Será verdade? Epic afirma que margem de lucro da App Store da Apple chega aos 78%

41 Comentários

Apesar de não ser um valor público, é certo que a App Store é uma fonte de elevado rendimento para a Apple. Esta concentra todas as apps que os utilizadores do iOS podem aceder, quer sejam gratuitas ou pagas.

Com a luta nos tribunais que acontece, que a coloca a Apple contra a Epic, vão surgindo novos dados. A criadora de jogos trouxe agora uma testemunha que pretende mudar o cenário. Foi revelado que a margem de lucro da App Store da Apple chega aos 78%.

Será verdade? Epic afirma que margem de lucro da App Store da Apple chega aos 78%

App Store é essencial para a Apple

A Apple nunca assumiu a App Store como uma fonte de rendimento importante e essencial. Quer fazer da sua loja uma razão para cativar novos utilizadores para o iOS e manter agradados os que já usam este sistema operativo, nas suas várias vertentes.

Como tal, nunca revelou nas suas declarações de resultados os lucros diretos que obtém com a venda de apps e serviços nesta loja. Agora, uma testemunha da Epic refuta esta afirmação e revela que a Apple terá tido margens de lucro de 77,8% e 74,9% de margem operacional em 2019 e 2018, respetivamente.

ned_barnes_testimony

Margem de lucro muito elevada

Esta revelação veio de Ned Barnes, uma das testemunhas-chave da Epic Games. Os dados surgem da avaliação dos resultados financeiros da Apple e são importantes neste processo. A criadora de jogos quer assim provar os seus argumentos e a base da sua acusação em tribunal.

Segundo a Epic, a App Store não traz nenhum serviço real, mas serve simplesmente como uma forma de a Apple extrair dinheiro dos programadores. Quer baixar as margens de lucro e permitir que outros sistemas de pagamentos possam ser suportados pelas apps.

Epic Apple App Store lucro loja

Epic quer mudar as regras desta loja

Naturalmente que a Apple refuta completamente estes valores e quer rebatê-los em tribunal. Garante que não faz a análise apresentada sobre os lucros da App Store e que não faz sentido essa separação, visto que está integrado no seu ecossistema iOS.

Dado que a Apple fica com 15 ou 30% de todas as compras na App Store, uma margem de lucro na faixa dos 70-80% não parece impossível. Este processo que coloca a Apple contra a Epic Games toma esta segunda-feira um novo rumo, com a entrada em tribunal de todos os intervenientes.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Julio
    Julio

    Óbvio que é. Não é a primeira a queixar-se… Apple vive a custa das outras empresas.. Lucros doidos produto de qualidade zero mas serviços a pontapés e caros… APPLE tudo dito. Era saírem todos da loja deles que ficavam como o Windows phone.. Ou a blackberry, Sem apps neguem quer ninguem usa. Era bem feito.

    1. Avatar de RAM
      RAM

      Ya é assim mesmo. Que maus e abusadores. Vê bem que estes dias fui comprar uns cogumelos e o António ficou com as comissões quase todas

      1. Avatar de Elektro
        Elektro

        Que descaramento, o António devia era vender a preço de custo e ir á falência por falta de lucro xD

  2. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Margem operacional não é margem de lucro.

    1. Avatar de Vítor M.

      Certo, conforme diz no texto “…uma testemunha da Epic refuta esta afirmação e revela que a Apple terá tido margens de lucro de 77,8% e 74,9% de margem operacional em 2019 e 2018, respetivamente.”

  3. Avatar de miguel
    miguel

    Eu sendo dono de uma empresa vendo os produtos com a margem que eu quiser, não sendo bens de primeira necessidade não vejo qual o problema.
    Ou morrem se não jogarem um jogo?

    Reclamem mas é de coisas importantes como por exemplo a “água” que é tão essencial a vida e as cameras levam taxas e preços abusivos, isso sim deveríamos todos nos unir e reclamar.

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      +1

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      “a “água” que é tão essencial a vida e as cameras levam taxas e preços abusivos”…afirmativo … a água sendo um bem essencial para a vida, deve ter preços elevados para garantir que não haja abuso e desperdícios desnecessários…

    3. Avatar de A maníaca
      A maníaca

      “Camera” não é “câmara” (de uma cidade).

      Segundo a excelência Miguel, as “câmaras” e empresas de água deveriam fazer as obras, meter tubos, fechar, fazer admissão e tratamento e distribuição da água a custo zero. Logo as águas usadas ou chuva, deveriam também ser transportadas e tratadas a custo zero para o cliente.

      Pois claro, preço abusivo, porque tudo isso sai barato…….

      Também acho que nos devíamos unir, mas era para reclamar desta gente que em vez de trabalhar e ver o que custa… reclama que tudo devia ser grátis.

      1. Avatar de Jonh
        Jonh

        Primeiro já ca faltava o comentario do erro ortografico para me sentir superior (sim os meus erros são propositados).
        segundo há uma cena que são impostos … depois pagas os terrenos dos canos mesmo que nao seja da camara … depois ainda pagas a conta da agua.
        ainda tem prejuizos …
        devias ver a quantidade de carros da companhia das aguas tem aqui ao pe de minha casa

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Quem nao sabe vender feche a loja. Obvio que e o lucro da empresa que a mantem viva. A percentagem e o que ela quizer visto que nao ha regulacao nesse sentido.

  5. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Produtos online conseguem uma margem bastante elevada quando comparados com outros sectores (e.g. carros 20%). Por isso não me admira nada a AppStore estar a gerar essa margem.

  6. Avatar de JP
    JP

    Eu ao ler estes comentários fico surpreso. Vejo muitas pessoas a defender a Apple numa ótica de mercado totalmente liberalizado.
    Vou dar um exemplo, imaginem que as operadores de telecomunicações (MEO,NOS e Vodafone) sobem os preços em 500%, gostava de ver estas pessoas argumentar………… pois só usa quem quer e segundo os comentários que leio as empresas podem e devem praticar os preços que bem intendem. (mercados oligopólistas, monopolista e barreira a entrada de mercado isso tudo é são mitos que prejudicam o consumidor.)
    No dias de hoje as telecomunicações são considerados um serviço essencial (como por exemplo a Luz) para a vida moderna atual. (telecomunicações sem Sistema operativos e difícil funcionar (IOS/Android etc)

    1. Avatar de MC
      MC

      Estás a confundir acesso a telecomunicações (chamadas, mensagens e internet) com compras de aplicações e jogos.
      Quem compra um smartphone (seja iOS ou android) já sabe à partida que as aplicações e jogos têm um custo. Se não querem pagar, que usem o equipamento apenas para o essencial (chamadas, mensagens e navegação web).

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Nem todos os jogos têm um custo sei de 4 ou 5 que são à borla no Android!!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Hoje em dia nada é à borla, se não os pagas em dinheiro pagas em ads.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O que dizes não faz nenhum sentido para este caso.
      A apple cobra 30% para usarem a sua plataforma App Store desde o 1º dia da App Store, os valores nunca variaram, já lá vão 13 anos, baixaram agora para 15% para devs que ganham abaixo de 1M.
      É tudo mais que justo.

      1. Avatar de Elektro
        Elektro

        Deixa lá Zé, o que esta malta precisava era de estar a arrendar uma casa em que era o inclino a definir o preço que pagava e quando pagava 🙂

      2. Avatar de Jp
        Jp

        E possível alguém ter uma loja similar a Appstore no IOS?
        Eu não sou contra os 30% de comissões, sou contra a da Apple não deixar existir alternativas a appstore.
        Dou um exemplo, o Spotify tem que pagar 30% para os utilizadores terem acesso IOS, mas o Apple music isento dessa comissão.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Tens alternativa, tens play store que tem mais quota de mercado.

  7. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Temos de separar o trigo do joio. Ha margens de lucro excessivamente altas, sem ser em servicos essenciais (nao estou a concordar que tenha de ser assim) apenas estou a dizer como nao ha regulacao sobre isso as empresas aplicam o lucro que quizerem sem haver regulacao no mercado. Ja os servicos essenciais as pessoas sao um roubo a nossa carteira descaradamente, e nao vejo niguem a tentar regular isso para uma percentagem mais justa. Um caso flagrante e a EDP como toda a gente conhece.

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      O problema do preço da energia (Luz e Gás) é o mesmo que o combustível e não é bem culpa da EDP ou de qualquer outra empresa de energia e sim do IVA, porque nas facturas o preço até é justo, agora o IVA 23% e todas as outras taxas é que são abusadoras.

      Mas claro há quem tenha votado nos mesmos de sempre, portanto parece ser um problema que afeta poucas pessoas como eu e tu…

  8. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    2 empresas titânicas a degladiarem-se. Ambas gostam de tratar os consumidores abaixo de merd@. Eu digo que se phod@am as duas, pode ser que renasça algo bom das cinzas desta guerra!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se a EPIC fosse titanica não precisava que lhe patrocinassem esta guerra contra a apple.
      Diria mesmo que caso a EPIC perca, que é quase certo, pode ter os seus dias contados.

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        A Epic tem lá dinheiro chinês! Não me parece que desapareçam do mapa. O panorama das relações comerciais de detentores de stores e os que lá vendem é que vai mudar certamente, o bom seria era que não fosse o mexilhão a phoder-se como é costume!

  9. Avatar de Rui Lioes
    Rui Lioes

    Com a malta que gosta de Apple, não vale a pena argumentar. As palas, toldam a verdade. Se disserem que o xixi do hipopótamo, embalado pela Apple, é bom para beber , eles bebem e fazem cara feia a quem disser que não.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      FOGO!! Que comentário tão agreste!! Mas a VERDADE TEM DE SER DITA!!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E tens alguma opinião válida para partilhar? Ou isso é o melhor que consegues?

      1. Avatar de Rui Lioes
        Rui Lioes

        Não faças cara feia.

  10. Avatar de oiiiii
    oiiiii

    Mas ainda andam nisto??? Se a Epic não quer aceitar as condições da Apple não meta os jogos disponíveis no IOS. Também seria interessante ver a % de lucro da Epic

  11. Avatar de Jota
    Jota

    A Apple é conhecida por chular os fabricantes de componentes dos seus dispositivos! Por causa disto é que a Apple ainda não tem nenhum carro, porque nenhum fabricante de automóveis aceitou ser chulado!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se fosses o melhor cliente de uma empresa também irias fazer de tudo para conseguires esmagar o preço o máximo que conseguisses, não vejo qual o drama.

      1. Avatar de scp
        scp

        O drama é o que tu descreves, pensa lá.

  12. Avatar de Mary
    Mary

    Qualquer “produto” só existe porque há cliente para ele.

    Acham que estão a ser “comidos” … não sejam clientes.

    simples

  13. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Querem, querem, não querem que vão vender para outro lado. Isto é válido para qualquer loja.

  14. Avatar de jorge
    jorge

    Sera que a epic oferece os jogos gratuitamente aos seus jogadores, ou ela nao quer ter beneficios, parece que vive de agua fresca no inverno, eu apenas uso o telefone para o basico, chamadas e mensagens, e muitas das vezes fica em casa, vivo bem sem os jogos, mas cada um compra o que muito bem entender.

  15. Avatar de jorge
    jorge

    Cada um faz o preço dos seus produtos, so compra que quiser.