Sindicato de programadores quer mudanças profundas na App Store da Apple

12 Comentários

A loja de apps da Apple sempre foi alimentada por programadores, que procuram encontrar ali uma fonte de rendimento, ao mesmo tempo que fornecem aplicações para os utilizadores. A Apple tem gerido a sua loja com um pulso de ferro, ditando as regras do seu funcionamento.

Um grupo de programadores, The Developers Union, uniu-se e está a exigir que a Apple altere várias regras da sua loja. Por agora o pedido é simples, mas este grupo promete tornar-se mais exigente.

Apple App Store programadores sindicato

O que pretende este grupo de programadores

Não é frequente a Apple realizar mudanças profundas na sua loja de aplicações. A última aconteceu há 2 anos e foi a maior desde que esta loja existe. Mesmo com estas mudanças, um grupo de programadores resolveu unir-se e exige que a Apple altere ainda mais a sua loja. Tudo o que é pretendido está no site criado por este grupo:

Free trials are a great place to start and gather the momentum needed to create significant change. Trials allow developers to show users their creation and establish value. Before iOS, Mac developers relied heavily on free trials, and they were able to make a living while making great software.

A ideia destes programadores é conseguir um compromisso da Apple e trabalhar em conjunto com a empresa para que a App Store seja ainda melhor e, principalmente, mais justa para todos.

Apple App Store programadores sindicato

O passo seguinte nesta luta contra a Apple

De acordo com o que este grupo publicou, vão haver mais medidas no futuro. Depois de conseguirem que sejam criados os free trials, estes querem negociar a partilha de lucros na App Store. Atualmente esta funciona num modelo 70%-30%, mas outras lojas têm modelos mais justos para os programadores.

We really want this to be community-driven, so this is about your ideas. One thing on top of developers’ minds is the revenue split between Apple and developers. That could be next.

Este grupo, que na verdade nem se identifica como um sindicato tradicional, espera conseguir a atenção da Apple e ter novidades até à chegada do WWDC, em junho. É pouco provável que a sua voz tenha qualquer força contra o gigante de Cupertino, mas este é um grupo que tem crescido, o que demonstra que pode pelo menos chamar à atenção da Apple.

Fonte

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gustavo Dezen
    Gustavo Dezen

    Só que não hahaha, querem lutar contra a Apple dentro de um seviço da mesma?!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Exacto, agora foram-se “sindicatos” de pessoas que nem são empregados da Apple.

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    “Atualmente esta funciona num modelo 70%-30%, mas outras lojas têm modelos mais justos para os programadores.”

    O “outras” resume-se a uma que é a Microsoft e que apenas baixou agora e por enquanto sem relevo no mercado , alias razão pela qual baixaram.

    Abc

    1. Avatar de Helder
      Helder

      +1

      Google é igual, 70/30

  3. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    Trials é algo que ja se luta desde o inicio, mas a Apple defende-se com o In-App Purchases, se calhar o ideal aqui era acrescentar um Tier Free ao In-App Purchases, mas duvido que cedam tão cedo…

  4. Avatar de Aquila Freitas
    Aquila Freitas

    Sindicatos sempre a se meterem nos negócios dos outros. A Apple pode alterar para 90%-10% que os programadores vão continuar a colocar lá apps.

  5. Avatar de Helder
    Helder

    Ai sim? E quem são esses gajos?

    Basicamente tipos que estavam habituados a quando o Mac OS era uma plataforma de nicho e as pessoas compravam aplicações para este porque não havia outra maneira.

    Aqueles que querem que a gente pague por Apps pequeníssimas 5€ ou mais, querem trabalhar um mês a programar, depois ir para blogs e podcasts fazer o seu choradinho.

    Querem ganhar mais? Vão ver se a fatia no Android é maior… e a pirataria que existe nessa plataforma…

    Querem free app trials? Qual é mesmo o problema? Para isso é que existem as aplicações gratuitas com compras integradas.

    Estão mal com a Apple? Têm alternativas: Android, Windows, Steam, PS4, Nintendo, Xbox, etc.

    E dentro das que competem com Apple, têm todas maior market share que as da Apple.

  6. Avatar de Louro
    Louro

    Tao simples como comecarem a criar uma versao full da app e outra mais limitada como demo.

    Nao percebo qual é a duvida acerca disso..

    A AppStore funciona numa base 70%-30% no entanto mesmo assim continua a gerar aos programadores muito mas muito mais revenue que as restantes stores.

    Basicamente um bando de iluminados a tentar meter o bedelho onde nao sao chamados, se conseguirem vao basicamente destruir o mercado, como é habitual.

    Nao necessitamos de sindicatos para absolutamente nada, se o conceito nao fosse bom o revenue baixaria o que fazia com que os programdores se virassem para outra plataforma e esta acabasse por morrer.

  7. Avatar de d4rkw3b
    d4rkw3b

    Sempre podem abandonar a App Store….

    1. Avatar de NT
      NT

      Ora nem mais 😀 Se existir um fluxo substancial de developers a migrar para outras plataformas são obrigados a mudar.
      Se o “titi” Jobs fosse vivo deveria dizer algo como “estão a programar errado”.
      O grande problema é que há uns anitos atrás o pessoal ganhava uns trocos valentes com uma aplicação tipo flappy bird e agora, tirando uma meia dúzia, gastam dinheiro para manter a aplicação a funcionar. A saturação do mercado também faz com que as aplicações percam o valor.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Pois, porque o pessoal não está para dar 3€ por uma App da treta, que seria grátis em qualquer lado.

        Há uns anos, davas porque era novo e não tinhas alternativa, agora já não.

        É este o “tipinho” de programadores que estão a assinar isto…

        Os outros, que trabalham para grandes projectos de aplicações com verdadeiro valor? Não.

        Os que trabalham para fazer versões mobile de sites? Também não querem saber.

        Recebem ordenado.

  8. Avatar de Joselito
    Joselito

    Mas oras, entreguem tudo de graça! Linux é vida!