Siri do HomePod fica longe do que concorrência oferece

46 Comentários

As assistentes virtuais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e hoje não é estranho interagirmos com a Siri ou o Google Assistant para sabermos mais informações.

Com a chegada ao mercado dos altifalantes inteligente, essa aproximação com as assistentes virtuais aumentou ainda mais. Mas qual será a sua qualidade? Até que ponto conseguimos ser entendidos e obter a informação certa. A comparação surgiu agora e a Siri do HomePod ficou longe da sua concorrência direta.

Siri HomePod

O HomePod é a mais recente coluna inteligente a chegar ao mercado. Assistido pela Siri, consegue ser muito mais do que uma simples coluna, dando a possibilidade de interagirmos com a assistente virtual da Apple.

A Siri no HomePod fica longe da concorrência

No entanto, esperava-se que a Siri mantivesse os mesmos níveis de inteligência e compreensão que tem nos restantes equipamentos, mas a verdade é que, segundo os testes efetuados pela Loup Ventures, a Siri está longe da concorrência.

Três HomePods foram sujeitos a 782 perguntas e, apesar de a Siri ter entendido 99,4% das questões, apenas foi capaz de responder corretamente em 52,3% das situações. Este número contrasta com os 81% da Google, os 64% da Alexa e os 57% da Cortana.

Siri HomePod

O que falta é a integração com algo simples

A Siri conseguiu bater a Alexa e a Cortana em teste de categorias como “Locais” (exemplo: Onde posso encontrar um bom café nas proximidades) e “Comércio” (exemplo: “Ajuda-me a comprar uns sapatos novos”), mas ainda assim ficou longe do que a Google oferece no Google Home.

Pior fica a Siri quanto os testes se focam em informações pessoais, porque falha num conjunto de funcionalidades (e-mail, chamadas, calendário e navegação) não estão acessíveis num HomePod. Se num iPhone apresentaria um conjunto de pesquisas web, não o consegue fazer no HomePod.

Siri HomePod

As áreas onde a Siri melhora e bate o que alguns oferecem

Removendo as categorias associadas a navegação, chamadas, e-mail e calendário, a Siri melhora a sua qualidade e correção das respostas para 67%.

Sendo este um produto novo e que acabou de chegar ao mercado, espera-se que este melhore com o tempo, tornando-o muito mais útil e mais integrado com o restante ecossistema Apple e os seus dispositivos.

Fonte

Comparativo das assistentes virtuais

Qual é o melhor assistente pessoal, Siri ou Google Assistant?

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu não acho nem este nem os da concorrência produtos interessantes, para além do potencial de serem hackeados (seja NSA, sejam russos, etc) e as conversas domésticas e privadas aparecerem na rede. Já nem digo destes aparelhos poderem estar a gravar permanente o que dizemos e a Google, Apple e afins estarem a ouvir as nossas preferências és venderem esses dados para as seguradoras etc

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Isso é secundário e ninguém que possa ter interesse num produto destes quer saber disso.
      Aqui o grande ponto de venda da apple pode ser o facto da qualidade de som do homepod, prevejo muitas pessoas a comprar o homepod mesmo sem ser para usar as features da siri ou apple music ou sequer ligado à internet, quando um produto de 350USD é melhor que muitos de 1000USD, as coisas simplesmente acontecem.
      Tal como nos iMacs que uma pessoa comprava um LCD e tinha de “oferta” um pc, aqui as pessoas compram uma coluna a um excelente preço e têm de oferta toda a componente de AI e afins, usa quem quer.

  2. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Apple em espiral descendente…..

    1. Avatar de Francisco Mota
      Francisco Mota

      Disparate. Cada vez tem mais produtos da melhor qualidade à venda.

      Este é mais um produto para gerar receita e dizem ser realmente muito bom.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        lol… ainda estás a viver na época do SJ!

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Na época do Steve Jobs anunciaram receitas de 90 milhões em um só trimestre?

          1. Avatar de André R.
            André R.

            Não anunciaram, mas aposto contigo que os produtos e software tinham muito boa qualidade, comparado com os de agora. Já uso mac desde 2006 e tenho notado um decréscimo na qualidade

          2. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Helder, tu és dos que compra e avalia uma empresa pelo status ou ganhos dela, quando isso está longe de representar a qualidade dela. O SJ aliava ganhos a qualidade de hardware e software estrema, estes artistas tentam ordenhar a vaca sem atenção à qualidade do leite. Eu não vejo num MBP atual mais qualidade que num laptop Xiaomi nem num iPhone X que num S8 de 60% do preço. Entenda-se qualidade e/ou interesse. Ainda este fds estive com um amigo com iPhone X e é bem menos interessante que o meu S8.

            Mas acho que está claro que a tua opinião sobre a Apple está tão desfasada da realidade como a maioria dos produtos atuais da Apple, a ver quanto tempo mais a vaca dá leite sem a Apple ter que mudar de estratégia radicalmente …

        2. Avatar de Francisco Mota
          Francisco Mota

          Não percebo, a empresa mostra resultados, ainda há dias foi dado a conhecer que a Apple teve um aumento exponencial de vendas do Apple Watch (que alguns azeiteiros disseram na data de lançamento que era produto para morrer), deu a conhecer números de vendas do iPhone a mostrar crescimento e mesmo assim ainda há quem venha dizer o contrário do por puro azeite. Parece que ficam felizes pelas empresas fecharem, pelas empresas terem de despedir pessoas. São mesmo atrasados.

          Critiquem cenas que façam sentido. Parece que vos foi o sucesso dos outros. Bando de invejosos.

    2. Avatar de V.T.
      V.T.

      Qualquer parecença com uma marca finlandesa é apenas e tão só “pura coincidência”.

    3. Avatar de pedro
      pedro

      Neste tipo de produtos, quanto pior, melhor.

  3. Avatar de Francisco Mota
    Francisco Mota

    No som dizem que bate a concorrência. Iremos ver este equipamento para música, para sim dos vídeos via AirPlay 2 com apoio Apple TV, iremos ver este equipamento a ser usado como gestor de Home Kit é pouco mais.

    O som é que parece ser superior á concorrência.

    Quando chega a Portugal?

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      A ideia principal deste tipo de equipamentos não é a qualidade de som, para isso compra-se uma coluna portátil que fica bem mais barato.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Que coluna portátil tem a qualidade e volume do HomePod…

        1. Avatar de Balmer
          Balmer

          N delas, só procurares.
          Não queiras defender o HomePod como um dispositivo para reproduzir musica ambiente, não é ai que ganha…. mas também não é esse o seu objectivo, mais um efeito secundário.

          Agora, se dizem que não faz o seu trabalho devidamente isso já é mais preocupante.

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Nope, o objectivo do HomePod é combater com a Sonos no mercado de som. E foi assim que foi criado. Levou 6 anos. O que não é concorrência são os assistants , dado que nao foi feito para esse mercado.
            O modelo de negocio dos assistants assenta na analise das tuas preferencias para venda para de publicidade orientada.

            A Apple não tem interesse nenhum nesse mercado.

            Abc

          2. Avatar de Helder
            Helder

            N delas, ou seja…. nenhuma!

            O Jorge Carvalho já teve paciência para te responder…

        2. Avatar de Nuno Fernandes
          Nuno Fernandes

          Já reparei claramente que és fanboy da Apple, daqueles que não aceita uma crítica menos boa da marca. Mas digo-te que a marca está longe de ser perfeita, aliás, já esteve bem mais perto da perfeição do que está.
          Agora respondendo ao assunto, há dezenas de colunas a custarem menos que o Home Pod que oferecem uma qualidade de som muito superior.
          Por metade do preço tens as Mackie CR4, Edifier R1700BT ou até mesmo as M-Audio AV42. Por valores semelhantes tens ainda mais, mas por exemplo da KRK tens as Rockit 5 que dão 10-0 a qualquer coluna do género da Home Pod.
          Ou seja, não sejas ridículo ao ponto de querer dizer que uma coluna multifunções inflaccionada pela marca (custa o dobro do sistema equivalente da Google e da Amazon) consegue superar em qualidade de som colunas (monitores) dedicados. É ridículo dizeres isso, principalmente a quem perceber do assunto. Nem foi com esse intuito que a Apple lançou o Home Pod sequer!

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            ‘há dezenas de colunas a custarem menos que o Home Pod que oferecem uma qualidade de som muito superior.’

            Ora mostra la provas disso sff. Mostra testes feitos que demonstra que essas colunas que mencionaste tem melhor qualidade de som do que a Home Pod.

            Se nao conseguires demonstrar guarda a tua opinião no bolso 😉

          2. Avatar de Helder
            Helder

            “Já reparei claramente que és fanboy da Apple, daqueles que não aceita uma crítica menos boa da marca.”

            O que o outro fez, não é uma crítica.

            É uma acusação, e um insulto aos compradores do objecto, mas sem qualquer fundamento, sem qualquer prova.

            “Por metade do preço tens as Mackie CR4, Edifier R1700BT ou até mesmo as M-Audio AV42”

            E nenhuma desta sequer se compara ao HomePod!

            Além disso, nem sequer são colunas wireless, por isso nem sequer é a mesma categoria de produto!

      2. Avatar de Silva
        Silva

        Queres comparar a qualidade sonora de uma coluna portatil alimentada a bateria com um Google Home Max ou HomePod?
        A “ideia principal” deste “tipo de equipamentos” nao existe. É um pouco cedo, na minha opiniao, para se concluir que a ideia principal desta tao jovem categoria de produtos já esteja definida.
        É verdade que há muita concorrência semelhate, que abordam o tema de formas quase idênticas, mas ainda há margem para explorar e abordar o mercado de outros ângulos, que é precisamente o que penso que a apple está a fazer.
        Um ponto de acesso ao seu serviço Apple Music (que nos EUA está bem a caminho de ultrapassar o spotify), com capacidade acima da média de captar discurso (vantagem referida em quase todas as reviews) e cerca de 6 anos em desenvolvimento.
        Quem já ouviu a qualidade de som de um macbook ou mesmo de um iPad Pro percebe o que estou a dizer; estes 6 anos de R&D tem surtido efeito em quase todos os produtos.
        Como já é habitual, a apple executa com atenção ao pormenor e com ideias bastante fixas (e por vezes limitadoras) em relacao ao modo de interagir com o equipamento. Um exemplo dessa limitação é mesmo o facto do equipamento estar “trancado” ao apple music. Sendo a Siri e Apple Music ambos propriedade da Apple, é possível tornar a Siri mais competente no âmbito musical . Em quase todas as outras disciplinas, a Siri está uns furos abaixo da concorrência. No entanto, na minha opiniao, prefiro esperar até que seja possível conversar de forma espontânea com uma IA do que ter que dizer as palavras exactas pela ordem exacta, à lá CLI (Alexa skills anyone?)

        1. Avatar de Pedro Simões

          “Queres comparar a qualidade sonora de uma coluna portatil alimentada a bateria com um Google Home Max ou HomePod?” => Olha que não trabalham sem estar ligadas à corrente.

          1. Avatar de Silva
            Silva

            Precisamente a minha questão. Uma coluna portatil, à partida e por suposto princípio, não consegue competir com uma ligada à corrente, pelas mais diversas razões.

      3. Avatar de Daniel
        Daniel

        A ideia principal deste equipamento é precisamente a qualidade do som. Ao contrário das ofertas da Google e da Amazon, o HomePod é em primeiro lugar, uma coluna de som. Dito pela própria Apple.
        Aparentemente, o HomePod está a bater a qualidade de som de colunas que custam 1000 dólares. Fonte: https://www.reddit.com/r/audiophile/comments/7wwtqy/apple_homepod_the_audiophile_perspective/

      4. Avatar de Marco
        Marco

        Acho que não viste a apresentação do produto, mas pronto.

  4. Avatar de V.T.
    V.T.

    Só o facto de a Siri estar tão somente no horrível português do Brasil já é uma demonstração do estado actual da Apple. Cá está, primeiro os lucros e só muito depois o cliente!

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Bem, não querendo criar briga, mas essa questão de “horrível português do Brasil” é uma questão regional. Nós, brasileiros, também achamos o português lusitano ruim, principalmente por conta do sotaque… e sofremos disso dentro do nosso próprio país, é tão grande que se percebe diferença mesmo entre brasileiros: de acordo com a região em que morem, brasileiros falam quase que uma outra língua, tamanha as distinções entre sotaque e vocábulos utilizados.

      A verdade é que nossa língua está sempre em evolução. Tenho certeza de que o português que você fala hoje é bem diferente do português que falavam há 500 anos. E no Brasil, por conta das diversas etnias e nações que participaram da colonização, temos uma língua mais fluida que incorpora termos estrangeiros com menos resistência pelos nativos.

      Imagine-se morando num país como a Suíça, que possui quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. Você acha que o francês que eles falam é idêntico ao francês da França? Muito provavelmente cada uma as quatro línguas sofreram, e ainda sofrem, influências das outras três.

      Mudando de assunto, acho sim que a Apple deveria disponibilizar a Siri com português de Portugal. Mas é lógico que as empresas priorizam mercados maiores. Talvez as vendas aqui sejam mais significativas do que em Portugal: nós somos mais de 200 milhões, e vocês, 10.

      1. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Com o que vocês ganham achas que as vendas são mais significativas?
        Até podiam ser 500 milhões.
        A questão está que com BR chegam a todo o lado, Brasil, PALOPS, Portugal, emigras, com PT-PT só chegavam a Portugal que por si só é um mercado muito pequeno.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Deixa de ser limitado, lá há quem compre o iPhone X a pronto com nota batida e por um preço muito superior ao de cá, sim eles têm pobreza mas tb tem gente muito rica. São 200 milhões deves achar que é tudo pobre.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      E a Google e a Microsoft já têm as suas assistentes em português de Portugal? Mete na cabeça que somos só 10 milhões, qualquer estado brasileiro tem mais do que isso, há grandes cidades brasileiras com mais do que isso.

  5. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Em contrapartida esmaga a concorrência em qualidade do som
    https://9to5mac.com/2018/02/12/homepod-impresses-audiophiles/

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Disso, o pplware não fala…

  6. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Em contrapartida esmaga a concorrência em qualidade do som
    https://9to5mac.com/2018/02/12/homepod-impresses-audiophiles/

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Treta, estão sempre a dizer mal da Siri e bem dos outros.

    Em Portugal, nem sequer há Google Assistant, e nem vendem o Home.

    Nos EUA, a Siri é a assistente mais usada, deve ser porque é má, e as pessoas gostam de ter más experiências, pois…

    https://tctechcrunch2011.files.wordpress.com/2017/07/personal-assistants-mobile-use.png

    1. Avatar de Silva
      Silva

      A Siri é mais usada porque foi a primeira a ser disponibilizada em massa, e porque nos EUA o iPhone vende muito bem.
      A concorrência é mais competente, e contra esse facto não há argumento.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        A concorrencia ‘e mais competente…por equanto!

        1. Avatar de Silva
          Silva

          Espero bem que sim! Há enorme potencial neste segmento!
          Aliar a Siri à AR !

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se a qualidade de um produto é medido pelo número de utilizadores, então estás a afirmar que o Android é superior porque é o mais utlizado.

      1. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Lol.. O factor custo entra em cena nesse caso.
        O que te devias perguntar é, se existem mais android users como é que existem mais pessoas a usar a Siri?
        😉

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Posso responder?

          A maioria dos utilizadores Android, nem sabe que está a usar Android, usa o telemóvel para chamadas e SMS, e quer uma coisa barata que tenha touch e jogos gratuitos.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Sim, é medido pelo número de utilizadores.

        QUANDO É DE BORLA.

        Se a Apple vendesse iPhones baratos, ninguém comprava Androids!

        1. Avatar de Nuno Fernandes
          Nuno Fernandes

          Pois, deve ser. Quem compra um topo de gama da Samsung, Google, HTC, LG (…) tem dinheiro para comprar um iPhone. Então porque é que se vendem? Tu deves ter sonhos molhados todos os dias só a pensar na maçã só pode!

    3. Avatar de pois.....
      pois…..

      Por essa logica a NOS é o melhor ISP em portugal visto ter mais clientes 😀

  8. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Software tipo Siri pode ser melhorad com upgrades mas a qualidade de som ja nao.

    Este apple Homepod bate ate as melhores colunas.

    ‘…The HomePod actually sounds better than the KEF X300A….The HomePod is 100% an Audiophile grade Speaker.’

    https://www.reddit.com/r/audiophile/comments/7wwtqy/apple_homepod_the_audiophile_perspective/?sort=confidence