Quiromancia? Em breve poderá desbloquear o seu iPhone com a palma da mão

39 Comentários

A Apple tenta sempre inovar nos métodos de desbloqueio que os seus utilizadores podem usar no iPhone. Depois do Touch ID, que democratizou os leitores de impressões digitais, e do Face ID… Poderemos ter a possibilidade de desbloquear com a palma da mão!

É isso que indica uma patente registada pela empresa de Cupertino, que assim mostra estar a trabalhar em novos métodos de desbloquear os seus dispositivos. Quando chegará ao mercado?

palma da mão iPhone Apple


No segmento dos métodos de desbloqueio, onde a Apple sempre tentou inovar, poderemos ter novidades em breve. Segundo uma patente submetida no dia 30 de janeiro de 2019, a empresa do iPhone está a trabalhar em novos meios de desbloquear o seu smartphone.

Após o investimento no Touch ID, que moldou o paradigma da indústria, e no Face ID, os utilizadores poderão no futuro recorrer à palma da mão para desbloquear o seu iPhone. Num processo que lembra a quiromancia, o iPhone lê a mão e, através das suas características, identifica o utilizador.

Ao contrário do que é comum nos filmes e séries, em que a mão do utilizador é analisada na totalidade e na sua silhueta, neste caso o dispositivo foca-se na palma da mão.

leitura palma da mão iPhone Apple quiromancia

Semelhante à sua patente de sensores biométricos incorporados no ecrã, a Apple sugere nesta patente que o ecrã tenha várias camadas com o substrato, uma camada de fotodiodo e um campo de visão acima deste.

A luz infravermelha é emitida e o controlador determina o mapeamento da veias, artérias e demais características da palma da mão. Estes dados são digitalizados simultaneamente usando luz do espectro visível para melhorar a precisão.

Este novo método pode olhar pela sua saúde

Para além disso, a própria patente aborda ainda o uso destes sensores no ecrã em conjunto com a câmera Face ID TrueDepth. Isso permitiria várias opções simultâneas de autenticação biométrica.

A empresa de Cupertino destaca ainda no documento que a identificação biométrica pode ser usada como uma forma de monitoramento da saúde. Apesar de não te aprofundado os detalhes sobre como isso será feito, é possível que dependendo da resolução e precisão do método, o mapeamento comparativo das veias e artérias ao longo do tempo possa identificar inchaços, bloqueios ou outros problemas de saúde semelhantes.

A Apple, aparentemente, irá assim continuar com o seu investimento em usar a tecnologia no iPhone – e Apple Watch – como monitorização da saúde dos seus utilizadores. Como foi visto na Keynote da passada terça-feira, são já vários os utilizadores cujas vidas foram salvas pelo Apple Watch e esta tendência será para manter.

Apple: Não sei o código de segurança do meu iPhone. E agora?

Apple: Não sei o código de segurança do meu iPhone. E agora?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Isto nao é igual ou identico ao que já existe no LG G8 lançado este ano, o Hand ID?

    1. Avatar de Miro
      Miro

      Não, o da LG permite mais coisas além de desbloquear 😀
      https://www.youtube.com/watch?v=HcxsqIpf_mU
      Mas não digas ás iSheeps que ainda se espumam todas 😀

      1. Avatar de Joao
        Joao

        É engraçado que digas algo assim visto não pertenceres a essa elite porque quem é licenciado sabe escrever minimamente bem e não perde o tempo com comentários absurdos como esse. Tem coisas mais importantes a que dedicar o tempo.

  2. Avatar de carlos
    carlos

    Queriam inovação por parte da Apple?, pois aqui está!

    1. Avatar de PTdoNorte
      PTdoNorte

      isto não é inovação, é apenas uma ideia e registaram a patente
      Passar de uma ideia a algo funcional vai uma distancia, mas espero que corra tudo bem e a tal funcionalidade saia para o mercado

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Não é uma iteração de uma tecnologia já existente (isto é, não existe nenhum telemóvel com leitor da palma da mão). Assim, quando (ou se) chegar ao mercado será sem dúvida uma inovação.

    2. Avatar de Miro
      Miro

      Já existe implementado no LG G8… “Inovação”

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Este comentário está a ser escrito num LG G8, tem Hand ID e funções associadas a gestos. Comprei na Amazon por 378€ e as caracteristicas são iguais e em alguns casos melhores do Iphone 11. E estamos a falar de um LG não de uma marca de linha branca que em termos de hardware batem-se bem com as marcas Premium mas depois em relaçao ao software ficam atrás na personalizaçao do Android.

  3. Avatar de pauloj
    pauloj

    Sério, mas alguém desbloqueia o iPhone com os pés ?!
    Android muito à frente, pois é com as mãos!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Por favor, queria duas doses do que este senhor está a tomar!

  4. Avatar de EU
    EU

    Porque é que não arranjam uma cena que nos saque a biometria toda de uma só vez e a mete na net de uma só vez. Eit. Bela Mer.da. Isto é como ter umas notas valentes no bolso e ir para certos locais e esperar que metam mais uma nota no bolso.

  5. Avatar de Luis Maia
    Luis Maia

    Quando é que realmente inovam?
    Até vee só copiam.
    O LG G8 já tem isso.
    Enfim.

    1. Avatar de Architect
      Architect

      Com certeza comes com os olhos… onde é que viste que a LG tem isto?

      E tu inovas o quê? Pela tua lógica ninguem inova nada… Aliás, se for assim foram os gajos so STAR TREK que inventaram os tablets e touch screen….

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Este comentário está a ser escrito num LG G8, tem Hand ID e funções associadas a gestos. Comprei na Amazon por 378€ e as caracteristicas são iguais e em alguns casos melhores do Iphone 11. E estamos a falar de um LG não de uma marca de linha branca que em termos de hardware batem-se bem com as marcas Premium mas depois em relaçao ao software ficam atrás na personalizaçao do Android.

        1. Avatar de Architect
          Architect

          para não dar pontapés na gramática…. fáco copy & past

          “A luz infravermelha é emitida e o controlador determina o mapeamento da veias, artérias e demais características da palma da mão. Estes dados são digitalizados simultaneamente usando luz do espectro visível para melhorar a precisão.”

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    A Apple continua a copiar é sempre a mesma coisa tal como a pplware.

    1. Avatar de Vitor Correia
    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      É interessante que a maior parte das pessoas que vejo com iPhones estão a ganhar o ordenado mínimo

    3. Avatar de Architect
      Architect

      Se a Apple tivesse a copiar não poderia registar a patente… outro analfabeto… e não venhas com tretas a dizer que sou FANBOY da APPLE…

      Porque eu sou FANBOY de TECNOLOGIA tenho os melhores modelos das melhores marcas e de algumas que vão aparecendo… tu.. parece que és mais um dos que come com os olhos e aprende pelos ouvidos… se o vizinho e o amigo disse… é porque é.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        O meu caro é que talvez seja analfabeto. Eles meteram o pedido para registar a patente. Não foi concedida até agora e não sabemos se vai ser. Eu ou qualquer pessoa também podemos submeter para registo parentes do que quisermos

        1. Avatar de Architect
          Architect

          A sério?!

          Não fazia ideia… que qualquer pessoa podia submeter um registo de patente, marca ou design a nível nacional ou internacional…

          E se você meu caro não fosse o que me chamou, teria percebido que quando eu disse “Se a Apple tivesse a copiar não poderia registar a patente..” estava a falar na genaralidade ao responder ao comentário “A Apple continua a copiar é sempre a mesma coisa tal como a pplware.”

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            É claro que qualquer um pode pedir para registar uma patente a nível nacional ou internacional. Tem alguma custos,as não são tão elevados como isso. Uma pessoa com um salário médio não precisaria nem de pedir um empréstimo ao banco.

            Muitas, talvez a maioria das patentes pedidas por estar empresas são rejeitadas. Até há casos de patentes concedidas, que depois se vem a descobrir são duplicadas

          2. Avatar de Architect
            Architect

            Novamente… chamou-me analfabeto e nem percebeu que eu estava a ser retórico…

            De qualquer forma, agradeço a simpatia, normalmente só sabem atacar.

            Abraço e viva a tecnologia.

          3. Avatar de Filipe
            Filipe

            De quem acha que submeter uma patente para registo é tão bom quanto já a ter registada não podemos assumir ironia

          4. Avatar de Architect
            Architect

            Continuas sem perceber que quando disse aquilo não me referia a esta notícia… em si.

            Estava a responder a um comentário que falava na generalidade.

            Mas pronto.

            Até às vezes depois de aprovada pode vir a ser dispotada… já me aconteceu com um Naming.

  7. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    E que tal desbloquear com a piroca ? Isso é que era inovação xD

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Força, sociedade orwelliana…

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nem com impressao digital quanto mais com a palma

    1. Avatar de Architect
      Architect

      Já reparei que no que toca a telemóveis existe muito grupos de retardados… os FAN BOYS, os que não percebem nada, mas dizem tolices… os que so falam mal mas nem sabem diferenca entre bit e bytes… e podia continuar….

      Mas sabes a burrice que ás a dizer? A apple tinha o melhor leitor de impressão digital… pelo menos comparado à SAMSUNG, ao ONEPLUS e à HTC… testei totos… e APPLE tinha efetivamente o melhor leitor… evolui para o FACEID… achas que faz sentido ter leitor de impressao quando desbloqueia com a face? LOL

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        É por o faceID ser tão bom que mesmo nos site Apple a maioria diz mal e a Apple já está a arranjar fornecedores para repor o Touch nos modelos de 2020?

        1. Avatar de Architect
          Architect

          deixa-me adivinhar… foste lá quantificar todos… e até sabes de negócios internacionais.

          Não me digas que és um prodígio dos negócios tecnológicos e ninguém deu por isso…

          E se não comeces pelos ouvidos também saberias que estão a arranjar fornecedores para um novo TOUCH ID que deverá ser incorporado no ecrã… mas nada pasa de especulações…

      2. Avatar de Samuel
        Samuel

        “…testei totos..” ??

        1. Avatar de Architect
          Architect

          Sim, dou uns pontapés na gramática… tu não? Parabéns 🙂

  10. Avatar de Architect
    Architect

    Para os “experts”…

    “A luz infravermelha é emitida e o controlador determina o mapeamento da veias, artérias e demais características da palma da mão. Estes dados são digitalizados simultaneamente usando luz do espectro visível para melhorar a precisão…”

    Agora vão lá analisar a técnologia presente no LG.. cambada…

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    A patente não é international ou seja se for aprovada só é válida nos EUA.

  12. Avatar de Luis Maia
    Luis Maia

    @Architect, cuidado com os pontapés na gramática

    1. Avatar de Architect
      Architect

      Não me doí nada… normalmente revejo as coisas duas ou três vezes.. aqui acho que não seja fundamental… vale o que vale.

  13. Avatar de Zé das Verdades
    Zé das Verdades

    Nem uns nem outros acertaram… a inovação é da Fujitsu e já existe a alguns anos.
    Alguns dos seus equipamentos utilizam esta tecnologia.
    Mais informações em https://www.fujitsu.com/global/services/security/offerings/biometrics/palmsecure/