Que teclados já podemos usar no iOS 8? Vejam as ofertas

43 Comentários

Das várias novidades que o iOS 8 trouxe, uma das que mais atraiu os utilizadores foi a possibilidade de serem usados teclados externos ao sistema operativo da Apple.

Com a chegada da nova versão do iOS é então hora de surgirem as propostas de programadores nesta nova área, mostrando assim quais são as ofertas que realmente podem ser usadas e quais as que são realmente atractivas.

Poucas horas depois do iOS 8 estar disponibilizado para todos e provavelmente até já instalado, vamos conhecer as ofertas da Apple Store nesta nova área.

teclado_ios_8_1

Quando foi apresentada esta novidade na última WWDC, ficou claro que a Apple está abrir aos programadores do seu sistema operativo áreas que até agora era interditas.

A possibilidade de usarmos teclados de terceiros em detrimento do nativo do iOS vem dar aos utilizadores uma liberdade de utilização do iOS que até agora não existia e abre as portas a novas funcionalidades.

A lista de teclados para iOS que apresentamos baseia-se na oferta que actualmente está disponível na Apple Store e está, para facilitar a escolha, organizado por preço.

SwiftKey

A primeira oferta que apresentamos é bastante conhecida do mundo Android. É também dos poucos que oferece a possibilidade de funcionar no nosso idioma (PT e BR), sendo por isso uma das escolhas mais atractivas. Outra vantagem óbvia do SwiftKey é o facto de ser gratuito.

Com o SwiftKey os utilizadores vão escrever menos graças à correcção automática e à previsão que este teclado consegue fazer do que o utilizador vai escrever.

SwiftKey_1

A escrita por deslizamento garante também que se consegue escrever mais depressa, apenas deslizando o dedo no teclado. Também com o registo no SwiftKey Cloud este teclado consegue guardar os dados do utilizador e assim manter a sua base de aprendizagem.

Download: SwiftKey

Preço: Gratuito

TouchPal

Esta segunda oferta difere um pouco do que pode ser esperado e conhecido. É um teclado mais simples, mas com as mesmas funcionalidades que se esperam ver num teclado.

Apesar de apenas ter o inglês como idioma, consegue ser usado na mesma. Claro que as funções de correcção estão limitadas a este idioma, mas funciona perfeitamente.

TouchPal_1

Algo que o TouchPal tem e que vai agradar a muitos é o acesso aos emoji e também a possibilidade de serem usados temas para dar uma imagem mais divertida.

Download: TouchPal

Preço: Gratuito

Fleksy

Para terceira oferta temos mais um best seller do Android. O Fleksy é um teclado completamente diferente e com uma filosofia também ela longe do que pode ser normal.

Para além desta imagem diferente, o Fleksy tem a capacidade de ser adaptado ao gosto do utilizador, podendo a sua dimensão ser alterada.

Sendo a primeira oferta com um custo associado, não deixa de ser uma alternativa a ter em conta, ainda para mais por ter uma facilidade de utilização extremamente elevada.

Fleksy_1

O Fleksy está disponível num elevado número de idiomas, sendo o Português um dos oferecidos na aplicação.

Este foi considerado o teclado mais rápido de ser usado e quer provar isso mesmo também no iOS.

Download: Fleksy

Preço: 0,89 €

Swype

O Swype é mais uma oferta que vem do mundo Android, onde muito boas provas tem dado. Assenta a sua mais valia não no teclar mas sim no deslizar do dedo no teclado para que possamos escrever.

Esta é uma forma mais simples de escrever e que vem facilitar de sobremaneira a utilização deste teclado.

Tal como outras ofertas anteriores, o Swype tem disponíveis alguns temas que vão permitir personalizar ainda mais este teclado.

Swype_1

Infelizmente o Swype não está disponível em Português, mas promessa de novos idiomas está feita e para muito breve.

Download: Swype

Preço: 0,89 €

Minuum

Por fim, e para terminar esta lista de ofertas da Apple Store, temos o Minuum. Este é um teclado que é definido pelos seus criadores como um teclado pequeno para dedos grandes.

Isto significa na prática que o Minuum pode ser usado de forma mais folgada e que consegue aprender com a escrita do utilizador, evitando erros.

De todos é o teclado que pode ocupar o mínimo espaço no ecrã do iPhone ou do iPad, mantendo a sua usabilidade e capacidade de escrita rápida.

Minuum_1

Infelizmente esta é mais uma oferta que apenas está disponível em Inglês, esperando-se para breve a disponibilização do Português.

É também o mais caro de todos e neste momento está com um desconto de 50% face ao seu preço.

Download: Minuum

Preço: 1,79 €

As ofertas da Apple Store para este novo nicho de aplicações estão apresentadas. Vão com certeza surgir mais, mas estas foram as que chegaram no primeiro dia em que a Apple passou a permitir esta integração.

Compete-vos escolher qual a melhor, gratuita, paga ou a original, e aplicarem-na no vosso iPhone ou iPad. E se não gostarem podem sempre escolher outra ou regressar à original!

Das várias ofertas de teclados para iOS apresentadas, qual foi a que mais vos agradou?

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    o idorid esta cada vez mais lindo.
    NE FOFUCHA

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Finalmente, a experiência de digitar num teclado da Apple não é confusa e frustrante.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      o swiftkey só tem um defeito. Podia ter um tema mais flat e cores mais suaves.

      1. Avatar de Vítor M.

        Tens outro tema, vai às definições da app.

        1. Avatar de André Gomes

          O outro tema (light) é demasiado claro. Fere um pouco a vista. Fazia falta algo meio termo, mais parecido com o da Apple.

        2. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          isso foi a primeira coisa que fiz, mas mesmo assim

      2. Avatar de Bruno Marques
        Bruno Marques

        Eu uso com o tema branco e parece quase o nativo.

        Eu que disse para mim mesmo que não ia usar nenhum teclado alternativo estou rendido ao Swiftkey

        1. Avatar de Andre
          Andre

          o que é bom esta no android
          ainda tem muito mais para copiar

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ui, teclados externos? innovation creativity amazing

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estou a testar o SwiftKey está muito bom.
    Mas tem um bug irritante quando se entra na aplicação das mensagens ao expandir o teclado a conversa fica a meio, tenho que fazer scroll down para ver a ultima mensagem, mais alguém apanhou?

  5. Avatar de Zefra
    Zefra

    Ah… coisa e tal. Alguém que ponha mão nisto que há coisas a ficarem sem controle… Apple destacava-se do resto por ser única agora parece uma Maria vai com as outras.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      preferes o orgulhosamente sós?!?!?!

      a melhoria do teclado foi a melhor coisa que fizeram nos últimos anos. Era o grande calcanhar de Aquiles do iOS.

      1. Avatar de Zefra
        Zefra

        Para já não vou por nenhum teclado diferente. O teclado nativo sempre serviu. Talvez preciso de um ecrã maior e já chegou.
        Quanto ao orgulhosamente sós concordo porque era isso que fazia o produto sobressair da concorrência. O próprio sistema foi copiado por outros (talvez acharam que era bom). Agora a Apple anda a reboque de outros!?!?!?! Por favor quando somos referencia não e para sermos levados pelas modas dos outros.

    2. Avatar de Christian Nogueira de Faria
      Christian Nogueira de Faria

      Não é obrigatório 😉

      1. Avatar de Zefra
        Zefra

        Alguém disse que era obrigatório?

  6. Avatar de João
    João

    O Touchpal X tem vários línguas incluindo a portuguesa. 😉

    1. Avatar de Filipe Paixão
      Filipe Paixão

      Já testas-te? 🙂

      1. Avatar de DSpinola
        DSpinola

        Diz-se “testaste”!

  7. Avatar de VictorFalcon
    VictorFalcon

    Pensei que na Apple não existiam bugs!!!
    É surreal no final de 2014 falarem na possibilidade de utilizar teclados externos!

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Daqui a uns meses sai um teclado apple de escrita contínua e diz a Apple que o inventou ou que criou algo inovador 🙂 por estúpido que pareça, o tamanho de ecrã e a falta de teclado continuo foi o que me levou ao mundo Android depois de já ter tido iPhones 🙂 e agora no iPad vai ser sempre a teclar!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Para tua informação, já saiu…

        Os androidanos mandam postas, mas coisas muito mais básicas como notificações no lockscreen só vêm agora no android L, e não é para todos…

        Assim como outras coisas não basicas, como áudio de baixa latencia, ou qualquer outra coisa de baixa latencia…

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Para que é q inventas?

          muitas dessas coisas o Android podia não ter nativamente, mas já tinha em “3rd party aplications” aos A N O S

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            E no iOS, também temos third party applications que têm coisas como estas aos ANOS!

            Até multitasking com multiwindow eles têm no iPad!

            A diferença é que no “hacking” para Android, tens de substituir aplicações, para iOS, as aplicações podem ser melhoradas por vários plug-ins…

    2. Avatar de Zezalhu
      Zezalhu

      LOLOL

      2014! O ano dos teclados!! IO8 demonstra que é possivel usar um teclado “não nativo”
      Viva a Apple, vou mudar de android para a maça!!! E agora já sei como fazer a transferencia de dados/contactos e …

      Ironia: ON!

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Funcionalidades do iOS 8 por país.

    https://www.apple.com/br/ios/feature-availability/

    por exemplo, sugestões do spotlight não funcionam em Portugal.

    note-se que coloquei a versão br e não pt, pq tem mais informação

  9. Avatar de Henrique M
    Henrique M

    o swiftkey para iPad não tem função de flow pois não? procurei e procurei e não encontrei!

    e algum deles dá para tirar a barra de predições?

    1. Avatar de JoãoSilva
      JoãoSilva

      tb não funcionou o flow nem encontrei configuração. Para mim o flow é imprescindível!

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Tem flow, mas só no iPhone.

  10. Avatar de Denniskaos
    Denniskaos

    SwiftKey funciona muito bem muito suave integra-se muito bem com as apps

  11. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    esses teclados tipo swiftkey só tem 1 defeito enviam tudo para os severs deles,

    Keyloggers espetaculares, se nao ativar a opção de enviar dados so funciona parte do teclado, LOL

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      o sistema implementado pela Apple impede que esses teclados sejam usados para caixas de texto “seguras”, por exemplo para passwords.
      E como é óbvio a pessoa tem sempre a possibilidade de proibir o teclado de enviar dados!

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Deves pensar que a segurança do iOS é a mesma da segurança do android, ou seja, inexistente…

      1. Avatar de XBUZZY
        XBUZZY

        o problema nao e da apple mas sim o envio de dados, por defeito vem desactivado, agr quando activado q tipo de dados são retirados é a incógnita

  12. Avatar de diogo
    diogo

    Experimentem o Minuum. É o meu teclado padrão há uns meses (android) e merece uma atenção especial pela forma como se escreve nele, que ao inicio é mais dificil mas rapidamente se torna um teclado muito rápido e fácil. atenção: só tem pt-br

  13. Avatar de Pedro M
    Pedro M

    É assim mesmo, há que aprender alguma coisa com o Android (teclados) e deixar-lhes o OS lento, pouco intuitivo e os vírus todos para eles. É incrível como no século XXI usam a técnica de venda dos PC´s, salientando os processadores a RAM; Tomara, bem que precisam deles para correrem o último sistema operativo…

  14. Avatar de carlos lima
    carlos lima

    se me poderem esclarecer agradeçia.

    entre o novo teclado do IOS(Origem) e o Swiftkey existem vantagens para este ultimo? o novo teclado IOs tambem já preve a escrita ! vale a pena usar o Swiftkey.

    obrigado

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      A única vnatagem no swiftkey, para mim, é que muda de língua automaticamente.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Nelson e em termos de correção, é melhor que o da apple.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não sei… tenho bons resultados nos dois…

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    Conprei o Fleksy e pus em primeiro nos teclados, no entanto ao ir para uma app aparece-me sempre primeiro o original do iphone. Queria por o Fleksy por definição, ou seja, aparecer sempre esse primeiro. Como faço? Alguém sabe?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Já o retirei do iphone. Uma porcaria…
      Sempre que o iphone desliga reinicia as definições todas do teclado… grande bug. 🙁