Quanto maior o ecrã do dispositivo, maior é o consumo de dados no acesso à Internet! Tal situação não é problema para quem tem um plano de dados móveis ilimitado, algo que não é muito comum em Portugal.
De acordo com um estudo recente, levado a cabo pela Citrix, quem tem um iPhone 6 plus “gasta” 2x mais tráfego que os utilizadores que têm um iPhone 6. Saiba porque!
O titulo deste artigo poderá levar-nos a pensar que o problema estará na “optimização” dos sites. Em alguns casos até poderia ser (depende da forma como o site está construído) mas, de acordo com um estudo da empresa de marketing Citrix, o facto dos utilizadores com iPhone 6 plus utilizarem o dobro de dados móveis de um utilizador com iPhone 6 deve-se ao facto do iPhone 6 plus ser usado como se fosse um tablet.
Na prática os utilizadores do iPhone 6 plus “abusam” dos downloads, da visualização de vídeos, da visualização de imagens, etc.
O estudo mostra também que um utilizador com iPhone 6 plus “consome” 10x mais dados que um utilizador que tem um iPhone 3GS.
Qual é o vosso plano de dados mensal? É comum esgotá-lo?
Já agora, quantas polegadas tem o ecrã
PUB
PUB
Comentários
48Deixe um comentário
-
Já tinha reparado:(
-
Estão se a queixar porquê? Quem tem dinheiro para dar 700 ou mais euros por um smartphone tem dinheiro para pagar tudo o que daí vier junto. Senão é o mesmo que terem comprado um Ferrari e depois estarem preocupados com o que gastam em gasolina…
-
+1
Oraaaaaaaaaaaaa -
A diferença é que se hoje não tens dinheiro, juntas uns meses e passas a ter. O ferrari não. Lá por se ter iPhone não quer dizer que se é rico. Acordem para a vida.
-
Voltamos ao mesmo caso não tenham conhecimento,os telefone podem ser facultados praticamente sem custo pelos operadores através de protocolos com as mais variadas empresas ou instituições.
Assim por alto o iphone 6 com o protocolo que usei ficou por +/- 100€ com uma fidelização de 24 meses num tarifário com 5000 minutos para a rede do operador e 3000 para as outras com 1 giga de net. De qualquer forma para mim como para muitos outros comprar um telefone de 700€ é tão trivial como ir passar um fim de semana a Londres, Paris e onde calha.
-
-
-
O que é que acabei de ler?
Então se eu abrir uma página da net, não é igual em qualquer telemóvel?
Não faz sentido nenhum…
Simplesmente quem passa mais tempo na net móvel é que são normalmente as pessoas que optam pelo 6+ que o 6 normal.
-
Errado
Tenho um Samsung S3 e um Iphone 6 PLUS…
Uso dados moveis apenas para browsers e redes sociais. O Plus, consome muito mais rapido o plafon disponivel.
Exemplo, facebook a ver imagens, no plus sempre que capta recebe em alta resolução perante o S3… Quanto maior a dimensao do ecra, maior serão os dados a captar. -
Se o acesso de dados não for grande coisa, o tamanho do ecrã não afecta o consumo, pois o algoritmo irá carregar, por exemplo, a resolução de video youtube de acordo como a disponibiliddade de velocidade de dados, independente do tamanho do ecra que usas. O problema é efectivamente cada vez mais comum com a disponibilidade de melhores serviços de acesso, onde, a haver disponibilidade, o carregamento será feito para uma resolução superior! depende sempre do serviço que falamos, pois dependerá em ultima instancia do algoritmo! É quase sempre, uma questão que se explica facilmente, em locais de bom acesso, zonas cosmopolitas nomeadamente. Há ainda o facto de um facto do utilizador que tem um telefone FHD ou superior saber de facto que o tem e querer usar… forçando assim o visionamento em resoluções superiores!
-
Não sei do que falas, tu escolhes a resolução do vídeo que quiseres…
Claro que se escolheres 1080, vai gastar mias, mas o 6+ pode ver a 720, como o outro…
Não faz sentido nenhum… É como dizer que os Porsche apanham mais multas de velocidade que os Skoda…
-
-
Ps: quando li o artigo, só tinha os dois primeiros parágrafos…
Agora já se encontra mais credível…
-
Ora nem mais, não tem nada haver, sem ser em vídeos que a resolução depende também da resolução do ecrã.
De resto é tudo o mesmo. Acho curioso é darem centenas euros por um terminal e depois meterem cartão pré pago ou Plafond rasca …
-
+1
Tanto phablet para aí, com ecrãs enormes, ou iPhones de última geração, depois para usar para aquilo que servem (net), “não tenho wifi aqui”… lol…
-
Dá “status” 🙂
-
-
-
Qual é a relação entre o tamanho do ecrã e o consumo de dados? Por esta lógica uma TV de 55″ deve ter um consumo assustador então 🙂 !
-
Eu creio que tenha a ver com a resolução do ecrã… Possivelmente da mesma forma que o Opera Mini pede a diminuição de imagens dos sites antes de carregar os sites o Safari deve fazer algo semelhante com base na resolução…
As aplicações de stream ou o YouTube também deve assumir uma resolução mais elevada por defeito.
-
A razão é que num telemóvel mais pequeno, os sites são carregados com as definições de web móvel. Nos maiores, eles usam o sistema de tablet que é semelhante ao computador.
Um exemplo simples é o Youtube. Se usares um iphone 4, ele vai buscar as resoluções mínimas dos videos disponíveis. Se usares o 6 plus, a resolução HD(ou a maior disponível) é automática. Só passa para uma resolução inferior se tu assim o escolheres.
O mesmo se passa com as músicas (serviços de stream excluídos) que ao usares o plus, os ficheiros base são os de 320kbps. Se usares um outro telemóvel mais pequeno, a base são os ficheiros de 196kbps (cerca de 40% inferiores no tamanho).
São questões de reconhecimento automático. -
Sim porque as televisões hoje têm 4G………….. E ires ao Ebay comprar um cérebro novo não?
-
-
E o resto da noticia? Um quadro com um gráfico não me explica nada… Também não percebi a relação do écran com o consumo de dados…
-
Bom dia Tobias, está no texto:
Em alguns casos até poderia ser (depende da forma como o site está construído) mas, de acordo com um estudo da empresa de marketing Citrix, o facto dos utilizadores com iPhone 6 plus utilizarem o dobro de dados móveis de um utilizador com iPhone 6 deve-se ao facto do iPhone 6 plus ser usado como se fosse um tablet.
Na prática os utilizadores do iPhone 6 plus “abusam” dos downloads, da visualização de vídeos, da visualização de imagens, etc.-
A ver se percebi, então o problema não é do iphone 6 plus, é dos utilizados que como tem um ecrã maior utilizam como se fosse um tablet ou seja não tem nenhuma relação directa entre o ecran e o consumo de dados mas sim entre o o tamanho do ecran e a utilização do equipamento?
-
Sim não o será exclusivamente, contudo e porque é nessa plataforma que os estudos dizem haver mais consumo de dados, o impacto será bem maior, até pela quantidade de novos equipamentos vendidos.
Sem dúvida que deve haver nas outras plataformas, nos equipamentos do mesmo “género” o mesmo problema.
-
-
-
-
quem faz sites costuma ter 3 ou 4 versões das mesmas imagens, senão tem deveria, pq se queremos q o nosso site fique bem nos ecrãs ditos retina, q tem uma super hiper mega resolução, temos de ter o site com imagens com super hiper mega resolução, e imagens com super hiper mega resolução pesam.
Para além disto o q fazemos com o telemóvel tb ajuda nos gastos. se tiver um iphone 4 se calhar no youtube n preciso de ver videos em hd , mas se tiver um 6 já darei prioridade ao hd.
-
Não. Quanto muito, tens 2 versões: normal e retina (>=2x), raramente vez mais que isto.
Por exemplo, este site, não tem nada mais que a versão normal…
-
Sei de sites que tens imagens para telemóveis ecrã não retina, telemóveis retina, PC com ecrã sem ser de alta definição e PC com alta definição.
-
Depende de como o webdesigner tem configurado as media querys…
-
Pois eu sei. Se o web designer gostar de optimizar o site tem 3 ou 4 media querys, com as respectivas imagens para cada media query, se for daqueles que qq coisa serve ai so terá uma ou duas. Mas o FG deve ter alguma tatica especial para so ter duas.
-
-
-
-
-
Esta tudo muito certo mas por acaso ja pensaram que num pais com um grau tecnológico deste nível (que ate nem somos dos piores a nível da UE) ter 200mb de trafego num qualquer tarifario móvel é ridículo para as necessidades de hoje? E que tal uma mudança de mentalidade e de estratégia por parte das operadoras? Ha limites a respeitar? Provavelmente, podem ser negociados? Provavelmente…
-
200mb é a oferta… se tiveres um serviço de rede móvel os limites do trafego atual está em 15gb.
Os 200mb é o que a tua operadora te oferece por teres um tarifário multi com vários serviços e não pagas a internet no telemóvel. Para teres mais tens de subscrever um serviço mensal à parte ou adicionar esse serviço aos multi que pagas à operadora de cabo que tens.-
Não existe limite de tráfego aos 15GB. O tráfego pode ser ilimitado. O que existe é limite de velocidade aos 15GB consumidos (aka FUP).
-
-
-
Lol esta para aqui cada um a mandar com cada barbaridade para o ar xD lool.
A única resposta de geito foi mesmo a do Pedro xD -
Quando este artigo apareceu nos sites internacionais focava-se que quem tem ecrâns maiores, consome mais conteúdo multimedia, logo mais dados.
Se lerem o artigo original vão ver que este não é o foco do artigo. O artigo foca os utilizadores do iphone 6 plus como consumidores de mais contúdos (mais dados) e não como um problema do equipamento.
Este artigo é como muitos outros que mostra que o perfil tipo dos utilizadores iphone consomem mais conteúdo na web que os utilizadores das outras plataformas.-
Basicamente é mesmo por isso, como os utilizadores de iPhone, segundo os estudos das operadoras, consomem mais dados, o impacto é mais significativo… e isso tem uma explicação, que está no texto.
É isso mesmo!
-
-
As vezes pergunto-me:
Porque será que existe pessoas não conseguem ler e interpretar uma noticia? Já há algum tempo para cá venho a observar que o pessoal vem cá só criticar as noticias, ao invés de fazer um “UPDATE” sobre tecnologia. Mesmo havendo noticias aqui que goste menos, O mínimo que posso e podem fazer é: Obrigado Pplware, 😉 -
Eu tenho um Nexus 5 (1080p 5″) e uso net móvel (só de vez em quando) e um hotspot (que uso quase sempre).
Tenho um plano de dados de 1GB, mas este mês já vou na segunda ronda, pois mesmo sem ver vídeos já lá vão 1,5GB …-
o teu problema é mesmo o hotspot
-
-
Quem dá 700euros por um telemovél daqueles, o plano de dados é minimo! è quase como comprar um Ferrari e estar preocupado com a gasolina
-
Eu tbm sei fazer copy paste obrigado….
-
-
olá tenho uma dúvida. existe alguma maneira de aceder ao3G de forma grátis como existe no android através da aplicação de vpn?
-
Não existe 3G grátis para ninguém lol, nem com VPN, nem sem…
-
???…tenta primeiro pesquisar o que é 3G e o que é VPN.
-
Falo do Psiphon VPN com ele no meu S4 uso internet à borla mas limitada a uma velocidade lenta. Mas consigo aceder ao whatsapp e outras apps. Dai falar se existe alguma app idêntica para iOS. Desculpa se não fui específico a explicar.
-
-
-
Ligação de dados movel ilimitado não é muito comum em Portugal?
Eu até me atreveria a dizer que é tão rara como doendes que jogam polo montados em unicornios 🙂 -
O Nelson?
-
Na verdade isso é um factor positivo para os negócios da Apple.Significa que as pessoas o utilizam mais e que por esse motivo este ocupa uma maior fatia do tráfego web.
Como demais acontece com a maioria dos dispositivos iOS: apesar de existirem claramente muito mais Androids, a maior fatia de uso da web (sejam dados móveis ou Wi-Fi) pertence aos produtos da Apple. As estatísticas dizem então que os utilizadores iOS usam mais internet e gastam mais dinheiro na compra de apps. -
Acho que o PPLWARE deveria de deixar de publicar notícias.
Sempre que é publicada uma notícia, aparecem 50 mil xicos espertos com teorias, criticas e mal dizeres…
Sé é iPhone, criticam! Se é Android criticam!
Agora até por causa do plafond de dados todos têm teorias…
Enfim!
-
Eu tenho ilimitado mas estou no Luxemburgo cá 90% das pessoas tem contrato com tudo ilimitado e com smartphone de topo.
-
Acho que já esta a na altura de mudar certas coisas como colocar o plano como ilimitado ou pelo menos 4/5 GB/mês, é ridículo os mesmo estúpido estar a oferecer 150 ou 200 megas de tráfego, “falarmos em megas”! Com os Comerciais das operadoras a dar grande destaque a este tipo questão!! Estes dispositivos foram concebidos para usarem a net constantemente, enviar um email, jogar online, navegar no browser, redes sociais, vídeos, Streams etc etc … Acabamos por ter um pequeno computador no bolso. Só vejo uma razão para ficarmos atrás dos outros!!! Jogo de interesses, alguém anda a ganhar €€€ com isso. Por fim realmente notei ao saltar de um iPhone 5 para o 6 verifico que o saldo (Pacote de Dados) gasta mais depressa efectivamente.
-
Sou WTF tenho 500 MB de tráfego de internet e aplicações como Facebook, Snapchat, Whatsapp, Skype, iMessage e FaceTime com tráfego ilimitado por 7.80€ por mês. Numa utilização normal (apenas fora de casa) gasto os 500MB em 10 dias.tenho um iPhone 4S
Aviso:
Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

















