Primeiro Ransomware para Mac encontrado no Transmission

35 Comentários

O Ransomware tem sido a maior praga dos últimos tempos, da família do malware, que tem afectado o mundo da informática em geral. Os conteúdos ficam aprisionados no próprio sistema do utilizador e só passam a estar “acessíveis” assim que as vítimas paguem aos criminosos as quantias em dinheiro solicitadas.

Até agora os computadores da Apple tinham sido pouco afectados… mas este fim de semana algo mudou!

pplware_transmission_ransomware0


Neste fim de semana apareceu um aviso no site Transmissionbt.com a alertar os utilizadores que a versão 2.90 do popular cliente BitTorrent para Mac, poderia estar infectado com malware.

No aviso pode ler-se o seguinte:

Everyone running 2.90 on OS X should immediately upgrade to 2.91 or delete their copy of 2.90, as they may have downloaded a malware-infected file.

Using “Activity Monitor” preinstalled in OS X, check whether any process named “kernel_service” is running. If so, double check the process, choose the “Open Files and Ports” and check whether there is a file name like “/Users//Library/kernel_service”. If so, the process is KeRanger’s main process. We suggest terminating it with “Quit -> Force Quit”

Basicamente o aviso é um apelo urgente aos utilizares que usam este software, na versão 2.90, para que procedam de imediato à actualização para a versão 2.91.

Primeiro Ransomware para Mac encontrado no Transmission

Como saber se o seu sistema está infectado com Ransomware?

Para saber se o seu OS X está já infectado, o utilizador deverá usar o Monitor de Actividade (ferramenta nativa do OSX) e verificar se o processo “kernel_service” está a correr. Se estiver, deverá dar um duplo clique sobre o mesmo, escolher a opção “Portas e ficheiros abertos” e pesquisar se existe um ficheiro do tipo “/Users//Library/kernel_service”. Se assim for, este é o processo principal do KeRanger, o novo malware agora detectado para OSX. É sugerido então que este processo seja terminado: Terminar -> Forçar Terminar.

De acordo com a Reuters , este é o primeiro Ransomware descoberto para a plataforma Mac.

Como referimos, este tipo de ataque é particularmente popular no Windows, mas muito raro noutros sistemas operativos e mesmo muito raro no OS X.

Partilhar:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Faltou dizer que a Apple já actualizou o xprotect, que já não é possível infectar novos Mac.

  2. Avatar de apache
    apache

    A questão é, como é que o Ransomware veio com o Transmission? Muito, muito mau!

    1. Avatar de 123456789
      123456789

      Porvavelmente o website foi atacado, e executável para Mac (.msi), foi substituido por um com Ransomware…

      AGORA–> É POR ISTO QUE A IDEIA DE REPOSITORIOS é genial!!!!!! LINUX: se o servidor do repositorio for atacado, ha 500 outras fontes que automaticamente notam a diferença…grande parte das universidades (FEUP por exemplo), têm o habito de ajudar repositorios de debian ou mint…..ou arch….

      logo é seguro o repositoiro, se qiser sacar os programas de sites está-se a habilitar

      1. Avatar de apache
        apache

        .msi = LOL, isso é windows.

        Quanto a repositórios, é a mesma coisa que sites, ainda é pior, não há “outras fontes que automaticamente notam a diferença”, aliás, até podem ser um óptimo vector de ataques.

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        MSI = MicroSoft Installer

        .msi não tem NADA a ver com OSx..
        É .dmg (Disk iMaGe)

      3. Avatar de apache
        apache

        PS: e essa dos repositórios, realmente é genial, e nunca acontecem problemas…

        http://blog.linuxmint.com/?p=2994

        /s

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          O quê que uma ISO têm a ver com um repositório?

          1. Avatar de Renato
            Renato

            O quê? A ISO é feita com deb’s dos repositórios.

          2. Avatar de vagnarok
            vagnarok

            Também gostaria de saber o mesmo desse sabe tudo senhor “apache”.

        2. Avatar de Me and me
          Me and me

          Sim…
          Basta teres uma repo sem ser a oficial para te habilitares….

    2. Avatar de gr33nbits
      gr33nbits

      Sabe-se lá á quanto tempo já estão infectados e só agora foi descoberto o ransomware no Transmission. Sim é muito mau ainda por cima o tipo de malware que é.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sabes como actua o ransomware? Não é possível isso que estás a dizer.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          este ransomware parece ter um intervalo de 3 dias entre instalação até actuar.

      2. Avatar de Tomás
        Tomás

        não pode estar “infectado” há mais de 6 dias, que foi quando saiu a versão que está infectada. Segundo eles deverá ter sido introduzido há cerca de 3 dias.

        1. Avatar de Lesma
          Lesma

          O xprotect do meu OS X foi actualizado no dia 1 de Março e já consta lá este Ramsonware

          Description
          OSX.KeRanger.A
          LaunchServices

          LSItemContentType
          com.apple.application-bundle

          Matches

          MatchFile

          NSURLTypeIdentifierKey
          public.unix-executable

          MatchType
          Match
          Pattern
          488DBDD0EFFFFFBE00000000BA0004000031C04989D8*31F64C89E7*83F8FF7457C785C4EBFFFF00000000

      3. Avatar de apache
        apache

        Não pode estar infectado há muito tempo, porque a versão anterior já tinha muito tempo, e ninguém se queixou…

  3. Avatar de paulo
    paulo

    E o transmission do ubuntu também estará infetado?

    1. Avatar de 123456789
      123456789

      não está, porque o ransware veio de instalação pelo web site…o transmission q vem no linux by default, é smp alterado pela distribuição…

  4. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Ooops..
    Deixa lá chegar que ainda ontem instalei o 2.90..
    Grandes filhos da mãe!

  5. Avatar de Boss
    Boss

    “-Ó Zé! O teu OSX foi agora assassinado…
    -eu já obtive essa informação.”

  6. Avatar de LG
    LG

    “The KeRanger application was signed with a valid Mac app development certificate; therefore, it was able to bypass Apple’s Gatekeeper protection. If a user installs the infected apps, an embedded executable file is run on the system.”

    lulz!

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      É o uso desse mesmo certificado que, depois de identificado e invalidado, permite impedir que a aplicação seja instalada noutros computadores.

    2. Avatar de Renato
      Renato

      A Apple já bloqueou isso no Xprotect, e já caducou o certeficados.

      Não fales do que não sabes.

  7. Avatar de Rafael
    Rafael

    Lá está… Conforme a fatia aumenta, aumenta também a apetência… Não há sistemas infalíveis!

  8. Avatar de Renato Quelhas
    Renato Quelhas

    E quem usa o Transmission Remote Gui? Também está afectado?

  9. Avatar de MLopes
    MLopes

    alguém me sabe dar uma dica do modo mais seguro de remover o Transmission para voltar a instalar a versão nova? seguro no sentido de remover tudo o que o Transmistion pode deixar pelo caminho e assim garantir que não fica nada do ransomware pelo caminho. ou será que, neste caso, bastará apenas mover a aplicação para o lixo?
    penso que remover será mais seguro do que executar e atualizar(?)

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Ao que parece a versão 2.92 que saiu ontem ao fim do dia, tenta remover tudo o que pode ter sido instalado pelo malware

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        e ao atualizar não se corre o risco de ficar com o computador bloqueado? não seria melhor remover primeiro?
        em princípio se instala a nova versão de novo ele deverá remover a antiga…

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          não sei quais é que são as instruções dadas terás que ler, mas não estou a ver como é que o computador ficaria bloqueado

  10. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    E toda a gente que usa este tipo de software para roubar conteúdo devia acontecer pior que ficar com o computador infectado.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      É um excelente cliente BitTorrent, o que as pessoas transferem com ele é problema de cada um, nem todos os torrents são conteúdo ilegal.

  11. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Já era de prever. Com a divulgação que a nova versão estava a ter em certos fóruns e chans estava-se mesmo a ver o que ia acontecer.
    Checksums e tal servem para algo, am I right?
    Aqui fico bem com o meu qbittorrent

  12. Avatar de Mikes
    Mikes

    Ups!! Mac nunca apanham nada… ups… penalty

  13. Avatar de francisco
    francisco

    como posso obter o office de borla, por exemplo 2013