Qual a percentagem do smartphone que é ocupada pelo ecrã?

45 Comentários

Conheça os resultados para os smartphones mais populares

Com a moda dos grandes ecrãs, os fabricantes de smartphones enfrentam o desafio de conseguir oferecer equipamentos robustos, elegantes e de certa forma resistentes (não esquecendo a questão da autonomia).

Mas afinal quanto do dispositivo é ocupado pelo ecrã? O canal @somospostpc , publicou no Twitter uma imagem que nos permite saber quanto ocupa o ecrã nos dispositivos móveis mais populares.

display

O design de um dispositivo móvel pode estar directamente relacionado com o sucesso do mesmo. Com a tendência dos grandes ecrãs, é importante projectar o dispositivo móvel, de modo a que este inclua todas as funcionalidades necessárias e também que se ajuste a qualquer utilizador. Na verdade o tamanho do ecrã é o que define o tamanho total do dispositivo.

Mal qual a percentagem do smartphone que é ocupada pelo ecrã?

De acordo com um publicação da SOMOSPOSTPC no Twitter, o LG G2 é actualmente o smartphone cujo o ecrã tem uma elevada percentagem de ocupação no dispositivo, com 75,7% (ou seja, o que tem um melhor aproveitamento). Além do LG G2, o Note 3, LG G PRO, Galaxy S4, Nexus 5, entre outros têm também ecrã que ocupam uma boa percentagem do dispositivo.

De acordo com a informação partilhada, os  modelos mais antigos dos iPhones são os que têm uma menor percentagem de ocupação do ecrã.

bateria_02

Segundo os rumores, o iPhone 6 virá com também com um grande ecrã e com uma estrutura bastante fina, podendo figurar num próximo estudo do canal.

Via @somospostpc

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nunes
    Nunes

    “os modelos mais antigos dos iPhones são os que têm uma menor percentagem de ocupação do ecrã”
    verdade se nos limitarmos à lista de telemóveis que eles verificaram! Um pormenor muito importante é que são os únicos telemóveis, na lista, com ecrã de tamanho inferior a 4 polegadas. É fácil reparar como a percentagem naturalmente aumenta com o tamanho de ecrã. O que salta à vista é o LG G2 pois consegue ser mais compacto que outros de ecrã maior!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Exacto, haverá outros com minúsculos ecrãs e muita ocupação de…plástico 🙂

  2. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Não gosto de andar com telhas nos bolsos…

    1. Avatar de SuperTx2
      SuperTx2

      O que é que o tamanho tem a haver com a percentagem ocupada pelo ecra de um smartphone? triste comentarem sem sequer lerem o artigo….

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        se reparasses bem naquilo que é apresentado, verificavas que aqueles que têm maiores percentagens tendem a ser os telemóveis com maior tamanho!

        1. Avatar de SuperTx2
          SuperTx2

          O moto g é uma telha? lool

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S essa questão invalida de alguma forma a relação patente entre tamanho e percentagem ocupada pelo ecrã?
            Há quem possa considerar o Moto G demasiado grande, e outros não! O mesmo com o Moto X!

    2. Avatar de filipe
      filipe

      daqui a uns meses falamos sobre as telhas!!!!!! quero ver o que vão inventar a seguir!!!!!!!!!

    3. Avatar de antonio
      antonio

      Compra uma mochila

  3. Avatar de Benchmark do iPhine 5
    Benchmark do iPhine 5

    Curiosa a questão da percentagem das àreas (área do ecrã / área da face)
    Assim “a olho”, no iphone 5 parecia bastante mais, mas de-me 60,8%.

    Diminuir as bordas, inferior e superior e laterais, para aumentar o tamanho do ecrã … tem-se falado nisso … Mas o iPhone não dispensa o botão Home (agora com o TouchID muito menos) e o ecrã está centrado na face, ou seja a borda superior é igual à inferior). Onde me parece que se pode reduzir qualquer coisa é nas bordas laterais.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Limpei a cache do browser e escrevi “iPhine”. “Fine”na mesma 🙂

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      estás a esquecer-te que aqueles com maior percentagem ocupada pelo ecrã, são bastante maiores que o iPhone 5. É preciso ter em conta que esse espaço “morto” é aproveitado para a distribuição dos componentes internos mais volumosos, e que dispositivos maiores têm mais flexibilidade no arranjo dos componentes e dimensões da bateria!
      Por isso não é assim tão simples aumentar o ecrã do iPhone mantendo igual a dimensão do dispositivo, ainda mais quando já é tão fino!

  4. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Realmente impressionante.Fiquei surpreso com a percentagem do meu 5C.

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Ganha a minha TV da sala, tem 47″ e é só um LCD com poucas bordas…

    Agora a sério, não faz sentido comparar telemóveis de alumínio (HTC e iPhone) com telemóveis de plástico, é óbvio que com o plástico, é mais fácil fazer um telemóvel como o G2, que dá para fazer uma estrutura “a gosto” do engenheiro (injecção), enquanto o alumínio, não se consegue fazer, pelo menos de forma barata (extrusão, dobrar, tornear, etc, nem soldar é possível num telemóvel). Além de que o alumínio tem de ter alguma estrutura que não o deixe dobrar nada (depois de amaçado, nunca mais), enquanto o plástico, se for dobrado, dependendo do material, volta á posição inicial.

    Acho que faria mais sentido comparar as bordas laterais, e por classes (metais e plásticos), quanto ás bordas de cima e de baixo, bem… É só uma questão de cortar nos botões (pôr no ecrã, no caso dos lg, e botões muito finos, que alguns até tiveram problemas nas primeiras unidades do note 3, no caso da samsung).

    1. Avatar de João Cruz
      João Cruz

      O comentário é sobre telemóveis, ninguém está minimamente interessado na tua televisão….

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Perdeste uma boa oportunidade para estar calado com o teclado.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      como isto não joga a favor dos iphones tinha de vir este com as tretas do costume, tudo é desculpa para justificar os contras da maçã e tudo é desculpa para atacar o que não é maçã.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não joga a favor da maçã?

        Não estou a ver ali os telemóveis de 4″ da concorrência…

    3. Avatar de Brit_Box
      Brit_Box

      A minha TV de 55″, que tenho no meu Escalade, que uso para me deslocar para o meu jacto no meu aeroporto particular é ainda melhor!
      Realmente não faz sentido tal comparação… é como as cores, a divisão devia ser feita pelas cores… não, por SO… assim o iphone 5S ficava em primeiro!
      PS: amaSSado.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        É pena haverem pessoas limitadas. Não vês que quanto maior for o ecrã, menos percentagem de área, são as bordas, mesmo que sejam mais grossas?

        1. Avatar de Brit_Box
          Brit_Box

          Há alguma razão para o meu comentário ter sido censurado? O Nelson goza de algum estatuto especial para que possa lançar ataques pessoais mas não lhe possam ser corrigidos os erros ortográficos?

  6. Avatar de JorgeC
    JorgeC

    A % do ecrã num telemóvel não tem nada que ver com o tamanho.
    Posso ter um com 2” e ter 100% de ecrã.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Poder podes, mas com a tecnologia actual não terás câmera ou sensores na frente, nem altifalante para o ouvido, e será bastante mais grosso do que o necessário.
      Por algum motivo a percentagem de ecrã tende a aumentar com o tamanho… basta que o espaço “morto” tenha o mesmo tamanho nos telemóveis para que o telemóvel com ecrã maior tenha maior percentagem!

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Duuuuuh!

      Não?

      Então se tens 6″ e 12milimetros de bordas, e se tens 2″ e 6 milimetros de bordas, quem é que tem mais % de ecrã?

      Eu sou contra as novas oportunidades! Não pela ideia em si, mas como está implementada!

      1. Avatar de Brit_Box
        Brit_Box

        Então e se tens 6″ e 0mm de bordas e se tens 2″ e 0mm de bordas quem é que tem mais % de ecran? Não podes ter um 2″ com 100% de ecran… O Nunes deu uma explicação lógica, já tu, partiste para o juizo de valor sobre alguém que não conheces, mas já agora, conta-nos lá o teu contacto com as novas oportunidades…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          A minha resposta era para a primeira frase dele.

          O meu contacto com as novas oportunidades é na medida em que gajos como tu, não se calam…

          1. Avatar de Brit_Box
            Brit_Box

            Os ataques pessoais são as armas dos ignorantes.

  7. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    1% de um ecrã de 5″ é mais que 1% de um de 4″, logo nesse 1% pode ser colocado por exemplo um microfone, enquanto no de 4″ poderá ser necessário uma percentagem maior.
    Resumindo, a área que sobra num ecran de 4″ é semelhante à área que sobra num ecran de 5″

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Então quase metade de um iPhone não é ecrã? LOL

    A Apple ou aumenta os ecrãs ou não sei não. É que 4″ hoje em dia é muito curto e só é bom é para causar miopia 😀

    1. Avatar de António
      António

      E para andar com tijolos ao ouvido… Pré-iphone quanto mais fino e mais pequeno o telemovel melhor era. Agora quanto mais tijolo e maior o cera melhor é. sinceramente daqui a pc andamos com telemovels de 13′ ao ouvido só porque há gente que prefere ver filmes num telemóvel.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ainda no outro dia me aconteceu… Ia na rua, e apeteceu-me ver o filme, teve que ser logo na hora…

        1. Avatar de alterego
          alterego

          Não é só para ver filmes, mas também pode dar jeito para ajudar a passar tempos mortos, ver videos em alternativa aos jogos… mas o ecran do iPhone é ridiculamente pequeno, seja para navegar na net, ler um documento, simplesmente consultar p.ex. um horário (falo nisto porque reparei hoje num desgraçado a tentar ver o horario num iPhone, a ter de ampliar e depois não lhe cabia todo no ecrã e a andar para um lado e para o outro , coitado…). A resolução nao é tudo e ao contrário dos fãs cegos, a Apple sabe bem disso, por isso vai com certeza lançar o proximo iPhone com um ecran maior.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Lol, é incrível esta gente, até anda a ver o que os outros andam a fazer com o telemóvel…

            Nunca tive problema nenhum dos que dizes…

            E até ler artigos mais compridos nele, é na boa, pois o Safari tem um modo de leitura que extrai o artigo das páginas, limpinho, e funciona com 99,9% dos sites.

  9. Avatar de Dani
    Dani

    Estes resultados não são nada confiáveis. Eu tenho um Iphone 3GS e é mentira que metade da parte dianteira do telemóvel não seja ecrá. Basta pegarem num e verificam isso. Eu diria que cerca de 1/3 poderá ser, mais coisa menos coisa, mas não metade. Logo, se no único telemóvel que tenho dos apresentados no estudo o dado apontado não está de acordo com a realidade, os dados, e consequentemente o estudo, não têm qualquer fiabilidade.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      É verdade. Também estranhei quando esta noticia apareceu nos blogs internacionais. Mas depois peguei numa foto do iphone e recortei a grosso modo e fiquei surpreendido.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Mais acima fiz as contas para o iPhone 5 e bateu certo.

      Só por curiosidade fiz para o 3GS e também deu.

      1 – Notem bem o link que vale a pena. Dá os dados todos sobre a dimensão dos ecrãs. Escolhe-se a unidade (polegadas ou mm), o aspect ratio (proporção dos lados e medida da diagonal.
      Para o 3GS tem-se um asct ratio de 2:3 e uma diagonal de 3,5″, o que dá uma área de 5.65 polegadas quadradas.

      2 – A Aple dá asa altura e largura do 3GS, o que vai dar 11,02 polegagada S quadrdadas.

      Dividendo a área do ecrã pela superfície dá 50,9%. Garanto que no caso do iPhone 5 é do 3GS as percentagens estão certas (salvo arredondamentos), embora ao olhar para um em concreto pareça que o ecrãocupa uma área maior.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Dividindo (e não dividendo). Alguns erros não sei se são do corretor ortográfico do iOS ou meus. Como há outros devem ser meus 🙂

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Tens de calcular a área.

  10. Avatar de Victor Abreu
    Victor Abreu

    É quase como uma obrigatoriedade que o tamanho dos ecrãs (e por consequência as suas proporções) tenha de aumentar, pois há mais procura por dispositivos deste tipo, os telemóveis têm de ter tamanhos aceitáveis (e já estamos a atingir os limites máximos nesse aspeto), e a tecnologia, ao evoluir, faz com que as resoluções de ecrãs sejam cada vez maiores, entre outros aspetos – tudo isto faz com que as tais taxas de ocupação referidas no artigo aumentem.

    Mesmo assim, não deixa de me fazer impressão ver smartphones quase sem “margens” à volta do écrã… parecem feios, esteticamente desagradáveis (pelo menos para mim), e eu nem sequer sou dos que presta muita atenção à aparência de aparelhos tecnológicos deste (e de outros) tipos.

  11. Avatar de pedro
    pedro

    se à coisa que me dispõe, é ver um(a) tóne com um smartphone… esta gente em vez de olhar para o seu interior e tentarem evoluir um bocadinho que seja, anda preocupada com a espessura da borda do c… os f… é surreal!!! mas rio-me todos os dias com estes tónes

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu rio-me é com estas pessoas que vêm para os sites de tecnologia falar de “beleza interior”…

  12. Avatar de jorge
    jorge

    LG G2 rules, tenho um e digo que é muito bom dispositivo, qualidade preço não á melhor 😉

  13. Avatar de Jose de mello
    Jose de mello

    Ó tristeza de comentários…
    Fala-se da percentagem da ocupação da area do telefone e divagam com telhas, televisões, …enfim!