Sign In with Apple traz riscos de segurança e privacidade segundo a OpenID Foundation

13 Comentários

Na última keynote a Apple mostrou muitas novidades para os seus produtos e para os seus serviços. Estes vão receber em breve tudo o que foi criado, mas um marcou a audiência por prometer segurança e privacidade.

O Sign In with Apple quer aumentar a segurança e a privacidade no acesso aos serviços. Mesmo com todas estas promessas, algumas dúvidas surgiram. A OpenID Foundation veio agora alertar para os riscos de segurança e privacidade deste serviço.

Apple Sign In OpenID segurança privacidade” width=

Quando apresentou o Sign In with Apple, a empresa garantiu que este iria manter os padrões de segurança e privacidade elevados neste seu serviço. Este seria uma alternativa ao que a Google e o Facebook já oferece, mas com maior controlo dado aos utilizadores.

Sign In with Apple traz riscos de segurança e privacidade

Claro que por ser um sistema fechado, levanta algumas dúvidas importantes. A OpenID Foundation veio agora apresentar algumas, que considera serem relevantes e que a gigante de Cupertino deveria responder aos utilizadores.

O foco destas questões está na força como a Apple criou a sua oferta. Apesar de ser baseado de forma alargada no OpenID, existem diferenças substanciais. São precisamente estas que são questionadas e que podem colocar problemas aos utilizadores.

Apple Sign In OpenID segurança privacidade

A OpenID Foundation revela também alguma limitação que os utilizadores têm ao usar este novo serviço. São eventualmente muito menos os locais onde vai estar implementado. Há ainda um fardo adicional para os programadores por terem de implementar um novo sistema de autenticação.

OpenID Foundation alertou para os problemas

Nessa missiva fica também o apelo a que a Apple reduza a diferença entre estes sistemas e que o aproxime do OpenID. Assim o grau de confiança será maior e será muito mais simples de implementar pelos programadores.

Criada para manter os sistema de autenticação, esta fundação tem como membros o PayPal, Google, Microsoft e muitos outros. Controla principalmente vários destes mecanismos universais, com o OpenID Connect
a ser o protocolo de identidade mais conhecido. É baseado no OAuth 2.0 e usado na maioria dos processos de autenticação da Internet.

Google gosta do novo botão “Sign in with Apple” da Apple

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    A única razão apontada é que a versão da Apple é diferente do “standard” da OpenID e por isso será adoptado em menos casos e como tal deixará os utilizadores em risco nos casos em que não for adoptado.

    Isto tudo, vindo de uma fundação financiada pela… Google.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Leste o documento com as diferenças e o que pode acontecer?
      A única coisa que a OpenID Foundation está a “pedir” é para não “cortarem coisas” na autenticação para garantir uma segurança idêntica aos outros serviços. Algumas das coisas em falta tornam o processo vulnerável a ataques já conhecidos.
      E não é só a Google que financia esta fundação.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        E só não dizem quais …. o que seria o normal. Apenas afirmam tal como escreveste que :

        “When nonce is provided in the code or code id_token grant types, it isn’t included in the id_token returned. Not having the nonce enables known attacks.”

        Isto não diz nada.

        Abc

  2. Avatar de Tim
    Tim

    Lol, que figurinha age a openID fez com esta pseudo noticia.
    Eles até tremem.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Quando der asneira logo vemos a figurinha. Falar sem estar informado é sempre mais fácil.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Já se sabe que se alguém faz um critica á Apple é parolo ou fez um pacto com o diabo.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Eles fizeram uma declaração a dizer que o Apple Sign In vai ter problemas de segurança por não seguir o seu protocolo. Não seguir um protocolo não faz com que a coisa deixe de ser segura. Isto é uma não-noticia na medida em que:
          – o fundamento da conclusão de falta de segurança não é válido
          – o serviço ainda não saiu ao mercado, por isso ainda nem pode ser testado

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se eles fizesem uma declaração a dizer que o Apple Sign era altamente seguro, haveria tanta indignação?

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            @Toni da Adega:
            Qual é a declaração que cria mais indignação (tendo em conta a ausência de provas):

            – o Zé matou a Maria
            – o Zé nunca matou ninguém

            Se a Open ID quer acusar de que o serviço da Apple não é seguro, que apresente coisas concretas

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Falhaste redondamente no exemplo.

            Saem duas noticias, ambas com ausência de provas:
            Dispositivo X não tem falhas de seguranca
            Dispositivo X tem falhas de seguranca.

            Qual a noticia mais correcta?

            Afirmar que tem segurança seria algo aceitavel e normal.
            Afirmar que tem falhas de seguranca, já não pode ser porque estão a fazer acusacoes sem provas.

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            “Afirmar que tem falhas de seguranca, já não pode ser porque estão a fazer acusacoes sem provas.”

            E é precisamente o que a Open ID está a fazer neste caso

          5. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            E cada vez mais estás a concordar comigo.
            A revolta está porque falaram mal de um produto e nao porque falaram com ausência de provas.
            Porque se fosse a falar bem (mesmo com ausência de provas de que é seguro) o pessoal ia ficar todo contente, mesmo estando a fazer afirmacoes sem provas.

            Basicamente existem tantas provas que é seguro como existem que não é seguro, mas só o Segundo é que interessa.

  3. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Todos nós sabemos que a apple até à algum tempo acenava com o marketing e as questões de segurança eram relegadas para segundo plano. Os tempos, os problemas e as exigência são outros… marketing ainda convence alguns, mas, não todos e até os mais entusiastas estão a render-se às evidências…