Quer um iPhone 13? Pode ter que esperar e a culpa é da falta de chips

35 Comentários

Como temos vindo a acompanhar, o mundo atravessa várias crises. A par da pandemia, e até efeitos da mesma, a falta de chips tem sido uma das crises mais evidentes. O segmento automóvel é o que mais tem sofrido, mas obviamente o segmento tecnológico também está com os seus problemas.

A Apple vai reduzir a produção do iPhone 13 devido à escassez de semicondutores que dificultam a produção de chips.

Quer um iPhone 13? Pode ter que esperar e a culpa é da falta de chips


A Apple registou uma queda de 1,3% na bolsa devido à falta de chips

De acordo com as informações, a escassez de semicondutores vai obrigar a Apple a reduzir em 10 milhões o número de unidades previstas até ao final do ano. Segundo a Bloomberg, a empresa da maça tinha inicialmente previsto produzir, até ao final do ano, 90 milhões de unidades do novo modelo de iPhone. No entanto,  a empresa viu-se agora obrigada a reduzir esta estimativa para 80 milhões.

Apesar de ser um anúncio “normal” em tempos de falta de chips, a Apple registou uma queda de 1,3% na bolsa. A Texas Instruments e a Broadcom, fornecedoras da Apple também caíram cerca de 1%.

A Apple já previa tal cenário, pois em julho já tinha referido que devido à falta de chips iria ter uma quebra no crescimento da receita relativa a 2021. A Texas Instruments já alertou que este cenário de escassez de chips deverá manter-se até ao final do ano. No entanto, a falta de chips poderá manter-se até 2023.

Quer um iPhone 13? Pode ter que esperar e a culpa é da falta de chips

Com a escassez de chips, são várias as marcas que podem aumentar o valor dos seus produtos. Além disso, há já marcas à procura de alternativas. Esta escassez não afeta apenas as fabricantes do segmento automóvel, estando também as tecnológicas com várias dificuldades.

Empresas de telemóveis, de consolas de videojogos, de eletrodomésticos têm vindo a sofrer com este problema, mas são as fabricantes do segmento automóvel que mais prejuízos têm tido. A falta de chips já custou quase 20% da produção de carros nacional. o sector agro-alimentar também tem razões de queixa em relação a algumas matérias-primas, como os cereais, assim como o sector têxtil e vestuário, cujas exportações até ficaram 0,2% acima das de 2019 para o período de janeiro a julho.

Leia também…

Falta de chips com impacto em 20% da produção nacional de carros

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DB
    DB

    E para que quero eu um áifóne 13 que custa mais de 1000 euros, ainda com um notch enorme na frente e um design horroroso?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Ninguém te perguntou se querias um…

      1. Avatar de Artemus
        Artemus

        Por acaso, até perguntaram… vai ver o título do post

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          É verdade, admito o erro.

          1. Avatar de Artemus
            Artemus

            Ganhaste a minha admiração e respeito

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      E para que quero eu ou os outros saber a opinião? Por mim até te podes mandar de uma ponte abaixo, ninguém quer saber…

      1. Avatar de Cristina Rodrigues
        Cristina Rodrigues

        Damn

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Xiça penica! Tenha calma homem, as coisas hão-de melhorar!

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Assobia para o lado…
        Há sempre um mal disposto…
        Assobia para o lado…

    3. Avatar de Wu
      Wu

      Realmente não precisas de um iPhone 13, mas sim um pouco de juízo 🙂

  2. Avatar de Anker
    Anker

    O meu poco x3 custou 200 euros e tem ecra 120hz, cameras 48 megapixeis e 5000mah bateria tudo coisas que o aifone 13 não tem. Deixem de endividar se para ostentar, sempre que vejo um aifone na rua atiro o ao chao. Comigo não brincam

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Quantos anos de atualizações temvai ter o teu Poco? De verdade que estas a comparar ecrãs? loool Para que precisas tu tanto megapixel? Síndrome de pila pequena? Ter 300 mil megapixels não significa melhor qualidade de fotos sabes isso certo?
      IPhone é caro? Sim! Mas é um investimento no futuro e garantia que durante 5/6 anos vais ter atualizações de sistema e o suporte da Apple. Agora divide esses 1000 e tal euros por 6 anos e diz-me se continuas com a opinião que o IPhone e caro.
      (Antes que venhas com ataques, sou utilizador de ambos os sistemas diariamente, mas para uso pessoal não troco o IPhone por nada.)

      1. Avatar de Anker
        Anker

        Divide esses 1000 por 5 e tens 200 euros, ou seja eu ando sempre com um modelo atualizado a cada 2 anos e tu com um aparelho desatualizado com 6 e abrandado pela apple como faz em todos os modelos. Ca ganda cromo

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Comparar o ultimo iPhone a uma chinezisse de 200€ é um pouco admitir que não se tem noção do que se está a comparar.

          Uns breves exemplos: de que lhe serve ter 5000mah de bateria se depois o software é de qualidade do chinês e drena mais rapidamente a bateria por ser fracamente otimizado? De que lhe servem os 48 MP se depois a ótica é de qualidade inferior e as fotos e videos, por consequência são de qualidade inferior, ainda que ocupem mais espaço em memória?

          Uma dica: use o seu telefone chinês ligado a uma rede com o pi-hole e veja bem as ligações que o teu telefone faz para “casa”.

          1. Avatar de Paulo Sobral
            Paulo Sobral

            Só vou por um pouco de lenha no lume, tenho dois Pi-holes, um primário e um secundário para as Vlans da casa e posso-lhe lhe dizer o mais activo é nada mais nada menos que o Iphone, à dias que chega a fazer 10x mais request que o segundo user. Ainda não consegui perceber o porquê de tantos requests… Os miudos dão me cabo da cabeça.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      O iPhone 13 pro não tem 120hz? Essa é uma novidade para mim.

      Ganda troll!

      1. Avatar de Anker
        Anker

        O 13 tem 60hz e custa 1000 euros, qq android de 300 euros tem 120hz. Percebeste agora fanboy nojento?

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Ui, estou a ver ai uma projecção. Relaxa que a tua vida vai correr melhor.

    3. Avatar de FAR
      FAR

      Porque julga todos pela sua perspectiva, declaradamente extra-limitada? Mas acha mesmo que TODA A GENTE se endivida para ter um iPhone? Mesmo? Certamente que há quem o faça, mas assumir que toda a gente que tem um iPhone o fez é pura ignorância do mundo real.

  3. Avatar de Artur Maximiliano
    Artur Maximiliano

    Tranquilo, já comprei 2.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Muito cuidado onde compram produtos da Apple, esses senhores são muitos espertos. Quem compra equipamentos Apple fora de Portugal, mas dentro da UE, tem direito a 2 anos de garantia, mas o 2º ano só é válido no país de aquisição. Compram o iPhone na Alemanha, depois tem algum problema em garantia após o 1º ano e precisam de ir fazer uma viagem à Alemanha. Quem não acredita, ligue para a linha da Apple e pergunte…

    1. Avatar de Anker
      Anker

      Pior do que isso, mesmo na garantia so quem tem apple care e que tem direito a assistência, quem não tem paga. E so mais 200 euros por ano para ostentar aifone, por isso sempre que vejo alguem com um ate ao pontape vai

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      isso aplica-se à maioria das marcas já que a garantia de fabricante é geralmente apenas de um ano, o que quer dizer que no segundo ano de garantia aplica-se a legislação do país onde é feita a compra, e não a legislação do país onde tu queres arranjar o aparelho, sendo que a garantia dada na Alemanha é diferente da Portuguesa.
      EXEMPLO: na Alemanha passado um ano é o consumidor que tem que demonstrar que o aparelho tem um defeito de fabrico, enquanto que em Portugal, é a loja que tem que demonstrar que não tem defeito de fabrico – o ônus é invertido!

      1. Avatar de LR
        LR

        Tens noção de que dentro da UE a garantia obrigatória é de 2 anos, salvo equipamentos para utilização profissional não tens?

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          A garatia na Alemanha é de dois anos, mas a forma como é legislada é diferente da Portuguesa… Durante os dois anos tens direito a ter o aparelho arranjado, substituído ou dinheiro devolvido, mas esse direito não é automático só porque o cliente diz que tem defeito – nuns países o cliente tem que provar que havia defeito, e noutros é ao contrário.
          As leis de garantia dentro da UE não são tão uniformes como as pessoas pensam.

  5. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Com tanto telefone melhor e com mais opções no mercado, porque haveria eu de ir para o que menos oferece e mais custa?

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Parabéns pelas tuas escolhas.

      No final milhões de pessoas vão comprar um iPhone 13.

      Pessoas têm necessidades diferentes. Da mesma razão que tu tens as tuas razões para não comprar um iPhone outras pessoas certamente têm razões para adquirir um.

      Com o número de unidades vendidas não é propriamente um nicho. Se fosse assim tao mau como muita gente por aqui diz a Apple já tinha ido à falência.

  6. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Com tanto telefone melhor em practicamente tudo, porque haveria eu de querer um iPhone 13?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Existe algum modelo específico que seja melhor em quase tudo comparado com o iPhone 13, ou tem que se ir buscar especificações a vários smartphones que, no conjunto, são melhores que as presentes no iPhone?

      1. Avatar de FAR
        FAR

        E repare, “com tanto telefone” – não é um nem dois, são muitos! Aparentemente o Secadegas deve ter acesso a algum mercado especial que os comuns mortais não têm.

        Ou então vive no mundo dele.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Aposto na segunda opção.

  7. Avatar de DFS
    DFS

    O facto da Apple reduzir a produção de iphones, por si só não significa que é um problema de chips, pode ser uma procura inferior ao esperado. Não sei o que é, mas é normal algum tempo depois do lançamento a apple ajustar a produção à procura, e também parece-me normal que o iphone 13 tenha menos procura que o 12.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      A Apple já tinha avisado há 3 meses atrás que esperava começar a ter problemas com falta de componentes

  8. Avatar de rm
    rm

    Claro que não, mas obrigado.