Qualcomm quer que a China suspenda a produção do iPhone

9 Comentários

As guerras de patentes entre as grandes empresas por norma não terminam da forma esperada. Quase sempre existe o estabelecimento de acordos e de parcerias que acabam por deitar por terra esses conflitos.

Mas o caso que liga a Qualcomm e a Apple parece estar para durar, com novos acontecimentos a surgirem. Desta vez a Qualcomm quer que a China pare de produzir o iPhone, mantendo as suas alegações de utilização indevida de patentes.

Apple Qualcomm

O choque entre a Qualcomm e a Apple remonta ao início deste ano e coloca ambas as empresas no banco dos réus, com acusações e alegações de parte a parte.

Na génese deste conflito está a alegação da Qualcomm de que a Apple estaria a usar, de forma indevida e sem qualquer compensação, as patentes da fabricante de processadores.

Na continuação destes processos lançados em tribunal, de parte a parte, surgiu agora mais um que pretende que a produção do iPhone seja de imediato interrompida na China, onde a maioria destes smartphones é fabricado.

Apple Qualcomm

O processo da Qualcomm deu entrada num tribunal de Pequim e assenta na utilização indevida de 3 patentes essenciais. O processo teria dado entrada no tribunal no dia 29 de setembro e ainda não terá sido tornado público. Caso seja dada razão à Qualcomm, a Apple deverá ter de interromper de imediato a produção de todos seus iPhones, bem como a sua exportação para os EUA.

Este é apenas mais um processo que dá entrada em tribunal. O primeiro caso foi apresentado pela Apple em janeiro deste ano e exigia à Qualcomm mil milhões de dólares, por esta exigir o pagamento de royalties de licenciamento. A fabricante de processadores respondeu a este processo com um apresentado por si, exigindo o pagamento dessas mesmas royalties. A resposta da Apple foi a suspensão dos pagamentos à Qualcomm, o que se ressentiu de imediato nos lucros apresentados pela empresa.

A mais recente ação da Qualcomm pretendia a proibição da importação e venda do iPhone, mantendo as suas alegações de utilização indevida de patentes e tecnologia sua, sem o consequente pagamento. Até agora este caso ainda não teve qualquer decisão judicial.

Fonte

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Está desesperada…

  2. Avatar de Lisbon Lover
    Lisbon Lover

    A Apple é uma marca amaericana, mas os telefones são feitos por chineses.

    Aparelhos com dupla nacionalidade, portanto…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Hoje em dia mais 80% (estimado) das empresas não chinesas fabricante na China e vendem a nível mundial. A China é a fábrica do mundo.

  3. Avatar de stealth
    stealth

    nada disto e surpreende por parte da apple… a producao na china tb n e nada de novo hoje em dia… sejamos realistas… 80% produz na china e admite isso… 19% produz na china e nao admite.. e o outro 1% sao os prototipos…

  4. Avatar de assunluis
    assunluis

    A Apple pensa que consegue enganar o mundo inteiro… Só mesmo os exibicionista s. Pegam na arquitetura da Qualcomm e fazem umas ligeiras alterações e acham que é suficiente para ser considerada arquitetura Apple.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Isso é prática comum da Apple já desde o inicio, quem não se lembra do rato? Inicialmente a Apple mostrou o rato ao mundo como se fosse um produto seu, e ainda hoje muita gente ainda acredita nisso. Mas a realidade é que foram os primeiros a comercializar o rato, apenas isso, o mesmo acontece com os iPhones, a Apple lançou o iOS antes do Android sair para o mercado, já o Android tinha uns anitos. E muito antes disso já havia o Windows CE, e já a Ericsson tinha lançado vários equipamentos com funcionalidades smart e touchscreen. A Apple foi arrojada e ganhou, pegou no melhor que os outros ofereciam, juntou tudo numa só receita e melhorou-a. Mas esses tempos já lá vão, o Android evoluiu imenso, o Windows Phone apareceu e foi substituído pelo Windows 10 Mobile e tinha tudo para ganhar, mas a má gerência dos últimos anos, acabou por trair o mais promissor produto dos últimos anos, vamos ver o que trará o futuro com os novos dispositivos em desenvolvimento, esperemos que desta vez a Microsoft volte a trabalhar como sempre nos habituou antes desta “grande desarrumação dentro de casa”.

      1. Avatar de Rui Brandão
        Rui Brandão

        Sim, então o multi-touch já existia desde 1990 segundo a tua lógica, e claro Android é mais antigo que iOS… onde é que foste buscar isso? ao teu ódio pela Apple?!

        Comparar Windows CE com iOS é a mesma coisa que comprares cordas de secar a roupa com motores a diesel (não tem mesmo nada a haver).

        A Qualcomm levou no pelo, e vai levar outra vez, porque está a ser gananciosa, e claramente quer aproveitar o facto da Apple ter posses para ir buscar algum.

  5. Avatar de Mutepa
    Mutepa

    Qualcomm era o fornecedor da Apple mas começou a vender o mesmo produto para a concorrência e a Apple não gostou e disse que não iria pagar um produto que foi partilhada, e abriu um processo contra a Qualcomm onde foi multado, já revoltando a Qualcomm vendo que o iPhone está tendo sucesso com a gráfica que posso dizer ofereceu a Apple

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      A Google, MS, Samsung e outros estão do lado da Apple. Era melhor leres sites como o Pplware para saberes o que se passa. Os sites de notícias falsas só enganam.