Temperature Monitor – Tenha em atenção a febre do seu Mac

7 Comentários

O verão está aí e um dos males que aflige os Macs é o calor. Sabemos do senso comum que o calor diminui consideravelmente a performance e não há como contornar a situação se não arrefecer o Mac, para isso temos de saber se ele está quente ou não, principalmente em zonas que não temos acesso de forma manual, com o toque.

Sabemos também que a Apple equipa os seus computadores com vários sensores. Estes são responsáveis por informações sobre a temperatura, movimentos, luminosidade, entre outros. Esta informação é recolhida e poderá ser importante para avaliar a saúde e a estabilidade da máquina. Para estar seguro quanto à temperatura do seu Mac use o Temperature Monitor.


Temperature Monitor é uma aplicação que lê todos os sensores térmicos acessíveis que o seu Mac disponibiliza. O programa permite visualizar o histórico num gráfico das temperaturas medidas e guardadas. Esta informação, que pode ser exportada, poderá ser determinante na avaliação do seu Mac e do desempenho face à temperatura em que este está a funcionar.

Temperature Monitor é uma pequena e grátis aplicação que recorre à verificação de hardware permitindo ainda retirar mais informação, baseada na avaliação que o próprio sistema operativo faz dos valores recolhidos do hardware.

Mão não é só! É possível que o seu Mac, por várias razões, esteja febril e isso compromete mesmo a saúde dos componentes, assim esta aplicação permite que sejam criados níveis de alerta para que o utilizador possa ser avisado de valores perigosos. esses alertas podem ser visuais e sonoros.

A aplicação tem um leque de opções de visualização fenomenal dos valores dos sensores. Tudo para que o utilizador possa desfrutar da aplicação sem que esta seja intrusiva. Nas preferências, o utilizador poderá explorar estas e outras funcionalidades para poder saber mais sobre outros componentes, como o disco por exemplo.

Não será por falta de aviso ou por falta de monitorização que a sua máquina entre em colapso térmico, se sente que o calor é um problema para o seu Mac, estão use esta ferramenta.

Como pode ver na imagem em cima, tanto na doca como na barra de menu, está presente a informação sobre a temperatura, mas poderá parametrizar o tipo de informação e a forma como esta é apresentada. Ainda não é tudo, mas deixo para que descubra e usufrua desta ferramenta.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.4+
Download: Temperature Monitor 4.96 [3.3MB]
Homepage: Temperature Monitor

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    smcFanControl (http://www.eidac.de/?p=207) – Indispensável em qualquer MacBook. Ajuda bastante, sobretudo nestes dias de mais calor 🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Concordo com o Paulo, o smcFanControl está sempre instalado comigo, mas acho que esta aplicação é de longe muito mais completa… tenho que experimentar e testar a ver a melhor.
      Se esta aplicação der para regular a velocidade da ventoinha, manualmente, e consumir poucos recursos… bem … devo mudar…

    2. Avatar de Celso Azevedo

      Também uso essa aplicação, bastante útil quando temos que “puxar” mais pelo computador ou naqueles dias de calor… 🙂

      Já agora, alguém sabe se os novos macbook pro não aquecem tanto?

  2. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Tenho que recomendar algo que não entendo porque é que quase ninguém pratica isto: undervolt. Eu faço isso num LG S1-M555P, e garanto que tenho o computador, pelo menos, 10ºC mais fresco. Em breve pretendo comprar um Macbook, e também farei undervolt ao mesmo. Mais, gastam menos electricidade e ganham mais bateria.
    Se ainda não estão convencidos, vejam este link: http://www.computerforum.com/164193-review-coolbook-os-x-undervolting-program.html

    1. Avatar de Tiago Carvalho
      Tiago Carvalho

      Pena que só funciona para processadores mais antigos..

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Já agora, que programas do género do acima indicado existem mas para Windows??