Sabia que o Mac OS X pode ajudar a optimizar a sua rede WiFi?

3 Comentários

Cada vez mais usamos a rede WiFi para nos ligarmos à Internet. Vamos apostando na qualidade dos nossos equipamentos para que nos disponibilizem a melhor largura de banda. No entanto, por vezes, damos conta que as páginas demoram a carregar, que o vídeo pára a meio ou o email não está a cair… mas o sinal no nosso computador diz-nos que o problema não está no acesso à  “Internet” pois a ligação continua a ser mantida.

Há muitos aspectos que influenciam a qualidade do sinal que nos chega via wireless, como já vimos neste artigo. Hoje vamos mostrar uma ferramenta nativa do Mac OS X que nos permite avaliar o sinal e, de certa forma, melhorar o serviço.



Actualmente as operadores oferecem pacotes de acesso à Internet  com boa largura de banda, claro que há casos e casos, mas na generalidade temos um bom throughput. Dentro de casa, os nossos routers ao distribuir o sinal WiFi não se compadecem das barreiras arquitectónicas, das interferências nem dos obstáculos naturais à propagação do sinal.

No Mac OS X podemos usar um utilitário para, graficamente, rastrear e avaliar a cobertura de sinal em toda a casa e assim descobrir possíveis interferências que poderão levar à latência da comunicação. É necessário saber mais além do que o indicador de intensidade de sinal tem para nos mostrar!

Vamos mostrar o melhor sinal em sua casa

Passo 1:

Clique na tecla ‘alt’ do seu teclado e com o cursor do rato clique, sem largar a tecla, no sinal do AirPort, tal como vê na imagem em baixo:

Clique na tecla alt e com o rato clique, em simultâneo sobre o indicador da rede Wifi.

Na sua rede, que usa para navegar, irá ver os seguintes campos de informação:

  • Modo PHY: O modo PHY (associado à camada 1 do modelo OSI), indica-nos qual o protocolo 802.11 usado (No nosso exemplo é o 802.11n)
  • BSSID: Acrónimo para Basic Service Set Identification – corresponde ao endereço físico (endereço MAC)  do router que está a transmitir a rede wifi.
  • Canal: Os sinais Wi-Fi são transmitidos numa determinada frequência, que no caso do wireless correspondem a um canal. Com esta técnica de divisão de uma gama de frequências em canais, podemos ter vários equipamentos a transmitir no mesmo espaço, mas em canais diferentes, evitando assim interferências. Por exemplo, o seu microondas pode criar ruído no canal onde é propagado o seu sinal WiFi.
  • Segurança: O tipo de encriptação usada. WPA ou WPA2 são opções seguras. Actualmente já não se aconselha o uso de chaves WEP 
  • RSSI: Received Signal Strength Indicator –  ‘Indicação da força do sinal’, corresponde ao nível do sinal recebido.
  • Velocidade de transmissão: A velocidade actual que a informação está a ser transmitida entre o ponto de acesso e o seu computador. A velocidade é medida em Mbps (No exemplo, estamos a comunicar a 270 Mbps, isto porque estamos a usar 802.11n)
  • Índice MCS: Este número corresponde à modulação e Esquema de Codificação do sinal. Neste exemplo, o 15 corresponde a 64-QAM – saber mais aqui.

Bom, esta informação é útil, com este conhecimento já pode tirar várias conclusões. Especialmente deve ter em atenção os valores RSSI e a Velocidade de Transmissão, que lhe dá já uma informação do estado do seu sinal WiFi.

Mas vamos saber mais..

Passo 2

Repare no menu que abriu, quando clicou no indicador de sinal. Veja a baixo de tudo a opção Abrir Diagnóstico de Redes Sem Fios…

Clique nessa opção…  OK, será solicitada uma permissão de “administrador”, coloque a sua palavra-passe para permitir correr esta ferramenta do Mac OS X.

Coloque as suas credênciais para poder usar esta ferramenta

Agora abriu-se uma janela de introdução do utilitário que queremos. Vamos para já ignorar esta janela. Mas não desligue a app!

Aqui não tem de fazer nada a não ser ir ao menu da app, na barra de menus do Mac OS X.

Com a app activa, ainda à sua frente, pressione as teclas “cmd + 2”. Ou vá ao menu, em cima, e no menu Janela escolha a opção Utilitários, tal como vê na imagem. Clique nessa opção!

Com a app aberta, clique no menu em Janela e em seguida em Utilitários.

Abrir-se-à a janela de Utilitários com vários separadores. Estes trazem muito boa informação. Sugiro que mais tarde volte aqui para ler esta informação. Mas agora salte para o menu Desempenho.

Agora, depois de abrir os utilitários, clique no menu Desempenho.

Aberto o menu Desempenho verá um gráfico que lhe dará o que precisa de saber.

Agora agarre no seu Mac e ande pela sua casa, verifique o sinal nos vários lugares da casa onde costuma usar dispositivos Wireless, faça uma avaliação calma e pormenorizada de cada lugar.

Este utilitário irá medir a força do sinal, vagueie pela casa com o Mac

Para ter alguma informação sobre o que está a causar ruído, desligue, por exemplo, o telefone sem fios (se tiver), desligue as “pirâmides” de transmissão de sinal TV e ainda outros dispositivos wireless que tenha em casa e veja o que pode estar a piorar o sinal (Pode sempre usar um analisador de espectro). Como dica para melhorar o sinal, coloque atrás do seu router uma bandeja metálica, servindo de “parabólica” (para reflectir o sinal) obrigando, de certa forma, que todo o sinal propagado pela antena seja projectado numa direcção única, onde estão os dispositivos que usam o sinal.

Poderá também deslocar o seu router, ou, caso seja impossível, colocar um repetidor numa área intermédia, onde ainda tenha bom sinal mas que propague mais além, para áreas onde o WiFi não chega, como pode ver aqui.

Agora não ligue para a empresa que lhe fornece o serviço de Internet sem verificar se o problema está dentro de portas, assim domina a informação e poderá tirar muito mais proveito do que paga.

Para terminar deixo 10 dicas para melhorar a nossa rede Wireless.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Isto é mais fácil e prático de fazer com o telemóvel, nomeadamente o Wifi Analyzer.

    Pelo que li a apple não permite este tipo de aplicações no iPhone, pelo que é preciso de andar com o portatil pelo ar :-\

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      boas

      eu tenho o tablet android e uso o wifi analyzer… mas quando ando com o mac nao quero carregar o tablet!!! por isso é muito bom ter nativamente esta aplicação que eu nem sabia que existia!

  2. Avatar de Carlos Miguel
    Carlos Miguel

    Exelente artigo, duma ferramenta que provavelmente ninguém conhecia!