Programadores já estão a aproveitar a Dynamic Island do iPhone 14 Pro para outras funções

14 Comentários

Uma das maiores surpresas do iPhone 14 Pro e do Pro Max foi a Dynamic Island. Esta é uma área que faz um aproveitamento do novo notch e que se transforma numa zona dedicada às notificações e a outros alertas, que se adaptam e ajustam ao utilizador.

Sendo uma nova área, a Apple preparou uma forma dos programadores poderem aproveitar esta zona nobre e assim dar ainda mais ao novo iPhone Pro. Vários programadores estão já a apresentar propostas, que se enquadram na Dynamic Island, mas que a usam de formas completamente diferente do esperado.

Dynamic Island iPhone 14 Pro Apple apps programadores

Para mostrar a utilidade da Dynamic Island, a Apple adaptou já várias das suas apps para iOS. Estas exploram ao máximo esta nova zona de notificações e de informação, que os utilizadores passam a contar de forma nativa no iPhone, ainda que nos modelos Pro.

Claro que dada a sua importância e a sua utilidade, a Apple criou uma forma dos programadores a explorarem e aproveitarem para as suas apps. Esperava-se que estas fossem focadas na utilização “básica” da Dynamic Island, mas há já quem esteja a esteja a explorar para muito mais.

Um dos primeiros exemplos está na app Hit the Island, criada pela Funn Media. Esta quer simular o conhecido jogo Pong, mas adaptado ao que a novidade da Apple oferece. Assim temos o enviar de uma bola ao longo do ecrã, com o objetivo de bater na zona reservada pela Apple. Na zona inferior temos a raquete que controla para onde a bola irá.

Este jogo vai acelerando ao longo do tempo e também o número de bolas será aumentado para criar maiores dificuldades. Haverá também versões adaptadas aos restantes modelos, usando assim apenas o notch do iPhone.

Outra proposta acaba por ser muito mais simples e até menos útil. Falamos do cliente do Reddit Apollo, que passou a contar com uma funcionalidade Dynamic Island Zoo. Esta coloca pequenos animais a circular na nova zona, à medida que os utilizadores usam a app para explorar este serviço. Estes podem ser personalizados e ajustado para o que os utilizadores pretendem.

Estas são apenas 2 simples propostas e certamente que vão existir muitas mais. A maioria irá explorar a Dynamic Island do iPhone 14 Pro da forma mais tradicional, mas certamente que vão existir algumas alternativas bem interessantes por parte dos programadores.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kaká
    Kaká

    E cada anedota Notch em 2022

  2. Avatar de Ana Rita
    Ana Rita

    Ja viram o que circula na net do ecra ao sol, a dynamic island fica muito estranha? Nota-se aue sao 2 buracos e nao um conforme parecia ser, e fica se a notar esses contornos tanto com o brilho no maximo como na rua com luz do sol.

    O que parecia algo em forma de comprimido e simetrico afinal sao 2 cortes, e aue de dia se notam devido a ficarem tonalidades de preto diferentes. Ate numa loja que tenha em exposição podem testar. É estranho mas usar o 14 pro ao sol a experiencia da dynamic island é arruinada 🙁 podiam ter mesmo juntando num unico formato o corte e era mais bonito e simetrico e no oled podiam mesmo desligar os pixeis mad quando o brilho ta alto ligam os pixeis pretos o que é estranho

    1. Avatar de Castro
      Castro

      é arruinada?? Não estou a ver como é que fica arruinada, pode não parecer tão bonito em determinadas condições ambiente, mas daí a arruinar ainda vai uma grande distância. A parte do ecrã entre os dois “cortes” é usada para a sinalização de uso de microfones e câmeras.

    2. Avatar de Progpt
      Progpt

      Isso é a ilusão da Apple na apresentação ao usar um rendering e não o smartphone em si, deixando a Dynamic Island preta onde na verdade tem a câmera e outros sensores visíveis.
      Mas a Dynamic Island é uma excelente jogada da Apple fazendo o “notch” ser realmente util e provavelmente estará presente em todos os iPhones da próxima geração.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        pode ser um rendering mas se fores olhar para os videos de quem usou parece ser representativo para condições com iluminação normal e em que se olhe de frente para o ecrã (e não de lado). Ou seja na maioria das vezes a pessoa não deve notar.

  3. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    Eu acho muito bom isto que eles fizeram.

  4. Avatar de Adeus
  5. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Incrível é ainda fazerem “notch” em pleno 2022…

  6. Avatar de João Santos
    João Santos

    Incrível é chamarem notch a um (ou dois depende da perspectiva) hole punch. É o mesmo que chamarem ilha a uma peninsula.
    Posto isto, a apple arranjou uma solução genial para um problema que só eles criaram e que já não deveria existir em 2022. Foi um misto de: vamos continuar a ser teimosos e ter uma caracteristica de 2018, e aproveitar isso para inovar e sermos criativas como já não eramos há muito tempo.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      não tem a ver com teimosia! O sistema de câmeras e sensores no ecrã iPhone é muito mais alargado do que em outros smartphones, por isso o espaço que ocupam é significativamente maior.

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        Não disse o contrário. Mas não deixa de ser teimosia. As outras marcas nunca desenvolveram um sistema tão avançado e fidedigno como o da Apple exactamente por causa do espaço que ocupa e do que é preciso privar o consumidor para o ter. Decidiram ir por outros caminhos como impressão digital que junta o melhor de todos os mundos, rapidez, segurança e serem discretos. Por isso sim, a Apple é teimosa em continuar com um face id e em ter um notch gigante durante anos, e agora um holepunch maior do que seria necessário. Foi apenas isso que eu disse. Agora a solução para disfarçar isto foi genial. E suponho que mais vão copiar.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          só seria teimosia se a funcionalidade fosse a mesma ou não trouxesse vantagens, só que não é e há vantagens! A tecnologia para evoluir precisa de ser implementanda, para que um dia possa ter toda aquela funcionalidade sem “notch” – mais difícil criar algo mais complexo a partir do nada!
          A razão dos outros não fazerem é também porque falharam nas suas tentativas, é olhar para a Google que tentou (tarde) e depois desistiu.

          “agora um holepunch maior do que seria necessário.” Estás a assumir coisas para as quais não tens forma de saber! Se olhares para os componentes internos do FaceID no iPhone 14 Pro, não há razão para achar que poderia ser mais compacto com os mesmo sensores.

  7. Avatar de João Santos
    João Santos

    Sem querer parecer mal educado, a única coisa que vou assumir é que não quer entender o meu ponto de vista, quando nunca disse que o seu está errado. É a chamada conversa da treta
    Leve a taça que eu não preciso dela.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      ? e porque carga de água é que tenho que concordar com o teu ponto de vista? O que fizeste foi basicamente chamar teimosa à Apple por não seguir as tuas prioridades, querendo ignorar as diferenças nas funcionalidades. Achas que isso faz sentido?