Prizmo – Digitalizar sem um Scanner…

21 Comentários

Quantas vezes precisamos de um documento qualquer digitalizado e não temos um scanner à mão, ou até está à mão mas está avariado? Mas precisamos mesmo do documento digitalizado, é imprescindível como vamos resolver o assunto?

Os utilizadores do Mac OS X podem contar com uma ferramenta que se chama Prizmo.

Caso não tenhamos como digitalizar um documento, podemos usar o nosso iPhone ou outro qualquer smartphone e fotografamos o documento. O resto fica a cargo do Prizmo.

O Prizmo não é nada mais, nada menos, do que um OCR que tem como principal função retirar o texto que queremos de uma determinada imagem.

Este programa ao nível de “usabilidade” é do mais simples que existe. Podemos recortar, rectificar perspectivas, melhorar as imagens, rectificar as cores, reconhecimento de caracteres, entre outras funcionalidades, recorrendo simplesmente ao uso de 5 simples botões que encontramos na zona inferior da imagem.

Obviamente que é aqui exigida qualidade na amostra a analizar, não podemos ter um documento digitalizado ou uma imagem de baixa resolução, cheia de “ruído”. Embora o Prizmo seja muito insistente na recolha de informação, poderá usar uma ferramenta de edição e melhoramento de imagem para obter resultados mais satisfatórios nos seus documentos com baixa resolução.

Para termos uma noção das funcionalidades deste programa nada melhor do que dois vídeos para mostrar duas destas funcionalidades em acção.

  • OCR

  • Processamento de Imagem

O programa é excelente e peca, no nosso entender, por não ter uma versão gratuita. O seu preço é de aproximadamente 30 euros. Fica a sugestão para que nunca sejam apanhados desprevenidos.

Licença: Trial
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Prizmo 1.5 [46.50MB]
Homepage: Prizmo

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Excelente! Dá mesmo muito jeito!

    Gostei da apresentação do software, OCR não é novidade mas a forma como ele faz é mesmo perfeita, com um estilo todo “Hi-Tech” como só vemos nos filmes! 😀

  2. Avatar de ze

    Está muito porreiro. Eles nem se dão ao trabalho de tirar uma foto mais direita, mesmo com perspectiva aquilo fico brutal 😀

    1. Avatar de a Friend®

      É verdade! 😉

      O programa deve ter um algoritmo mesmo complexo para fazer as coisas dessa forma… simplesmente espetacular.

      Não faz só perspectivas, como até páginas abertas com altos e baixos naturais das páginas, e ele consegue defifrar tudo…

      http://www.creaceed.com/assets/Picturesque_Courbure.png

  3. Avatar de ...

    Ha alternativas para Windows ?

    1. Avatar de andré
      andré

      também estou à procura de um programa com as mesmas funcionalidades, mas para windows

      1. Avatar de Diego Castro

        Por experiencia… aconselho o abby.

        O unico problema é que ele precisa de remedio 😉

        1. Avatar de Ruca
          Ruca

          Talvez usar a Versão portable.

  4. Avatar de ip
    ip

    Boas
    sei que o comentario nao esta relacionado com o post…no entanto devido a vir varias vezes a este site ja reparei na existencia de pessoas a usar mac.
    eu vou comprar um agr mas estou indeciso entre o 2.4 e o 2.66 de 13″. Podem-me dar a opiniao? basicamente so variam no processador. irei utiliza-lo para trabalhos(faculdade), jogos filmes…e por ai.abc e cumpsGrande blog parabens pls 5anos

    1. Avatar de a Friend®

      2,4ghz é suficiente 😉

    2. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Com um mac para coisas “normais” ver vídeos/filmes, fotos e cenas simples não precisas de um processador muito potente porque o software é muito leve e por isso tiras melhor partido do processador para o que fazes e não para o S.O. no entanto para jogos -> windows

    3. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Se quiseres vendo-te um macbook pro 2,66 novo com factura por 970€.
      Diz kk coisa

      1. Avatar de ip
        ip

        da-me um contacto teu e falamos….cmps

        1. Avatar de ajbadboy
          ajbadboy

          está noutro comentário mais no final

  5. Avatar de ene
    ene

    andava mesmo atras disto!

  6. Avatar de MAC-nista
    MAC-nista

    Está tudo muito bem, acho que sim, deve ser 5 star, mas reparem no início do video eles arrastam um JPG para dentro do programa OK, mas… o que é que dá origem ao JPG?? qualquer coisa que tenha de ser digitalizado antes não?? ou estou a ver mal?? HHMMM……

    1. Avatar de Flavio

      nao obrigatoriamente.
      eles dizem te isso que podes passar uma fotografia de um telemovel ou de uma maquina ou da net, etc, para o computador e ai o prizmo faz t o resto…
      simples e eficaz
      cumps!!

      1. Avatar de MAC-nista
        MAC-nista

        OK, fixola, obrigadão!!

  7. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    ajg.silva@hotmail.com

    Vítor agradeço que apagues este comentário amanhã.
    Cumprimentos

  8. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Achei de uma eficácia tremenda!

  9. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Isto para espionagem é brutal!