Samsung concordou finalmente em pagar à Apple

48 Comentários

Os processos em tribunal que envolvem a Apple e a Samsung arrastam-se há vários anos. Para cada sentença existe sempre um recurso, o que prolonga ainda mais estes processos.

Mas um acórdão saído hoje revela que a Samsung concordou em pagar à Apple os 548 milhões de dólares que a empresa de Cupertino exige, no caso da violação das patentes.

samsung_apple_1

Este é um caso que se arrasta já há mais de 5 anos e que coloca frente a frente a Apple e a Samsung. A empresa norte-americana alega desde o início que a Samsung usou nos seus smartphones várias patentes da Apple, sem qualquer autorização.

Desde essa altura que várias sentenças foram proferidas, sempre dando razão à Apple, com a Samsung a adiar o processo com novas provas e novos pedidos de avaliação, com recurso a tribunais superiores.

Mas este processo fica agora fechado com um acordo entre as duas empresas, que dita que a Samsung irá pagar os 548 milhões de dólares. Este acordo foi tornado público pelo próprio tribunal, que lançou um comunicado onde dá conta deste entendimento entre as duas empresas.

Este é um valor muito inferior ao que a Apple pedia inicialmente, que estava nos 2,5 mil milhões de dólares, mas que o tribunal na primeira decisão baixou para um valor de mil milhões de dólares.

samsung_apple_2

Mas mesmo sendo um acordo entre as empresas, a Samsung colocou uma condição para pagar este valor. Irá fazer o pagamento até ao dia 14 de Dezembro, data limite acordada, se receber a nota de pagamento até ao final desta semana.

Mesmo perdendo este caso e tendo de pagar uma quantia elevada, a Samsung deixa uma porta aberta para desenvolvimentos futuros. Pode ler-se no acórdão que a empresa sul-coreana tem o direito de exigir mais tarde reembolsos. Mas a Apple, mais à frente no documento, acaba por contradizer este ponto.

Este é um valor muito baixo para as pretensões iniciais da Apple mas, a verdade, é que termina um caso que se vem a arrasar desde 2011 e que não estava com uma solução à vista.

À luz do que está na declaração conjunta e de outras posições tomadas antes, este pode ser apenas mais um passo no meio deste processo e na verdade ele não estará terminado.

Esta é uma guerra que dura há vários anos, com várias frentes, e que dificilmente será resolvida de forma definitiva no futuro.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      +1 🙂 muito bom 🙂

    2. Avatar de rui
      rui

      Falta a parte com o CEO da apple a dizer “Call the lawyers!” xD

    3. Avatar de Invision
      Invision

      Haha muito bom mesmo!

    4. Avatar de NT
      NT

      http://phandroid.com/wp-content/uploads/2011/10/slide-to-unlock-550×403.jpg

      Já conhecia era esta patente. Sem dúvida ainda não existiam mas já estavam no topo da inovação!

    5. Avatar de o Enorme
      o Enorme

      No fds passado na worten ia para comprar um lumia 950 pois queria experimentar mas o empregado disse me que me ia arrepender muito e la me convenceu a levar o iphone 6s. Fiquei satisfeito com a escolha, tenho apps fantasticas e o tlm é bastante rapido

      1. Avatar de RF
        RF

        Sério que ainda há pessoas assim!? 😐

      2. Avatar de NT
        NT

        Querias que o moçoilo ficasse sem a comissão.

      3. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        acho que és fácil e rapidamente influenciável lol

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          É por isso que não se compra nada na loja. Manda-se vir online e ninguém te chateia 😀

      4. Avatar de Rio
        Rio

        foste dar mais 260euros por outro telemovel? o luma 950 custa 500€ e o iphone 6s custa 760€.
        uau tens boa carteira!

      5. Avatar de Zaark
        Zaark

        Os empregados são a pior fonte de informação e ainda mais de conselhos. Eles são treinados para vender, ponto. Desculpa a sinceridade, mas és muito influenciável ou muito mal informado.

      6. Avatar de Manuel
        Manuel

        Mentiroso, nunca ouvi nenhum vendedor da Worten a recomendar outra marca sem ser a Samsung, a Apple da pouca margem e nada de prémios, não interesse. 😉

  1. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Boas Pedro, Foste? ” Este acordo fui tornado público pelo próprio tribunal, que lançou um comunicado onde dá conta deste entendimento entre as duas empresas.”

  2. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Até que enfim, alguma luz ao fundo do túnel.
    Bom, bom agora era a Apple doar esse valor a instituições de caridade.
    Numa de, We don’t need your money Samsung…. eheheheh!!! 😀

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      A Apple dar alguma coisa a alguém. 🙂

      1. Avatar de João Raposo
        João Raposo

        A Apple só para o combate à SIDA já deu mais de 100 milhões e iguala as doações dos 100.000 funcionários. Se alguém der 1000 a caridade, a Apple dá outros 1000. Para não falar que equipa muitas escolas publicas dos estados unidos com iPads e Macs. Mas como “haters gonna hate” isto já passa ao lado.

        1. Avatar de LG
          LG

          Apple vende prodtos da gama RED, e parte do lucro vai para a RED…Seria mais de esperar por parte da Apple.

          Bill Gates ja deu 27 mil milhões doados do bolso dele (não da microsoft)

          http://www.gatesfoundation.org

          E hoje em dia como reformado da Microsoft continua a trabalhar para um mundo melhor: http://www.gatesnotes.com/ Mas ninguem fala disso obviamente

          1. Avatar de Andr8
            Andr8

            Explica como é que o Bill Gates tem essa quantidade de dinheiro?

            A Microsoft é grande, mas a Apple é maior…

            Pois… assim é fácil! Roubar dinheiro à empresa! Quem paga são os funcionários da MS… olha, milhares deles recentemente têm sido mandados embora porque a empresa está a apertar o cinto e a diminuir…

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Será isto ironia ou estupidez?

      2. Avatar de Marco
        Marco

        dá mais do que tu pensas, tanto a apple como os boss’s da Apple. Pesquisa antes de mandar bocas.

        1. Avatar de badsector
          badsector

          Peanuts… Mesmo!
          Como muitos analfabetos dizem, doar 27 mil milhões é para não ter de pagar impostos, mas a bem da verdade essa listagem é que parece para não ter de pagar impostos…

          1. Avatar de Andr8
            Andr8

            Peanuts?

            Aposto que és daqueles que nem uma saca de arroz dás para o banco alimentar, mas criticas os outros!

  3. Avatar de filipe
    filipe

    Eu sou lumia user mas acho que dado o copianco da samsung a Apple deviam pagar bem mais ou ser proibidos de vender. A samsung e uma vergonha devia limitar se ao hardware onde é excelente e deixar os outros como Apple HTC Lumia fazer bons tlms com excelente software

  4. Avatar de fr
    fr

    o motivo é que uma é americana e a outra não.

    1. Avatar de João Raposo
      João Raposo

      O motivo é que a Samsung usa como filosofia para qualquer produto, roubar as ideias todas da concorrência, e espera sair sempre impune.
      Desde frigoríficos, a câmeras e telefones roubam as ideias a toda a gente. Até que houve que batesse na mesa.

      1. Avatar de Pll
        Pll

        a Apple* ? ou estas-te a esquecer de como é que a empresa começou? Ainda hoje o continua a fazer, a diferença é que como são uma empresa de markting conseguem fazer como se estivessem eles a ser copiados. Por algum a Apple so conseguiu ganhar em tribunais Americanos.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Também foi por alguma coisa que a Apple foi considerada a empresa mais inovadora do ano?

          Como é que a apresa começou? Na garagem dos pais de um puto à volta de 20 anos, com os amigos…

      2. Avatar de Fagl4
        Fagl4

        Roubar Ideias ??? IPad Pro cough cough

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Que ideias é que roubou?

          É o iPad apresentado em 2010, com outro tamanho de ecrã.

          1. Avatar de Monica
            Monica

            E o lápis? E o teclado a acoplar se?

          2. Avatar de JBM
            JBM

            o acoplamento magnético é algo já muito comum em produtos da Apple, sendo que neste caso faz basicamente da mesma maneira que nas capas desde o iPad 2.

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Isso já foi dado como falso há anos!

  5. Avatar de António Vasconcelos
    António Vasconcelos

    E como é com a patente do homem que inventou a roda??

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Nem mais…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      houve uns espertos que foram ridicularizados e mortos por defender que a Terra girava à volta do Sol; não se “percebe” muito bem porquê, dado ser uma coisa tão óbvia (nos dias de hoje).

  6. Avatar de Rui C
    Rui C

    Acho muito bem.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      se em vez de fanastismo ganhasses alguma coisa com a apple ganhar é que eu me admirava.

      1. Avatar de Marcelo C
        Marcelo C

        como anti apple n tens mto que falar. A samsung so copia a apple, SVoice (siri), SPay (Apple pay), ate o touchwiz é uma copia da interface IOS.

        1. Avatar de Monica
          Monica

          Tudo o que falaste é diferente, nao consigo perceber onde vês a copia! O fanatismo explica a tua desorientação.

  7. Avatar de millers
    millers

    criticam tanto a samsung mas o que têm no vosso iphone vem de onde? a pois é

  8. Avatar de Monica
    Monica

    Acho que nestes 5 anos eles gastaram 50% desse valor nos advogados

  9. Avatar de Rui C
    Rui C

    Haviam de pagar mais.
    A divisão Mobile da Samsung está pela hora da morte.

  10. Avatar de Nardo
    Nardo

    1/5 do valor exigido…

  11. Avatar de millers
    millers

    a apple realmente nunca copiou nada. só tirou ideias e os ifãns dizem que é uma grande inovação