Será este o novo normal? Apple já faz publicidade aos seus serviços no iOS e iPadOS

39 Comentários

Há muito que algumas empresas chinesas são criticadas por colocarem publicidade nas suas interfaces e assim conseguirem arrecadar mais algum dinheiro. Ninguém é adepto desta posição, mas a verdade é que agora há uma nova empresa a seguir o mesmo caminho.

Falamos da Apple, que no seu iOS e iPadOS parece estar a apresentar publicidade a alguns dos seus serviços. Não se esperava que fosse este o caminho tomado, mas a verdade é que estas propostas estão a surgir a cada vez mais utilizadores.

Apple publicidade iOS iPadOS serviços

A praga da publicidade chega a novos lados

Empresas como a Xiaomi, e outra, há muito que são conhecidas por colocar nas suas personalizações do Android publicidade. Esta por norma está na zona das configurações, mas aponta para empresas externas e que pagam para ter ali a sua publicidade.

Claro que as críticas são muitas, e mesmo com as justificações a serem apresentadas, os utilizadores continuam a queixar-se. O que agora parece estar a surpreender todos é a presença desta mesma publicidade no iOS e igualmente no iPadOS, em zonas como a da configuração.

Apple também já adotou esta política

A grande diferença faça às outras empresas com as mesmas práticas está no que é publicitado. A Apple foca-se nos seus serviços e oferece acesso direto para a sua subscrição ou para a oferta de períodos gratuitos desses mesmo serviços.

Estas propostas não se limitam ao iPhone e estão também a ser apresentadas no iPad. Também não parecem ser genéricas e são dirigidas, conforme o equipamento onde é apresentado. Equipamentos recentemente ativados vão mostrar acesso a ofertas como 1 ano de Apple TV+ ou Apple Care+.

Queixas do iOS e iPadOS estão a crescer

As queixas estão naturalmente a acumular-se a mostrar que esta é uma prática que está agora a ser generalizada dentro do ecossistema da Apple. Não se esperava que assim acontecesse, depois de todas as críticas que têm surgido nesta área.

Há ainda questões que podem ser levantadas, nomeadamente de concorrência. Mesmo sendo uma oferta, a Apple está a dar prioridade aos seus serviços e não a todos os restantes que possam existir na sua loja de apps. Resta saber o que a empresa tem para comunicar sobre este assunto, uma vez que ainda não se manifestou.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vilna
    Vilna

    Quando os serviços são tendencialmente gratuitos compreende-se, tem de haver receita, mas em serviços pagos e bem pagos não é admissível.

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      não é publicidade feita em serviços! É publicidade feita nas definições, na zona dos serviços iCloud da Apple.

      1. Avatar de Vilna
        Vilna

        Ainda assim, se se entender que é intrusivo não pode ser. No mínimo haver possibilidade de não ser incomodado com estas mensagens.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          É algo intrusivo, e um pouco estúpido da Apple, pois dava para chamar à atenção do direito aos meses grátis no interior das definições dos serviços iCloud, era onde faria mais sentido em vez de ser na primeira página das definições.
          Deveria sem dúvida haver alguma maneira de fazer desaparecer. Acho que bastava mostrar apenas uma vez.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nao pode ser

    2. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Para mim, não me incomoda nada, pois trata-se de uma oferta exclusiva para quem tem um dispositivo novo, não acho intrusivo nem vou perder tempo com isso. passo bem com ele.

    3. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      É como os iPhones, pagas bem e ainda tens de comprar o carregador à parte.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Então, os outros carregadores eram oferecidos? Não sabes que no fim, mesmo lá no fim, quem paga aquilo tudo és tu?

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          nao eram oferecidos mas vinham no conjunto completo pelo preço que pagas, a apple tirou o carregador e nem por isso baixou o preço ainda o aumentou

  2. Avatar de Rikardo S.
    Rikardo S.

    São os da Apple ta certo a ler o título pensei que era tipo Google que mete Pub em todo o lado. Mas não, é só serviços Apple.

  3. Avatar de Beltrano
    Beltrano

    Há que manter os accionistas contentes… Easy profit.

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Calma, isto é só má línguas.
    Isto não é publicidade, é somente uma informação acerca dos serviços que possuem.
    Daqui a uns dias a Apple informa bem o assunto e já fica tudo bem.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      ya é publicidade aos serviços deles e ate é um pouco intrusivo se continuarem com esta tendencia nao sei nao

  5. Avatar de Dinamico
    Dinamico

    Eu por norma sou completamente contra este tipo de ads em equipamentos pagos. No meu antigo xiaomi chegou uma altura que até ads aparecia nos ecrãs do OS, search etc, mas era a tipica ads rasca com gifs da google. Tive de mudar o OS do telemovel porque era demasiado irritante.

    No iPhone já passei pelas definições e nem considerei essas opções ads. Honestamente bem jogado da apple que consegue expor os seus produtos sem ser irritante.

  6. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Com este tipo de “ads” lido eu bem.
    Nao sao irritantes. e na verdade apenas me estao a alertar para um servico que posso usufruir gratuitamente se os acionar em X dias…

  7. Avatar de JJKJKJ
    JJKJKJ

    Publicidade? acho que não podemos chamar isso… isso e só uma barra nas definições que esta a dar uma informação para usufruir de algo gratuitamente! nem faz diferença estar lá ou não

  8. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Na Xiaomi é só desativar nas configurações e você não vê mais nada. É a primeira coisa que faço quando compro aparelhos da marca. Por isso nunca vi propaganda.
    Já nos da Apple parece que não tem como desativar.

    1. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Pena não dar para desactivar la backdoors

      1. Avatar de Antoninho Pitágoras
        Antoninho Pitágoras

        *os backdoors

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Isso não importa! O que importa é o preço baratinho do telemóvel para o consumidor ficar a pensar que fez uma compra inteligente!

        Quando não pagas pelo produto, és tu o produto, convençam-se disso.
        Niguém dá nada a ninguém.

      3. Avatar de Douglas Charles Cunha
        Douglas Charles Cunha

        Nenhum celular desativa. A fabricante pode até jurar de pés juntos, acredita quem quer.

  9. Avatar de Asilva
    Asilva

    “Não há almoços grátis” Querem tlms barato? Então têm de levar com publicidade.

    1. Avatar de onurb82
      onurb82

      Mobiles balatinhos, sem publicidade, sem os ‘track’doores, como diz o antoninho…
      E mais…
      Eu escolho o que quero instalar no meu xaluto balatinho.

  10. Avatar de RM
    RM

    A Apple nunca me desilude.. Nunca tive e quanto mais o tempo passa menos quero ter..
    confesso que neste ultimo antes de sair eu ia vendo as noticias as especulações e pensava para mim será desta que vou experimentar? mas depois ele saiu e de 2 em 2 dia aparecem perolas destas.. que alivio, ainda bem que direcionei a minha milena e pouco para a marca do costume..

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      ya tambem ja tive com esse bichinho para experiementar mas desisti, a minha namorada tem ios e sinceramente ha coisas que desiludem pricipalmente em termos de personalizaçao e multitasking o multitasking no ios é basicamente nulo e mesmo em termos de hardware o nao ter touch id ou refresh rate maior ainda me deixa de pe atras parece que vou para uma coisa pior e ainda tenho de pagar 1000€

    2. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      Parei de ler quando disseste ‘Nunca tive e…’

      A Mercedes nunca me desilude..Nunca tive e quanto mais o tempo passa menos quero ter. bla bla bla

      1. Avatar de Joao Pequeno
        Joao Pequeno

        devias ler até à parte em que ele refere que não tem multitasking. forte abraco

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          tens de me dizer onde esta o multitasking entao ahah nao me digas que é o PIP que apareceu agr finalmente no ios14 e nem funciona com o youtube ahah o ios ainda nem para dividir o ecra com 2 apps da ahah la para o ios23 ja deve haver qualquer coisa

    3. Avatar de Arlindo Pais
      Arlindo Pais

      É o chamado estudasses.

    4. Avatar de ITzanas
      ITzanas

      epa, parabéns, já não lia um comentário de uma hater da Apple tão genuíno há imenso tempo, estas de parabéns.

    5. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      A Sara Sampaio nunca me desilude, nunca a tiver e quanto mais tempo passa menos quero ter.

  11. Avatar de iSad
    iSad

    80% dos utilizadores nem olham para isso. Enfim mais uma para nabos trolarem.

  12. Avatar de Arlindo Pais
    Arlindo Pais

    Isto é considerado ad?

    Preocupem-se com pub externa e backdoors mas é.

  13. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Escândalo, aparece uma informação a dizer que tens serviços grátis porque compraste um dispositivo.
    Pior ainda por dizer que podes, se quiseres, ter applecare nesse mesmo dispositivo…
    Ha pessoal que não tem mesmo nada que fazer

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      para mim não é a questão da publicidade aos serviços gratuitos atribuídos com a compra do aparelho, mas o espaço que ocupa, pois retira conveniência quando se usam as definições. Faz diferença em ecrãs mais pequenos. Deveriam colocar aquilo tudo no interior das definições do iCloud.

      1. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        o dedo não se gasta de correr mais meio cm 😀

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          não deixa de chatear, especialmente se não desaparecer, como dizem!

  14. Avatar de ITzanas
    ITzanas

    Estou farto de procurar por essas publicidades tão maliciosas e até agora não encontrei nada..