Saiba gerir a sensibilidade do 3D Touch do seu iPhone

13 Comentários

A Apple, há um par de anos, introduziu no iPhone a tecnologia 3D touch. Esta nova forma de invocar mais acções nos ícones e noutras áreas do iPhone, responde às solicitações conforme a pressão exercida no ecrã. O ecrã “sabe” diferenciar quando o utilizador dá um clique ou quando pressiona, tal como se fosse um botão.

Mas que pressão devemos exercer para usar as várias acções do 3D Touch? É isso que vamos parametrizar.


Os botões físicos parece que vão desaparecer dos smartphones. Com as tecnologias que hoje os ecrãs já trazem, facilmente percebemos que os botões mecânicos têm os dias contados.

Durante décadas, os botões físicos habituaram-nos a carregar sem ter a “preocupação” de saber se apertávamos mais ou menos… apenas apertávamos e funcionava. Com esta nova tecnologia já não é bem assim.


Não tenha dúvidas que vai passar a usar esta tecnologia no seu dia a dia, daqui em diante e por isso terá de saber que o seu iPhone está sensível demais quando as suas acções são são mais duras. veja aqui como gerir a sensibilidade do 3D Touch no seu iPhone.

Para gerir a sensibilidade do 3D Touch no seu iPhone vá a Definições > Geral > Acessibilidade > 3D Touch. Logo no início desta janela existe um botão selector que poderá desligar se não lhe interessar de todo usar esta funcionalidade.

De salientar que ao desligar o 3D Touch também estará a desligar as Live Photos.

Para gerir a sensibilidade do 3D Touch, desça na janela e terá um “slider” 3D TOUCH – PRESSÃO para deslizar a “dureza” do toque entre as opções Leve, Média e Firme. Agora experimente e veja se tira mais proveito desta funcionalidade.

Partilhar:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nope
    Nope

    Média.
    Já que vão a Acessibilidade experimentem ativar o AssistiveTouch e personalizá-lo (sobretudo em iPhones já com anos e com problemas no botão Home ou On/Off)

  2. Avatar de Delta
    Delta

    Depois da Apple ter lançado isto, não iam “as marcas todas imitar a Apple”?
    A Apple deixou de ser suficientemente inovadora para imitar.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Não imitam, porque é caro, e porque não aparece nas folhas de especificações dos supermercados.

    2. Avatar de Nope
      Nope

      Querer, queriam. A tecnologia necessária é que não tinham.

    3. Avatar de Delta
      Delta

      Lol! A Huawei implementou semelhante na mesma altura e até a ZTE o fez, têm de arranjar outra desculpa menos esfarrapada. Só não escarrapacham na publicidade se não quiserem!
      A questão é que é uma tecnologia inútil, uma vez que no Android “sempre existiu” o long press e pesar figos fica os “fãs da fruta”.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        A Huawei não tem nada semelhante, o 3D touch consegue detectar diferentes pressões em diferentes pontos do ecrã, o Force touch só sabe a pressão total no ecrã.

        No iOS sempre existiu o long press, antes do Android sequer sair!

        Avisa quando usares um iOS pela primeira vez…

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Muitos.

          Ao contrário do que acontece no Android, a funcionalidade tem suporte de software.

        2. Avatar de Golden
          Golden

          Eu como utilizador de iOS só uso 5% do 3D Touch, uso só para activar os dados móveis mais rapidamente por aí, e para apagar fotos muito devez enquanto de resto é uma funcionalidade inútil no que faço diariamente, isto sou eu a falar por mim, se o funcionamento é diferente e bem mais completo que no Android acredito seriamente que sim, mas para mim é das poucas coisas que não me faz diferença no uso diário.

          1. Avatar de Nope
            Nope

            Só isso? Nem ao menos para responder a uma mensagem no ecrã bloqueado? Já reparei que há quem não conheça as muitas funcionalidades do 3D Touch, como é o caso dessa. Vale a pena pesquisar por 3D Touch guide/tips.

            P.S. Confundir “long press”, que depende do tempo que se está a premir, com 3D Touch ( uma evolução da Apple do seu anterior Force Touch) que depende da intensidade da pressão não vai com nada.

          2. Avatar de Nope
            Nope

            Já agora, para quem não saiba, o 3D Touch da Apple permite distinguir níveis de pressão de vários dedos no ecrã ao mesmo tempo (multitouch)

            Já agora, porque tinha escrito duas palavras juntas – é mais fácil inserir o cursor onde se quer usando o 3D Touch, pressionando o teclado e movendo o cursor.

          3. Avatar de Golden
            Golden

            @ Note, sim por vezes também utilizo o 3D Touch para responder com o ecrã bloqueado mas muito esporadicamente, uma coisa que uso mais frequente é o cursor do teclado, os que uso mais até é esta função do cursor do teclado e para activar os dados móveis mais rápido, mas tipo para ser sincero não uso assim……, tipo por vezes até me passa e nem uso muito do 3D Touch, mas é como digo falo por mim.

      2. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        A Huawei implementou um desejo semelhante nos aparelhos mais caros, mas em concretização ficou muito aquém do que a Apple fez e com uma tecnologia diferente.
        O long press e variações existem basicamente desde o início do iPhone, ou seja antes do Android. Os dois tipos de acções existem a lado a lado em muitas partes do interface do iOS.

      3. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        a quanto a pesar figos isso era a ideia da Huawei