Quer usar o Office no iPad Pro? Prepare-se para ter de pagar!

35 Comentários

A apresentação do novo tablet da Apple, o iPad Pro, veio prometer uma máquina de trabalho fenomenal, ao ponto de poder substituir um portátil em muitas situações.

Na Keynote em que foi conhecido, um dos focos foi dado à Microsoft e ao Office, mas afinal sabe-se agora que para se poder usar o Office 2016 no iPad Pro os utilizadores vão precisar de uma conta Office 365.

ipad_pro_1

Havia a ideia de que o modelo de utilização do Office seguiria os mesmos moldes que é possível ter nos restantes dispositivos móveis em que esta suite está presente.

Sendo uma ferramenta essencial no iPad Pro era também esperado que a Microsoft marcasse uma posição e fizesse deste apenas mais um dispositivo onde o Office estaria disponível de forma gratuita.

Mas as regras da Microsoft são bem explicitas e não permitem que o Office corra de forma livre no iPad Pro, e tudo graças à dimensão do ecrã, que excede as 10 polegadas.

É esta a medida máxima que a Microsoft define para um dispositivo móveis, seja ele um tablet ou um smartphone. Como se sabe o iPad Pro excede este tamanho.

A indicação da Microsoft é clara e está bem explicada nas condições de utilização. Mas curiosamente é apenas explicita no que está nas regras da versão Android e Windows.

The free Microsoft Word app provides a core experience for viewing, creating and editing docs on devices with a screen size of 10.1 inches or smaller. You can unlock the full Word experience with an Office 365 subscription.

A versão para iOS destas regras é omissa no que é necessário caso o dispositivo tenha mais de 10.1 polegadas. Provavelmente será actualizada a tempo do lançamento da versão Pro do iPad.

ipad_pro_2

Mesmo não tendo esta informação pública, a Microsoft já confirmou que este será o cenário que será usado no iPad Pro. Os utilizadores vão necessita de ter uma licença Office 365 para poderem usar todas as funcionalidades que as aplicações oferecem.

Caso não tenham essa licença é provável que possam apenas visualizar os documentos nos diferentes formatos, não os podendo editar.

Dados os planos que a Microsoft tem para a presença nas plataformas da concorrência é estranho esta posição. Sendo uma máquina que já cai fora do tradicional formato tablet, o iPad Pro continua a manter as características e as funcionalidades que se esperam de uma máquina dessas.

Não parece provável que a Microsoft mude de ideias até ao lançamento do iPad Pro, mas eventualmente poderá alterar as regras até esse dia chegar.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Obviamente se há uma versão Pro do Office para iPad estará associada a uma licença paga.

    Agora – “Caso não tenham essa licença é provável que possam apenas visualizar os documentos nos diferentes formatos, não os podendo editar” – não acredito.

    Era andar de cavalo para burro. A Microsoft tem um Office para iOS (penso que também para Android) impecável (tendo em conta que são apps para mobile) e gratuito.

    O tempo de Ballmer em que a Microsoft disponibilizava umas porcarias de umas apps que só liam ficheiros Office e não permitiam editar já lá vai.

    1. Avatar de spinado
      spinado

      Mas tu não dormes? ativei o despertador para as 4h AM para ler as notícias sem nenhum troll ou fanboy a incomodar, estragaste o meu fim de semana

      1. Avatar de Rville
        Rville

        Melhor comentário da notícia. ahaha

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Acordaste o ursinho de peluche? 😉

    2. Avatar de JBM
      JBM

      a app continua a ser a mesma da mesma forma que no iPad actual tem capacidades de edição limitadas até que se pague pela subscrição

    3. Avatar de Mark
      Mark

      iPad Pro é para um mercado específico e quem compra isto primeiro o iPad não será a única máquina de trabalho. E quem tem condições financeiras para comprar um iPad pro também pode gastar mais um pouco no office.

      E eu até estava que o iPad pro viesse com oferta de subscrição.

    4. Avatar de JMMS
      JMMS

      O facto de ter de se pagar pelo Office deve-se ao facto de ser um tablet com mais de 10”. Tablets até 10” têm o Office gratuito. Isto tanto funciona com iPads, como com os tablets da própria Microsoft.

      1. Avatar de JMMS
        JMMS

        corrijo: *Como com os tablets com o próprio sistema operativo da Microsoft (porque tablets da Microsoft só os Surface e embos os tamanhos são maiores que 10”.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Esqueceste-te dos tablets com Android. Se o tamanho passar do limite em que o Office Mobile é gratuito, também é preciso pagar.

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      Hombre, o Office Mobile é gratuito em dispositivos com *menos* de 25,7 cm (10,1 polegadas).

      O iPad Pro tem mais de 25,7 cm de diagonal, por isso se queres usar o Office Mobile, em bom latim, pagantibus et non bufantibus.

      Ou então não usas o Office, é outra opção que tens.

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    acho perfeitamente normal o office completo tambem para os restantes tablet com ecra superior 10.1 e paga porque nao havia de ser no ipad?

  3. Avatar de Rui
    Rui

    A Apple não deixa cobrarem preços diferentes para a mesma App, para diferentes versões do iOS.

    Logo, eles vão ter que por o mesmo preço desde para o iPhone 4S até ao iPad Pro.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      O preço é o mesmo – não se paga nada para ter a aplicação. Mas para a aplicação ser 100% funcional é preciso ter uma subscrição. É por isso teoricamente possível que a Microsoft consiga fazer isto. Resta é saber se a Apple irá permitir nas políticas da loja para o iPad Pro, essa distinção entre modelos de iPad.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Desde que cobre a habitual comissão de 30% nas apps pagas não vejo problema.

        Por acaso em tempos saíram notícias de que a Microsoft não estava nada agradada por a Apple querer cobrar os mesmos 30% no caso de subscrições dos seus serviços.

        O que a Microsoft pretende é levar os utilizadores a subscrever o Office 365/2016 com mais um isco – “e pode usar a versão Pro no iPad”. Em rigor, a Microsoft ganharia o mesmo pela subscrição do Office 365, quer o utilizador tivesse iPad ou não – o que é diferente da compra na App Store de uma app paga ou de uma compra integrada (a partir de uma app gratuita e que lhe aumenta as funcionalidades).

        Como foi um representante da Microsoft à apresentação do iPad Pro dando grande destaque ao Office para iPad Pro já devem ter resolvido isso – porque também interessa à Apple dar-lhe um ar Pro.

    2. Avatar de EC
      EC

      Podem fazer colocar uma versão Pro ou HD, tal como uma app que comprei para iPhone: Navionics que funciona para iPhone e iPad e a Navionics HD apenas para iPad – cujo valor é mais caro.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Mas isso já é uma App antiga.

        Agora, já não se pode fazer isso!

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Quem é que te diz que não se pode? Não há nada que obrigue a desenvolver aplicações para iPad com suporte para iPhone ou vice-versa

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    O dinheiro gasto com o Office da Microsoft, podia ser doado aos desenvolvedores do libreoffice .

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Mas aí estava-se a pagar outra versão de office. Isso é igual a não comprar o Windows por ser caro e depois doar a uma das versões de Linux. Nada contra porque os developers têm que ser pagos.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Então e os Developers do Office trabalhavam de borla?
      Grande idiotice essa

    3. Avatar de Flávio
      Flávio

      E os desenvolvedores do Office da Microsoft não recebem?

    4. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Que LOL!

      Vou pagar a quem faz uma versão inferior, e os que fazem uma versão superior, não?

    5. Avatar de Darth
      Darth

      Estas a conpara office com libre? Oara um utilizador privado, pode bastar. Em empresas, esquece…

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Mercados diferentes. Acho normal.

  6. Avatar de Mikes
    Mikes

    Se no windows é assim, porque havia de ser diferente no ipad pro.
    Tudo acima das 10″ é pago.

  7. Avatar de Mikes
    Mikes

    “Dados os planos que a Microsoft tem para a presença nas plataformas da concorrência é estranho esta posição. Sendo uma máquina que já cai fora do tradicional formato tablet, o iPad Pro continua a manter as características e as funcionalidades que se esperam de uma máquina dessas”
    Estranho porquê?
    Estranho seria se não cobrasse ao ipad pro. A MS é bem clara nisto, tem mais de 10″, paga. Se é assim no Surface, porque é que seria diferente no ipad?
    Estranho é de repente, para uma coisa o ipad é pro, para outras é um tablets normal. Decidam-se. De o equipamento é um simples ipad xl, queixem-se à apple por publicidade enganosa.

  8. Avatar de 1berto
    1berto

    Não percebo porque é que o pessoal (e o Pplware) achava que o Office ia ser gratuito se acontece o mesmo para o Sulfate Pro.

  9. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Mas já não era pago?!

  10. Avatar de Joao
    Joao

    E noticias de quando sai o IPAD PRO em PT? no site da apple Portugal é o único que não faz menções ao IPAD pro porque??

  11. Avatar de Prim
    Prim

    Presente envenenado.

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      ???
      TODOS os tablets com mais de 10” não têm direito ao Office gratuito! Por isso é que o iPad Air e iPad Mini têm e o Pro não vai ter.
      Até com o próprio Surface a Microsoft faz isso!
      Qual envenenado qual quê! Foi uma opção ue tomaram, as empresas têm de ter lucro e a Microsoft/Apple/Google não são empresas de caridade!
      Tanta gente que paga serviços de streaming para ver conteúdo, acham que não é proveitoso pagar por serviços de produtividade?

  12. Avatar de Hugo
    Hugo

    Quem compra Apple e paga o que paga não se devia queixar com o custo do Office.
    O preço não é o mais importante para este segmento.

    Just a heads-up…
    Quem discute o preço de uma App para um Apple certamente está a fazer alguma coisa de errado com o seu dinheiro ao comprar um Apple.

  13. Avatar de alkjsdlkajsd
    alkjsdlkajsd

    pagar por software!
    a loucura…

  14. Avatar de Pedro Moreira
    Pedro Moreira

    Sinceramente, essa de que quem compra Apple tem dinheiro a sobrar é absurdo…. Eu tenho e não deito dinheiro fora…não sou contra pagar para ter o office, mas pelo que vejo eles não vendem alugam, o que acho ridículo.