Retirar o aviso de ficheiro “Descarregado da Internet” no Mac

17 Comentários

No Mac, a primeira vez que abrimos uma aplicação acabada de descarregar da internet, aparece-nos uma pequena janela a confirmar se queremos abrir esta aplicação. Esta é uma medida de segurança do Mac OS X mas para a maioria das pessoas não é útil. Então, porque não desabilitar esta função?

Para retirar este aviso é muito simples. O primeiro passo é abrir o Terminal, que se encontra na pasta Utilitários, dentro de Aplicações. O segundo passo é escrever o seguinte comando no Terminal:

defaults write com.apple.LaunchServices LSQuarantine -bool NO

O terceiro e último passo é reiniciar o Mac e já está. A partir de agora, sempre que abrir pela primeira vez uma aplicação descarregada da internet, já não verá o aviso de segurança do Mac OS X.

Caso queira activar esta função de segurança novamente só tem de trocar o NO do comando em cima por YES, ficando:

defaults write com.apple.LaunchServices LSQuarantine -bool YES

Pode ainda personalizar isto ainda mais. Pode apenas retirar o aviso de segurança apenas de uma determinada pasta. Mas, ao contrário do comando interior, o comando para desabilitar este aviso em pastas específicas difere do Mac OS X 10.5 (Leopard) para o Mac OS X 10.6 (Snow Leopard).

Por exemplo, para desabilitar o aviso apenas na pasta dos downloads pode utilizar os seguintes comandos. Para o Mac OS X 10.5 (Leopard) escreva o seguinte comando no terminal:

find ~/Downloads -type f -exec xattr -d com.apple.quarantine {} \;

Para o Mac OS X 10.6 (Snow Leopard):

xattr -d -r com.apple.quarantine ~/Downloads

E só tem de reiniciar o seu Mac, e os avisos de segurança desaparecem sem qualquer esforço ou dificuldade.

Fonte: MacWorld

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Androidiano
    Androidiano

    “defaults write com.apple.LaunchServices LSQuarantine -bool YES”

    o registry do windows, versão mac 🙂

    1. Avatar de Gilberto Pereira
      Gilberto Pereira

      Olha lá o que dizes, não percebi o teu nick para quem gosta tanto de Mac e Apple em geral. 🙂

      Tens um Mac de certeza e consegues conectar o smartphone com android?

      1. Avatar de Androidiano
        Androidiano

        Por acaso nunca consegui fazer mais do que uma grande pendisk com o meu Android no Mac.

        Granda fail do Android e da HTC, mesmo, acredita.

      2. Avatar de a Friend®

        Depende do nick que usar…

        Hoje como Androidiano é Mac user, segundo ele…

        Mas no passado com outros nicks bem famosos nem por isso…pelo contrario. Apple hater até morrer, campeão do trolling aqui no pplware 🙂

        1. Avatar de Androidiano
          Androidiano

          Não confundir que: se tenho um Android não o tenho que amar incondicionalmente.

          Melhor, quanto mais conheco um equipamento maior a tendencia para o odiar e descobrir os seus defeitos.

          À superifice tudo funciona e é lindo. É o uso intenso que nos dá a capacidade de criticar fundamentadamente.

          É o caso. Gosto do Android mas tenho profundas e severas críticas a ele. E ja tive um iPhone (1 geração), etc etc

          Tristes é dos que comentam sem nunca conhecer

        2. Avatar de a Friend®

          @Androidiano

          Numa coisa estamos de acordo, tristes são os que comentam sem nunca conhecer. Chegaste onde eu queria 😉

          Quanto ao amar.. isso depende de cada um, mas mais vale amar o que se tem, que invejar o que não se tem.

          Conheço casos engraçados, de por ex, um tipo entrar no site do pplware, em todos os artigos da Apple… e num deles deixar simplesmente isto:

          “Uma dica tao foleira e tao ôca só podia ser para Mac Users. LOL”

          Achas normal?!.. só pode ser um tipo doente … graças a Deus tu não pensas assim. 😉

          1. Avatar de Androidiano
            Androidiano

            Isso soa a algo que eu disse.

            foi?

            É que se foi deve ter sido com toda a razão xD

            Nunca vi nenhum utilizador tao estupidificado quanto um que sempre foi utilizador do OSX.

            Os que vêm do Windows são atentos e sabem umas coisas.

            Agora aqueles que sempre usaram OSX desgracados. Sim, operam com o sistema e fazem o que querem e tal mas de entender minimamente o que é um computador estão na sua grande maioria mto longe.

            Discordas?

          2. Avatar de a Friend®

            Discordo.

            1) Utilizadores não são todos iguais, logo erras ao generalizar.

            2) Grande percentagem dos Mac users conhecem o Windows e muitos escolheram MacOsX por essa mesma razão…

            E acredita… a grande maioria que fala e critica Mac, desconhece o que está a falar.. já o contrario, grande parte sabe porque critica o Windows. Mas nem é isso que se deve falar aqui agora, nem são tipo de flames necessárias para este artigo. Cada um usa o que melhor achar, devemos é respeitar o que os outros usam…e não os rotular ou mandar bocas.

            Costuma-se dizer que se te preocupas com aquilo que os outros usam, significa que aquilo que eles usam deve ser bem mais interessante que aquilo que usas 😉

          3. Avatar de Daniel Filipe

            Androidiano, tal como o a Friend disse, a maioria das pessoas que escolhem o Mac OS X fazem-no pois conhecem a realidade do Windows e trocam-no pelo Mac.

            Segundo, achei o teu comentário extremente inoportuno e vá lá… idiota! Como é que um utilizador de Mac OS X que sempre o utilizou pode ser mais estupidificado do que um utilizador que só utilizou Windows (desconfio que a grande maioria das pessoas que comenta os posts de Mac aqui no Pplware)?

            Terceiro, desde que postei esta dica aqui, só vi um único comentário relacionado com a matéria. Por tanto, guardem as guerrinhas para outro lado que não os meus posts.

            Daniel Filipe

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Em que medida é que isto sequer se compara com o Registry!??
      A não ser que o teu propósito é dizer que não se compara…

  2. Avatar de Lipex

    n sei qto a vcs.. mas eu prefiro receber a notificação. ha programas que auto correm e assim spr podemos cancelar..

  3. Avatar de transik

    Boa dica! so um pormenor quando vejo o terminal fico com meeeedooo por isso prefiro não mexer nele..pelo menus por enquanto (so tenho um mes de mac). vou cheirando a coisa mas não mexer…e ate pq essas mensagens n me incomodam muito por enquanto…talvez num futuro proximo quando souber mais coisas…
    p.s.-ja agora descobri estes dias que se clicarmos em shift+alt+volume temos o volume a diminur/aumentar com mais intervalos(o mesmo se aplica ao brilho do ecra).

    Cumps

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Boas transik!

      O terminal é bastante simples, vais ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. 😀

      Podes encontrar muitas mais dicas aqui no Pplware, já que és novo no Mac. 😉

      Daniel Filipe

    2. Avatar de a Friend®

      É uma boa dica e muitas mais irás descobrir…em cada canto do MacOsX há sempre bons pormenores que até o utilizador mais batido nele ainda descobre hoje em dia…

      Qualquer dúvida que tenhas, tens aqui vários artigos e forum também…qualquer coisa passa por lá 😉

    3. Avatar de Fontes
      Fontes

      Boa dica a que sugeres. Nao cunhecia mas da-me bastante jeito :p
      Outras teclas de atlho tens por exemplo o cmd + F3, ou se quiseres isso duma maneira mais elegante Shift + cmd + F3 😀

      1. Avatar de transik

        nice man thnks 😉 mas eu costumo fazer isto com 4 dedos no trackpad 😀

  4. Avatar de dfc
    dfc

    bom post, ja me vai dar jeito ^^