Rumor indica que iPhone 7 pode vir sem ligação áudio tradicional

85 Comentários

Lançado há poucos meses, o iPhone 6s é actualmente o smartphone que todos tentam superar. Mas ainda com este modelo a dar cartas, a Apple terá já em desenvolvimento o sucessor deste iPhone.

Rumores agora surgidos dão conta das primeiras novidades que se podem esperar. Mais uma vez volta a informação de que o iPhone irá abandonar a ligação de áudio tradicional.

iphone-audio_1

Ainda é muito cedo para se saber o que o novo iPhone trará, principalmente porque a Apple está ainda a definir a sua forma e configuração final.

Estamos a meses da data provável de lançamento deste novo modelo, mas isso não impede que surjam os primeiros rumores e as primeiras ideias do que será o iPhone 7.

Uma informação surgida do site japonês Mac Otakara dá conta de que a Apple se poderá estar a preparar para abandonar a tradicional ligação áudio e passará a usar apenas a sua ligação proprietária Lightning.

Esta mudança permitiria à Apple conseguir algo que há muito tenta e que é também pedido pelos utilizadores do iPhone. Falamos de diminuir a espessura do seu smartphone, algo que será possível sem a presença do conector para o jack de 3,5mm.

Esta alteração, e também segundo o rumor lançado, permitiria ao iPhone 7 ser 1 milímetro mais fino que os actuais 7,1 mm do iPhone 6s. Este ganho poderá ser ainda maior se a comparação for feita com o iPod Touch, que tem 6,1mm.

iphone-audio_2

A utilização da interface Lightning vai permitir que sejam usados headphones com melhor qualidade de áudio, com DAC (conversão digital para áudio), para além de permitir usar as especificações MFi, que a Apple lançou em 2014 para os seus equipamentos e para os seus parceiros.

Existem já no mercado algumas propostas que fazem uso deste conector Lightning e que permitem a ligação a todos os equipamentos móveis mais recentes da Apple.

Claro que deverão ser lançados também adaptadores de áudio para lightning, para permitir aos utilizadores usarem os headphones tradicionais.

Caso esta decisão se torne uma realidade, a Apple poderá enfrentar as mesmas opiniões de desagrado que surgiram quando a empresa mudou o cabo de ligação de 30 pinos para Lightning, que é hoje o padrão dos seus equipamentos.

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Slzrq
    Slzrq

    Apple mais uma vez a decidir pelos seus clientes, precises ou não, vais ter audio de alta qualidade, e alto preço, claro! De facto reduzir 1mm é o que os clientes mais querem, qual autonomia qual quê…

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      em todas as marcas, exceto na Apple, os clientes é que decidem tudo. aliás, a vasta maioria até mantém sites onde os clientes escolhem como querem os produtos com versões especiais na época de natal e tudo… 😉
      quando se quer implicar…

    2. Avatar de David
      David

      Se utilizares um iPhone 6s talvez venhas a notar que a autonomia de um destes brinquedos chega a um dia e meio em utilizacao considerada normal, com uma bateria pouco maior do que 1700mAh.

      A Autonomia ainda e’ um ponto que sim, ainda deve ser melhorado, mas nao me parece que a apple esteja a fazer um mau trabalho nessa area.

      1. Avatar de Nardo
        Nardo

        Um dia e meio é bom… chegas a meio do dia e ficas sem telemóvel, ou seja, tens de o carregar todos os dias. E se tivesse mais 1 mm, que não fazia diferença nenhuma e assim aguentasse os dois dias completos? Não podemos comer tudo o que nos põe à frente, por mais amor que tenhamos à camisola.

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Deixa de ser mentiroso!

          Para a maioria das pessoas chegam à noite, e ainda têm 30 a 60 % de bateria!

    3. Avatar de Mota
      Mota

      O mal sabes qual é?
      1- As pessoa reclamam mas compram.. logo estão a assumir que uma tech nova está a ter sucesso (à partida)
      2- As empresas vão sempre atrás da Apple, e aqui é que me preocupa. Mas vamos ver.

      1. Avatar de Nardo
        Nardo

        As empresas vão atrás porque é a líder. Para ir contra é preciso aparecer alguém com fortes argumentos, um deles pode ser a autonomia, mas é preciso mais que isso.

    4. Avatar de DAMIAN
      DAMIAN

      queres, queres. nao queres, ha alternativas.

      ha cada um, xiça

  2. Avatar de Andr8
    Andr8

    Muito bem Apple!

    Se não for a Apple a avançar, e a introduzir novas tecnologias, ninguém o vai fazer, riscos a mais, dizem eles, estão sempre à espera da Apple!

    Parabéns Apple! Uma ligação 100% digital (e não analógica como muitos que andam por aí), era bem-vinda!

    1. Avatar de SRG
      SRG

      100% digital? que eu saiba continuamos a ouvir analogico 😛 a conversão apenas é feita noutro lado, o que é só parvo (estilo “ah e tal nao me apetece fazer um dsp como deve de ser…”)

      1. Avatar de JBM
        JBM

        com uma ligação digital aos auscultadores consegue-se reduzir a introdução de ruído, e facilita a criação de melhores auscultadores para aparelhos móveis, pois possibilita usar um DAC bem adaptado ao próprio auscultador. Isto é, existem vantagens para melhorar o som.
        Não é o DSP que seria afectado no aparelho, mas o DAC. Contudo a norma que a Apple já implementou para a porta lightning preconiza também o suporte para audio analógico, por isso continuará a necessitar de um bom DAC no iPhone.

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Bota mais 50€ no iphone pq tem esta tech “nova” LOL

          1. Avatar de JBM
            JBM

            esta tecnologia já existe no iPhone há alguns anos

        2. Avatar de Monica
          Monica

          Sinceramente acho que o som esta bom o suficiente. Para um telemóvel ta muito bom. Se quero ouvir melhor, ou se a pessoa e mais esquisita, ha equipamentos próprios e específicos para tal.
          Fica 1 mm mais fino? Nem vou comentar.
          Vai ficar so com uma entrada para tudo? E carregar e ouvir musica?
          Sei que mais tarde os dispositivos nao vão ter nenhuma entrada. Vai ser carregamento por wifi, e a musica por Bluetooth, ja era possível fazer um dispositivo completamente fechado. Utilizas dois dias o iPhone? Deves andar com tudo desligado ou o modo de poupança mal tires do carregamento, enfim.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não é por não seres esquisito com o som que isso significa que não haja necessidade para que o aparelho seja capaz de fornecer melhor som, e as vantagens de fornecer um sinal digital.
            Se isso justifica a questão das dimensões não é o foco do meu comentário.

      2. Avatar de Renato
        Renato

        Sim, senhor, comentário muito inteligente, como se o iPhone não tivesse o melhor DSP do mercado, e não precisasse do DSP na mesma para a coluna interna!

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Por acaso até não têm, de momento este está no Galaxy Alpha.

      3. Avatar de Andr8
        Andr8

        Qual é a parte de “ligação” que não percebes?

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Oh lord..Basta ver o erro que fizeram no iPhone 2G onde foram obrigados a voltar aos 3.5….

      1. Avatar de JBM
        JBM

        o iPhone 2G e todos os outros aparelhos, tinham saída de 3.5mm.

  3. Avatar de Demonoid
    Demonoid

    “o iPhone 6s é actualmente o smartphone que todos tentam superar”
    Não sei porque razão afirmam isso. o iPhone 6 não tem qualquer tecnologia de ponta que outras marcas já não tivessem anteriormente….
    Design? Até agora não fez nenhum equipamento funcionar melhor…..

    1. Avatar de GiGA
      GiGA

      Só o facto do SO do Iphone 6 ser iOS, meto o resto no bolso.

      1. Avatar de E agora
        E agora

        iOS? O que é isso comparado com o Windows 10 Mobile…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      exemplo, 3D Touch! Não encontras em mais nenhum outro aparelho no mercado

      1. Avatar de Mota
        Mota

        e tu achas que isso vale 100€ a mais que é a diferença entre o 6 e o 6s ?

        É do agrado de todos que as empresas melhorem produtos, mas não com slogans “nada mudou, excepto tudo”
        Livephotos e 3D touch? Isso não é tudo.

        Atenção não sou hater, mas sejamos honestos as empresas andam a reboque da apple, e isso é preocupante

        1. Avatar de JBM
          JBM

          que eu saiba o 6s tem muitas mais diferenças para o 6 do que o 3d touch. Mencionei o 3d touch apenas como um exemplo duma tecnologia que não encontras em mais lado nenhum, ao contrário do que foi afirmado sobre o iPhone.

          1. Avatar de MarioM
            MarioM

            Touch Huawei tem,mas tb sobrevive-se sem isso.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            já começa a ser ridículo como é que as pessoas continuam a falar da Huawei quando passado mais de 2 meses não existe no mercado, nem se sabe quando é que irá existir.

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            O Huawei Mate S 64GB (versão com Force Touch) não existe à venda em Portugal, mas já é comercializado em vários países à algum tempo.

          4. Avatar de JBM
            JBM

            Vlad, é melhor informares-te melhor. O Mate S que deveria ter Force Touch é de 128GB que não está à venda em lado nenhum e sem data para aparecer. Pesquisa um pouco

          5. Avatar de Vlad
            Vlad

            Lamento mas estás errado. A versão de 128GB apenas existe com force touch, mas existem duas versões de 64GB (com ou sem force touch). As versões do tele são CRR-UL00/ROM:64GB e CRR-UL00/ROM:128GB, ambas já existem à venda.

          6. Avatar de JBM
            JBM

            vlad,
            não estou errado! Não há nenhuma versão de 64GB com Force Touch, a Huawei foi até bastante explícita quanto a isso. E ainda não foi dada uma data de disponibilização para a versão de 128GB, apenas dizem que será para breve.
            http://www.androidheadlines.com/2015/11/huawei-mate-s-force-touch-pops-vmall-available-soon.html

      2. Avatar de Monica
        Monica

        Boa, existe 5 aplicações compatíveis com o 3d touch!
        Enfim, nao lhe dou o uso para a importância que alguns aqui lhe dão. Digo te mais, nao da jeito nenhum. Por exemplo, no whatsapp ao pressionar para a previsualização da mensagem fico com o dedo a frente, nao e nada comodo. Para os jogos ate que sim, agora de resto, estava bem como estava!

        1. Avatar de JBM
          JBM

          tá bem, é que são mesmo só 5 aplicações. O 3d Touch vai para além da previsualização.
          E muito sinceramente a previsualização existe para acções rápidas sem sair do contexto e com experiência consegue-se não ficar com o dedo a tapar de forma significativa. Quem quiser perder tempo a ler tudo tem a interacção normal.

      3. Avatar de rand
        rand

        o smartphone da huawei ainda não está no mercado? (refiro-me ao smartphone com 3D touch apresentadopela huawei uns dias antes do novo IPhone)

        1. Avatar de JBM
          JBM

          não está no mercado e ninguém sabe dizer quando é que irá aparecer. Não passou duma tentativa de captar atenção, algo ridícula pela qualidade da demonstração feita, e por na altura lhe chamarem Force Touch (tal como o nome usado pela Apple no Watch), e depois do lançamento do iPhone já lhe chamam 3D Touch.

      4. Avatar de André
        André

        O Huawei Mate S foi lançado antes do iPhone 6s e vem com “force touch” que é exatamente a mesma tecnologia que o 3D touch da Apple, portanto o que escreveste não está correto.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          O que digo está completamente correcto. Esse Mate S não existe no mercado. O que a Huawei fez foi uma mera demonstração duma coisa que ainda não tinha pronta, para dar nas vistas poucos dias antes da Apple lançar o novo iPhone que toda a gente já esperava ter isto. A Huawei ainda nem sequer deu uma data para o lançamento, mas já se deu ao trabalho de mudar o nome da tecnologia, de Force Touch para 3D Touch, sabe-se lá porquê!
          Não fazes ideia se a tecnologia é a mesma! O mais certo aliás é que use tecnologia semelhante ao que a Apple usa no Watch, que é diferente do iPhone.

        2. Avatar de Renato
          Renato

          Deve… Onde é que está à venda? Pois!

    3. Avatar de xico
      xico

      O próprio IOS já é tecnologia de ponta.

      1. Avatar de Demonoid
        Demonoid

        Essa é mesmo para rir….

        1. Avatar de Almeida
          Almeida

          Então mete lá o teu fantastico android a correr num smartphone com 1 gb de ram e dual core 1.3 como é o caso do iphone 5, que ainda se safa muito bem com o ultimo IOS. O IOS será sempre um dos maiores trunfos da Apple

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      3D touch e as características CPU são duas coisas a nível de hardware que me vêem à cabeça e que os outros equipamentos não têm

  4. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Que rumor mais estupido. Duvido que a Apple implemente essa estupidez no iPhone 7, não faz sentido nenhum os auscultadores usarem entrada Lightning. Quer-se dizer, se assim for, não vou poder carregar o telemovel enquanto ouço música? Que estupidez.

    1. Avatar de Alberto Soares
      Alberto Soares

      Adaptadores! 😉

      Basta ver o caso do mac book, apenas com uma porta usb-c para carregar e ligar tudo o resto.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        é uma situação significativamente diferente. Um adaptador ou uma hub para um Macbook tem muito menos impacto negativo no funcionamento normal do aparelho, pelas suas dimensões relativas e forma de uso – e ainda assim o Macbook manteve a saída audio.
        O mesmo já não se pode dizer dum iPhone. O número de funcionalidades do adaptador será sempre limitado pelo tamanho, há um impacto negativo óbvio no uso frequente dado ao aparelho. E isto sem mencionar que muita gente ver-se-ía obrigada a andar com adaptadores para a saída audio analógica para não andarem a trocar bons auscultadores que já tinham comprado.

    2. Avatar de Thomas
      Thomas

      Como é o adaptador Lightning para HDMI por exemplo, o adaptador tem a saída HDMI e uma saída Lightning já a prever isso.

    3. Avatar de rand
      rand

      Talvez os auscultadores serem como alguns powerlines, apesar de ocuparem uma tomada trazem uma embutida neles para puderes utilizar.

  5. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Tudo diferente na Apple para serem unicos, e a maltinha sempre a enterrar os €

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      E tu com problemas…

  6. Avatar de Balmer
    Balmer

    O que Apple não faz para ser diferente. Vamos lá descartar os traços de tudo o que é universal! (Suponho que só não muda o design porque um telemóvel triangular seria mesmo muito idiota). Mas prontos, cada um ao seu, escolha deles.

    Agora… vantagens de facto?
    -Menos 1 mm
    Sei que é só 1mm mas é garantidamente espaço que não vai poder ser usado pela bateria.
    Os ganhos em aspecto e feeling do dispositivo nem se vão notar.

    – Melhor qualidade de audio
    Nem por isso, não para headphones pelo menos porque o ponto de qualidade de audio entra ficha e os headphones vai residir nestes ultimos (a não ser que a ficha e cabo fossem mesmo terriveis). No entanto, se quiseres ligar isto a um sistema de som lá em casa, ai já é outra historia….no entanto essa possibidade sempre lá esteve.

    – Com DAC
    Má artigo de origem ou um autor que não percebe o que está a dizer?
    “Com DAC” … como sempre foi feito no mundo digital?

    Enfim, vantagens nem ve-las.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      a ficha, cabo, e circuito antes da ficha são sempre pontos para introduzir ruído no sinal analógico para os auscultadores, especialmente via crosstalk entre canais e interferência de outros circuitos do smartphone por proximidade – dado o seu tamanho já tão pequeno. Ter o DAC no auscultador tem vantagens claras a este nível, e permite uma melhor adaptação do sinal ao próprio auscultador.

  7. Avatar de DC
    DC

    Ainda este fim-de-semana dei por mim a olhar para a entrada de 3,5 do meu telefone e a pensar que já era hora de abandonarem aquilo. A utilização da saída lightning faz todo o sentido.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Epah ya, o problema é teres de comprar cabos novos, aparelhos novos, etc para ser compativel.
      Mas se usas iphone já sabes que vais pagar +100€ por cenas destas.. e eu pergunto-te isto vale 100€?

  8. Avatar de tavares
    tavares

    “Esta alteração, e também segundo o rumor lançado, permitiria ao iPhone 7 ser 1 milímetro mais fino…”! Ora aqui está uma “novidade” revolucionária…só “isto” já é razão para pagar mais 200/300 Euros pelo “aparelho”! O aumento da autonomia da bateria,por exemplo,é assunto secundário…e nada “revolucionário”!!

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Depois quem comprou uns phones caríssimos deixa de poder usá-los e tem de comprar phones da Apple a preço de ouro.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      isso não seria bem assim, haveria sempre a possibilidade de usar um adaptador para os “phones”, embora tal não fosse uma solução muito apelativa. Quanto a ter que comprar da Apple, já existem vários auscultadores que usam esta norma da porta Lightning e não são da Apple.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        JBM
        Tens razão, mas quanto custaria esse adaptador? A apple não dá nada ninguém.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          30 euros, digo eu…

        2. Avatar de JBM
          JBM

          A Apple inclui com o iPhone, por exemplo, um adaptador para carregadores com cabo micro-USB. Mas tenho muitas dúvidas que isto venha a acontecer num futuro próximo.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            incluiu por causa da UE… saiu uma lei e tal.

  10. Avatar de Celso
    Celso

    “o iPhone 6s é actualmente o smartphone que todos tentam superar”

    Até saírem os topos de gama Android do próximo ano e depois o iPhone 7 e depois os Androids de 2017…… e a roda gira e gira…..

    Quanto ao rumor, nada de novo. Já tinha ouvido rumores semelhantes no início deste ano, para a Apple e outros vários fabricantes, com a diferença que na altura se falava em USB Tipo C.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      até que enfim que alguém referiu isto …. mas vá, qd aparecer nos nexus já vai ser uma melhoria nos android. qt a isto a mim não me aquece nem me arrefece.

    2. Avatar de Nardo
      Nardo

      O iPhone não foi já superado?

    3. Avatar de MarioM
      MarioM

      O Iphone 6s é mais um no meio da multidão de smartphones, faz torradas ?serve almoços ?não ? então é igual aos outros todos, mas mais caro.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        assim como os samsung de topo.

  11. Avatar de João
    João

    Uso headphones bluetooth há muito tempo, no entanto toco guitarra e uso a porta para liga-la ao iPhone…vamos ver que adaptadores aparecem….

  12. Avatar de PF
    PF

    Então se o iPod touch tem menos 1mm que o iPhone e tem porta audio 3.5mm, como é que é isso que está a limitar a espessura do iPhone? Parece-me outra manha para os utilizadores pagarem por um conversor qualquer.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Oh esperteza, o iPod tem módulo 3G, slot para cartão sim, auscultador, etc??

      1. Avatar de JBM
        JBM

        os outros nicks estavam ocupados?

  13. Avatar de pacman
    pacman

    Quanto menos funcional e universal os produtos forem melhor. Tiraram o USB do mackbook, agora o jack dos telemóveis.
    Enfim -.-

    1. Avatar de Marco
      Marco

      eu vi por la usb, n sei q macbook andaste a ver.

  14. Avatar de Jiggawhat
    Jiggawhat

    Isto ninguem quer saber,a grande maioria quer melhoria na bateria e deixam la de tirar o dinheiro do pessoal com iPhones de 16gb,porca miseria.
    Por mais que se goste desta marca,ha que recomhecer que tem muita coisa podre e que ja merecia mudanças.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      ainda bem que não vamos falar nos android com menos do que 16 gb, ah tem o cartão microsd.
      vcs muito gostam de bater na apple, se não gostam, ponham de lado sejam felizes.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Androids de 700eur com 16gb? São Androids desses preços que estás a comparar com o iPhone e que afirmando que também há com 16gb, certo?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          isso é falta de imaginação para criar um nickname?

  15. Avatar de distraidos
    distraidos

    mas só eu é que reparei que a desculpa de retirar a entrada de 3.5mm para baixar 1mm é ridícula?
    o ipod tem 6.1mm de espessura e tem entrada de 3.5mm e mais não digo…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Não é só a espessura da porta que pode afectar. O espaço ocupado internamente reduz a capacidade para por exemplo aumentar a bateria noutras dimensões, o que seria uma das formas para compensar a diminuição de espessura sem afectar a capacidade da bateria. Claro que haveria uma alternativa se conseguissem reduzir o espaço ocupado por outros componentes, mas isso pode não ser assim tão simples para a Apple. O iPod não tem estes problemas, tem menos componentes e menor necessidade em capacidade de bateria.

      1. Avatar de distraidos
        distraidos

        Mais um que manda filetes sem ler a notícia.
        “Esta mudança permitiria à Apple conseguir algo que há muito tenta e que é também pedido pelos utilizadores do iPhone. Falamos de diminuir a espessura do seu smartphone, algo que será possível sem a presença do conector para o jack de 3,5mm.”
        o que disse e repito isto não é verdade porque não é o conector o responsável pelos 7.1. no ipod existe o mesmo conector e só tem 6.1mm.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          e que tal leres atentamente o que eu escrevi.
          Não é só a espessura do conector que pode influenciar a espessura do aparelho. Todo o espaço que ele ocupa no interior do aparelho impõe restrições de espaço a tudo o resto, particularmente à bateria, tendo em conta aquilo que tem sido a prática histórica no desenho dos aparelhos da Apple. Para reduzir ainda mais a espessura do iPhone verse-íam obrigados a reduzir a significativamente a espessura da bateria, mas se não tiverem forma de alargar a bateria noutra dimensão, isso levaria a reduzir de forma significativa a capacidade de bateria, o que não é expectável.
          O iPod está longe de chegar a este ponto. Sempre teve uma bateria mais pequena e usa menos componentes, a ocupar espaço interno, logo não tem problemas com espaço ocupado pelo conector de 3.5mm.

  16. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    lol, é o que vos digo, “lol”