerando que o homem desta vez até foi sincero e não se meteu a dizer que vão lançar novos produtos nunca antes vistos, aqui segue a minha opinião:

    Segmentos onde ainda não se inserem:
    – Smartwatch (aposta critica em aplicações de fitness);

    Segmentos onde já se inserem:
    – Evolução da Apple TV (têm tido bastante dificuldade a arranjar acordos com as empresas de TV por cabo, veremos o futuro);
    – União entre o iPad Air e o Macbook Air (eu apostaria num conceito tipo o Asus Transformer – que eu tenho e sempre adorei o conceito!);
    – iPhone com ecrã maior e eventualmente aumentar a resolução (é preciso admitir que começam a estar muito atrás da concorrência neste aspecto, principalmente considerando o preço “premium” que gostam de cobrar);

    Fora isto, deverão ser as evoluções tecnológicas esperadas.

  7. Avatar de Hackintosh
    Hackintosh

    Para quem pensa que o OSX só corre em HW apple procure por HACKHINTOSH e pode TER o melhor dos três mundos LINUX, WIN e OSX a correr em PC ou Laptop.

    Existe HW muito superior ao da apple e se quiserem custom!

    Have fun.

    1. Avatar de justanotherone
      justanotherone

      Laptop, notebook, desktop, AIO, Mac, wtv, são tudo PC! Personal Computer. Mania de diferenciar as coisas.. E não é fanastismo de um lado ou outro, o meu Mac é tratado por PC, tal e qual os outros desgraçados lá de casa.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Não foi a Apple que introduziu a distinção entre um Mac e um PC nos seus reclames do “I’m a Mac”?

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          A distinção sempre existiu em termos formais para distinguir duas plataformas disitintas, não para dar entender que são gamas de produto diferentes! Um Mac é um computador pessoal, mas poucos dizem que é um PC para não confundir com a plataforma da Microsoft

          1. Avatar de Silverado
            Silverado

            Eu acho que é mais para se distinguir…

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não.

          Foi o mercado.

          Já existiam “PC’s” antes do IBM PC.

          Os IBM’s eram chamados de “IBM’s” obviamente.

          Depois apareceram os “IBM PC-Clones”, que ficaram “PC-Clones”, mais tarde, ficou “PC” e “Mac”, o resto dos PC’s morreu, ficando só uma geração de Workstations dos anos 90, para os Pro’s.

          1. Avatar de Silverado
            Silverado

            Pois, mas quem tem um Mac tem uma marca de eleição.

            Ou estou enganado?

    2. Avatar de Grande DICA!!!
      Grande DICA!!!

      Vou por o OSX a correr no meu PC e ver o que dá.

      Quem quiser pode comprar um Mac eu vou testar no meu PC.

  8. Avatar de Jobs
    Jobs

    Estou curioso para ver esse lançamento de um novo produto sem o Jobs.

  9. Avatar de mario
    mario

    A novidade é ir à falência e ser comprada pela samsung.

    1. Avatar de LOL
      LOL

      Cada vez vendem mais, e vão à falência? Se calhar era esse o teu desejo como hater… but keep dreaming…

      Não sou fanboy de marca nenhuma, mas espero que a Apple se aguente muitos anos, assim como outras marcas importantes do mercado (a samsung por exemplo), pois sem concorrência não há inovação.

      E se estas marcas acabarem, depois de que me vou rir não tendo os Fanboys sempre à porrada com os Haters, e vice versa. É que a politica já não dá mais para rir…

  10. Avatar de mario
    mario

    … ou seja vão aparecer os iSamsung’s e os samsung pro.

  11. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Dispositivos em novos segmentos só podem ser:
    -iwatch gold
    -apple tv gold
    -imac gold
    -acessorios gold
    lol por ai xD

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      deves andar a confundir com a Samsung. Ouro é propriedade da Samsung considerando o esforço que teve para demonstrar que usa ouro há anos!

  12. Avatar de James
    James

    Ora bem,

    Tenho um AMD Phenom II X4 black edition 955 com 8GB ram kingston hyper a 1600ghz de baixa latência, uma placa gráfica MSI HD7870 com 2GB de memória, 1.6TB em dois discos separados e Windows 7. O meu PC não faz barulho nem em jogos pesados (jogo a 1080p com quase tudo no máximo), não crasha nem que abra metade dos programas e está bem rápido.

    Nota: Fui eu que o montei. temperaturas? 60º na gráfica em jogos e 58º no processador, 18º em média dentro da caixa. O PC, com monitor e tudo o resto, ficou a menos de 750€

    1. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      e???

      queres um pc para jogar fizeste bem, eu tenho exactamente a mesma config que tu no fixo lá de casa, tirando o disco.

      portátil? macbook pro. são finalidades destintas 🙂

      1. Avatar de Rock&Roll
        Rock&Roll

        Vai ver os portáteis Samsung e espeta-lhes o OSX.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Parabéns pelo feito…

  13. Avatar de James
    James

    Para jogar e trabalhar em casa é perfeito. Posso ter-me esquecido de mencionar que sou músico e que trabalho com produtos Apple no meu dia a dia. Posso dizer que não valem metade do que o doente dois comentários abaixo do meu diz.

    1. Avatar de Faducho
      Faducho

      Pois um grande musico que se preze tem que ter Mac.

      1. Avatar de James
        James

        Claro que sim, aliás, dois.

        Agora falando a sério, preciso de um Mac para correr o Cubase e todos os VST’s que tenho? Preciso de um mac para ligar a minha placa de som externa de gravação? Preciso de um mac para editar musica? Não.

        Para quê gastar 1500 euros por um computador que faz o mesmo que o meu de 700 e tem especificações inferiores? Consigo trabalhar e jogar no mesmo PC a 1080p com um monitor 16:9

  14. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Há muito que os comentários no Peopleware (ou em qualquer grande site de tecnologia) transformaram-se em brigas infantis acerca de quem tem o melhor sistema, quem tem a melhor consola ou quem tem o melhor smartphone/tablet. Dá pena ver o nível dos comentários. Se antes era engraçado agora é irritante. Por norma leio os 3 primeiros comentários, mas se forem cheios de rancor e ofensas já fecho a aba e busco outra coisa para ver.

    1. Avatar de Vítor M.

      nem por isso, vai ler e verás muito boa argumentação e comentários com informações, dicas, experiências pessoais.

      Onde chamas rancor é apenas adrenalina de povo jovem, para vincar a sua ideia, a sua opção. O resto é imaginação tua. 😉

      1. Avatar de Gaius Baltar
        Gaius Baltar

        Por isso fiz a ressalva de que leio os 3 primeiros comentários! ;). E não deixo de vir cá, apenas não aprecio o rumo que os comentários tomam.