Siri só responde a questões de música se for cliente Apple Music

39 Comentários

A Siri é uma peça quase essencial no iOS. Esta assistente pessoal do iPhone está integrada de tal forma que é hoje uma presença constante e um apoio inegável.

Mas parece que a Siri está agora a ser bastante selectiva e apenas responde a questões relacionadas com música apenas a quem tem subscrito o serviço de streaming de música da Apple.

siri_1

O serviço de streaming de música da Apple tem estado a conseguir uma forte adesão por parte dos utilizadores dos seus dispositivos móveis. Mesmo depois do período gratuito de experimentação acabam por decidir pagar e continuar a usar.

Algo que foi descoberto nos últimos dias e que está a deixar muita gente de pré-aviso é que a Apple parece estar a bloquear o acesso a informação relacionada com música.

A descoberta desta alteração foi feita por utilizadores da Siri e que não têm registo no Apple Music ou o serviço activo. A mensagem é simples e indica que as respostas não podem ser dadas porque os utilizadores não têm o Apple Music subscrito.

O curioso nesta revelação foi ter sido feita por Tom Conrad, um dos criadores do serviço de música Pandora.

Vários testes, usando sempre a Siri e questões relacionadas com música, estão a ter a mesma resposta negativa, sem que sequer seja apresentada uma simples pesquisa web.

Numa situação normal, com utilizadores que têm o Apple Music subscrito, os utilizadores estão a ser encaminhados para a aplicação do Apple Music, onde depois têm acesso à informação inquirida.

siri_02

Esta é a primeira vez que se sabe que a Apple está a usar a Siri, ou outro qualquer componente dos seus serviços, para forçar os utilizadores a subscreverem algo que querem vender.

Com o terminar dos 3 meses gratuitos, a Apple quer que todos se mantenham no serviço, mas agora como utilizadores pagantes, alargando assim a sua já grande base de utilizadores.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de badsector
    badsector

    Isto é legal? Não sei se a UE deixa passar isto..

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Acaba por deixar passar… porque não existe nenhum concorrente europeu.

    2. Avatar de Flavio
      Flavio

      Porque seria ilegal? Não faz qualquer sentido ilegalizar…

    3. Avatar de Ruben
      Ruben

      Legal?

      A Apple é uma empresa, não é uma associação de caridade. E não quer parecer que não é uma empresa.

  2. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Lol, de rir…
    “Siri, what time is it?
    Sorry, I can’t look up the time for you. You have another Clock App.”

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Errado devia de responder;
      “Sorry, you need apple watch for this function”.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      De facto só mesmo a Apple com Tretas destas…

    3. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      Mesmo, acho que as pessoas estão cada vez mais parvas.

  3. Avatar de Daniel Pinto
    Daniel Pinto

    Porque é que seria ilegal?

    1. Avatar de Flávio
      Flávio

      Porque é que era ilegal o Windows trazer o Internet Explorer instalado por defeito?…

      1. Avatar de Joana Castro
        Joana Castro

        Porque a Microsoft mete nojo.

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Só as vezes ou sempre?

    2. Avatar de Adamastor
      Adamastor

      porque é um sistema fechado

  4. Avatar de José
    1. Avatar de José
      José

      Ai faz? então se tudo assim fosse imagina:
      “Não lhe posso dar as horas, não tem um Apple Watch, não pode ver esse filme, não tem a Apple TV, não posso passar essa apresentação, não tem o Pages (MacBook)”
      Sim, faz muito sentido

    2. Avatar de José Antonio
      José Antonio

      Ai faz? então se tudo assim fosse imagina:
      “Não lhe posso dar as horas, não tem um Apple Watch, não pode ver esse filme, não tem a Apple TV, não posso passar essa apresentação, não tem o Pages (MacBook)”
      Sim, faz muito sentido

      1. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        Parecem-me coisas um bocadinho diferentes.
        Simplesmente o Siri precisa de aceder a uma base de dados que “por acaso” é a da Apple Music, que só está disponível se pagares por isso.

        Não estou a dizer que estou de acordo ou não (até porque eu tenho o AM) mas entendo o porque. Onde é que eles iam buscar essa informação? Ao Spotify? Ao Google Music? Ao Google (não me parece que a informação ia ser 100% aquela que estavas à procura).

        Se a informação viesse de outro player (empresa) a Apple teria de pagar por isso e o teria de haver APIs para dar acesso ao conteúdo o que não me parece que seria feito assim de mão beijada por parte do Spotify por exemplo.

        1. Avatar de Mark
          Mark

          E a minha questão é: antes de terem AM era possível obter resposta a estas este tipo de questões ou esta informação nunca esteve disponível?

          É que questões de qual é a musica que está no Top é de conhecimento geral, agora se tivermos a perguntar qual a musica que está no top na AM ai sim está limitado á BD da Apple.

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Então a base de dados sobre a US Chart 1983 é da Apple Music? Estou mesmo fascinado… a Apple Music já existe há tanto tempo e eu não sabia 😉

          Além do mais, não é a tabela da Apple Musica que diz qual é a canção mais popular no momento, existem muitas tabelas

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          Isso até seria aceitável se aparte isso fizesse uma pesquisa na web.
          Mas aparentemente não.
          – Não tens Apple Music nem à web vou buscar informação para te dar. E nem interessa se pagaste um dispositivo com um conjunto pré-definido de funcionalidades 🙂

        4. Avatar de Ricardo M.
          Ricardo M.

          Diz lá então o que é que está no Apple music que não encontras no Google. Diz la, qual é essa informação limitada ao Apple music?
          Enfim, desculpas.

        5. Avatar de Sérgio E.
          Sérgio E.

          Você claramente leu o artigo na diagonal.
          A pergunta feita foi “qual era a canção no top dos charts dos EUA em Março de 1983?”
          Porque raio é que haveria de ser preciso ter o Apple Music, Spotify, ou outro serviço semelhante para responder a isto ?

      2. Avatar de Mark
        Mark

        E quando venderem o carro eléctrico não se vai poder ver tudo que esteja relacionado com mapas, GPS e transito 😀

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ainda se vão zangar com ela,ao menos a Cortana não se arma rm parva.

  6. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Mais uma imposição da Apple.
    Os fanboys vão dizer que é normal.
    Grande assistente que vocês têm, “pago”!
    Estes pequenos detalhes me dão a certeza que fiz em trocar de SO.
    Cada vez mais fechado, e dependente.

  7. Avatar de XXXX
    XXXX

    É pá isto é racismo 🙂

  8. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Ainda há mais. O famoso e revolucionário e inovador método de pagamento da Apple, afinal não esta com aquele sucesso todo.
    Less than 1% of sales at the mall mainstay are made using Apple Pay, compared to about 30% that still use cash and the majority made via a classic credit or debit card swipe, Joe Megibow, American Eagle’s chief digital officer, revealed on Monday.

    “The adoption rates are very, very low right now,” Megibow said during at appearance at the Money 20/20 Conference in Las Vegas

    1% dos pagamentos.
    Quando foi anunciado, os fans foram a loucura com isto, que não havia sistema mais seguro de pagar no mundo. Mas não é utilizado.

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Próximo artigo a sair aqui! Espera… Apple Pay? Pensei que fosse o da Google, ou da Samsung, esquece, isso é mentira, seu invejoso!

  9. Avatar de Realista
    Realista

    A siri também só responde a quem for cliente da Apple…

    LoL

  10. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Well, that’s a SIRIous problem… 🙂

  11. Avatar de JN
    JN

    A Apple já aprendeu alguma coisa com o regime norte-coreano…

  12. Avatar de SrBla
    SrBla

    Viva a liberdade!

  13. Avatar de Moreira
    Moreira

    Não admira nada Apple esta tudo dito.

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nem parece a Apple. Deviam aproveitar para dizer qualquer coisa do género:
    “A música que esteve no top do mês de maio de 1984 é x… Para ouvir esta e outras musicas subscreva o Apple Music”
    Que fácil.

  15. Avatar de David.pt
    David.pt

    Não esperava outra coisa da Apple. Poderia simplesmente pesquisar por web informação sobre as músicas. Na cortada e no OK Google não acontece nada disto

  16. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    lol, é a apple a dar mais um passo inteligente =)

  17. Avatar de Prim
    Prim

    A Apple pode fazer o que quiser, quem não quer deixa…
    Não é à toa que bate recordes de lucros.