Spotify acusa Apple de querer atrasar novamente a concorrência

80 Comentários

O Spotify é o concorrente directo do Apple Music. Ambos os serviços de streaming de música da Internet procuram ser os mais usados e para isso a Apple parece ter uma vantagem única!

Segundo as acusações do Spotify, a Apple estará a usar várias armas para que este serviço fique para trás e não consiga oferecer o melhor aos seus utilizadores.

Spotify CEO

A acusação do Spotify

A acusação do Spotify à Apple assenta num único pilar. Segundo a Spotify, a Apple está a recusar a actualização na Apple Store da sua aplicação, procurando obrigar a que sejam pagos os 30% de subscrição do serviço de streaming.

Esta área de serviços é cada vez mais importante para as receitas da Apple e o Spotify tem tentado tudo para que os utilizadores subscrevam o serviço fora do iOS e da Apple Store, para assim o conseguirem tornar mais barato sem dar qualquer valor a ganhar à Apple.

Claro que a ausência destas actualizações acaba também por beneficiar indirectamente a Apple noutro campo, o que concerne à concorrência que é feita ao Apple Music, o seu serviço de streaming. Sem o Spotify a conseguir oferecer o máximo, os utilizadores acabam por escolher o serviço da Apple.

Spotify tablet

As práticas concorrenciais da Apple

O Spotify quer levar esta acusação o mais longe que conseguir e, por isso, enviou uma carta aberta a vários membros do congresso, relatando as práticas menos claras que a Apple está a usar e procurando sensibilizá-los para o impacto destas medidas.

This latest episode raises serious concerns under both U.S. and EU competition law. It continues a troubling pattern of behavior by Apple to exclude and diminish the competitiveness of Spotify on iOS and as a rival to Apple Music, particularly when seen against the backdrop of Apple’s previous anticompetitive conduct aimed at Spotify … we cannot stand by as Apple uses the App Store approval process as a weapon to harm competitors.

A Apple, para já, alega que o Spotify está a violar as regras de modelo de negócio da App Store e que se quer ver as actualizações da sua aplicação lançadas, deve passar a usar as vendas dentro da aplicação e a subscrição através do iTunes.

Spotify

Com mais de 30 milhões de utilizadores Premium, o Spotify é ainda o maior serviço de streaming da Internet, deixando o serviço da Apple bem longe. No início do ano, o Apple Music contava apenas com 10 milhões de utilizadores, devendo por agora estar perto dos 15 milhões de subscritores pagantes.

Esta não é uma guerra nova e tomou já várias formas. A Apple está decidida a eliminar toda a sua concorrência e depois de ter tentado conseguir realizar esse seu desejo através das editoras, procura agora fazê-lo directamente no seu campo, nas aplicações para iOS.


Leia e conheça 7 dicas para usar melhor o Spotify


ReCode

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tirem da AppStore, ponham só na Google Play Store ou na loja da Microsoft.

    Oh espera, a Google tem o Google Play Music e YouTube Red, e a Microsoft tem o Groove, mas a Apple, com o seu perigoso 15% de marketshare é a má da fita?

    Isso é a mesma coisa que eu fabricar Iogurtes, e obrigar o Continente a vender os meus produtos, e o Belmiro não ficar com uma parte…

    Live with it, Spotify, já tens contratos com as operadoras, e isso (bundling) é até ilegal em alguns países como Portugal.

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      É a mesma coisa de eu ter a Sportv em casa e acesso a todos os campeonatos de futebol do mundo e tu teres em casa o mesmo serviço e só veres o campeonato português, felizmente uso Android, não preciso pedir autorização à google para fazer o que quiser no meu telemóvel e esse serviço também não me faz falta nenhuma, toda a minha musica está no cartão de memória.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Nem fiquei a perceber onde queres chegar!

    2. Avatar de Tony
      Tony

      Não não é a mesma coisa, na distribuição como o Continente, isso faz parte do negócio. Nas apps pagas uma fee abual para lá ter a app na store e não ha é suposto fazer isso.

      Mais uma vez a Apple a abusar, que vale que está na fase descendente

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        fee anual? não é da fee anual que a spotify reclama, algo que seria menos que uma gota no oceano para os seus rendimentos. Também não é explicado o que se passou e parece mais do mesmo por parte da Spotify, a reclamar por ter que respeitar as mesmas regras que as outras aplicações na loja, de modo que vale o que vale.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Fee anual?

        Não senhora! Pagas 99€/ano, e se a App for gratuita, é gratuita, se for paga, a Apple fica com 30% do preço de venda.

        Essa da Apple estar numa fase descendente é mesmo para rir! Já andam a dizer isso há décadas!

        1. Avatar de Tony
          Tony

          mas o Spotify a app é gratuita, depois tem in-app subscrição

          sim, a apple ja teve fazes ascendentes e descendentes, e neste momento esta descendente… obviamente o descendente deles é tipo descer do Evereste e não Serra da Estrela

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Se tem IAP paga 30% dessas subscrições no primeiro ano, e 15% nos anos seguintes.

            Netflix, por exemplo, é igual. E não se queixam…

            Dizer que a Apple está numa fase descendente porque vendeu menos meia dúzia de telemóveis que no ano passado? Enfim…

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            as regras permitem que as pessoas possam fazer subscrição fora da aplicação e a Spotify já mostrou como o fazer e até como levar as pessoas a mudaram de tipo de subscrição.

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Lá vem o pessoal falar sem saber do que fala…

          Primeiro nao me parece que o pessoal esteja muito preocupado com uma fee de 99USD(nao Euros) por ano + 30% visto que o retorno que temos das nossas Apps é de longe superior a isso.

          Depois le isto para te informares https://developer.apple.com/support/compare-memberships/

        3. Avatar de Limbus
          Limbus

          Andas um bocado alheado da realidade, não?
          Não é há décadas, é no máximo há 13 anos, mas aconteceu, acorda:
          https://www.engadget.com/2016/04/26/apple-q2-2016-earnings/

          1. Avatar de Nathan
            Nathan

            És mesmo limitado…

          2. Avatar de Limbus
            Limbus

            Não mais que o teu comentário, mas eu compreendo a tua dor. Era uma vez a Apple…

    3. Avatar de OPateta
      OPateta

      Deverias tentar ler a noticia toda depois comentar.
      Assim não passavas por…

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        e tu compreendeste e és capaz de explicar o que se passou?

    4. Avatar de Vlad
      Vlad

      Típico de ceguinho. Eu não sei onde é que obtiveste a informação que a App foi impedida de ser atualizada porque o Spotify não paga os 30% de lucro para a Apple. Por alguma coisa, antigamente, os utilizadores de IOS que pagavam a subscrição através do programa pagavam um valor 30% superior do se pagassem no próprio site. Este problema ocorreu por causa da promoção que o Spotify está a fazer de 0.99€ por três meses para quem se inscrever através do site. A Apple forçou o Spotify a remover a informação sobre a promoção no IOS sobre a ameça de ter a sua aplicação removida. O Spotify deixou de fornecer essa informação, mas também removeu a opção de renovação/subscrição do seu serviço através da app. Em resposta a Apple está a impedir que a aplicação seja atualizada como forma de ataque é opção do Spotify. O problema é que as condições da App Store permitem utilizar sistemas de pagamento de terceiros, expecto se este for efetuado através da própria App, que obriga a utilizar o sistema de pagamentos do iTunes. Mas pronto, ter estes gigantes a funcionar de forma anti-competitiva é perfeitamente comum, e ainda por cima temos as ovelhas que ainda defendem estas práticas que vão contra os seus próprios interesses. O que é importante é defender a marca, independentemente se estão a agir de forma ilegal ou não, contra ou a favor dos nossos interesses.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        serias capaz de indicar donde foste buscar essa relação causa-efeito dado que nem a Spotify explicou os pormenores do que se passou?
        Nem faz muito sentido o que dizes sobre a promoção já que essa promoção existe há pelo menos 1 ano e a Apple não obriga a que as subscrições sejam feitas na aplicação.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Eu sei bem o que é que se passou, não é preciso me explicares, cegueta.

        O Spotify tirou as IAP, mas quer por na própria aplicação o site, onde as pessoas põem o seu cartão de crédito, e a Apple não aceita isso para funcionalidade de software, está nas regras da AppStore:

        https://developer.apple.com/app-store/review/guidelines/#payments

        A Apple é bem clara, são estas regras, é pegar ou largar, têm toda a legitimidade. Como em Portugal pagas impostos por abrires uma loja ao governo Português, e não há concorrência, no iOS, para teres uma App, pagas à Apple.

        Não gostas? Fazes para Windows Phone… oh wait… é igual… fazes para Android da Amazon… oh wait… é igual… fazes para Android da Google… oh wait… é igual!

        A Spotify que vá criar o seu próprio smartphone, e o seu próprio OS, e a sua própria AppStore se não quer pagar, uma empresa que vende música chamada Apple fez o mesmo…

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Errado o Spotify tirou a opção de renovar a subscrição através da aplicação e não como estás a tentar dizer que podes renovar através desta usando as definições do teu cartão de crédito. Tens que ir ao site para renovar a tua subscrição. Isto é algo que é permitido pelas regras da própria Apple.

          “3.1.3 Content-based “Reader” Apps: Apps may allow a user to access previously purchased content or subscriptions (specifically: magazines, newspapers, books, audio, music, video, access to professional databases, VoIP, cloud storage, and approved services such as educational apps that manage student grades and schedules), provided the app does not direct users to a purchasing mechanism other than IAP.”

          A Apple foi clara nas suas regras. Agora não seguiu as suas próprias regras ao bloquear o Spotify. Mas como eu digo quando se é ovelha defende-se tudo.

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            onde é que viste que a Apple não seguiu as suas próprias regras?
            Vai ler o comunicado da Apple onde acusa a Spotify de dizer meias-verdades e lançar rumores. Segundo a Apple a Spotify queria colocar na sua aplicação uma outra forma para levar as pessoas a criar subscrições, indo contra a regra que tu próprio citas.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            A Apple está a acusar o Spotify de tentar rodear a necessidade de ter que pagar 30% à Apple, e é verdade. Mas segundo a App Store Review Guidelines da própria Apple, tal é permitido.

            A Apple acusa que o Spotify está a pedir o email aos utilizadores para conseguir fazer tal feito. No entanto esquece-se de mencionar que pedir o email ao utilizador é permitido, bem como é uma prática bem normal em muitos programas. Ou será que vão bloquear o facebook, e muitos outros programas que precisamos de indicar uma conta de email?

            Diz antes a Apple não quer abrir mão dos 30%, mesmo que esta tenha que desrespeitar as suas próprias regras.

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ vlad, lê a última parte da tua citação
            “, provided the app does not direct users to a purchasing mechanism other than IAP.”
            A Spotify introduziu na aplicação claramente uma forma de direccionar os utilizadores para subscrições fora da aplicação.
            A Facebook não usa subscrições.

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Antwin
            Não sejas mentiroso. A aplicação não está a redireccionar para um método alternativo, está sim a pedir o email, algo que é permitido. Se depois o Spotify através do email apresenta um método alternativo de pagamento isso já não têm nada a ver com a Apple, mas sim com o Spotify e o utilizador.

          5. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Vlad, respeitinho se faz favor. lê como deve ser o comunicado da Apple e as regras. A spotify usa subscrições como forma de negócio e introduziu na aplicação outra forma para as pessoas criarem uma conta, sendo isso um passo necessário para levar muitos utilizadores a criarem uma subscrição fora da aplicação. Tal vai contra a regra.
            Imagina o que era teres uma loja/empresa que facilitou o negócio entre partes sem que recebesses qualquer comissão pelos pagamentos efectuados porque decidiram fazer o negócio às escondidas?

          6. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Vlad
            Mais uma vez o Spotify não está a indicar um método alternativo. A própria Apple disse que eles estão a pedir o email e que assume que depois vão usar esse para convencer os utilizadores a subscreverem-se por lá. Não é a aplicação que está a direccionar os utilizadores para um método alternativo, ou seja, está dentro das regras. Pedir o email é algo que também é permitido pelas aplicações. Mas pronto já percebi que a Apple aos teus olhos é sempre inocente.

          7. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Vlad, pedir um email na aplicação é um método alternativo da aplicação para criar uma conta, ou achas que a Spotify deixou de possibilitar o uso de subscrições com a aplicação do iOS?
            Nenhuma outra aplicação que use subscrições faz o que a Spotify quer fazer, e se as coisas fossem segundo a tua lógica então também não seria possível a loja proibir neste género de aplicações a criação duma conta sem subscrição. Achas que faria sentido? Já agora para que saibas, a Spotify já tinha usado outra forma de levar os seus clientes a mudar de tipo de subscrição sem estas tácticas e sem ir contra as regras da Apple.
            As regras estão lá para distinguir as pessoas que chegam à aplicação por descoberta na loja (contributo da loja) daquelas que descobrem os serviços da aplicação via publicidade do programador.

        2. Avatar de Tony
          Tony

          Mas o Spotify continua na store sem estar de acordo com essa regra da Apple. A Apple só não deixa colocar uma atualização. Porque a Apple não expulsa diretamente o Spotify?

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            a que regra é que te referes?
            a Spotify não diz o que é que fez para a Apple não ter aceitado a actualização, sabe-se lá porquê. Uma actualização não ser aprovada não leva a que a Apple expulse a aplicação.

          2. Avatar de Tony
            Tony

            Estava me a referir a regra de ter de pagar 30% por subscrição a Apple. E isto já antes desta nova tentativa de aprovação

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            a regra só se aplica se a a subscrição for feita na aplicação, não impede que só haja subscrições fora da aplicação.

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Já nem é 30% á séculos ! é de 15% , embora o Spotify continue a passar os 30% para os clientes. Também se esqueceram de referir isso ….

    Abc

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Mentir é feio.

      https://developer.apple.com/in-app-purchase/

      Ora 100-70=30, o Spotify têm razão.

      1. Avatar de Pedro Simões

        É o que dá ler mal os artigos anteriores…

        https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-prepara-mudancas-peso-na-app-store/

        “Será mantido o modelo tradicional de 70%/30%, mas este será alterado para 85%/15% sempre que um utilizador estiver mais de um ano subscrito numa aplicação.”

        Ou seja, o modelo 30%-70% continuará a manter-se em vigor. Apenas ao fim de um ano é que muda para 15%-85%, isto se o utilizador se mantiver fidelizado.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          E a spotify paga apenas 15% porque já esta assim !

          Abc

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Mentir é feio, este sistema ainda não está em vigor.

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      não é há séculos….ainda é!

      e o há de haver/existência/temporal é com H, há “séculos”….

  3. Avatar de Pirata
    Pirata

    Uma manobra comum nas grandes empresas, onde a Apple é perita neste assunto. Eu sou utilizador Spotify, a minha mulher era Apple Play, tive o prazer de utilizar os dois, e são os dois precisamente a mesma m***.

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      manobra comum? Parece é mais manobra da Spotify, que nem sequer explica o que é que realmente se passou e fez, limita-se a atirar acusações contra à Apple lançando o fantasma de práticas injustas direccionadas contra si quando afinal está sujeita ao mesmo que qualquer outro tipo de aplicação na loja.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Apple Play?

      Novo serviço?

      O Spotify tem Beats 1?

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Apple Play????
      Deves estar a confundir com o Google Play, de certeza.
      E achas uma m**** porquê? Por serem serviços legais que te permitem ouvir música sem limites garantindo que os autores dessas músicas recebem algum dinheiro em troca (ao contrário da pirataria)?

  4. Avatar de Eu
    Eu

    Estas tretas da concorrência…se fosse com a Microsoft eram uns malandros…e entrava tudo a malhar (até com aquelas parolices de não poder trazer o IE instalado por defeito, …)

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A Apple tem as suas próprias lojas, os seus próprios equipamentos, os seus próprios sistemas operativos, as suas próprias AppStores.

      Foi pago pela empresa, não é Serviço Público.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Não sabia que a Microsoft tinha sido nacionalizada.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          O problema da Microsoft com o Internet Explorer, é que não tinha os equipamentos.

          Obrigava os OEM’s a usar Windows em todos os PCs, ou não podiam vender nenhum PC sem Windows.

          Usou a sua posição dominante nos OS’s, para obrigar os fabricantes a incluir o Internet Explorer.

          Percebeste?

          Ou precisas de um desenho?

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Ou seja só porque alguém é o fabricante do hardware e software dá o direito de ter uma posição abusadora? LOL.

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Vlad, estás a querer ignorar a importância da condição de monopólio no mercado de PCs e que a Microsoft foi condenada pela forma como se aproveitava disso nas suas relações com fabricantes e outros, com condições que prejudicavam outras empresas para negócios com esses fabricantes.
            A Apple não tem uma posição de monopólio, não tem relações comerciais para licenciamento do software e loja a outros fabricantes, por isso não dá para equiparar com o que sucedeu à Microsoft. Para ser condenada por abuso teria que acontecer coisas bem mais graves ou então teria que ser criada nova legislação a pensar nestas situações.
            A mim dá a impressão que a Spotify está a querer inventar acontecimentos, indo propositadamente contra as regras já claramente conhecidas, como arma para condicionar a opinião das autoridades.

          3. Avatar de Tony
            Tony

            Paulo, não dizes nada de jeito. Estas demasiado hipnotizado pela Maça. Caso perdido 🙁

          4. Avatar de Paulo
            Paulo

            @Tony tá calado, hater

            @Vlad abusadora? Abusadora de quem? Na tua casa, mandas tu, na casa da Apple, manda ela.

            A AppStore não é diferente de um Continente, os cereais da Sonae custam X, os cereais da Chocapic custam Y. A Chocapic está livre de criar as suas próprias lojas… ou seja, a parte mais difícil.

          5. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Antwin
            E a Apple não se têm aproveitado da sua posição? Não têm prejudicado os negócio de empresas de terceiros?

            Ou seja na tua perspetiva a Google, relativamente às pesquisas também nunca pode ser acusada de abuso de posição dominante.

            A Apple é também o segunda empresa que mais smartphones vende, possui a App Store que gera muito mais dinheiro que qualquer outra loja de aplicações e dizes que não têm posição dominante?

          6. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Vlad, desde quando é que ser a 2ª empresa e gerar mais dinheiro passa a ser posição dominante no mercado? Contabiliza o nº de clientes e downloads na loja da Google e utilizadores de aparelhos que não são da Apple.
            O aproveitamento que a Apple possa fazer não é por monopólio nem aproveitamento de relações com outros para prejudicar terceiros, nem foram dadas provas de que tenha aplicado com a Spotify regras diferentes daquelas que são usadas com todas as outras aplicações na loja ou atrasado aprovações propositadamente. Ou será que a Spotify deveria ter tratamento especial?
            A Spotify está a tentar inventar situações para se fazer passar por vítima, sabendo muito bem de antemão que ía contra as regras da loja. A Spotify também sabe muito bem que tem como angariar subscrições fora da aplicação, já o fez.

            A Google domina quase 90% do mercado de pesquisas na Europa, está mais do que definido como tendo posição dominante na Europa, ideia repetida no processo que a Comissão Europeia levantou contra a Google.

          7. Avatar de Nathan
            Nathan

            A Apple ao tem 15% do mercado mundial, o resto é Android, logo é uma posição tudo menos dominante.

            Mesmo assim, a loja é dela, as regras são dela.

          8. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Antwin
            O número de downloads na App Store continuam a ser superiores ao da Play Store, bem como o número de aplicações.

            Eu sei que a Google têm posição dominante. Eu disse que então esta relativamente às pesquisas nunca poderia ser acusada de abuso porque um dos teus pontos é este “não tem relações comerciais para licenciamento do software e loja a outros fabricantes”.

          9. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Nathan
            Não percebo então porquê que a Microsoft foi acusada por anti-competividade. O SO é deles e eles vendem este a OEMs a que preço quiserem, impondo até restrições à sua venda.

          10. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Vlad, estás redondamente enganado, o nº de downloads da loja da Google é bastante maior do que da loja da Apple, bem como o nº de utilizadores. A loja da Apple é que consegue gerar bastante mais dinheiro em média por download, mas isso vem das políticas de preços/negócio por parte dos programadores.
            Nº de aplicações nas últimas comparações dava ela por ela, com ligeira vantagem para a loja da Google, mas esse nº não tem grande relevância, pois não diz nada sobre quotas de mercado.
            O ponto que levantei não foi para indicar uma condição essencial para ser considerado abuso, é apenas um ponto comum na condenação da Microsoft que poderia também levar a iniciar uma investigação mesmo sem monopólio no mercado, embora a legislação seja muito mais “exigente” caso haja posição dominante.

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        O Windows não foi pago pela Microsoft?

    2. Avatar de Tony
      Tony

      uiii abriste a caxa de Pandora, agora o Paulo e Antwin não se vão calar

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Que calar? A Microsoft faz exactamente a mesma coisa, o Spotify para 30% sobre IAPs e a Microsoft tem o seu Groove.

        A diferença é que ninguém usa o o Groove, nem ninguém usa Windows Phone.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          Se tirares as palas dos olhos se calhar vês alguém a utilizar.
          Eu utilizo e recomendo

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Mas que admirável coincidência!

            Tu, e mais quantos?

          2. Avatar de BBbb
            BBbb

            também uso e também recomendo
            uso android e windows phone, uso mais android mas pessoalmente prefiro windows phone

          3. Avatar de Tony
            Tony

            @Paulo, uso o que gosto, não tenho de andar em rebanho para sentir que telemovel que uso é melhor

        2. Avatar de Portimão
          Portimão

          E alguém usa o Google Play Music????

  5. Avatar de LG
    LG

    Acho que a Apple deveria ter um programa tipo “trusted developer” que seriam attribuidas às Apps de qualidade onde updates de seguranças são eficazes e bom contéudo…
    A ideia de um “trusted developer” daria direito a um update direto e rápido na AppStore um uma boa publicidade…

    Porquê uma App de boa reputação e qualidade, tem de esperar uma semana para um update de segurança? A fila de espera de revisões é grandiosa…

    Se uma App falhar em manter esse estatúto, ficaria mal mas creio que tanto a Apple e o App provider ficariam a ganhar…

    Mas pronto é só uma ideia

    No caso da Spotify se eles não se contentam com os 15% de taxas (sim são 15%, não 30), eles que criam a própria Store e Smartphone…

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      os tempos médios de revisão da loja já não são uma semana, são cerca de 2 dias

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Actualmente, eles fazem isso em 1-2 dias para todos…

  6. Avatar de Forever
    Forever

    Ainda bem que tenho um cartão de 200 gb que lá guardo tudo

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Ainda bem que usas o teu cartão de 200GB para colocar toda a música que baixas ilegalmente. 😉

  7. Avatar de Limbus
    Limbus

    A Apple está a demorar um bocado a apanhar o spotify, mesmo com estes obstáculos. Os fãs tanto apregoaram o rápido declínio do spotify aquando do lançamento do Música da Maçã…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      O declínio do Spotify vai ser quando as editoras se fartarem de não receber nada deles.

      As editoras recebem conforme o Spotify cobra aos utilizadores, e eles andam a oferecer o premium a 0.99€ e na operadoras, por aí fora.

      Ou seja, o “crescimento” do Spotify é à custa das editoras, elas ganham o quê com isso?

      Isto é que devia ser investigado!

      1. Avatar de António
        António

        Tens a certeza do que dizes? Típico do tuga…

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Tenho, porquê?

          Sabes algo que eu não saiba?

      2. Avatar de Tony
        Tony

        No entanto o Spotify fez mais (indirectamente) pelo combate a pirataria, de que todos os governos e leis. O mesmo se pode dizer da Netflix.

        Quero ver se Apple com a musica não vai explorar! Se comprar ou fizer as mesmas regras do Tidal, ainda poderá ser e caso contrário dúvido.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Faz, faz!

          Faz é depenar os artistas, porque eram os únicos players… agora que a Apple está-lhes a dar forte, eles já se viram para o litígio e para o populismo!

          “Quero ver se Apple com a musica não vai explorar!”

          A Apple ainda é a maior revendedora de música do mundo, chama-se iTunes. Explora???

      3. Avatar de Limbus
        Limbus

        Vês o declínio do spotify no futuro, mas não consegues ver o declínio da Apple no presente.

      4. Avatar de Nunes
        Nunes

        Ou ganhas 0.99 com o spotify ou ganhas 0 com a pirataria. É de facil decisão..

  8. Avatar de Khidreal
    Khidreal

    eu nem sei porque é que usam o spotify, honestamente… ouço dizer “spotify é grande, spotify oferece os melhores serviços”… tuuuudo treta. eu uso soundcloud e só por usa-lo já tenho 2 vantagens que quem usa spotify não tem: webplayer – soundcloud não precisa de ser instalado, funciona tudo clicando num link “voilá, entrei, tou na minha conta, carrego no play tou a ouvir musica”, a outra vantagem é que não mostra publicidade – ao contrário do spotify, o soundcloud tem uma interface limpa. depois temos outras vantagens, como por exemplo que o spotify gasta tão pouca internet que posso estar a jogar online com 50ms, o SC muda de musica (dizendo, o SC vai carregar a musica, gastanto internet) que o máximo que irei ter são 52 ou 53ms, e esse aumento só dura uns 5 segundos no máximo. não sei como funciona o spotify a este nivel, nunca usei e nunca irei usar só por ter publicidade, e principalmente porque o soundcloud tem praticamente tudo o que o spotify tem e é ad-free. o que eu poderia querer mais? até um amigo meu que morria pelo spotify usa soundcloud agora 😛

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      LOL o Spotify não tem publicidade.
      Claro que estás a falar do serviço gratuito. Vocês dão 900eur por um smartphone e depois choram para não pagar 7eur por um serviço de streaming que vos permite ouvir música sem limites e de forma legal, sem pirataria.

  9. Avatar de fixxes
    fixxes

    eu uso soundcloud, ad free e similar ao spotify, para mim é muito melhor.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      o soundcloud n tem um decimo das musicas do spotify e o spotify tb e ad free se souberes usar o google.