Siri em português de Portugal está finalmente disponível

52 Comentários

A Apple havia prometido que ainda este ano a Siri haveria de falar em português de Portugal. E, na versão beta 1 do iOS 26.1, está finalmente disponível o nosso PT-PT.

 


Apple Intelligence já fala português de Portugal

A Apple lançou há algumas horas a versão beta iOS 26.1 que traz algumas novidades, a maior… a Siri em português de Portugal. Como resultado, o Apple Intelligence também já funciona no nosso português.

A Siri, assistente virtual da Apple, passou a suportar oficialmente o português de Portugal, o que marca um passo importante para utilizadores lusófonos em Portugal.

Compreensão e pronúncia

Com esta atualização, a Siri consegue compreender comandos e perguntas em português europeu, usando a pronúncia, entonação e expressões locais.

Isto inclui termos do dia a dia, nomes de locais, contactos e aplicações, tornando a interação muito mais natural.

O iOS 26.1 traz suporte ao Apple Intelligence para oito novos idiomas:

  • chinês (tradicional)
  • dinamarquês
  • holandês
  • norueguês
  • português (Portugal)
  • sueco
  • turco
  • vietnamita

Funcionalidades melhoradas

Para além da linguagem, a Siri mantém todas as funcionalidades: enviar mensagens, definir lembretes, tocar música, fazer pesquisas na internet, controlar dispositivos HomeKit e muito mais.

O grande diferencial é que estas ações agora respondem de forma fluida ao português de Portugal, sem depender do português do Brasil ou de adaptações que antes podiam soar artificiais.

Impacto no uso diário

Esta atualização facilita especialmente a utilização do iPhone, iPad, Apple Watch e HomePod em Portugal, tornando comandos de voz mais precisos e respostas mais claras.

Para utilizadores profissionais ou em contexto familiar, significa uma integração mais natural com os serviços da Apple.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    Aleluia!! Por muito que nos tenhamos todos aqui em casa à utilização em Inglês, há várias vantagens em ser reconhecido o PT-PT! Venha o 26.1 🙂

  2. Avatar de Rafa
    Rafa

    Continua a falar com sotaque brasileiro, mas ok…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, invoca a siri, e vais ver que já fala pt-pt. Ainda é uma versão beta e poderá ainda estar a afinar os vários pontos, mas se questionada, já responde no nosso português.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        No meu caso a siri não responde oralmente. Apenas em texto. E as vozes disponíveis são br

      2. Avatar de Rafa
        Rafa

        Tem razão fiei me apenas na escolha das vozes e ai tinha o sotaque br

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Já percebi porque não tinha respostas orais. Nas definições do Apple inteligence mudei as respostas da Siri de automatica para respostas enunciadas e aí já responde em Pt-pt mesmo que nas vozes ainda esteja pt-br

  3. Avatar de Trinitys
    Trinitys

    its been 84 years…

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 14… mas foi, realmente, um parto difícil!

      1. Avatar de sarafim
        sarafim

        que seja menina, para não ir a tropa!

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 hoje marcha tudo… a tropa é uma carreira!

        2. Avatar de ahahah
          ahahah

          Elas querem igualdade

  4. Avatar de Tuga
    Tuga

    Ena! Só demorou 15 anos.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Boa agora só falta deixar de ser mau.

  6. Avatar de Andre
    Andre

    Cada vez mais atrasados em tudo. Foi por este tipo de problemas que passei para Android.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Ainda bem para ti, assim já não perdes tempo a comentar notícias sobre iOS. Oh… espera… /s

  7. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Falta dizer que obriga a ter o SO em PT-PT e a região também Portugal.
    Mais absurdo não podia ser, quem for tuga e viver fora de Portugal não pode usar nem siri nem Apple inteligence em PT, e quem quiser o SO nouta língua também não, isto vale para iOS, iPadOS, MacOS.
    Aproveitem 😉

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Tenho região em Portugal e língua em inglês. No iPhone é Apple Watch funciona corretamente. Só não funciona no HomePod mini pois não aparece PT-PT como opção (nem mesmo PT-BR)

    2. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Tenho região em Portugal e língua em inglês. No iPhone é Apple Watch funciona corretamente. Só não funciona no HomePod mini pois não aparece PT-PT como opção (nem mesmo PT-BR)

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E o Apple inteligence?

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Não, não obriga a isso. Tens de te informar melhor, a linguagem e região podem ser diferentes.

  8. Avatar de IDroid
    IDroid

    E para quem não tem acesso à Apple Intelligence (eu tenho o iPhone 14 Pro)? Continua a ser em português do Brasil?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, está já em pt-pt. Nos HomePod é que ainda não “spika” tuguês. De resto, com um ou outro bug, mas já está a dar passos certos.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Ótima notícia, obrigado!

      2. Avatar de Pintor
        Pintor

        Isso era esperado, não é vendido pela Apple em Portugal.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exato. Contudo, dizem, que o Homepod irá chegar ao nosso mercado logo que a Siri fale português. Assumi que, numa atualização do HomePod para a última versão, haverá de aparecer o português, o nosso e do Brasil.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Bela treta, só compro quando falar em Mirandês ou com pronuncia Açoriana de Rabo de Peixe, até lá não velo a pena. 🙂 🙂 🙂

          2. Avatar de Vítor M.

            Havemos de lá chegar 😀

            Mas, ganhar com a Siri e ela perceber… à primeira!!! Isso já vale a pena.

          3. Avatar de Pintor
            Pintor

            Sendo para todos era bem vinda para deixar de usar em inglês.Fazem parte do meu sistema de alarme.

          4. Avatar de iDroid
            iDroid

            Tentei agora mudar para português de Portugal (tenho um iPhone 14 pro), e é-me dito que “Português (Portugal) não está disponível em Apple Watch de xxxx. Pode continuar a usar Português (Brasil) ou alterar o idioma nas Definições do relógio”

            Tenho um Apple Watch Series 4. Isso significa que não consigo mudar a Siri no meu telemóvel por ter um Apple Watch que não pode ser atualizado? A sim ser, é uma medida muito anti-consumidor.

  9. Avatar de Alberto Grijó
    Alberto Grijó

    Xiça penico! Estava difícil, irra….
    Sempre foi algo absurdo não existir a versão pt-pt. Como alternativa sempre optei por ter a siri em inglês. Nada contra os brasileiros!
    O meu Xs muito estimadinho não recebeu esta última versão mas sim de seguranças, portanto….. está na altura de mudar e já estou de olho no 17pro max. Sempre serão uns 7 anos de actualizações.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Quando saiu a Siri, já a Ndrive tinha a voz do Socrates, Cavaco, Alberto João Jardim, Pinto da Costa e Valentim Loureiro.

  11. Avatar de Manel
    Manel

    Com isso ja vamos conseguir ter o atendimento automatico? o iphone atender a chamada antes de tocar, para as chamadas de telemrkting etc?

  12. Avatar de André R.
    André R.

    E ainda temos de dizer “ E aí Siri”?
    Ainda não instalei o 26, vou aguardar as afinações da ECU

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ózanos que só precisas de dizer Siri

    2. Avatar de ComentadorDeBancada
      ComentadorDeBancada

      “Ei, Siri?”
      Pelo menos a mim ativa assim em pt-PT

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não me digam que nas versões tuga e br não podem só dizer Siri como na versão us…?

  13. Avatar de Echo
    Echo

    O que é entonação…?!

    Parece-me que por aqui, também se escreve em PT-BR…

    1. Avatar de Vítor M.

      Aiii… tens de alargar conhecimentos, nem tudo o que é diferente do que usas é português do Brasil. Lê aqui, https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/entona%C3%A7%C3%A3o e não precisas agradecer 😉

      1. Avatar de Echo
        Echo

        @Vitor M a minha questão, tinha um sentido retórico, ou seja, não precisava de resposta…
        Agradeço a ajuda, mas não preciso de explicações do que representam e significam os termos em “bom” Português.

        A palavra em si, é « entoação», basta pesquisar um pouco ou perguntar a qualquer professor de português, nascido, educado e formado em Portugal…

        «Entonação» é, quanto muito, um sinónimo “abrasileirado” de entoação, que vem do acto de «entoar»…

        O link da infopédia acaba por me dar razão, visto que, um dos significados do termo é:

        • orgulho; altivez; vaidade

        Por alguma razão, eu utilizei este nickname, directamente relacionado com «entoação»…

        Cumprimentos

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é nada disso. Que disparate. Antes de mais, mandar “a boca” e dizer “foi a brincar”, não fica nada bem. Segundo que, lendo em condições, diz o seguinte:
          nome feminino
          1. ato ou efeito de entonar
          2. orgulho; altivez; vaidade
          3. modulação de voz; entoação

          Quanto à parte que “truncou”, que em bom português não é lá muito “honesto fazer”, isto é, a parte do orgulho, altivez e vaidade, diz a literatura que a palavra entonação vem do verbo entonar (dar tom, elevar a voz), mas em português ganhou também um sentido figurado.

          Portanto, além do significado principal ligado à voz e à forma de falar, entonação pode designar uma atitude de orgulho, altivez ou vaidade. Isto acontece porque a forma como alguém entoa ou dá tom às palavras pode transmitir soberba, arrogância ou superioridade. 😉

          Pronto. Penso que ficou já esclarecido.

        2. Avatar de Reis
          Reis

          Concordo plenamente.

  14. Avatar de Nome
    Nome

    No macOS ainda não está disponível.

  15. Avatar de Reis
    Reis

    Estranho. Nós passamos de colonizadores a colonizados…. Tudo que diz que é em português, é português do Brasil. Estranho e até com alguma piada, face ao resto. Nós portugueses, para ir e trabalhar no Brasil é um filme, mas ao contrário, fantástico……
    Mais uma vez, é o que temos. E antes que comecem as piadas, sim, fui e tentei, fui barrado de formas impensáveis……

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      foste o unico

  16. Avatar de Alec
    Alec

    No meu caso iPhone 14 Pro ainda fala em PT-BR
    Fiz a alteração em “voz” nas definições mas responde em Br…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Já instalaste a versão beta para developers do 26.1?
      Pode ser que tenhas também um apple watch mais antigo emparelhado que não dê para ser atualizado (como o meu caso).

  17. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Infelizmente no HomePod mini continua a não estar disponível o siri em português (Portugal ou Brasil).
    A utilização em casa para controlar os dispositivos HomeKit seria para mim a grande vantagem da Siri em português

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    Será que vai também trazer call screening em pt-pt?

  19. Avatar de Antonio
    Antonio

    Algum comentário sobre a qualidade das vozes?
    “Ei Siri” está a funcionar bem para vocês?

  20. Avatar de miguel
    miguel

    só responde a “ei siri” e não aceita somente “siri”, mas pior é ter a sirir em pt-pt no telefone e somente em inglês ou pt-br no relógio. vergonhoso