Tablets da Apple são os que mais satisfazem os utilizadores

97 Comentários

O mercado dos tablets está em queda e as marcas estão a tentar recuperá-lo. As novas propostas que surgem mostram equipamentos mais versáteis e adaptados a mercados mistos.

O factor de satisfação dos clientes é algo que as marcas devem procurar e neste campo a Apple consegue estar à frente de toda a sua concorrência.

tablets_1

A batalha dos tablets tem-se dado entre dois rivais que normalmente não se batiam neste campo. Entre a Apple e a Microsoft as propostas que têm surgido têm dividido os utilizadores, com uma aproximação cada vez maior no conceito usado. Os híbridos são agora a aposta e o mercado tem reagido bem a esta oferta.

Para além desta frente, há outras onde importa as marcas trabalharem para manter os seus utilizadores satisfeitos e fieis. O mais recente estudo realizado pela J. D. Power veio mostrar que no mercado americano é a Apple que mais satisfação dá aos utilizadores de tablets.

A diferença entre as duas marcas é mínima, mas reafirma o comando da Apple numa área onde está representada há muitos anos e que tão bem conhece.

tablets_2

Logo abaixo destes dois gigantes ficou a Samsung. A classificação é ligeiramente inferior, mas destaca-se das restantes marcas, com a Amazon e a HP a ficarem também abaixo e perto.

A diferença entre a Apple e a Microsoft é mínima e mostra bem o que a empresa de Redmond tem conseguido. Em poucos anos tornou-se uma referência no mercado dos tablets e com um elevado grau de satisfação. A linha Surface veio mudar o mercado e mostrar à concorrência qual o caminho a ser seguido.

J.D.Powers

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Henrique
    Henrique

    O cliente da Microsoft é muito menos exigente que o cliente Apple…

    Vêm de durações de bateria de 2 horas, e ecrãs 1366*768, é normal que fiquei muito agradados com um Surface Pro…

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Tens um humor engraçado!

      1. Avatar de Bacalhau
        Bacalhau

        É, Windows é bom para uma coisa: apanhar vírus!

        Nem nas aplicações “modernas”…

        http://www.zdnet.com/article/how-was-this-windows-store-app-able-to-download-adware-to-a-windows-10-pc/

        É o que dá não fazer nada e continuar na mesma a arrastar o mesmo carro velho…

        1. Avatar de Eduardo Ribeiro
          Eduardo Ribeiro

          O método usado no exemplo descrito é um método que qualquer store não consegue controlar. Além de que, acho curioso que o fanboys venham logo defender uma determinada solução mostrando um problema que afecta a solução concorrente quando a mesma está cheia de problemas semelhantes ou piores… Devo-lhe relembra que a tão “imaculada” App Store já teve vários problemas com Apps que provocavam vários danos nos equipamentos dos utilizadores. De qualquer forma não percebo onde quer chegar com essa afirmação… porque se ler o artigo verá que o processo da Windows Store é muito semelhante ao processo da App Store e que além disso as apps em Windows correm numa sandbox restrita e que é destruída assim que fecha a aplicação… agora o que aconteceu no artigo que tão avidamente postou é algo que poderia acontecer em qualquer app de iOS, Android ou outro qualquer sistema que use apps de terceiros… um botão que afinal é uma publicidade que descarrega um ficheiro que ao ser executado faz danos no equipamento do utilizador é algo que nem 1000 engenheiros informáticos a validarem aplicações possam controlar, dado que as apps contêm conteúdo dinâmico, uma app que tenha intenções maliciosas nunca em processo de aprovação mostraria aquele botão (como certamente não o terá feito).

          Quanto ao arrastar o mesmo carro velho permita-me discordar completamente da sua afirmação, que não denota senão uma falta completa de conhecimento de sistemas de informação bem como uma visão turva quiçá por ser constantemente poluída por um marketing muito bem desenvolvido mas não mais que isso…

    2. Avatar de flavio
      flavio

      É uma questão de preço também

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        LOL? O Surface é mais caro que o iPad.

    3. Avatar de Kekes
      Kekes

      Tu nem sabes o que é um surface…
      Deviam por travão a estes comentários sem sentido que são constantes, e parecem feitos todos pela mesma pessoa.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Deixa-os estar. Não podes pedir muito de quem tem palas nos olhos. 😉

      2. Avatar de Henrique
        Henrique

        Deviam era por no teu… o menino não gosta, pensa que estão todos para lhe fazer as vontades…

      3. Avatar de ViraODizCu
        ViraODizCu

        +1
        Fanaticos sao seres de capacidades de visao e de raciocinio muito limitadas. A unica coisa em que sao menos limitados sao na capacidade de argumentacao sem fundamento.
        Mas se eles sao felizes assim, que o sejam na sua insignificancia, cegueira, burrice, desinformacao, e falta de conhecimento.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Há uma diferença fundamental entre “votações on-line”, é um estudo fundamentado de uma empresa de reputação lendária nestas coisas.

    4. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      O cliente Microsoft espera do seu equipamento algo móvel que também sirva de plataforma fixa, além de um equipamento que corra a maioria das aplicações… Não consigo perceber onde o utilizador Apple seja mais exigente?! Talvez a exigência a que te referes seja em ter uma maça nas costas

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Na realidade, nem é bom numa coisa, nem é bom noutra.

        É esta a realidade…

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          É essa a realidade porque tu e mais dúzia e meia de pessoas que não usam um Surface o dizem?

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Quantas pessoas é que usam Surfaces afinal?

            5?

          2. Avatar de Balearic Soul
            Balearic Soul

            Só dizes disparates! Vai ver o volume de vendas dos Surface e vê qual a área da Microsoft que gerou mais lucro em 2015 😉

          3. Avatar de Zaark
            Zaark

            @Balearic Soul, lê mais que o título, sim? Passo a citar:

            «Surface, vai muito bem obrigado. A receita cresceu 117% chegando a $ 888 milhões de dólares, impulsionado pelo Surface Pro 3 e o lançamento do Surface 3. São quase 4 bilhões de dólares ao ano!»

            @Paulo… … … enfim.

          4. Avatar de Zaark
            Zaark

            @Balearic Soul, vi mal a sequência de respostas e ainda por cima nem li a tua primeira resposta… estavas a responder ao @Paulo… sorry :/

          5. Avatar de Henrique
            Henrique

            Vem-me este buscar uma noticia já com um ano! LOL!

            A MS não fazia 1 bilião sequer! A Apple faz 10x mais isso, e em aparelhos que custam menos de metade que um SP3!

        2. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          [fan boy filter] Então diz lá as vantagens do iPad para o surface.

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            Já foi dito umas 1000 vezes pelo menos…

    5. Avatar de limbus
      limbus

      O cliente da Apple tem de acreditar que está satisfeito, para justificar o investimento de tantos euros.

      1. Avatar de Balearic Soul
        Balearic Soul

        +1

      2. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        Eu não preciso de acreditar que estou satisfeito, eu realmente estou satisfeito. Por isso uso iPad e Android no (smartphone). Respondem aos meus requisitos logo… Ah… E um MacBook Pro já a 5 anos, e é o mesmo 😉 se fosse windows já tinha mudado á muito tempo…

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Acredito que estejas, até porque o iPad é bom, mas se não estivesses, o que farias? Admitias a tua estupidez por teres gasto boas centenas de euros num produto mau, ou convencias-te (ainda que possivelmente de modo inconsciente) que o produto é bom e estás satisfeito? A natureza humana é como é.

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            O Surface é bem mais caro, não sei onde queres chegar…

          2. Avatar de Limbus
            Limbus

            Não é “bem mais caro”, e como podes ver, os clientes de ambos estão satisfeitos, com uma insignificante diferença de um ponto.
            Eu com o meu note não estou tão satisfeito, mas também só me custou uma fracção do preço.

          3. Avatar de Henrique
            Henrique

            Não é?

            Lol…

            Enquanto um iPad custa em média 500€, um Surface Pro custa em média 1000€, dizes que não é?

          4. Avatar de Zaark
            Zaark

            Ou comparas o iPad com o Surface, ou o iPad Pro com o Surface Pro.

          5. Avatar de Limbus
            Limbus

            Sem contar com os grandes descontos regulares para estudantes no surface:
            Surface 3 64GB: 539.10
            iPad Air 2: 549
            Isto sem o comparar com o ridiculo iPad Pro que pelas suas caracteristicas é mais semelhante a este que ao Pro.

        2. Avatar de JVC
          JVC

          Tinhas? Entao? Eu tenho um asus com disco ssd, tem 5 anos está a bombar.

      3. Avatar de Henrique
        Henrique

        Acho que isso é mais no SP…

        Dizem que é um tablet, 99% das aplicações não se passa sem usar um rato! Lindo!

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Como podes ver no estudo e no preco, é nos dois…

    6. Avatar de Invision
      Invision

      Pareces me ser um daqueles tristes frustrados com a vida…lol

    7. Avatar de Vlad
      Vlad

      Engraçado porque não há nenhum surface à venda que tenha essa resolução.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Eu disse que vêm de portáteis desses, é normal que achem o Surface grande espingarda.

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Têm que haver sempre uma teoria da treta. O mesmo se pode dizer dos iPad que não vai assim à tanto tempo que tinha uma resolução medíocre 1024×768 quando já existia tablets com resolução no mínimo FHD já há muito tempo. Isso para não falar do MacBook que se quisesses um portátil com resolução 1920×1200 tinhas que ir para o de 17 polegadas quando nos pcs até computadores com 11 polegadas existiam com essa resolução. Alias o MacBook Air continua a utilizar uma resolução medíocre para um portátil daquele preço.

    8. Avatar de Ren
      Ren

      Nem sei porque os tablets da samsung nao sao referidos aqui…mas sem duvida sao melhores na qualidade de imagem e producao..
      Fazes qualquer coisa e rapido.

    9. Avatar de Hugo
      Hugo

      Segundo essa premissa, tendo em conta o 1º lugar da Apple, isso significa que os clientes aple são os menos exigentes?
      Ou simplesmente falaste por falar?

    10. Avatar de JVC
      JVC

      Quais 2 horas? O meu laptop com um i7 dura me quase 4! Qualquer um dos tablets faz mais que isso, right?

    11. Avatar de Paulo
      Paulo

      Porque o cliente da Apple é tão inteligente que paga o dobro daquilo que os produtos valem só para virem para aqui dar demonstrações publicas de ignorância e para se acharem,a si próprios,melhores que os outros,um género de elite que acende os charutos com notas de dez,…tão tristes.

    12. Avatar de Portimão
      Portimão

      Porque é que tudo o seja a favor de outra marca tu distorces para que a Apple fique por cima?
      Essa obcessão é doentia! Se o Surface tem praticamente a mesma quota de fãs satisfeitos que o iPad já dizes que é por os utilizadores da Microsoft não serem exigentes, mas no caso do iPad é porque é de facto o melhor produto. LOL

      Como é que é possível que haja pessoas tão cegas ao ponto de não reconhecerem a qualidade do Surface e não lhe darem o mérito que merece? Lá porque adoras Apple não tens de ser obcecado ao ponto de menosprezares tudo o que não tem uma maçã nas costas!
      Eu adoro a Apple, uso montes de iDevices, é a minha marca preferida e reconheço a qualidade de outras marcas, como a Xiaomi, Os tablets da Microsoft, etc.

      ACORDEM PARA A VIDA, deixem de ser doentios e fanáticos! Isso não é saudável!

  2. Avatar de ed
    ed

    O meu teclast é o que mais me satisfaz, tenho dual OS o melhor dos 2 mundos

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Diverte-te com o teu telcast da treta. Enquanto to andas a brincar com o Android, que está cheio de erros e sem qualquer fluidez, e o Windows RT, outra valente porcaria, tablet é tablet é a bridge entre o SO móvel com desktop por isso o Windows RT é pior escolha de sempre, muita gente anda com o iPad dado à sua fluidez.

      1. Avatar de Ed
        Ed

        Não sabes o que dizes, android é bastante fluido sem erros e Windows rt já não existe, este tem win10 64bit e 4gb de ram

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          “android é bastante fluido sem erros”

          Lol, agora deu para rir…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Quem não sabe é como quem não vê.

      2. Avatar de Ed
        Ed

        Não sabes o que dizes, android é bastante fluido sem erros e Windows rt já não existe, este tem win10 64bit e 4gb de ram

      3. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        É inacreditável como há tantos iFans que estao tao bloqueados no seu myndo que nem sabem do que falam… O Windows que ele fala é o Windows 8 ou 10, nao o RT que já nao é lancado há um par de anos…

        A ti e alguns outros iFans antes de comentarem deviam ir experimentar outros produtos e falarem do que realmente sabem, nao apenas mandar umas bocas que até vos fica mal de tamanha humilhacao. Mas ok.

      4. Avatar de Zaark
        Zaark

        Windows RT… pwned

      5. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Windows RT num processador x86-64, a ignorância é tanta. LOL

      6. Avatar de JVC
        JVC

        Mas qual win RT nao diga disparates.

  3. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    Tenho o Ipad2 (velhinho) e continua o meu preferido diariamente, mas para aquilo que eu faço com ele (ler), não preciso de mais, porque ele também já não aguenta muito mais, mas a bateria continua a aguentar-se mais de 10h.
    Já o meu Asus, a satisfação não é a mesma, não sei porquê, não me agrada tanto, uso só para ver filmes (netflix) no trabalho, mas para o resto, quase que fujo.
    Assim, parece que o estudo está em concordância com aquilo que é a minha experiência nos tablets.

  4. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Essa estatística é uma treta….

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      O menininho não gostou porque não foi o dele que ganhou buuuuuuh…

      1. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        Eu tenho um mini ipad…..

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          “Mini iPad”… Lol

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Que ganhou? Mas isto é o quê, o Technology’s Got Talent? Geez…..

      3. Avatar de limbus
        limbus

        “ganhou “…

  5. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Ui este artigo vai dar guerra aqui nos comentários.

  6. Avatar de Kekes
    Kekes

    A questão é que entre os primeiros 2 não há diferenças estatisticamente significativa. Mesmo a Samsung só vendo bem o estudo parece estar muito no limite para ser significativo.

  7. Avatar de JCS
    JCS

    Vai dar guerra pois a diferença é apenas de um ponto na escala, e como sempre nos artigos da Apple a conversa é tendenciosa, nada tem que ver com qualidade nem preferência pessoal ou tecnológica, é o modo como os artigos são apresentados. Se o Android ou o Windows tem uma falha de segurança é apresentado de uma forma negativa, se é a Apple é algo que não assim tão importante pois já foi detectado e não tarda é resolvido. Se a Apple implementa uma função que já existe na concorrência há anos, é uma inovação, porque claro agora foi a Apple a dizer que é significativo. Enfim… Não tenho nada contra a marca, mas a atitude…. ai ai….

  8. Avatar de Dreamliner
    Dreamliner

    Inchem!!!!!

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Sim, a Apple e a Microsoft podem ambar inchar-se de orgulho por fazerem bons tablets para os seus públicos-alvo. 🙂

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Apple é melhor
    ipad tem muita qualiade

    1. Avatar de irlm
      irlm

      o teu ipad tem problemas de teclado…

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        O iPad não deve ser de certeza, porque senão o teclado auto-corrigia para “iPad”.

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Gostava de ter um teclado desses!

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Corrigir os nomes dos dispositivos é normal, o “teclado” do Windows 10 (e o do 8.x) também o fazem. Se eu escrever “surface”, uma das sugestões é precisamente Surface. Se escrever “ipad”, aparece “iPad” e “iPod” e “ipad” fica assinalado como errado.
            A diferença é que não autocorrige nada, só sugere.

        2. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          Realmente o auto correct do iOS é excelente.

        3. Avatar de Zaark
          Zaark

          Mas mantia o “qualiade”, porque é mais importante corrigir o nome do device do que o português. É isso?

          1. Avatar de Kekes
            Kekes

            Ahahahhaha

          2. Avatar de Henrique
            Henrique

            Não corrige o português, não é?

            Para analfabetos como tu, não adianta auto-correct, não adianta nada.

            A única correcção possível era apagar-te tudo o que escreves.

          3. Avatar de Zaark
            Zaark

            Enquanto analfabeto, acho que até me estou a safar bem nesta coisa de escrever. Anyway, essa necessidade de insultar é “curiosa”. Não sabes abordar as pessoas sem os rótulos ofensivos?

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Quando não há argumentos válidos parte-se pra ignorância.
            Pelos vistos já estão a defender a apple com o teclado LOLOL
            Reconheço bem o valor da Apple, mas não é o teclado que vale 700€.

  10. Avatar de james
    james

    Deviam era ter trazido um estudo a nivel mundial, ou portugues ja que estamos em portugal penso eu, agora irem buscar o estudo a um pais que se forem a andar na rua e mostrarem um iphone 4 e disserem que é um iphone 6s eles acreditam nem sabem ver as diferenças, tudo o que seja apple e mais caro é que é bom, basta irem ao youtube e meterem jimmi fallon iphone 6s para verem a mentalidade dessa gente.
    Ate tou surpreendido de ver a microsoft em 2º nesse pais com menos 1 ponto

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Eu já tive iPad Air e tenho Surface Pro.

      O iPad é para gente que maioritariamente consome conteúdos e quer jogar ou navegar na net com fluidez e um sistema operativo “no brainer”.

      Os Tablet Windows 10 sao principalmente para quem quer muito para além de só consumir conteúdos poder produzir conteúdos tal como em casa num PC com Windows. Assim sendo o público-alvo é muito diferente e como o SO e o Hardware para Windows 10 tem que ser x86 o tablet Windows 10 é por norma mais espesso e pesado, daí quem só consome e usa ARM vai achar os x86 desconfortáveis.

      Os iPad sao dos melhores no seu mundo, mas para quem quer algo mais a solucao passará por um Tablet Windows 10 com excelente qualidade (ex Surface 3 vs. iPad Air) ou num nível superior o Surface Pro 3/4. Os iPad Pro nem comento porque sao uma aberracao: nao sao carne nem peixe, sao desconfortáveis e nao fazem um milésimo do que se espera de algo daquele tamanho. Talvez seja o dispositivo para os velhotes com BMW Serie 7 que já nao veem bem…

      1. Avatar de james
        james

        Desculpa la mas nao consegui ler tudo o que escreveste, parei de ler na parte do jogar, nem li o resto.. vas me dizer quais sao os jogos que num ipad de topo tem mais fps que num surface pro 4, e claro se tiveres a falar de jogos tipo candy crush isso ate no meu smartphone de 2009 da com fluidez

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Lê o comentário todo, é o meu conselho 😉

      2. Avatar de Henrique
        Henrique

        Sim, porque realmente vais produzir muitos conteúdos num tablet de core M cheio de problemas de throtling e com ecrã de 10″…

        Nem é verdade que a IBM já lançou mais de 100 Apps empresariais, a SAP segue-se, etc…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Estás a confundir a tua imaginação com a realidade…

          Ou dizes que um PC assim

          http://imgur.com/nlSDhGz

          com um ecrã de 12 ploegadas e 2160×1440 de resolução não serve para trabalhar?

          E se o ecrã for pequeno, posso ligar-lhe outro maior usando a porta Mini DisplayPort (que por acaso foi “inventada” pela Apple), ou posso ligar-lhe um teclado ou um rato na porta USB 3. Ou por Bluetooth.

  11. Avatar de Elisio
    Elisio

    Classificação 😉

    1 lugar – Ipad
    2 lugar – Ipad
    3 lugar – Ipad

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso é ser ignorante, sem ofensa.
      Há que saber avaliar e criticar com conhecimento de causa a concorrência, e é aí que vocês fanboys (de todas as marcas) falham redondamente.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Mais um estudo tendencioso pro Apple.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Apple = 830
      Microsoft = 829

      Diria que é dos menos tendenciosos que já vi até hoje. Até admira, para ser sincero.

  13. Avatar de Haadok P'Jam
    Haadok P’Jam

    O erro é considerar um Surface com tablet. O Surface é um notebook que transforma em um tablet. Está no mesmo nível do Mac Book Air, só que este não vira um tablet.
    A Microsoft arcertou em cheio neste produto.
    O seu erro é deixar que as mídias “especializadas” o compare com com um tablet.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      O meu carro está ao nivel de uma avião, só que não voa.

  14. Avatar de MarioM
    MarioM

    O Grande Problema do Surface e que a Microsoft ainda não resolveu e esta a causar um desconforto tremendo em quem compra o Surface é o de quando adormece aquilo já não acorda e tem de se inventar porque muitas vezes os 30 segundos do dedo no Power ON/Of não resolve.Problema comum a todas as versões.

    1. Avatar de james
      james

      Aqui em casa ah 2 surfaces, o surface 3 e o pro 4, e a minha namorada tambem tem o surface 3 e deixame te dizer que nao sei o que tas prai a dizer.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Bem….mais de 20 comentários e no fundo não dizes nada.
          Respeito não te assiste e alguma humildade e mente aberta claramente não são o teu forte.
          Parabéns, és um blind fanboy 🙂
          Agora abre a porta que há um mundo lá fora com “algumas” pessoas normais.

  15. Avatar de Pplzz
    Pplzz

    Um artigo para o mercado US é mais que óbvio qual é a empresa que vai sair favorecida.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Sim, a Microsoft, porque é portuguesa…

  16. Avatar de stalion
    stalion

    Tanta guerra esta na moda a maça ,toda gente tem dinheiro,o k é bom mas toda gente começou na Microsoft e ainda usa pk sao poucas empresas que usam a maça claro mas a moda paga se bem ,eu nunca ti e sinceramente nao me faz diferença no trb ,quanto tlm nao gosto acho k pouco mudou pouco ,kalidade acho k é igual aos outros ja vai do uso k damos a unica coisa k gosto é do corpo metálico mas tbm ja alguns por ai tbm aplicações muitas certo mas algumas so serve para os putos medir pilinhas ,mas adoro mesmo é ver estas guerras aki acho saudável cada um acha k tem o melhor ,bem o meu pertence a minoria lumia 640 estou contente sim podia ser melhor sim se mudava acho k nao gosto de ter uns erros gosto de fazer reset da me gozo e ainda ver malta a pagar com um salario um tlm k tem k fazer o mesmo k eu …mas nao sou fanático so gosto de pertencer as minorias k sao maiorias pk a Microsoft esta metida em tudo apple androide ou produzir aplicações ou a dar ideias é essa ideia k tenho mas nem sabe k um dia mudo e seja um fanático mas acho k nao …

  17. Avatar de Luis Duarte
    Luis Duarte

    Quanta clarividência Henrique.