Quick Convert – Converta Listas do iTunes para outros formatos

10 Comentários

o iTunes não é, na minha opinião, uma aplicação esclarecida. Por mais que o vasculhe de fio a pavio, continuo a achar que a Apple não foi feliz no desenvolvimento deste centro multimédia, centro de segurança, centro de interacção com os iDevices, conversor de conteúdos e uma mão cheia de funcionalidades todas misturadas.

Não tenho dúvidas que é uma ferramenta muito capaz, pois abrange áreas sensíveis que têm como missão preservar dados importantes de cada um dos clientes e utilizadores Apple.

Na minha opinião esta ferramenta deveria ser não uma mas várias, para ser clarividente a sua utilização. Há, no entanto, quem tente dar mais vida a esta aplicação, uma das formas é desenvolver scripts para aumentar a tentacularidade do iTunes, como conversor multimédia.

Quick Convert é um desses conversores, desenhado em Cocoa-AppleScript para Mac OS X e tem a finalidade de permitir converter as listas de música em vários formatos áudio.

O iTunes tem os seus próprios codificadores e transforma já os conteúdos multimédia nos formatos típicos do sistema operativo. O Quick Convert vai um pouco mais longe ao integrar-se dentro do iTunes, como um applet baseado em AppleScript que permite e auxilia os utilizadores a converter todos os temas de uma playlist em formatos suportados pelo iTunes, tais como AAC e AAC M4B, AIFF, Lossless, MP3 e WAV. Depois de converter podemos criar novas listas de reprodução com o produto final.

A instalação do applet tem de obedecer a uns passos simples, descritos logo no quadro inicial. Conforme pode ver na imagem em cima, temos de começar por criar uma pasta.

Antes de mais tenha a certeza que o iTunes não está a correr em segundo plano, desligue-o mesmo. Agora navegue até à pasta <utilizador>/Biblioteca/iTunes, se for mais simples, abra uma nova janela do Finder, vá à Barra de menus, menu Ir, carregue na tecla opção, ou alt (  ) depois clique na opção Biblioteca.

Navegue até encontrar a pasta iTunes, abra e crie lá dentro uma outras patas de nome Scripts, agora arraste lá para dentro o applet Quick Convert.

Feito isto poderá abrir o iTunes e nos Scripts, na barra de menus, encontrará o Quick Convert. No seu menu de listas de reprodução, seleccione uma lista ou apenas um tema e converta.

As opções disponibilizadas são algumas. Pode converter e apagar o original, pode mesmo converter para uma listagem nova. A conversão é rápida e poderá ser uma nova função útil para si.

Em nota de rodapé convém mencionar que desta forma não poderá modificar o bitraite nem a taxa de amostragem, para o fazer terá de ir a iTunes > Preferências > separador Geral > Preferências de importação.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6 ou 10.7
Download: Quick Convert 3.0 [356KB]
Homepage: Quick Convert

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de unknown

    Vou experimentar para ver que tal se porta :p

  2. Avatar de Bruno Oliveira
    Bruno Oliveira

    “o iTunes não é, na minha opinião, uma aplicação esclarecida.” – melhor eufemismo que se pode chamar a esse pedaço de… cóco??? ainda acredito que o itunes sempre foi desenvolvido ou por estagiários ou pelas senhoras da limpeza da apple… nada contra estagiários e nada contra as senhoras da limpeza… tudo contra esse “software” :S

    1. Avatar de Vítor M.

      (palavrão)… tens razão, pensei uma coisa e escrevi outra. É uma aplicação pouco esclarecida.

      1. Avatar de Bruno Oliveira
        Bruno Oliveira

        Escreveste bem: o iTunes não é uma aplicação esclarecida… está certo 🙂

        Acho que todas as maiores frustrações da minha vida se deveram ao iTunes… de ser cansativo compreender tudo aquilo.. Por isso é o software menos esclarecido e esclarecedor do mundo!!

        o que quis dizer foi mesmo que no meio do mundo que acho fantástico da apple e dos mac’s e iDevices há… o iTunes… que simplesmente é lixo!!!

    2. Avatar de Bónus Betclic

      É engraçado como existem opiniões tão diferentes…
      Eu adoro o iTunes! Acho fabulosa a forma de organização das músicas, das “smart playlists”, da sincronização automática com o iPod e da facilidade com que se compram músicas. Já no tempo em que usava Windows, era o meu player favorito.

    3. Avatar de Jorge Revés
      Jorge Revés

      Realmente este software é muito mauzinho.
      Eu por acaso até uso, mas apenas porque tenho de sincronizar o iphone.
      Como não costumo ouvir musica no pc pessoal não me faz grande diferença (para isso uso a PS3 ou a TV que lê o servidor DLNA), é só mesmo para sincronizar com o iphone e ouvir podcasts.
      Acho que o facto de não ter uma lista “A Reproduzir” em que podemos adicionar o que queremos ouvir naquele momento é uma falha enorme.

      1. Avatar de Bónus Betclic

        No iTunes pode-se criar uma lista com o nome que se quiser e adicionar para lá qualquer música/álbum que se queira ouvir.

        1. Avatar de Jorge Revés
          Jorge Revés

          Mas porque é que hei-de ter de criar uma lista para depois eliminar?

          Por exemplo, no windows media player posso por a tocar o que quer que seja e depois ir adicionando outras faixas à fila de reprodução. Se fechar a aplicação aquilo desaparece.
          Acho que é algo bastante intuitivo, lógico e simples de implementar.

          1. Avatar de Bónus Betclic

            OK.
            Eu como quando ouço música, selecciono por compositor, album, género, classificação ou por “Lista Inteligente”, nunca senti falta disso.

  3. Avatar de Serva
    Serva

    @Vitor ,

    Boa tarde para Windows não sabes de nenhuma aplicação semelhante ?, a minha cara metade tem um ipod touch 2 e um portátil com windows aonde faz a sincronia das musicas que compra na Apple Store , só que o portátil apesar de não ser velho é um Dual core a 1,86 Ghz , quando ela abre o Itunes a memoria dispara e o pc fica lento para ela trabalhar , já tinha pensado em aumentar para 3 Gb porque o sistema é de 32 bits , agora fiquei indeciso com o tópico publicado pelo Pplware que parece possibilita em sistemas de 32 bits usufruir de 4 ou mais Gb , e depois de facto concordo contigo para se aumentar a qualidade de conversão dos diversos formatos é uma treta , se souberes de uma aplicação para windows informa-me sff –

    Many thanks

    Serva