A reciclagem está a render muitos milhões à Apple

20 Comentários

As preocupações ambientais assumiram há alguns anos um peso importante dentro da Apple. Vários foram os compromissos tomados para tornar a empresa mais verde e assim ser mais amiga do ambiente.

Mas dentro deste processo, que já está em marcha, a Apple está a conseguir trazer para si vários milhões de dólares, simplesmente recuperando os metais que obtém da reciclagem dos equipamentos.

Apple Verde

A publicação do Environmental Responsibility Report, referente ao ano fiscal de 2015, mostrou que a Apple está a apostar fortemente na reciclagem de materiais e na utilização de energias de origens mais limpas e sempre que possível, renováveis.

Mas este relatório mostrou também que ao optar por reciclar mais materiais a empresa está a conseguir trazer a si uma percentagem muito grande de materiais nobres, o que resulta num ganho monetário elevado, que surge de forma indirecta.

Apple Dólares

Em 2015 foram recuperadas perto de 28 mil toneladas de materiais de antigos equipamentos. Deste volume elevado a Apple conseguiu extrair perto de uma tonelada de ouro. Aos preços actuais, a empresa arrecadou cerca de 40 milhões de dólares só referente ao ouro obtido.

Mas existem mais metais nobres de onde a Apple conseguiu obter um retorno elevado. Os valores estão expressos abaixo:

  • Cobre — 6,4 milhões de dólares
  • Alumínio — 3,2 milhões de dólares
  • Prata — 1,6 milhões de dólares
  • Níquel — 160.426 dólares
  • Zinco — 109.503 dólares
  • Chumbo — 33.999 dólares

Ao todo o valor obtido da reciclagem destes metais ultrapassa os 50 milhões de dólares, um valor elevado e que de certeza ultrapassa o valor gasto neste processo de reciclagem.

Apple Reciclar

O empenho da Apple na reciclagem é grande, tendo a empresa conseguido recuperar só este ano 70% do peso total dos equipamentos que vendeu há seta anos atrás.

A apresentação do Liam, o robot que trata da reciclagem do iPhone, foi um primeiro passo da empresa para conseguir ter uma presença mais forte nesta área.

Mesmo com os processos de reciclagem a ser uma preocupação natural da Apple, a empresa consegue ainda assim recuperar uma valor elevado do que tem investido ao longo dos anos.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis
    luis

    sempre disse que a reciclagem é um negócio super rentável.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      Assim como o contentores de roupa usada são um negócio.

  2. Avatar de Tomás
    Tomás

    A reciclagem não rende esse dinheiro à Apple pois não é feita pela Apple, é feita por empresas que participam no programa de reciclagem da Apple, nem o material recolhido terá esse valor monetário pois muito dele não é removido puro.

  3. Avatar de Pedro Araújo
    Pedro Araújo

    O que está a render são os 181.1 biliões de dólares em contas offshore !!

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      ter sedes regionais na Irlanda e Singapura é o offshore para os Estados Unidos

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Sabes o que são contas offshore?

      Bem me parece…

  4. Avatar de tp
    tp

    falta dizer que grande parte dessa reciclagem é feita na china ao mais baixo custo monetário mas com grandes prejuizos na saude de pessoas e do proprio ambiente em vastas reigoes. Sim… grandes “preocupações ambientais” sim senhor…

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      e falta dizer que o que não tens qualquer dado para o que acabaste de dizer, havendo dados a mostrar que isso será falso.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Não é na China. A Apple possui mais de 20 subsidiárias na Índia, Bangladesh e Sri Lanka.
      Essas empresas é que recebem contentores e contentores de materiais da Apple, desmontam tudo, reciclam e vendem ás fábricas chinesas que trabalham para a Apple. O que torna os materiais muito mais baratos do que adquiridos no mercado normal.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        alguém que tomou os comprimidos errados de manhã

  5. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    Mas alguma vez iam fazer alguma coisa para perder dinheiro?

    Mas por mim tudo bem. A reciclagem por mim deve ser lucrativa para ser mais incentivada.

    Só gostava que as minhas capsulas de café fossem reciclaveis tambem 🙁

  6. Avatar de Limbus
    Limbus

    A reciclagem do iphone 5, aka SE, é que lhe rende uns bons milhões, os clientes compram velho, pagam novo e ainda agradecem.

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Se a ignorância pagasse imposto a esta hora estavas todo carimbado.

      1. Avatar de eumesmo
        eumesmo

        Boa! Resposta em causa própria!

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        A única coisa que eu ignoro é se és assim por escolha própria ou limitações naturais.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Vou atirar lenha para a fogueira – parte destes rendimentos são equipamentos Androids entregues na Apple Store para serem reciclados logo, indiretamente, o Android está a fazer dinheiro para a Apple xD

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        A Apple paga-te pelos Android velhos.

  7. Avatar de rui
    rui

    noutros paises existem campanhas de retoma bastante boas, por exemplo na entrega do teu iphone velho se comprares um novo modelo tens um desconto de cento e picos euros… aqui é sempre a miséria que se vê … preços exorbitantes e retomas de 10 euros. …