Seis meses depois… iOS 9 já corre em 79% dos iPhones/iPads

81 Comentários

Ao contrário do que se passa no mundo Android, devido especialmente ao problema da segmentação ao nível dos fabricantes, a Apple tem normalmente taxas de adopção elevadas relativamente à última versão do seu sistema operativo móvel.

Tal é possível porque, primeiro, a Apple dá suporte à maioria dos equipamentos, sejam novos ou mais antigos, mas também porque as novas versões trazem sempre optimizações e novas funcionalidades. Sabia que o iOS 9 já está em 79% dos equipamentos Apple?

478579-generic-ios-9


A Apple lançou no dia 16 de Setembro o novo iOS 9. Esta nova versão da plataforma móvel da Apple trouxe um conjunto de novidades e como sempre, ao contrário do que se passa no mundo Android, rapidamente os utilizadores conseguiram actualizar os seus equipamentos.

Em apenas 24 horas o iOS 9 foi instalado em 12% dos equipamentos e passado um mês já estava em 61% dos iPhones/iPads.

Agora, passados 6 meses, a Apple deu a conhecer que o iOS 9 já corre em 79% dos iPhones/iPads, segundo dados da App store, mesmo sabendo que alguns utilizadores sentiram-se enganados pela Apple.

apple

Para se fazer uma espécie de comparação, o Android 6.0 apenas está instalado em 2,3% dos equipamentos.

Não se sabe ainda bem se a Google terá algum plano para o futuro, em especial para o novo Android N (7.0) para conseguir colmatar tal problema que sempre afectou o Android. Nesta vertente o ecossistema Apple leva muita vantagem sobre todos os concorrentes e, provavelmente, manter-se-á no futuro.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Pudera… a Apple só tuem que se preocupar em criar um sistema fechado para uns 20 iDevices em comparação aos mais 30’000 Androids que existem…

    http://9gag.com/gag/avPxynn

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      E a culpa é de quem?
      É das marcas que produzem equipamentos com android que devem dar suporte aos seus modelos.

    2. Avatar de apache
      apache

      Pudera, que é que me interessa os outros telemóveis que correm o mesmo SO? Eu quero suporte para o MEU telemóvel.

    3. Avatar de Tomás
      Tomás

      Não é só 1 fabricante ou uma só equipa que foi responsável por criar esses aparelhos Android todos e fazer a optimização do software. O problema no Android é que os seus fabricantes preferem abandonar o suporte da maioria dos seus aparelhos.
      Repara também que a Apple lança quase ao mesmo tempo versões de vários sistemas operativos, para uma grande variedade de máquinas. É por isso uma questão de prioridades e organização.

  2. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    GOOGLE, MICROSOFT ponham os olhos, sim?
    (uso Windows Phone!)

    1. Avatar de Goncalou
      Goncalou

      Pois é … se não fosse o android e a quantidade de devices que tem (para todos os preços) ainda agora andávamos a maioria de nós com um telemóvel que fazia chamadas, mensagens e …

      1. Avatar de apache
        apache

        E é para isso que serve a maioria dos Androids que andam aí: chamadas, mensagens e facebook.

        Muita inovação!

        A maioria nem tem net móvel!

    2. Avatar de rudua
      rudua

      Qual se não é inscrição?

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        HTC 8X

    3. Avatar de rudua
      rudua

      Porque no 930 insider o WM10 está muito bom

    4. Avatar de João Magalhaes
      João Magalhaes

      Não entendo o comentário, os smartphones e tablets da google estão todos atualizados, pelo que parece só 79% dos Apple estão. Se calhar , é melhor a Apple por os olhos na google.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        “Todos” é muito abrangente… You sure about that?

      2. Avatar de Tomás
        Tomás

        como é que podes dizer que estão todos actualizados? A Google nem sequer dá o mesmo tempo de suporte/actualização que a Apple (3 versus 5 anos actualmente), de modo que haverá maior percentagem de Nexus que nem podem ter um update pela Google do que no caso da Apple com os iPhones

      3. Avatar de Vlad
        Vlad

        Tens a certeza o que dizes? O smartphone mais recente da Google que suporta a ultima versão do SO é o Nexus 5 de 2013, no caso da Apple é o iPhone 4S de 2011. Voltando-me agora para os tablets, o mais antigo da Google que ainda se encontra actualizado é o Nexus 7 de 2013, ora na Apple é o iPad 2 de 2011.

        Para teres uma ideia a Google têm já 4 séries de smartphones não actualizáveis contra os mesmos 4 da Apple, a diferença é que a Apple lançou o seu primeiro smartphone em 2007, e a Google em 2010. Nos tablets a Google têm dois modelos já não suportados contra um da Apple, o primeiro tablet nexus saiu em 2012 enquanto que o primeiro iPad saiu em 2010.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          É a situação vai ficar pior, porque o Nexus 5 (o mais vendido de sempre) vai ficar de parte com o Android N

    5. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      Microsoft? Eu tenho o W10M no Lumia 820 e no 830. Não sei qual é o teu problema. 😉

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        O meu problema é o HTC 8X. Muito bom mas certamente morrerá com o WP8.1 pois a HTC não lhe dá suporte… Estou no programa insider mas não atualiza 🙁
        Se alguém souber de um tutorial agradeço que deixem aqui o endereço

  3. Avatar de Malamen
    Malamen

    Nunca percebi muito estas percentagens… isso não deveria dizer que o IOS 9 corre em 79% dos devices que o suportam?

    Porque se formos a ver a totalidade dos devices que são usados hoje em dia, com certeza que essa percentagem cai muito.

    1. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      Não.
      Muita da percentagem de iOS anterior ao 9 é que é de aparelhos que não suportam o 9.

      Estas percentagens são referentes aos acessos à Apple Store.

    2. Avatar de apache
      apache

      Não.

      Isto é da totalidade de devices activos a serem usados hoje em dia.

      Muitos não suportam iOS 9, mas a maioria desses já está numa gaveta, ou foi para reciclagem.

  4. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Quer queiram quer não. Para os dispositivos que o suportam é um pouco difícil fugir..

    1. Avatar de apache
      apache

      Um pouco difícil?

      Explica-te!

      Não é como o Windows 10, que obrigam o utilizador.

      O utilizador tem de descarregar o iOS, tem de aceitar os contratos, entrar o PIN/Password (não dá TouchID), e aceitar o reinicio!

      1. Avatar de João Magalhaes
        João Magalhaes

        ” Obrigam o utilizador” , estás enganado, eles sugerem todos os dias mas só instalas se quiseres, não tens uma pistola apontada à cabeça.

  5. Avatar de Fabio
    Fabio

    ”Para se fazer uma espécie de comparação, o Android 6.0 apenas está instalado em 2,3% dos equipamentos.”, deviam comparar o numero de smartphones que em 1º teem sistema android entao para fazer estas comparaçoes,no inicio de 2016 o android liderava com 82% no mercado dos smartphones enquanto o ios andava nos 13%, e para nao falar que o ios e tao limitado que leva as pessoas a actualizar ,no android hoje em dia consegue.se qualquer coisa que esteja disponivel gratis,no ios ou compras ou deixas de lado

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Falando em batatas, o que raio tem isso a ver com o que quer que seja?

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        é batatas pra ti porque es burro

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Bem haja, fiquei deveras mais esclarecido.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Fábio, informa-te um pouco antes de escreveres. No iOS tens milhares de apps grátis, as melhores apps por norma chegam 1º à App Store, e não é limitado como fazes passar.

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        Pois tem milhares de apps gratis, nao disse o contrario, e ah muita coisa paga, nao queiras comparar o android a nivel de conteudos com ios , e muito menos onde se paga mais, no android conseguese praticamente tudo gratis

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Fabio, o que é que percebes de iOS para dizeres isso??? Tanto tens apps pagas em iOS como para Android! Em android tens apps gratis, com publicidade e mais publicidade! Eu tenho um smartphone Android e sei o que é entrar na play store e comprar apps “grátis”. A nível de conteúdos, conta lá que conteúdos tens em Android que não tens em iOS???

  6. Avatar de Tony
    Tony

    Mais uma não noticia sobre iOS

  7. Avatar de censo
    censo

    Seis meses depois do lançamento de qualquer nova versão do ios, sai esta brilhante conclusão. Para impressionar aqueles que não conhecem o ecossistema e…publicidade, que a marca não precisa!

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Não precisa? hilariante, a marca que vive disso e sobretudo como product placement

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        estranhamente o que mais se repara na TV são os “product placement” da Microsoft que demoram vários segundos a mostrar as transições no interface do Windows Phone, a somar ao bastante maior orçamento publicitário da Microsoft.

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            o orçamento publicitário da Microsoft é maior do que o da Apple.
            Se olhares para muitas das séries mais vistas vê-se com muita frequência a pegarem num Windows Phone ou tablet e a mostrar a usar o ecrã com as transições gráficas características do seu interface.
            E muitas séries em que se vê produtos da Apple não é por “product placement”, eles tapam propositadamente o logo.

      2. Avatar de censo
        censo

        Achas mesmo que precisa de publicidade ? …de resto…vês muita televisão !

  8. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    A diferença entre a Apple e Microsoft esta a vista o Windows 10 Mobile e só promessa enquanto na Apple o caso muda de figura

    1. Avatar de Tony
      Tony

      em termos de UX o windows phone mudou completamente entre 7, 8 e 10. O iOS é igual desde a versão 7

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        E isso é uma desvantagem ou uma vantagem?

        1. Avatar de Tony
          Tony

          Uma clara desvantagem: nas tecnologias a estabilidade não existe, a marca tem de ser dinâmica antes que o mercado o seja por ela. A própria Microsoft já pagou por isso ha uns anos, mas mudou de estratégia. A Google continua sempre em mudança, mas ainda é jovem. A Microsoft e a Google perceberam que é preciso estar nos serviços, e não só no Hardware e Software e sobretudo arriscar. A Apple não arrisca nada há anos!

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            É falso que o UX no iOS não tem mudado, e não é só pelo UX que se faz mudanças.

      2. Avatar de gajo de alfama
        gajo de alfama

        O iOS é igual há três versões e ainda assim bate a concorrência. Fácil.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          Em termos de vendas sim (se não combinarmos as vendas dos Androids). Mas 2015 foi o topo dos iPhone, e agora já não será assim. Como pode justificar uma diferença de preço tão grande para tão pequena diferença em termos de retorno de usabilidade?

        2. Avatar de João Magalhaes
          João Magalhaes

          E vai bater sempre, isso não há duvida, se a google trabalhasse só com a sua marca de certeza que a conversa era diferente, mas como o Android serve para todas as marcas, não há milagres.

        3. Avatar de Tony
          Tony

          mas tu próprio o dizes, “é igual há três versões”, mas as tecnologias mobile, são demasiado voláteis, não é o mesmo que vender maquinas de lavar a roupa.

          1. Avatar de Renato
            Renato

            Comentário sem cabimento de fanboy.

            O WP não tem teclados personalizados

            Não tem widgets

            Não tem bloqueadores de publicidade

            Não tem backup integral para a cloud

            Não tem equivalente ás “actions”

            Não tem nada como o AirPlay

            Não tem nada como o CarPlay

            Não tem nada como o Apple Watch

            Não tem nada como o HomeKit

            Não tem nada como o iMessage (que alterna entre internet e SMS e MMS automaticamente)

            Entre outras centenas de coisas! Por exemplo, se receberes um zip no e-mail, não dá para ver!

            O WP nem tem panoramas!!!

            Entre tanta outra coisa, já para não falar que o último iPhone é 2x mais rápido que o WP topo de gama (a maior vergonha de sempre)! É muito mais estável!

            Já para não falar de tudo que é MSFT tem backdoors, e no iOS não.

          2. Avatar de Sera
            Sera

            …. What?

          3. Avatar de rudua
            rudua

            @Renato
            Já pareces a outra a dizer que não dava para abrir ou guardar pdf no Outlook do WM. Lol informa-te lá melhor antes de dizeres bacoradas!

          4. Avatar de Zaark
            Zaark

            Ri-me no ponto “nem tem panoramas”… Lumia Panorama, app que existe desde que o Windows Phone 8 existe. Eh pah, que sejam fãs de certas marcas e sistemas, tudo bem, é natural. Mas daí até dizer barbaridades, haja juízo! Isto dos boatos é terapia para algum complexo de inferioridade? Por muito que goste dos sistemas que uso nos mais diversos devices, não sinto esta necessidade insaciável de mandar postas de pescada a cada notícia dos sistemas “concorrentes”… Que gente…

          5. Avatar de Vítor M.

            E é top essa app.

          6. Avatar de Gervasio
            Gervasio

            falas de que o WP10 não tem widgets mas o IOS tem?? Sou um puto de certeza mais novo k tu e sei mais sobre OS

            K tristeza!!

            esquece tudo e compra Android

          7. Avatar de censo
            censo

            Este Renato está a pedir um Windows Phone, com urgência ! Alguem tem algum para lhe dispensar ?

          8. Avatar de Zaark
            Zaark

            Such a waste of a Windows Phone… 😛

          9. Avatar de João MS
            João MS

            @Reanto:

            O WP não tem teclados personalizados – não sei, é possível

            Não tem widgets – live tiles

            Não tem bloqueadores de publicidade – que publicidade?

            Não tem backup integral para a cloud – sim, tem.

            Não tem equivalente ás “actions” – o que é isso?

            Não tem nada como o AirPlay – claro que tem, pesquisa as alternativas

            Não tem nada como o CarPlay – sim tem. O sync, prensente por exemplo nos veiculos da ford

            Não tem nada como o Apple Watch – Microsoft band

            Não tem nada como o HomeKit – não sei o que é

            Não tem nada como o iMessage (que alterna entre internet e SMS e MMS automaticamente) – sim, tem. A aplicação de mensagens do WM tem integração com tudo isso e ainda com o Skype que é só uma das aplicações VoIP com mais users do mundo.

            Tudo o que escrevi foi sem pesquisas e confirmações pelo que admito que possa haver informação errada.

        4. Avatar de Fabio
          Fabio

          o ios bate a concorrencia aonde?, LOL android com mais de 80% em smartphones, vai sonhando

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Olha para o segmento premium, que é esse que interessa. É o segmento premium que consome conteudos. O segmento médio em boa parte também. A esmagadora maioria dos smartphones de baixa gama fazem estas coisas: telefonar, mensagens (seja sms, whatsapp, messenger,…), facebook e outras redes sociais e um ou outro jogo casual. Este segmento nem consome conteudos, nem é interessante para a publicidade.

          2. Avatar de Gervasio
            Gervasio

            tas ai a falar mas sempre tive experiência com Android de gama baixa e corriam jogos pesados como qualquer outro iPhone

      3. Avatar de Tomás
        Tomás

        quem realmente olhar para a evolução global desses interfaces creio que ficará com a opinião que o nível de mudança foi idêntico

      4. Avatar de Renato
        Renato

        LOL!

        O WP 7 é igual ao 8 e ao 10.

        O IOS 7 saiu em 2013, por isso ainda é cedo para mudar, o WP 7 saiu em 2012.

        1. Avatar de censo
          censo

          Tem graça: eu comprei o htc HD 7 no natal de 2010. Adivinha qual o sistema que trazia …

    2. Avatar de Tony
      Tony

      o Windows 10 introduz não só um novo design mas novas User Interface Design patterns, novas formas de interação. O Android algumas, mas o iOS quase nada.

  9. Avatar de Jacinto Leite Capelo Rego
    Jacinto Leite Capelo Rego

    Cá nos meus, e nos da minha querida esposa, o IOS 9 corre desde o início! Sem grandes desempenhos porque nós também não esperávamos milagres, em máquinas com mais de dois anos. Na verdade, posso dizer que me sinto satisfeito com o desempenho alcançado, pois tenho de ser realista.

  10. Avatar de Araújo
    Araújo

    Interessante seria ver a comparação das atualizações mais recentes dos sistemas operativos entre o numero de Nexus e os iPhones, porque ambos são da responsabilidade da Google e da Apple. Depois há os outros, incrível a quantidade de marcas que usam o Android, onde há fabricantes que fazem as atualizações e outros “esquecem” essa parte, mas depois não se admirem que na próxima compra o cliente mude para uma outra marca que não torne obsoleto o seu smartphone.

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    Isto porque grande parte dos outros que nao ofereciam compatibilidade cairam ao chao e partiram o ecrã, tiveram a bateria viciada, ou simplesmente deixaram de funcionar xD

  12. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Ainda hoje estava a ver uns portáteis novos e veio o vendedor perguntar se não queria ajuda e que havia o iPad Pro todo poderoso. Deu-me para a mão e perguntei-lhe qual a versão de iOS “a última”: é que tirando pormenores é igual igual há anos, e tirando umas melhorias debaixo do capô, continua a coisa mais “dull” possível imaginária!

    Qualquer pessoa acima de 70 anos agradece, mas para a malta jovem aqueles ícones estáticos, enormes são entediantes. É óbvio que o iOS precisa menos RAM, só para o launcher 2 megas chegam e sobram …

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      As funcionalidades centrais de navegação e informação do sistema operativo não é só o homescreen. Estás a ignorar as funcionalidades integradas no Spotlight/Proactivity e no “Notification Center” que pode ser acedido dentro de qualquer aplicação.

  13. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Off-record
    Parece que as famosas fotos das celebridades não vieram todas do iCloud! Aliás pareceque ouve mais contas do Gmail crackado do que do iCloud!
    ‘A procuradoria-geral da República disse que Collins acedeu a pelo menos 50 contas iCloud e 72 contas de Gmail, a maioria das quais pertencente a celebridades do sexo feminino’
    E está em! Fanboys da Google!
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=5080726

    1. Avatar de Lê e não inventes
      Lê e não inventes

      Leste bem o artigo? Tens problemas em perceber o que está lá escrito? “Nos termos do acordo de admissão de culpa, Collins usou entre novembro de 2012 e setembro de 2014 um esquema em que enviava e-mails às vítimas que pareciam ser da Apple ou da Google e pedia-lhes que fornecessem os seus nomes de utilizador e palavras-passe.”
      Onde é que ele crackou como tu dizes quer as contas do iCloud ou do Gmail?

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Os fanboys da Google é que andam desde essa altura a dizer que o iCloud foi crackado Agora que se sabe que também houve contas da Google envolvidas já não Crackou! Ok
        Foi o “ibrutus” que atacou a Google!

        1. Avatar de Gonçalo Guerra
          Gonçalo Guerra

          Tenho um iPhone 6, e também não percebo porque dizes que foi crackado qualquer conta, não está dito isso em nenhum sitio, mas deves ser limitado para perceberes o esquema que ele usou e que está explicado no artigo do link que puseste.

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Acho que o teu iPhone 6 tem capacidade mais que suficiente para usares o Google e aí encontrar centenas de sítios a onde está escrito que o iCloud e só o iCloud foi crackado! Tinha sido vítima de força bruta! A não ser que sejas limitado e não consigas usar o Google!! Inclusive aqui no pplware! Apesar de a Apple ter dito na altura que o iCloud não foi crackado e que as celebridades tinham sido vítimas de phishing que por sinal é o que quem o fez admitiu! Se precisas que te explique o que disse eu digo-te!É só uma mera provocação a esses! Fica bem!

    2. Avatar de Nada disso
      Nada disso

      Aqui garantia-se a pés juntos – quando mais ninguém fazia essa afirmação – que foi um ataque de força bruta ao iCloud realizada pelo “iBrutus” 😉

      https://pplware.sitedev.pt/apple/ataque-ao-icloud-mostra-na-web-fotos-de-celebridades-nuas/

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        o mais certo é que mesmo havendo provas apresentadas em tribunal continuem a jurar a pés juntos que foi um ataque desses.

  14. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Não tem nada a ver, mas já agora podiam noticiar o suposto mecanismo que irá ser introduzido no N para acabar com a fragmentação.

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    É que fora fanatismos, é por estas e por outras que ando a tentar aconselhar um amigo meu a tentar comprar um tablet com 8″ mas que não seja muito caro, e por mais que procure nos androids nenhum garante atualizações até ao marshmallow (era o mínimo que faziam), é claro que só lhe consigo aconselhar um iPad. E não não acredito nos Mi Pads e chinesices vindas de armazéns que não tem assistência pôs venda.

    Infelizmente o nexus 9 e o pixel C não se vendem cá.

    Mas agora a sério, alguém sabe de um tablet que valha a pena aconselhar? Eu tenho um iPad e não vejo outra hipótese pois nada mais me parece bom o suficiente para o competir. Mas sei que ele tem de gastar um pouco mais do que está a pensar, o limite para ele é 400€

    Qualquer ajuda é agradecida!

    1. Avatar de Helder Bastos
      Helder Bastos

      O Nexus 9 não se vende cá, dizes tu, mas tu vives em Portugal? Se vives e tens uma conta no gmail, vais aqui a este link depois de estares logado, https://store.google.com/product/nexus_9 e podes comprar um Nexus 9 e se souberes o que é um Nexus, sabes que as atualizações estão garantidas.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Olha não sabia desse link. Pelo caminho normal dizia não disponivel. Obrigado. Mas o único que está disponível é o LTE 32GB e isso já foge ao orçamento

  16. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Guerras sem sentido amigos…. Só por causa de updates……

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      os updates além da segurança é que vai garantir novas frameworks, o que vai resultar em apps de melhor qualidade

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Se vires muitas apps no iOS exigem versões recentes do sistema operativo. Os developers podem dar-se ao luxo de usar frameworks recentes pq sabem que os equipamentos estão actualizados.

        Por exemplo, nós há uns tempos atrás, evitavamos desenvolver em .NET superior ao 2.0 pq obrigava a que tivessemos de fazer updates dos pcs dos clientes. Eramos obrigados a precindir de mais valias pq os pcs não estavam actualizados.

        Não é por acaso que todos os especialistas dizem que as apps tem melhor qualidade no iOS. Obviamente que aqui tb entram as guidelines, o retorno, etc