Safira Display, o novo ecrã do iPhone

76 Comentários

Por Bruno Rodrigues para o Pplware.com

Desde 2012 que existe uma relação entre a Apple e um dos materiais mais resistentes do mundo, a Safira. Muitos apontaram que iria ser utilizada no visor dos novos dispositivos da marca, mas, no entanto, apenas ficou restrito à utilização do novo Touch ID e à parte da lente da câmara traseira.

Um ano depois, este material volta a dar que falar e em grande, já que está a ser tudo preparado para que comece a ser utilizado já este ano, nos novos dispositivos secretos que a Apple está a preparar.


Na MWC de 2013, a empresa que está a desenvolver os displays com este material, GT Advanced Technologies, fez uma pequena demonstração do que este novo material irá trazer em vantagem ao actual Gorilla Glass, convidando os presentes a passar com pedras sobre o display, demonstrando assim que quase nenhuns riscos ficaram visíveis.

Muitos testes já foram aplicados mesmo por alguns consumidores que testaram a qualidade do material, como, por exemplo, o vídeo apresentado de seguida:

Em janeiro de 2014, a Apple obteve aprovação de uma patente, pelos Estado Unidos, para poder ser realizada a adaptação deste material aos displays de futuros iPhones. Para dar mais credibilidade à questão, Tim Cook, uns dias antes numa entrevista, confirmou que a Apple possui uma fábrica de produção de displays com safira no Arizona, EUA.

Safira é já usada no iPhone no leitor de impressões digitais do iPhone 5S e na câmara dos últimos iPhones

Com os rumores a surgirem diariamente, como a futura câmara do iPhone já falada aqui, mostram que a probabilidade de que os novos iPhones possuam estes novos displays são realmente altas, sendo que diversos analistas já receberam informações de que a Apple possui material para construir uma enorme quantidade de aparelhos com este novo material, como é o caso da empresa que referimos a cima, a GT Advanced Technologies apresentava no seu stock uma grande quantidade de cristais Safira para produzir cerca de 200 milhões de displays Safira.

Esta empresa, parece já possuir inúmeras fornalhas para acelerar o processo de fabricação e ainda mais estão a caminho para serem montadas, o que seriam suficientes para equipar a próxima geração de smartphones da empresa de Cupertino.

Unidade de produção da GT Advanced Technologies

É de referir também que, depois de analisado a quantidade de aparelhos que vão ser fabricados com este novo material, concluíram que vão ser fabricados displays superiores a 4,8 polegadas, aumentando assim as expectativas que o próximo iPhone nos traga um visor mais amplo, com quase uma polegada a mais comparativamente às versões actuais do aparelho. Basta agora esperar para vermos o que a Apple novamente prepara.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pimenta
    João Pimenta

    Acredito sinceramente que isto seja verdade! Acho que a apple é capaz de apresentar o iphone 6/air em duas versões (retina e safira)… é a minha aposta… xD

    Digo isto porque é um material caro. Basta ver pela sua utilização na relojoaria de alta qualidade…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O material é mais caro que o utilizado actualmente, mas não tão caro como o que imaginas! A diferença de preço poderá rondar os 10 dólares! De modo que, se a Apple usar este novo “ecrã” no novo iPhone 6, deverá ser para todos os novos modelos!

    2. Avatar de Nuno Simões
      Nuno Simões

      Retina é uma nomenclatura para um LCD com PPI elevado, safira é um material; podem perfeitamente sobrepor-se.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Exactamente, não tem haver uma coisa com outra.
        Este vidro Safira é apenas o vidro protector de ecrã e não a tecnologia que dá imagem.

      2. Avatar de Darktux
        Darktux

        Poder podem, mas isso não máximiza o lucro.
        Podes lançar agora o safira sem retina e deixas o safira retina para o 6s

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          :S
          o ecrã retina refere-se ao LCD com uma certa resolução! A Apple não vai pôr em causa o nível de resolução do ecrã pois isso afecta os programas que correm no telemóvel e a qualidade de imagem – seria uma regressão, completamente fora do normal!

          1. Avatar de Darktux
            Darktux

            Tens razão. Eu é que estava a baralhar-me todo. Obg.

    3. Avatar de António
      António

      O material é caro porque não ha mt oferta. Se a apple tem fabricas para tal enato torna-se mais barato. O problema deste material era a produção em massa para objectos de grande quantidade ou seja visores. Se eles conseguiram resolver o problema enato acredito que este ano ja seja com esses novos visores.
      Podem confirmar pesquisando no google que o people que defendia gorila dizia sempre que era mais barato e que pode ser produzido em grandes quantidades ao contrario de outros materiais isto referindo-se á safira.

  2. Avatar de Bruno Ferreira
    Bruno Ferreira

    Se o preço dos Iphones já são um absurdo agora então nem quero imaginar. Mas há que evoluir muito bem.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Os analistas indicam que pela oferta actual, este tipo de “ecrã” custaria à volta de 30 dólares vs 3 dólares com vidro Gorilla.
      Considerando a enorme escala de produção da Apple e nova tecnologia da GT-AT, o custo poderá cair para 10-15 dólares, mais ainda se aplicarem a safira como laminado sobre vidro. De modo que a coisa não deve implicar iPhones mais caros que os actuais!

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        ou seja de 100-150 dolares (utilizando a constante da apple)

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          :S
          estamos a falar sobre custos de componentes, não preço de venda ao público dum componente isolado!
          Se te queres referir ao preço dos iPhones, a margem de lucro líquida média ronda os 50%, por isso o teu factor multiplicativo está muito exagerado!

    2. Avatar de António
      António

      Se a apple colocar isso no iphone nunca na vida irá aumentar o preço. Aquele é o preço do iphone há anos a apple não toca nele tão cedo.

      Além disso a apple tem fabricas próprias para isso o que corta o lucro do intermediário ou seja ecrãs mt mais baratos.

  3. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    É o mesmo tipo que se falava à uns tempos no ubuntu edge? É que na altura a preocupação era a flexibilidade, nomeadamente a falta dela, se for uma versão melhorada pode ser um grande avanço não só na durabilidade dos ecrãs mas também na concorrência que é melhor para nós, o público. 🙂

  4. Avatar de Nunes
    Nunes

    uma pequena observação! O iPhone 5 já usava este material em 2012 e não 2013, como lente protectora da câmera!

    1. Avatar de Pedro Lino
      Pedro Lino

      Está escrito na noticia…

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        na notícia diz que é desde 2013, mas já era em 2012!

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Ainda não há relato de mortalidades…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            há sim! mataram uma barata no outro dia no restaurante da esquina, até apareceu nos noticiários

  5. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    A questão da área pode ser uma falsa questão. Se colocarem por exemplo no iPad mini as contas saem logo furadas. Então se colocarem também no de de 10′ polegadas e as contas estão todas baralhadas. E o iwatch?
    Com tudo isto quero dizer que é ridículo calcular o hipotético tamanho do novo iPhone em função da matéria dispovel para os novos displays.
    Agora não há menor dúvida que muitos dos próximos idevices usarão saphira, ou se calhar sono iwatch.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      pois… de facto duvido que alguém cá fora saiba qual é o volume de produção possível ou o tamanho a ser usado nos iPhones. Isto porque pelo o que pude perceber, o que é produzido são lingotes cristalinos que podem variar no diâmetro, que são depois cortados a determinada espessura, espessura essa que só a Apple é que deve saber!

      1. Avatar de António
        António

        eu não estou a ver a apple a produzir um telemovel que não de para usar na plenitude com um dedo. a não ser que eles modifiquem o iOS para ajudar na tarefa. Não é intuitivo por isso não é à apple. Isto se eles quiserem manter os seus valores. Além disso ter um telemovel gigante para que? mais voe compra um tablet.

        a coisa mais ridícula de se ver em publico é olhar para aquelas pessoas com telefoneis gigantes ao ouvido. fica mesmo mau e pouco fasion. Não estou a ver a apple a querer ver esse tipo de imagem associado a eles.

        Mas nuncas digas nunca.

  6. Avatar de Nelson
    Nelson

    Ok, isto também quer dizer que para 2015/2016, os android todos também vão investir nos vidros em safira 😀

    1. Avatar de mike bern
      mike bern

      Não Nelson, o quer dizer é que passados 2 ou 3 anos de existirem, já podes ter um ecrã de 4.8.
      Que passará a ser o tamanho perfeito para um smartphone, assim que for apresentado pela Apple.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Passará?? Já o é à algum tempo! A Apple é que só agora parece ir dar o braço a torcer e produzir algo maior do que os ridiculos 4″

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Desde quando 0.8 irá fazer diferença? Na altura do Steve é que 4 já não fazia sentido muito menos 4.8, mas de 3.5 para 4.8 já vai um bom bocado.

      2. Avatar de Telmo
        Telmo

        Sinceramente não percebo esta corrida para ecrãs maiores. 4.5” já é muito grande

        1. Avatar de Susana
          Susana

          Alguem com juizo aqui a comentar?

          O ecrã do iphone 4 já é bom, mas o 5 melhorou um pouco. Mas mais do que isso é ridiculo. Para quê algo maior?
          Se querem algo maior usam um ipad ou um portatil. Isto é um telemovel para andar no bolso!

          1. Avatar de António
            António

            E fica mesmo lindo ver pessoas com telefoneis gigantes ao ouvido <3

            Só quem tem um é que não vê o quanto ridículo fica.

            Eu cá tenho um de 3.5 cabe em qualquer lado dá par aos gajos e não fico ridículo a falar ao telemovel em publico.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Para tablet tenho o iPad. Phablets? Não obrigado 😛

      4. Avatar de Nelson
        Nelson

        Aí não existem LCD’s maiores que 4″ que engraçado!!! LOL!

        A diferença é que se a Apple fizer um telemóvel com um ecrã maior, ao contrário de monstros como o htc one, ou de brinquedos de plástico, como o moto one X, o iphone, podes apostar, que terá o rácio ecrã/corpo de um moto X, ou LG g2, mas uma construção de metal e safira.

        Coisa que ninguém quer sequer tentar, porque fazer um telemóvel grande, qq um pode fazer, até pequenas empresas chinesas o fazem, é simplesmente meter um ecrã maior. Fica mais espaço para a bateria, para a PCB, para sim’s e sd’s, agora fazerem aquilo que eu é tu nunca vimos, aí, é preciso chamar quem sabe…

        1. Avatar de Raí
          Raí

          Porque fãs da apple vivem falando da questão do chassi de metal? Metal nas quedas enverga (amassa) e não volta ao estado original e transfere todo impacto para o celular, além de ser pesado, já os polímeros e afins conseguem absorver melhor os impactos e voltar ao estado original facilmente, sendo leve, resistente barato.

          1. Avatar de Waldo
            Waldo

            +1

            E falo por experiência própria…

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Plástico nas quedas parte mais depressa que o alumínio amassa, e garanto-te que não volta ao estado inicial.

            http://youtu.be/hOhhjNMufv4

            Fala por si

          3. Avatar de Manuel
            Manuel

            A Casio tem relógios fantásticos, com calculadora e tudo… Mas eu gosto mesmo é do meu Tag, mas tu provavelmente não percebes isso, pegar num iphone dá prazer, as cores a textura, tudo é pensado ao pormenor, com requinte e sofisticação;) Materiais nobres.

    2. Avatar de Sou teu fã
      Sou teu fã

      Lá andas tu a espalhar magia!!!Cada vez mais,gosto mais das tuas analises…tens o meu like 😉

    3. Avatar de alterego
      alterego

      O que é engraçado é que já existem Androids com este ecrã… a Apple vai simplesmente arranjar uma versao mais barata. Perdeste a oportunidade de estar calado! Já agora, muito na parte da frente, e na de trás? Podiam fazer algo semelhante ao LG flex, ou algo que não descasque todo…

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        podias dar uma referência! tinha a ideia que não havia ninguém, dados os custos e falta de capacidade de produção!

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          http://www.vertu.com/

          O preço dos telemóveis da Vertu são é proibitivos. Eu até diria que são ridículos. Se muita gente acha que a Apple é cara então nunca viram os preços deste fabricante.:)

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          ele estava a referir-se à safira, pelo menos foi assim que entendi, não no tamanho!
          Mas entretanto o Nuno Vieira já deu um exemplo.
          Quanto ao problema do tamanho, sim, concordo, não me faz sentido telemóveis com mais de 5 polegadas, mas não tenho a certeza qual é que é o limite, pois tb depende do tamanho da mão!

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lol, típico hater da Apple…

    4. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Lamento informar que a Vertu já fabrica smartphones com ecrã de safira à um ano.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        E não esquecer que a Vertu pertence a Nokia.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Toda a gente sabe que não… Enfim…

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            O facto de a Nokia fabricar os telemóveis é irrelevante. Grande parte dos fabricantes de telemóveis não têm produção própria. Isso não significa que essas empresas pertencem a quem efectua a produção dos seus equipamentos.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Jose
            Não creio que a Nokia produza o Vertu! A Vertu indica que o seu fabrico é manual e na Inglaterra…

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Que acho que a parte electrónica continua a ser a Nokia a produzir.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nuno
            tenho as minhas dúvidas! Ao mudarem para Android deverão ter tido que recorrer a outras especificações no hardware, e nos dias de hoje não será complicado arranjarem outros que não a Nokia para isso! Ainda mais quando a própria Nokia fechou não sei quantas fábricas

          5. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            É o que eu disse, não tenho a certeza. Mas o Vertu Ti tem um número de modelo muito parecido com o 920. Também trás basicamente o mesmo hardware que o 920. A bateria do Vertu Ti também é da Nokia. Pode ser tudo coincidência, mas também pode não ser.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        boa informação! Mas a Vertu não tem qualquer problema em usar este material, dado o preço e o baixo volume de produção consegue usar quase qualquer material

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        Queria ver isso era a ser produzido em massa, e a preços decentes.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          E isso invalida que já exista Androids com ecrãs de safira? Bem me parecia…

  7. Avatar de xbs
    xbs

    Safira foi um termo inventado por sei lá quem para que os americanos percebessem que não conseguiam ver os pixeis 😉

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tiro ao lado. Tenta novamente 😉

  8. Avatar de TMC
    TMC

    eles dizem safira como quem diz um outro nome qualquer, ou é mesmo a pedra preciosa safira? Fazer um ecrã de 4 polegadas com safira teria custos astronómicos, e não deve haver assim tanta quantidade de safira disponivel para eles fazerem os milhões de iphones que vendem

    1. Avatar de TMC
      TMC

      ah ok li agora na net e é safira sintética

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Pode ser safira verdadeira, lol… Mas é claro que para estes efeitos, são utilizados diamantes sintéticos, além disso, são pequeníssimos cristais num vidro, que o fazem enrijecer muito, e tornar os riscos quase impossíveis, já è utilizado há muito em muitos relógios bons (>500€)

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        não são pequenos cristais num vidro, todo ele é uma “fatia” dum único cristal crescido num forno especial, de modo que a sua estrutura é totalmente cristalina, e não amorfa como o vidro!

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    IPhone com 4.8″?? Mas então onde fica a desculpa esfarrapada de que mais de 4″ já não se pode manusear com uma mão apenas e por isso os iphones têm o tamanho ideal?? LOL

    É tão giro que as conficções caem por terra rápido quando o mercado todo faz de um normal iPhone um anão 😀

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É tipo a mesma desculpa do iPhone 5C de barato e saiu colorido. Os sites de notícias vivem do quê? Ah! Notícias 😉

      Quando sair e se sair, podes tirar esse coelho da cartola. Até lá é chover no molhado 😀

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      a noticia é sobre o vidro de spahira, nãos sobre o tamanho do ecran

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        “Sergio J”, não abras os olhos não… lol

        “É de referir também que, depois de analisado a quantidade de aparelhos que vão ser fabricados com este novo material, concluíram que vão ser fabricados displays superiores a 4,8 polegadas, aumentando assim as expectativas que o próximo iPhone nos traga um visor mais amplo, com quase uma polegada a mais comparativamente às versões actuais do aparelho. Basta agora esperar para vermos o que a Apple novamente prepara.”

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Eu sei que diz isso no final. Mas continuo a dizer a noticia é sobre o saphira glass, que irá ser uma certeza em próximos idevices. O tamanho display é uma associação forçada

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          essa parte é pura especulação, ninguém sabe qual é o tamanho que a Apple irá escolher dado que os fornos podem fazer diferentes tamanhos!

    3. Avatar de Manuela
      Manuela

      O iphone tem algo util para ti, chama-se corrector ortográfico e que te ajudaria a evitar disparates como “conficções”.

      Sabes, o iphone tem o tamanho ideal. Sobre isso ninguem falou. Os samsung nem smartphones são sim pequenos tablets e para quem gosta fazem sentido, mas para quem quer ter algo no bolso da camisa o iphone está perfeito… e claro, é android-free o que ainda é melhor!

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Sério ???? LOL

    4. Avatar de António
      António

      Os analistas é que gostamd e inventar. Iamos te rum iphone barato, um iphone com 4.8 no ano passado etc…

      Meu no dia em que a apple fizer um desses removeis monstruosos perde toda a credibilidade que tem. eles são conhecidos por fazer coisas bonitas e “fashion”. Um telemovel de 4.8 ao ouvido não é nada disso.

      So que não ve o ppl com telemovels com mais de 4.2 ao ouvido é que pode achar que é razoável ter >>> telemoveis <<< com esse tamanho.

  10. Avatar de JM
    JM

    Se este vidro safira os convencer a aumentar as dimensões do ecrã as vendas vão disparar, pois há um grande número de pessoas que não compra iphone devido à reduzida dimensão do ecrã dentro da gama alta. Eu poderei ser um deles.
    A única piada no meio disto é o Tim Cook tentar passar-nos a ideia de que os iphones não têm um ecrã maior porque a tecnologia ainda não lhes permitiu oferecer ecrãs maiores com garantia de excelente qualidade, a todos os níveis, aos utilizadores.
    Há excelentes grandes ecrãs no mercado, incluindo doutros dispositivos apple.

    Na minha opinião é tudo estratégia comercial que, quiçá, poderá ter resultado.

    1. Avatar de António
      António

      é mais porque fica feio ter um desses ao ouvido e porque não dá para mexer com uma mao… Imagina estares com uma mão ocupada e queres fazer uma chamada no meio do shop? ter que usar duas maos para mexer num telemovel e fail.

      1. Avatar de JM
        JM

        Não me parece que seja esse o motivo, pois em termos ergonómicos é perfeitamente possível alguém com mãos grandes utilizar um smartphone de 5 polegadas com uma mão, mais ainda com ecrãs edge-to-edge. Mesmo admitindo que essa é a razão de fundo, poderiam ter dois modelos com ecrãs de diferentes dimensões, como a sony fez recentemente com o z1.
        Quando ao ficar feio entramos na subjetividade do gosto.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          A questão está no movimento do dedo ao longo do comprimento do telemóvel, e não tanto na largura, para chegar a diferentes pontos do ecrã. Isso cria pior ergonomia se se quiser funcionar só com uma mão!
          Por isso faz sentido que a Apple tenha essa preocupação e tenha evitado ecrãs ainda maiores, dado que tal afecta a funcionalidade e a forma como se colocam elementos no interface gráfico. Com um ecrã maior a Apple teria de alterar o interface do teclado/predição de texto, para reduzir movimentos, por exemplo!
          Como é óbvio há quem esteja disposto a sacrificar isso por achar melhor um ecrã maior!

          1. Avatar de JM
            JM

            Bem visto.
            Na vertical é complicado. Pessoalmente preferi as vantagens do ecrã de 5, mas por hábito costumo fazer uso das duas mãos com o smartphone.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            pois… há quem não ligue a isso e isso vê-se nas vendas com esses tamanhos
            Por isso é possível que a Apple sinta agora a necessidade de ajustar a oferta, mesmo não sendo o tamanho muito confortável

  11. Avatar de Ze

    Olhando para as fotos do novo IPhone parece uma copia perfeita do HTC One.

    1. Avatar de Vítor M.

      Caro, isto é um concept 😉 não te confundas.

  12. Avatar de Bruno M.

    Será desta que vamos passar a ter os fanboys a adorar os iphones tamanho tijolo?

    É que quando a concorrencia lançou os phablets e os não tão phablets mas ainda com algum tamanho, os fanboys criticaram por a samsung / lg/ htc / entre outros terem tijolos.

    Ah, esperem, é a apple os tijolos já não são tijolos e o tamanho XXL já é compreensível?

    Pois… bem me parecia!

    Melhores cumprimentos a todos…

    P.S.: Tinha que desabafar…