Rússia pode forçar a Apple a reduzir a comissão da App Store para 20%

50 Comentários

A Apple e a Google têm estado debaixo de fogo por causa da comissão de 30% que cobram aos programadores quer da venda das apps, quer de conteúdo nelas comercializado. Além disso, a Rússia, tem novamente a Apple na mira por supostas práticas anticoncorrenciais relacionadas com a gestão das aplicações. Assim, foi submetido ao parlamento russo um novo projeto de lei para limitar a comissão de empresas como a Apple e Google aos 20%.

A Rússia junta-se assim a um coro de críticas ao valor cobrado pelas lojas de aplicações.

Ilustração App Store na Rússia com conflito de comissões


Rússia pode obrigar a Apple a baixar a comissão para 20%

Um legislador russo apresentou ontem um projeto de lei que visa limitar as comissões de vendas nas lojas de empresas como a Apple e Google. Assim, o projeto de lei, apresentado à câmara baixa do parlamento da Rússia pelo legislador Fedot Tumusov, estipula que as comissões sobre a venda das apps sejam limitadas a 20%. A Apple e a Google (assim como várias outras empresas) cobram atualmente uma comissão de 30% sobre as vendas nas suas lojas.

A lei, se for aprovada, obrigará igualmente os vendedores de aplicações a pagar um terço das suas comissões a um fundo especial de formação para especialistas em TI numa base trimestral.

Reduzir a comissão e ter a capacidade de levar produtos aos utilizadores é uma oportunidade de crescimento para os programadores de TI.

Escreveu Tumusov numa rede social da Rússia.

Ilustração de guerra aberta entre a Epic e a Apple, com a Google na esteira

 

Guerra aberta contra os 30% de comissões

Esta notícia aparece numa altura de várias vozes discordantes do valor das comissões. Aliás, a encabeçar a lista está a produtora de jogos, a Epic Games, que começou por desafiar a Apple e a Google, face às comissões. Ambas suspenderam a empresa das suas lojas de apps e o conflito agudizou-se.

A Epic recorre à justiça para parar a ação de suspensão de vendas na Apple Store, a Apple insiste na sua política e remove a conta da Epic da App Store, bloqueando mesmo o acesso da empresa à sua área de desenvolvimento. A justiça na primeira instância não dá razão à Epic sobre a sua ação dentro da App Store, mas não concorda com o facto da Apple retirar o acesso à área de desenvolvimento. Como tal, juíza mantém Unreal Engine da Epic Games.

Tudo isto passou a ser visto como uma batalha antitruste entre as empresas, tendo mesmo o Facebook deixado a sua crítica à Apple.

O serviço antimonopólio da Rússia acusou a Apple no mês passado de ter abusado da sua posição dominante no mercado de aplicações móveis através da sua App Store. Exigiu que a empresa corrigisse as violações apontadas. A Apple na época disse que iria apelar da decisão.

 

Leia também:

Smartphones vendidos na Rússia irão promover os “valores tradicionais russos”

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Acho que também deviam estipular um limite na margem de venda de café, pastelaria, roupa, comida, etc, etc…

    1. Avatar de Atchim
      Atchim

      E limite à estupidez já agora… Nenhuma loja tradicional tem uma quota de mercado como as lojas de aplicações.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Fazes ideia das margens de muitas lojas tradicionais, independentemente da quota de mercado?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Isto é uma comissao nao é margem de lucro. É como a comissão que os bancos cobram por cada pagamento com cartao.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Não é como uma comissão que os bancos cobram por cada pagamento, já que é uma loja com regras sobre o que venda, com selecção do que vende, com infra-estrutura para vendas, com suporte ao que vende, e com ferramentas para criar produtos que vende. Onde é que está a semelhança com um cartão?
            É uma loja cujo modelo de margem é através duma comissão sobre certos produtos – não é uma margem de lucro (margem de lucro é outra coisa)!
            As pessoas estão cair na esparrela da Epic…

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Temos como exemplo a WordPress, onde nem sequer pode ter referência a domínios ou alojamentos pagos. E se vender domínios ou alojamentos dentro da App tem que dar 30% á Apple.

            A Apple tem a estrutura para vendas, mas é mentira que de suporte ao que vende. Se fizermos a assinatura netflix, spotify e afins a Apple fica com uma comissão mas não dá suporte nenhum. Vai lá falar com a Apple a dizer que tens problemas na tua conta netflix e logo ves a resposta que tens.

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Toni da Adega, e o exemplo do WordPress é suposto significar que é um cartão?
            Se tiveres problemas com a assinatura da Netflix e reclamares à Apple eles irão verificar a situação da conta Apple, já que a assinatura está associada à conta Apple – se não estiver é porque não adquiriste a assinatura pela loja da Apple. Acho que é bastante simples de entender.

          4. Avatar de Os Rótulos
            Os Rótulos

            A Apple não fica com comissões da Netflix e do Spotify porque as assinaturas e o pagamento são feitos nos respetivos sites e pagos por PayPal e outras formas. (Queriam fazer as compras dentro da sua app, como a a Apple permite nas suas de streaming de audio e video mas a Apple não permite. Para isso teriam que pagar comissão à Apple).

            A WordPress tem na app a referência a alojamentos pagos. O que não pode ter é, na app, um link para o browser abrir no site em que se efetua a compra. É preciso, fora da app, abrir o browser e ir ao site.

            Tudo baralhado 🙂

          5. Avatar de JJ_
            JJ_

            @Tadeu… essa do suporte as apps que vende na loja não percebi.

            Então estas a dizer que qualquer app vendida na AppStore, quem dá o suporte aos compradores é a Apple e não o programador?

            Ou seja, se estiverem a ocorrer problemas na app, a Apple vai ver o que se passa com a app e corrigir os problemas, ou é o programador que faz isso?

            Se é o programador, então não é a Apple que dá suporte.

          6. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            JJ_, não te faças de desentendido! Percebes perfeitamente que o suporte a que me estou a referir é suporte de loja ao consumidor, por um lado – a relação directa do consumidor é com a Apple não com o programador – e noutra vertente, suporte da Apple a programadores por avaliação e resolução de possíveis problemas.

          7. Avatar de JJ_
            JJ_

            Eu não estou a fazer-me de desentendido.
            A Apple não dá suporte a app, dá suporte a loja e a compra. São coisas diferentes.

            Qualquer problema que eu tenha com uma app tenho de sempre recorrer ao suporte do programador. No mínimo a Apple serve de mediador.

          8. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            jj_, estás a descrever algo que disse, e é algo que qualquer loja faz! de modo que sim, fizeste-te de desentendido! E para além disso, repito, a Apple dá suporte aos programadores, avalia a qualidade dos programas, etc!

        2. Avatar de TRaveller
          TRaveller

          vai comprar na loja ao lado dah.
          Agora vê só haver 2 marcas de hipermercados no mundo.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            e onde é que se vende café com margem inferior a 30%?

          2. Avatar de JJ_
            JJ_

            @Tadeu… tu é que estas a misturar tudo. Uma coisa é uma comissão outra é a margem de lucro.

            Um bar pode comprar 1kg de café por 10€. Se kg der para tirar 100 cafes, a 0.60€/cada. Ele vai ganhar 60€. Desses 60€, apenas 10€ foram para a fabrica do café.

            A diferença é que a fabrica não recebe 30% por cada café vendido.
            Alias se o bar conseguir tirar com esse 1kg, 200 cafés, a fabrica continua a receber apenas os seus 10€.

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            JJ_, tu é que pareces não entender o que é margem de lucro – nada do que falei é margem de lucro! Uma comissão é apenas um modelo de negócios para obter uma margem numa actividade. A actividade aqui é uma actividade de loja, e a margem é a margem sobre o preço de venda ao consumidor antes de impostos, venda essa realizada pela loja.

          4. Avatar de JJ_
            JJ_

            A margens nunca incluem impostos. O imposto é algo que tem de ser sempre pago pelo consumidor. Por isso para uma empresa os impostos nem contam, é uma despesas/um valor que já é inerente ao negocio. E por isso as margens são sempre analisadas sobre o valor liquido. Porque tu nunca podes analisar uma margem com base no IVA, se o fizeres vais perder dinheiro.

            Em negócios B2B normalmente usa-se preços s/IVA. Porque o IVA vai ser sempre pago pelo consumidor final.

          5. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            estás a ver como o negócio se organiza tanto como de qualquer outra loja!
            Se fosse uma comissão sobre pagamentos como se fosse banco como andam por aqui a advogar, a % seria sobe o preço final, ou seja com impostos incluídos. E aí os 70% que sobravam para o programador teriam que servir para cobrir impostos como o IVA.

      2. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        E já agora pergunto-te se sabes quem é que define os preços?

        1. Avatar de JJ_
          JJ_

          Depende:
          – Num mercado liberalizado quem define o preço é o vendedor ou a regra da oferta vs procura.
          – Num mercado regulado quem define o preço máximo é as instituições acreditadas para o efeito, sendo eventualmente aplicada a regra da oferta vs procura, mas com um valor máximo.

        2. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          perguntei-te na loja, quem é que define o preço?

          1. Avatar de JJ_
            JJ_

            Neste caso é o programador, sabendo que 30% desse valor vai para a loja.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            exactamente, com o programador sabendo que a loja tem uma margem no preço final para o consumidor.
            Não é nem o vendedor que define nem é um preço institucionalizado, é outro modelo de definição de preço final, com a loja a tratar de tudo a partir daí.
            E sabes porque é que a Apple escolheu implementar a loja desta maneira?

      3. Avatar de Joselito
        Joselito

        Comunistas são assim, caso não saibas, começam a por preço na loja dos outros, e no fim, os devs otários agora têm que pagar mais 1/3 para o estado além de continuar pagando a Apple, que vai criar um fundo de bondade para “educar” os outros (bando de otário, roubam o teu dinheiro e tu ainda aplaudes…), vai ser burro assim lá na….

  2. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Hehehe, o cerco a apertar-se…

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      comunista

  3. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    O Putin quer jogar Fortnite.

  4. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    “Rússia pode forçar a Apple a reduzir a comissão da App Store para 20%”
    – E a todos os que cobram comissões de 30%
    – E quem vende aplicações entregaria 1/3 das suas comissões para um fundo estatal de financiamento de desenvolvimento de TI.
    – E foi proposto por 1 deputado na câmara baixa do parlamento russo.
    Tumusov teve os seus 5 minutos de fama.
    Mas como é que um parlamento de um país vai dizer à Google à Apple, à Micrososot, à Samsung, à Sony, Nintendo, etc, “Em todo o mundo cobram 30% mas cá cobram 20% e entregam 1/3 das comissões a um fundo estatal”.
    O Estado cobra IVA (ou o imposto que houver na Rússia sobre o consumo.) Uma coisa é diminuir ou aumentar a taxa desse imposto e o que que o Estado faz com esse dinheiro, como seja consigná-lo ao tal fundo. Outra é mexer nas percentagens de comissão, num negócio entre particulares. E criar um imposto adicional ,com a entrega de 1/3 das comissões ao tal fundo. Tenho dúvidas que a lei seja aprovada.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não será fácil, até porque há outros interesses, mas é mais um prego no assunto. Como trunfo, Tumusov abanou com a bandeira de dinheiro para formação dos jovens developers 😉 pois claro.

    2. Avatar de JJ_
      JJ_

      “Mas como é que um parlamento de um país vai dizer à Google à Apple, à Micrososot, à Samsung, à Sony, Nintendo, etc, “Em todo o mundo cobram 30% mas cá cobram 20% e entregam 1/3 das comissões a um fundo estatal”.”

      Isso até é facil… Se existir uma lei nesse sentido, se essas empresas quiserem operar nesse país, tem de cumprir essas regras. Se mercado deixar de estar liberalizado, é o Estado que define os valores máximos para um produto/comissão. E pode cobrar taxas extras para a venda de determinado produto.

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Comunista burro, qnd o estado define o preço de um produto, esse produto some do mercado, sua anta… Pq q os jegues ainda não definiram o preço do Iphone, só pode se for abaixo de $200, bando de burro

        1. Avatar de TRaveller
          TRaveller

          Quantos anos o preço do combustível foi definido pelo estado em Portugal.
          Quantos anos o preço da eletricidade foi definido pelo estado em Portugal.
          A margem de lucro nas mascaras este ano foi definido pelo estado.
          Depois tens vários que o preço máximo é definido pelo estado atualmente.
          e o burro sou eu?

          1. Avatar de Joselito
            Joselito

            Sim, és burro, não sabes o q é livre mercado, e ainda defendes o ladrão do estado, sofres de síndrome de estocolmo

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Precisas de ler uns livros e acordar para a vida já que educacao e formas de falar ninguem te as pode dar. Sem ir mais longe…o tabaco continua a ter um preco regulado em portugal…burro!

          1. Avatar de Joselito
            Joselito

            Tu poderias começar por um livro sobre o livre mercado, realmente não deveria te chamar de burro, pois és um doente que sofres da síndrome de estocolmo

          2. Avatar de Joao
            Joao

            LOL! Faz-me pena…é que nem sequer consegues articular um discurso coerente. Já a tua mãe educação mais que pena, nojo.

          3. Avatar de Joselito
            Joselito

            Nojo de comunista

  5. Avatar de klimane
    klimane

    Tendo em conta que grande parte das aplicações são para acéfalos, até concordo. Talvez assim se conseguisse aumentar a qualidade de algumas aplicações que não lembram ao menino Jesus. E pelo que vejo do Fortnite, não consigo entender de onde vem tanto alarido e tanta agitação por um jogo tão medíocre.

    1. Avatar de RM
      RM

      Em relação ao Fortnite, como bem deverás saber gostos não se discutem.
      A malta nova (na maioria) gosta desse jogo e também com a idade os gostos mudam.
      Eu quando era novo tinha outros gostos, e agora tenho outros.

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Acho piada a Russia vir-se meter no assunto. Se as empresas em questão fossem russas diziam logo que ninguém tem de se meter nos assuntos deles. Mas mais interessante é que querem diminuir para 20% MAS querem obrigar os vendedores das apps (os programadores, as lojas são apenas as plataformas de venda) a entregar UM TERÇO das suas comissões para um “fundo especial”.

    A única coisa que vão conseguir com isto tudo é que as apps subam de preço e bem. Depois venham-se queixar.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Não é a Rússia. Ao que se sabe é um deputado.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    so povo a chorar pq? quem faz apps e ker o lucro a 100% é por 30% a app mais cara do ke esta. ja estao super baratas e a loja que ganha mais dinheiro é a appstore. nao é a sorte…é que os seus consumidores pensam mais do ke specs de papel e tem mais beneficios do que custos ao comprar as apps que compram. a apple e google nao levam coins por apps gratis que ocupam a maioria dos servidores. todas as apps tem backups que ficam la e as versoes antigas tambem ficam la caso nao saibam, em caso de uma versao der barraca o programador pode por uma antiga com um clique. ou seja a apple tem montra de milhoes de utilizadores e os utilizadores xoram por pagar 30% por cada venda feita pela apple….kem me dera ke as minhas apps pagas tivesses 1milhao de downloads….nao me importava nada de dar 300mil euros a apple se a minha app custasse 1euros ao publico.

  8. Avatar de Joselito
    Joselito

    Comunistas fazendo comunistices, pq essas antas tmb não definem o preço do Iphone, não pode mais de $200, bando de jegue…

    A Apple vai dar adeus a esse país comunista ladrão rapidinho… e só o povo e os desenvolvedores (só os devs russos claro… Kkkkkk, bando de burro) vão perder…

    Aos comunistas safados, vão criar seus produtos e sistemas operacionais e apliquem as regras que quiserem….

  9. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Acho engraçado pessoal daqui a dizer que “somos” comunistas etc… e a apple não é?
    Um empresa, que tem o monopólio e não deixa haver concorrência já está tudo bem?
    Qual é o problema de “oferecer” uma loja online da concorrência, na loja deles, mas antes de instalar com uma aviso do gênero “a apple deixa ter a responsabilidade bla bla bla bla….”
    Podem dizer que é um produto deles e fazem o que querem… mas a Microsoft não foi perseguida durante anos (e por vezes ainda continua) por “monopólio”? Se a Microsoft ganha-se uma percentagem de cada aplicação que era instalada(.exe)?? concordavam?
    Deixem de ser fanáticos pela apple e abram os olhos! as pequenas empresas precisam sobreviver. Grandes empresas como apple, facebook, google, microsoft, deveriam ter um travão… porque compram tudo, e fazem o que querem…
    concorrência é bom para o mercado, para o cliente final, por isso há que controlar o monopólio das grandes empresas.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      A Microsoft fazia exactamente o mesmo com o sistema móvel que tinha, e faz exactamente o mesmo na sua consola…
      Agora pergunto-te o que achavas se a Samsung passasse a permitir apenas a sua loja nos seus aparelhos, vias algum problema? Não seria uma forma legítima de negócio para um empresa que vende um produto final ao consumidor… Afinal de contas o consumidor tem a alternativa de comprar outros produtos com outra oferta!

      1. Avatar de Pedro Alves
        Pedro Alves

        “Agora pergunto-te o que achavas se a Samsung passasse a permitir apenas a sua loja nos seus aparelhos, vias algum problema? ” A resposta não concordaria!!
        “Afinal de contas o consumidor tem a alternativa de comprar outros produtos com outra oferta!” cada vez menos, porque há muita oferta, mas os grandes seguem todos a mesma linha, acaba por não haver concorrência.
        Vemos um grande exemplo cá em portugal nas telecomunicações… é tudo igual, em todos eles, não há concorrência! há poder de escolha, mas não concorrência!
        Quem paga no final sou eu, tu e todos nós!! pagamos e calamos!

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Não é uma forma legítima de negócio?
          Continua a ser concorrência, o consumidor continua a poder comprar outros produtos com outra oferta…

        2. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          E para concluir, nada desta polémica serve para baixar o preço ao consumidor. É tudo por alguns quererem ganhar mais dinheiro, em vez da Apple.
          Não foi porque as condições de venda mudaram, não foi porque a Apple subiu os preços que cobra a clientes, não foi porque a loja que a Apple criou roubou empresas ou levou programadores à falência. A loja da Apple tornou muito mais fácil para pequenas empresas arranjarem clientes, venderem e crescerem… É por causa do sucesso que teve, que agora aparecem uns quantos a querer aproveitar o que a Apple conseguiu.

    2. Avatar de Joselito
      Joselito

      Nunca vi tanta animalidade em um só comentário, estás a chamar uma empresa privada de COMUNISTA?

      Portugal como sofro por ti, criastes filhos rebeldes e insensatos…

      Não sabes tu, q não existe monopólio, preciso mesmo desenhar?

      Conheça essas monopolistas malvadonas, q não precisaram do estado para morrer:

      Kodak (Não é possível, alguém superou a Kodak, NÃO, isso é impossível…),

      Nokia (A Apple super a toda poderosa Nokia, NÃO, sem precisar do estado? Não, isso é impossível)

      Blockbuster (O Netflix superou a compra de DVD físicos, NÃO ISSO É IMPOSSÍVEL, mas o estado ajudou não foi?)

      Blackberry (Nooooooooo)

      Seu Comunista defensor de ladrão, que atrasa o país e o povo!

  10. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Tanta guerra com este tema, até nos comentários. Mais vale mandar a Apple e Google abaixo e começar do zero.