Quando um ecrã ou projector parece não detectar o seu Mac…

19 Comentários

Às vezes, há pequenas coisas que parecem óbvias, mas que podem não o ser. Um destes dias pediram-me para ver o que se passava com um MacBook que, por algum motivo, parecia não querer funcionar com um projector de vídeo.

Para espanto dos presentes, bastou-me ligar o cabo ao computador para que tudo funcionasse como esperado!


Normalmente, para utilizar um monitor externo ou um projector de vídeo com qualquer Mac, basta ligar o cabo ao computador. Dito desta forma, parece simples, e assim é efectivamente. Mas pode ocorrer em alguns casos que esta forma de descrever o procedimento não seja totalmente suficiente.

Na situação que descrevi acima, o utilizador costumava ligar todos os cabos, com o MacBook já ligado (quem usa um MacBook diariamente só o desliga de longe a longe). Depois de todos os cabos ligados, pressionava o botão de ligar no projector. Resultado: na maior parte dos projectores, funcionava logo, sem problemas, mas houve um que se limitou a mostrar um logotipo referente à marca do projector, como se não estivesse a detectar o sinal de vídeo proveniente do computador.

O que fiz diferente, para que funcionasse? Liguei o projector antes de ligar o cabo de vídeo ao MacBook. Desta forma, o computador e o projector (ou monitor) comunicam entre si, permitindo ao Mac ajustar de forma automática as definições do sinal de vídeo (resolução, etc.) de acordo com as capacidades detectadas no dispositivo externo.

Uma outra possibilidade que também pode resolver este tipo de situações consiste em dar ao computador instruções explícitas para tentar detectar monitores, depois de ligados os respectivos cabos.

1. Aceda às Preferências do Sistema e seleccione o painel Ecrãs

2. Clique no botão Detectar monitores

Este procedimento permite, na maior parte dos casos, detectar as definições adequadas a cada monitor que esteja ligado ao sistema, como na situação acima descrita, eliminando a necessidade de voltar a desligar e re-ligar os cabos. Promais

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tagravado.com

    “Para espanto dos presentes, bastou-me ligar o cabo ao computador para que tudo funcionasse como esperado!”

    LOL

    http://www.tagravado.com

  2. Avatar de João Ramalho
    João Ramalho

    tenho um professor que tambem de vez em quando lhe acontece isso. ao qual ele muda de cabo e tudo volta a funcionar correctamente! pelos vistos há diferentes compatibilidades com certos cabos que ainda tem de ser descobertas!

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Quando ele muda de cabo já tem o projector a funcionar pois tinha tentado que fosse reconhecido pelo primeiro cabo.
      Assim, como diz no artigo, com o projector a funcionar resulta! Nada de mistério no mundo!

  3. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    comigo o pior que aconteceu foi com alguns monitores o Mac para durante 2 ou 3 segundos, talvez enquanto detecta as definições do projector, mas até agora só me aconteceu 2 vezes com projectores da universidade.

    mas detectou sempre.

  4. Avatar de Xicoz
    Xicoz

    O que eu faço sempre que preciso é ir automaticamente ao painel d controlo e fazer detectar monitores como ai esta descrito… como ele por defeitos nunca reconhece….

  5. Avatar de Luis Miguel

    Coincidências …
    Ainda na 5a-feira tinha actualizado o meu (da escola) blog (de apoio ao Projecto TIC da Escola Secundária da Marquesa de Alorna) com uma informação do género, não era para Macs … mas tem a ver com a não detecção do sinal vídeo por parte do projector!
    Já agora confirmem se está bem!
    esmaprojtic.blogspot.com

  6. Avatar de Roque Teixeira
    Roque Teixeira

    E com tvs? sabem?

    é que comprei um cabo vga-RCA para ligar do cabo que já tinha da saida do macbook… Ligo-o e não transmite nada para a tv…
    lá está como diz no post, parece que não detecta que está ligado a algum dispositivo para transmitir a imagem…

  7. Avatar de Joao Paulo
    Joao Paulo

    Boas
    Aproveito para pedir a vossa ajuda estou a pensar adquirir um Macbook 13″ mas 1º gostaria de saber como são os macs em termos de equipamento é robusto? e a assistencia tecnica como é ?
    Andei a investigar um pouco e vi pessoal a queixar-se das nvidias das drives de dvd das dobradiças do macbook air e dos cortes da assistencia tecnica agora gostaria mesmo de saber se isto é verdadeiro.
    E se realmente os Macbooks de 13″ valem alguma coisa.

  8. Avatar de J0n
    J0n

    Bonito o Sistema de Preferências do Mac… Linux here baby…

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Linux a tirar proveito da beleza do MAc?!! Mac é belo, não por ser Unix mas sim por ser Mac. Há carros rápidos, existem canetas que escrevem bem, o Mac é bonito. Em tudo! Sempre foi e sempre será!

  9. Avatar de jose Silva
    jose Silva

    Em Windows nos portáteis antigos era só encaixar o cabo e em alguns era necessário baixar a resolução do pc, nos novos é necessário ir às propriedades da placa gráfica na bandeja e escolher a opção monitor + notebook, não é assim?

  10. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Eu adoro os macs, até porque trabalho com design gráfico, no entanto a qualidade dos antigos macbooks 13 polegadas deixava muito a desejar, nomeadamente os discos rigidos do modelos preto tinham tendencia a queimar, o que me foi dito pelos infelizes era que como andavam de um lado para o outro com ele ligado, uma peça qualquer do disco rigido partia, o que é uma pena visto que a ideia de um portatil é poder andar com ele.lol…adorava que o linux fosse completamente compativel com os programas da adobe..ai é que era juntar o útil ao agradável.

    1. Avatar de Nuno Salgado
      Nuno Salgado

      Isso é muito relativo…

      Eu tenho um desses macs “antigos” e conheço mais umas dezenas de pessoas que também têm… Geralmente brancos como o meu!

      E sinceramente, nunca tive um único problema a qualquer nível! E de todas as pessoas que conheço, o único problema que tive conhecimento foi o encaixe do monitor na base do teclado que em alguns fica deformada e pode partir… Nada que meia hora na mac service não resolva!

      Essa do disco dar problemas nos pretos é estranha dado que o modelo é igual, só acrescentava mais uns quantos GB… Mas não tenho conhecimento!

  11. Avatar de Maria
    Maria

    tenho os cabos para ligar o mac a tv ha alguns anos e ha umas semanas deixou de fncionar, ligo os cabos e so o computador e que detecta, a televisao nao. o que faco??

    1. Avatar de Vítor M.

      Maria, mas instalou algo que possa ter influência o comportamento do sistema operativo?

      Veja se instalou algo e remova.

      Na TV não há nada de especial, se o computador estiver a enviar sinal, a TV, no canal certo (tem de colocar no canal certo pata ver o sinal do computador) mostra o que está a passar no computador, no ecrã.

  12. Avatar de Andre

    O meu caso ta estranho na tv de 42 ele funciona normal qndo ligo no monitor LCD de 15 ele da o boot load aparece a maça ai qndo entra no o
    OS perde o sinal, se eu ligar ele na tv e depois desc e colocar no monitor de 15 ele funciona agora se eu ligar direto no de 15 da pau.
    IMac G5 17

  13. Avatar de Celia de Souza
    Celia de Souza

    Já fiz todos os passos descritos e não deu certo, o que devo fazer agora?

    Muito obrigada.