Sabe quanto vale o seu iPhone usado para a Apple?

47 Comentários

Por mais que se diga o contrário, a verdade é que o mundo Apple é diferente da concorrência. Há coisas boas e obviamente há também coisas menos boas, mas até no mercado dos usados, quem tem um iPhone tem sempre “um valor garantido” e a procura deste tipo de equipamentos é elevada.

Mas sabe quanto vale o seu iPhone usado para a própria Apple?

iphone


O mercado dos usados, no segmento dos dispositivos móveis, tem vindo a crescer substancialmente. Atentos ao retorno monetário e continuidade dos clientes, os grandes fabricantes têm vindo a criar programas de troca, aceitando dos utilizadores equipamentos ainda em funcionamento. O valor atribuído ao nosso dispositivo antigo pode depois ser descontado na compra de um novo (um negócio em ciclo).

Mas quanto vale o nosso iPhone para a Apple?

Brevemente irá arrancar em França, Espanha e Itália o programa de trocas da Apple. Os equipamentos usados já têm um valor mais ou menos definido que segundo o site muycomputer são:

  • iPhone 4s: 75 euros
  • iPhone 5 e 5c: 95 euros
  • iPhone 5s: 128 euros
  • iPhone 6: 265 euros
  • iPhone 6s: 290 euros

Nota: Estes preços dão para ter uma ideia do valor do nosso equipamento usado. Existe também uma ferramenta online (ver aqui) onde os utilizadores podem indicar o IMEI do seu equipamento e ter uma ideia do seu valor.

Apesar de serem equipamentos usados, o preço encontra-se bastante abaixo do preço praticado pela Apple em equipamentos novos. Portugal ainda não está incluído nos países que vão receber o programa de trocas, mas em Espanha o mesmo começará já a partir de 31 de Agosto.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joka
    Joka

    Uma anedota esses preços.

    1. Avatar de Joka
      Joka

      Compro já um 6S em bom estado com documentos por 295€.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Claro!

      Vender o teu carro usado a um stand, eles dão-te sempre menos que vende-lo diretamente a um comprador.

      Neste caso, a maioria deve ir para reciclagem.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        para a reciclagem? achas que a apple te paga para destruir o telemóvel? a apple paga-te para desmontar o aparelho e utilizar as peças na reparação de outros que lhes chegam pela garantia ou simplesmente para os voltar a colocar no mercado. atualmente vendes bem um 5s por 250 euros e se te dão 130 euros por ele, quase duplicam o investimento. pessoalmente, não vejo porque motivo se opta por vender à apple quando se pode vender a um particular e fazer quase o dobro do dinheiro.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Não, a Apple usa empresa externa para reciclar esses aparelhos.

          Se o vendem em segunda mão, ainda melhor, três R: reduzir, reutilizar, reciclar.

          Se queres vender a um particular, então vende.

          1. Avatar de pedro
            pedro

            duas questões: qual é essa empresa externa e qual o interesse da apple em lhe pagar por um telemóvel do qual supostamente se vão desfazer, entregando para reciclagem?

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Depende do país, aqui no UK, é a Veolia.

          3. Avatar de pedro
            pedro

            onde é que viu que a apple tem contrato com a veolia e que esse contrato não abrange apenas o equipamento das instalações da apple, mas também o que a apple compra? para além disso continua a questão principal em aberto, mais concretamente, porque motivo iria a apple pagar centenas de euros a alguém para depois não aproveitar esse equipamento e simplesmente o deitar fora para reciclagem?

          4. Avatar de Paulo
            Paulo

            Vi no site, sabichão.

            Explica lá então como é que é… Sabes tudo!

          5. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            É verdade que a apple vende os equipamentos a empresas para reciclar e ganha muito dinheiro com isso, vi isso num documentário na sicnoticias à uns tempos atrás. Os equipamentos electrónicos têm metais preciosos e isso é o que lhes interessa

          6. Avatar de Marco
            Marco

            eles reciclam para poderem obter materiais nobres e raros que são usados para ganharem guito/usarem como matéria prima para outras peças.

          7. Avatar de antwin
            antwin

            @ Ricardo, em termos relativos não há muito dinheiro para a Apple ganhar com a reciclagem, nem os equipamentos têm metais preciosos em quantidade suficiente para os preços indicados aqui, é muito menos.

          8. Avatar de pedro
            pedro

            se viste no site, será fácil colocares o link. e não, eu não sei tudo. mas sei que ninguém dá nada a ninguém e a apple não é exceção. a apple não compra estes equipamentos por centenas de euros para depois os entregar para reciclagem, mesmo que a vendê-los à empresa de reciclagem, pois pura e simplesmente isso não é economicamente viável. os equipamentos que eles compram serão para 1) dar em troca de outros que lhes chegam através da garantia e cuja reparação não seria economicamente viável 2) desmontar e utilizar na reparação de outros avariados e em período de garantia. eu baseio-me na lógica económica, mas mais uma vez digo, se tens dados que suportem o que dizes e se inclusive viste no site, epá mostra lá isso… custa assim tanto? vais-me desculpar, mas começas a parecer mais um fanboy…

          9. Avatar de pedro
            pedro

            esses 40 milhões por si só não significam nada. a questão é quanto é que a apple teve de gastar para comprar telemóveis que depois de desmontados lhes permitiu recuperar esses 40 milhões. se gastou 100 milhões (mero exemplo, sem qualquer base fundamentada) para comprar os telemóveis e fez 40 milhões com a sua reciclagem, teve prejuízo de 60 e, como tal, não compensa.

          10. Avatar de antwin
            antwin

            @ Jorge Santos, primeiro que tudo esse valor monetário não corresponde ao que a Apple eventualmente ganhará com a reciclagem. Isso é um valor que alguém decidiu calcular depois de ver dados dos programas de reciclagem da Apple, pegando em preços de matérias primas de qualidade elevada, coisa que os materiais reciclados não são.
            São as empresas de reciclagem que ficam com esses materiais, não a Apple, que receberá no máximo uma pequena parte do que essas empresas ganham – reciclagem tem vários custos associados.
            Por fim, 40 milhões continua a ser muito pouco face ao que a Apple ganha a vender aparelhos, mesmo olhando para as suas vendas de há 10 anos atrás. Os componentes electrónicos custam muito mais do que as matérias-primas de que são feitos.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Por 300 euros compras novo com garantia…

    3. Avatar de José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto
      José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto

      acaba por valer mais um iphone usado que um android novo. Adoro o galaxy s7 mas o gps é sempre a falhar, a camera cheia de post processing, bateria voa bem mais rapido que o SE, e os lags que aparecem de vez em quando quando instala apps em background fazem me querer vende lo e ficar apenas com iphone.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        o senhor é um completo aldrabão e mais um fanboy da treta. às 15h15 refere que X (supostos) problemas o fazem querer vender o S7 para ficar com o iphone. às 15h16 refere que lhe bastaram 10 dias para o devolver e ficar com o iphone. afinal em que ficamos? ainda quer vender ou já o devolveu? este pequeno pormenor denota claramente que provavelmente nem tem um nem outro e não passa de mais um garoto que por aqui abunda. cresça.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Isto é só para iPhone ou também trocam por outros artigos ex: imac ? Obrigado

  2. Avatar de lulu
    lulu

    É melhor vendê-los na net

  3. Avatar de Bruno
    Bruno

    Usados continuam mais caros que o seu próprio custo de produção.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Ia mesmo comentar isso!

    2. Avatar de Rosso
      Rosso

      Penso que este tipo de retomas sao apenas efectuadas em lojas apple. Se assim for, e corrijam-me se estiver errado o valor que a Apple paga pelo usado pode ate ser superior ao valor que custa produzir um novo. Basta equacionar o lucro que recebem extra na aquisição do telemóvel novo vendendo eles directamente, em comparação com o que ganhariam se fosse uma operadora ou loja não oficial.

    3. Avatar de Rosso
      Rosso

      Penso que este tipo de retomas sao apenas efectuadas em lojas apple. Se assim for, e corrijam-me se estiver errado o valor que a Apple paga pelo usado pode ate ser superior ao valor que custa produzir um novo. Basta equacionar o lucro que recebem extra na aquisição do telemóvel novo vendendo eles directamente, em comparação com o que ganhariam se fosse uma operadora ou loja não oficial.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Finalmente os preços reais do telemóvel acabadinhos de saírem de loja LOLOLO

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Da loja não… Da fábrica, e já com uma margem de lucro…

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Valor de qualquer Android acabado de sair da loja: Arrependimento€

      1. Avatar de José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto
        José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto

        +1000 . O android torna o melhor hardware num autentico flop. O galaxy s7 no papel é o melhor smartphone da atualidade, mas bastaram 10 dias com ele para devolve lo e ficar com o iphone.

        1. Avatar de Marco
  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Só aceita quem quer. Mas sinceramente, qualquer um vende um iPhone 6 por mais de 265€ desde que não esteja partido.

  6. Avatar de Brunovarvalho
    Brunovarvalho

    Sim, eles compram como retoma. Depois entram nos dispositivos e recuperam as dados que apagas te e fazem bases de dados .

    1. Avatar de nitro
      nitro

      Mais uma teoria da conspiração! Depois devem virfazer ofertas de venda (dos teus dados, exclusivamente) a toda agente que reside na tua rua…

    2. Avatar de antwin
      antwin

      se os dados apagados estavam encriptados dificilmente recuperam esses dados

  7. Avatar de José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto
    José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto

    Nem vale a pena discutir com o pessoal que diz bem de xiaomis e chinesisses ou “gastei 90euros num tlm e faz tudo o que o iphone faz). Quem pode compre iphone porque é o melhor, quem n pode escolha outro mas jamais terá a mesma experiencia, obviamente.

    1. Avatar de james
      james

      tanto azeite que vai ai, vai brincando com o candy crush e vai mostrar o wallpaper aos teus amigos de escola com o iphone

      1. Avatar de CensuraGeeks
        CensuraGeeks

        Invejoso detectado, Deviamos criar uma musica para os droidfans e lumias “eu queria comprar um iphone, mas nao consigooo”

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Já pensou que nem todos são otários ao ponto de gastar 700 ou 800 euros num telemovel, seja ele iphone ou outro ,quando há telemóveis de 200 euros que fazem 99.999999% das coisas que um de 700 euros faz?
          Isto não se chama inveja ,chama-se inteligência ,coisa que já vi que não abunda para os seus lados.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Eu compro um iPhone de 2 em 2 anos. São 730 dias de vida útil. Isto significa que o telefone custa-me 1€ por dia. É caro? Não. Tendo em conta que dou 40/50€ por um bilhete de um concerto que me dura 1 horas e meia.

            Mas há pessoas que vão reclamar, porque realmente dar 1€ por dia por um equipamento que nos mantém comunicáveis com os amigos, colegas de universidade, e colegas de trabalho… para além de permitir tomar notas, ouvir música, guiar-me por cidades que não conheço, e what not.

          2. Avatar de Portimão
            Portimão

            E os outros smartphones de 100 e 200eur não nos mantém comunicáveis com os amigos e não dão para tirar notas, ouvir música e guiar pelas cidades? LOL

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Eu posso comprar Iphone e não compro.
      Não que seja mau, porque não é. Mas não tenho necessidade de investir um ordenado num telemóvel quando a concorrência tem boas opções no que respeita à qualidade/preço.
      Cada qual deverá realmente pensar se tem necessidade de um topo de gama. “lá porque tenho 100mil€ na conta não tenho que comprar um Porsche”

      1. Avatar de José R.
        José R.

        É isso mesmo. Mas para muitos o status é muito importante. Eu vou mais pela compra racional preço/qualidade. E há bons equipamentos no mercado por preços bastante aliciantes, alguns muito perto dos 100€. Para quê gastar mais? MAs cada um sabe de si.

  8. Avatar de Ezel
    Ezel

    Agora um assunto sério:
    Como vendo o bichinho a um desconhecido, sem que ele tenha acesso à minha informação?!
    Faço um soft reset? Um hard reset, para o deixar como saiu da fábrica? Como se faz isso? E isso permite apagar a minha conta ID e criar uma nova para ele e permite-lhe o acesso à cloud? Bem gostava de saber qual o melhor procedimento, sem correr riscos e ter depois quaisquer dissabores. Alguém me pode esclarecer-esclarecidinho? Obg

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Dar 500 euros por um apple e so dao 95?
    Que insulto

  10. Avatar de joao
    joao

    isso é só para iphones ou serve também para outros artigos do tipo IMacs ? obrigado

  11. Avatar de Pedro Machado
    Pedro Machado

    Vendo o meu Iphone 5S por €250 negociáveis.