pplware para iOS já na App Store

107 Comentários

No dia do nosso sétimo aniversário demos a conhecer mais um passo na propagação do nosso serviço no mundo da tecnologia. Deixámos a promessa de uma aplicação para iOS, principalmente para iPhone e iPod Touch. Pois bem, como sempre o fazemos, cumprimos mais esta promessa.

Está já disponível a nossa aplicação na App Store. Esta aplicação vai evoluir mas está já com um nível de informação interessante, para que possam seguir o nosso trabalho nos dispositivos Apple.

O mundo dos smartphones é hoje um chamamento importante e nós voltamos a fazer a diferença, tendo mais um segmento coberto com o nosso cunho.


Foram muitos os que solicitaram esta aplicação quando foi apresentada a app para o Windows Phone. Decidi meter mãos à obra e hoje estamos prontos a oferecer uma nova plataforma para seguirem e lerem o pplware.com.

Como foi avançado, no artigo de apresentação da app, esta foi desenhada por um estudante de Engenharia Informática, um visitante curioso, dedicado e fiel ao nosso serviço.

Deixava assim o Edgar a sua interpretação do trabalho:

Sempre tive curiosidade em aprender cada vez mais, nomeadamente linguagens de programação, e quando adquiri um MacBookPro decidi aprender a programar em linguagem Objective-C. Após ler alguns tutoriais sobre a linguagem, dediquei-me a um projecto, ou seja, conseguir chegar a um objetivo final, algo que pudesse dar jeito no final, tanto para mim como para terceiros.

Como primeiro projecto em Objective-C e sendo eu um seguidor assíduo do site Pplware, decidi criar uma aplicação para ler as notícias e ainda conseguir fazer tudo o que faço via Web, incluindo comentar as notícias, ver os comentários da notícia, etc. O resultado final desta minha primeira experiencia foi este:

anterior próxima
Nesta primeira versão da aplicação o utilizador consegue:

  • Ver as últimas 10 notícias do site;
  • Ver notícias completas do site;
  • Implementação do YouTube / Vimeo para ver os vídeos referentes à notícia;
  • Permite ao utilizador ver a notícia via browser (implementado na própria aplicação);
  • Permite comentar / ver os comentários da notícia;
  • Partilhar a noticia via e-mail , twitter, usando as API nativas do dispositivo, com as contas já configuradas no telemóvel;

anterior próxima

  • Partilhar a notícia via Facebook;
  • Gestão das notícias através de favoritos, podendo seleccionar as noticias de maior interesse e guardá-las para ver mais tarde;
  • Leitura do blog OFFLINE, ou seja, o utilizador consegue carregar a informação toda e vai poder ler o blog completo, sem a necessidade de estar ligado à Internet;

Na próxima actualização:

  • Versão direccionada ao iPad para dar uso a objectos específicos do iPad;
  • Integração da aplicação com o iCloud, ou seja, vários dispositivos com a mesma conta (Apple ID) que irá permitir ao utilizador partilhar os favoritos entre os dispositivos;

Agradecimentos:

Pedro Oliveira – Pela ajuda dada no código e tratamento de imagem

Departamento de Engenharia Informática – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria – Pela conta Apple developer fornecida para desenvolvimento desta aplicação;

Nelson Nunes – Questões relacionadas com a acessibilidade para “cegos” da aplicação.

Deixamos agora o link de download e solicitamos aos nossos sempre prestativos seguidores que nos passem o feedback, sugestões e novas funções que gostassem de ver implementadas na próxima versão.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 5.1+
Download: pplware 1.0 [0.4MB]
Homepage: pplware

Partilhar:
Tags:

Comentários

107

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Pinto Moreira
    André Pinto Moreira

    Para quando a aplicação para Android? 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Está linda a app para Android 😉 está também para muito breve.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Ainda bem!

      2. Avatar de André Pinto Moreira
        André Pinto Moreira

        Ainda bem 🙂

  2. Avatar de TigPT
    TigPT

    A comentar da app iOS 🙂

    Parabéns, agora é ir melhorando a app!

  3. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Sou o primeiro a comentar através da app 🙂

    Parabéns, continuem o bom trabalho!

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado, se puderem deixem sff algumas sugestões. 🙂

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Ainda estou à espera da versão para android para poder experimentar (por isso espero não estar a mandar bitaites desnecessários) mas o sistema de navegação utilizado na app do publico para android parece-me dos mais intuitivos!

        1. Avatar de Vítor M.

          A app para Android está fantástica, deve estar para muito breve.

        2. Avatar de Vítor M.

          Depois testas, por acaso gostei bastante da app para Android, além do aspecto, a usabilidade pareceu-me muito boa.

          1. Avatar de Henrique C.
            Henrique C.

            Mas ainda vai ter bastantes melhorias 😛

        3. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          a do publico só falha em 2 aspetos:
          1. devia usar o menu de partilha do android, assim só dá para partilhar para facebook, twitter e email.
          2.na pagina principal, fazer swipe devia mudar de categoria, de acordo com outras apps a usar o holo.
          Vamos ver se o pplware consegue fazer melhor!

      2. Avatar de RickPinto
        RickPinto

        Eu sei que a app pra android está a caminho,mas se vcs conseguissem fazer desde já a app compativel com tablets, aproveitando toda a resolução do ecrã, seria realmente fantástico…
        Já agora, compatibilidade do vosso site com o google currents também seria porreiro, se não for pedir muito… 🙂

        1. Avatar de Pedro Simões

          RickPinto, o suporte do Pplware para Google Currents existe desde que saiu a primeira versão, ainda apenas em EN.

          Deixo-te aqui o nosso artigo original, de 2011, onde demos a conhecer o Google Currents e já aí apresentamos a nossa versão dos conteúdos para essa plataforma.

          Se queres ir directo ao nosso link, acede por aqui.

          Pesquisa e vai encontrar o que pretendes. O Pplware é como na farmácia! Tem de tudo para todas as dores.

          1. Avatar de RickPinto
            RickPinto

            Eiii… Obrigado!!
            Eu bem k pesquisei mas nao o tinha encontrado… 🙂

  4. Avatar de luis
    luis

    Eu ainda não tenho a 5.1 :((( adorava ter esta app

    1. Avatar de Jysk
      Jysk

      Olha fica tambem essa dica. Nao seria ma ideia poder usar a app na versao 5.0 Eu tenho iPhone e iPod… no iPhone e por causa das coisas ainda estou na versao 5.0… mas no ipod esta na ultima mesmo…
      como so uso o ipod normalmente em casa… vou ter continuar a seguir o PPLWARE pelo Opera…

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Devo estar desactualizado mas e para android?

    1. Avatar de Vítor M.

      Está quase pronta, está presa por muito pouco.

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boa app, no entanto era bom poder “clicar” nas imagens e aumenta-las para melhor pré-visualização e poder carregar em links e abri-los.
    De resto, parabéns!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, é uma sugestão, acho que é viável e necessário, principalmente nos guias práticos.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Engraçado que este comentário deu-me erro ao enviar, no entanto está aqui presente.
        Já agora, ao dar erro quando envia o comentário, não podemos voltar a carregar em “Enviar”.

  7. Avatar de Nuno Miranda
    Nuno Miranda

    Directamente da cama e a usar a app. Mt bem pplware obrigado e continuem o bom trabalho

    1. Avatar de Vítor M.

      Da cama? Eich… eram 3 e tal da matina quando fui até “vale de lençóis” e eram 8 estava já a rolar… que falta me está a fazer a cama… ou o sofá, vale à mesma 😛

  8. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Parabéns. Muito bom.
    E partilhar para G+? hã

    1. Avatar de Vítor M.

      Fica a dica, vamos agora rechear a app com algumas das vossas sugestões.

  9. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Já vou fazer download e comentar ;), vcs merecem.

  10. Avatar de nuno gonçalves
    nuno gonçalves

    Ja tou a comentar da app iphone – sent from my iphone 🙂

    1. Avatar de Vítor M.
  11. Avatar de LeonelF
    LeonelF

    Este comentário já foi feito através da app

  12. Avatar de LeonelF

    Aparentemente está bem conseguida, mas noto alguns detalhes que podem ser melhorados (que vai tornar a experiência do utilizador muito mais gratificante), por exemplo:

    – Falta de Landscape mode (quer a ver os artigos que a comentar);
    – Ao colocar um comentário ao clicar na caixa de texto onde diz “Insira o seu comentário aqui…” esse texto devia desaparecer automático em vez de termos de estar a apaga-lo;
    – Ao colocar um comentário quando clicamos em “Enviar” das duas uma, ou deveria voltar para o ecrã de visualização do artigo ou para o ecrã de visualização dos comentários e não deveria ficar no ecrã Comentar como fica actualmente;
    – Falta uma opção para “Carregar mais artigos 10”

    De resto parece-me ok 😉
    Bom trabalho.

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente. Obrigado pelo feedback e sugestões.

    2. Avatar de LeonelF

      Queria ter escrito “Carregar mais 10 artigos” 😛

    3. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Obrigado pelas ideias 🙂 quanto ao landscape mode estava a funcionar em versões beta, qual é o problema, qualquer que tenha uma tab bar (aquela barra preta nos detalhes da noticia) ela nao entra em landscape mode tirando quando ja esta em landscape e para a tirar quando rodas o ecrã tirava-te a barra de opções ! Portanto optei por esta versão ficar só em Portrait! O landscape mode está impletamentado na versão para iPad … Até acho que no iPhone ler o quer que seja em modo landscape nao é assim lá grande coisa.

      Quanto as outras criticas, vou registar tudo para a próxima versão 🙂

      1. Avatar de joao Nunes

        boas Edgar.

        Ja desenvolvi bastantes apps. E decerteza que a tab bar roda. Tens de configurar melhor a tab bar no teu storyboard ou meter algum codigo de ajuda 🙂
        De resto tens uma boa App!

  13. Avatar de Roque
    Roque

    Já fazia falta!

  14. Avatar de Álvaro Anjos
    Álvaro Anjos

    Excelente iniciativa 5*

  15. Avatar de André Silva
    André Silva

    Gostava muito que a app para Android sai-se 🙂

    1. Avatar de Henrique C.
      Henrique C.

      Já a tive a testar e está também muito interessante, mas ainda está em fase beta! 😉

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Se quiserem mais um voluntário para testar eu ofereço-me…

  16. Avatar de Paranoiasnfm

    Parabéns!!!
    Assim que possível, vai ficar no meu iPhone também!!! 😀

  17. Avatar de Bonifácio
    Bonifácio

    Pena que apenas esta disponivel para ios 5.1 ….
    Ainda não fiz o update

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas tenta instalar sff a ver o que te diz.

      1. Avatar de Bonifácio
        Bonifácio

        Update required
        This app requires IOS 5.1

    2. Avatar de Jysk
      Jysk

      Tem de ter o 5.1 instalado. Tentei ha uns minutos

  18. Avatar de César Maciel
    César Maciel

    Bom dia.

    Não percebo o motivo de requerer iOS 5.1.

    Podem explicar-me?

    1. Avatar de Vítor M.

      Deixo que o Edgar te explique 😉

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Instalado. Simples, pratico e funcional. Parabéns a equipa do pplware.

  20. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    Fantástico… Mais uma vez o Pplware na vanguarda…

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Top!!

    Sugestões Melhorias:
    1) em vez do botão reload fazer tipo App do FB, deslocar as notícias para baixo.
    2) esta box (comentário) tem que se apagar o texto antes de escrever. Devia ser como a do nome, email e site.

    Bom trabalho!

  22. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Os meus parabéns ao Edgar pelo fantástico trabalho 🙂

  23. Avatar de Nuno
    Nuno

    Muito bom! Obrigado pela aplicação!

  24. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Bem, gostava de partilhar feedback sobre a App mas como requer o iOS 5.1 não vou poder. Quem quer ter o iPhone com JB untethered não pode usar esta App….

    1. Avatar de Zé

      “Esta app requer o iOS 5.1”
      :/

    2. Avatar de Vítor M.

      Calma, já há JB para o iOS 5.1.1 com processadores A4 😉 mas vamos ajustar a app e vamos ouvir as vossas sugestões,

      1. Avatar de PTDennis
        PTDennis

        Sim é verdade, mas esse JB é tethered. Ou seja, requer um computador para reiniciar o iPhone, por isso tenho optado me manter no 5.0.1. Ficamos então a aguardar ajustes 😉

      2. Avatar de Zé

        Pois há, mas é tethered tal como disse o PTDennis. O que não é muito prático ;). Alguma previsão para quando vão compatibilizar com o 5.0.1?

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim sim, estamos a tratar disso.

          1. Avatar de Bonifácio
            Bonifácio

            Vitor o pessoal com os processadores A5+JB tambem tem direito á coisa…

            Abraço

          2. Avatar de Vítor M.

            Verdade, estamos a trabalhar nisso. Há coisas que vão sendo melhoradas e vamos alterar esse critério.

            Abraço.

  25. Avatar de André do Carmo
    André do Carmo

    Olá,

    e para iPad?

    1. Avatar de Relvas
      Relvas

      lê a noticia 😉
      na próxima actualização

    2. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      está praticamente concluida estou só devolta de uns bugs que me estão a dar cabo da cabeça 🙂

      Como referi no post de apresentação da app, estou a fazer duas aplicações diferentes, pois assim consigo tirar melhor partido das interfaces especificas do iPad daí nao terem saido as duas versões logo ! E tambem nao queria lançar uma versão só para encher os olhos

  26. Avatar de Relvas
    Relvas

    Vítor os meus parabéns a ti e a toda a equipa que desenvolveu a app!!!
    Está sensacional.. Alias Tou a comentar por aqui agora.

    Próximas sugestões: uma interface mais única (isto é abandonar a nativa.. E adoptar uma mais parecida com o tema do site 😉 ) e claro num futuro próximo adaptar a app para o iPad ou tablets também era uma grande coisa!

    5 estrelas a Aplicação.. Definitivamente

    1. Avatar de Relvas
      Relvas

      aqui ficam outras sugestões que me lembrei:
      o push to refresh nos comentários para os actualizar.. tinha grande utilidade..
      e também por exemplo o slide gesture.. à la twitter e sparrow.. para quando fizesse-mos slide sobre um titulo de uma noticia.. tivessemos logo a opção de compartilhar, adicionar aos marcadores, etc 🙂

      1. Avatar de Edgar Clérigo
        Edgar Clérigo

        Tentaste fazer isso do slide gesture na parte das noticias? É isso tudo que acabaste de dizer esta implementado

        1. Avatar de Relvas
          Relvas

          Tens razão. As minhas desculpas mas como estou habituado a fazer o gesture no sentido contrário não me apercebi.
          Agora o push to refresh ainda não está implementado…

  27. Avatar de BFS
    BFS

    Falta só para android…can´t wait!!!!!!

    😉

  28. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Excelente trabalho , aguardo a aplicação para Android .

    Cumprimentos

    Serva

  29. Avatar de DP
    DP

    Como retiro uma noticia dos favoritos?? E porque é que nos favoritos abre o site para mostrar a noticia e nao o faz in-app como as da pagina inicial?

    Muito boa app!!

    1. Avatar de Relvas
      Relvas

      slide para a esquerda sobre a noticia… apagar! 😉

  30. Avatar de Fred
    Fred

    Parabéns pela aplicação.

    Continuação de bom trabalho

  31. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    Uso a de WP7 mas claro que teria que vir para os outros sistemas.

    Tambem tenho um android , mas desde que mudei para WP7 nao quero outra coisa ( a fluidez e funcionalidade sao de loucos, muito bom mesmo )

  32. Avatar de paulo silva
    paulo silva

    Como utilizador diário do pplware estava a espera disto a algum tempo

  33. Avatar de Paulo Filho
    Paulo Filho

    Boa Vitor! Estamos aguardando a app para android, afinal aqui por estas terras o android é rei.

  34. Avatar de The Man
    The Man

    A minha opinião vai ser mais sobre o GUI. Poderia estar muito melhor, acho que poderia ter sido feito um trabalho melhor nesse sentido.

    Mas claro que a app esta óptima e esta um trabalho altamente, num futuro próximo penso que poderiam pensar um pouco nisso. Têm como exemplo os layouts do flipboard e outras do género.

    CPtos

  35. Avatar de ruben
    ruben

    Nao percebo a utilidade dos favoritos.. Em vez de abrir a noticia offline ou numa versão limpa redireciona para o site.. Parece ser so um array de links =/

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Tendo em conta que esta versão só suporta as ultimas 10 noticias do blog, a utilidade dos favoritos, é conseguires guardar os posts que te interessam para os conseguires ver no blog. Facilmente conseguia meter a mostrar como dizes, mas depois a quantidade de informação que é guardada no telemovel iria ser demasiado grande!

  36. Avatar de carlos
    carlos

    A diferença de ‘bold’ para ‘normal’ das notícias lidas, parece-me pouco perceptível.

    Cada vez que fazemos um comentário vai ser necessário colocar os nosso dados? Penso que devia de ficar sempre preenchido ou um menu de configurações.

    Parabéns pela aplicação

  37. Avatar de carlos
    carlos

    Não devia de ser necessário apagar a frase ‘Insira o seu comentário aqui…’, para escrever o comentário.

    Uma sugestão;
    Marcar, de alguma forma, as notícias que comentamos, para Mais fácil serem acompanhadas.

    Depois de enviar o comentário, podia voltar às notícias, e não ficar na mesma caixa de comentário, deixando assim a duvida de o comentário foi ou não enviado com sucesso

  38. Avatar de Targa
    Targa

    Bom trabalho da equipa pplware.uma coisa tenho 120% de certeza, quando sair a app para android, vai direitinha para o «Guinness Book of Records» devido ao seu sucesso.Um abraço a todo team pplware.

  39. Avatar de Davi
    Davi

    Parabens! Agora com o ppware sempre na mao…

    🙂

  40. Avatar de Davi
    Davi

    Parabens! Agora com o pplware sempre na mao…

    🙂

  41. Avatar de Daniel Pinto
    Daniel Pinto

    A teclar desde iOS. A app esta simples e bastante funcional. Parabéns.

  42. Avatar de Francisco
    Francisco

    Excelente app…

    É pena só rodar no 5.1.
    Porque nao fazer para a 5.0.1 tambem?

    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Vai em breve estar disponível para versões anteriores do iOS.

    2. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Só para saber, o que te leva a não actualizar para o 5.1? ou para o 5.1.1 é o jailbreak ?

      1. Avatar de Edgar Marques
        Edgar Marques

        No meu caso, o iPad fica com 5.0.1 ate surgir JB para a 5.1.1.

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Claramente!

        O que ganhas tambem com o 5.1+?

        Iphone sem JB não é Iphone (mas é apenas a minha opinião).

        1. Avatar de Edgar Clérigo
          Edgar Clérigo

          No meu ver a unica vantagem que o jailbreak te possa trazer será mesmo as aplicações marteladas. se até terça feira não sair o jailbreak para o 5.1.1 que já está a funcionar, já há videos do cydia a correr no iPad3 em modo untethered, eu actualizo a aplicação para ficar em 5.0.

  43. Avatar de goncalo
    goncalo

    Falta suporte para a abertura de links nas notícias pelo menos foi a que notei mais de concreto que falha

  44. Avatar de Tomaz
    Tomaz

    Boa tarde;
    Não faz sentido a App só estar disponível para iOS 5.1 ou superior.

    Por favor relancem a mesma para versões 5.0.1 ou superior.

    Obrigado.

  45. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Muitos parabéns pela app

  46. Avatar de Álvaro Anjos
    Álvaro Anjos

    5* e mais não digo 😉

  47. Avatar de Sergio
    Sergio

    Ainda ontem pensei com os meus botões o quanto uma app do Pplware faria jeito. E mais uma vez vocês pimpa 🙂

    Os meus parabéns. Para primeira impressão esta muito boa. Prometo ter espirito critico

  48. Avatar de rjmonteiro
    rjmonteiro

    Mto boa app. Agora já posso ver o pplware no mio iphoni 🙂

  49. Avatar de Jorge
    Jorge

    Excelente app, so umas sugestoes:
    Aquele texto do “inserir comentario aqui” devia desaparecer quando começasse a escrever; penso que seria benefico poder ver nao so os ultimos 10 posts, mas sim todos. Nao sei se é possivel fazer isso.
    Obrigado e abraço.

    1. Avatar de Jorgejo
      Jorgejo

      Mais alguns erros: quando submeti o comentario pela app ele ficou na mesma, no entanto o comentario foi submetido. E acho q quando voltamos à pag inicial da app, que em vez do botao ser “cancelar” se chamasse “voltar”.

  50. Avatar de Lucas Alves
    Lucas Alves

    Estou na espera da versão para iPad 2!!

  51. Avatar de João Dias
    João Dias

    É possível enviar sugestões para melhorar a UI da aplicação? gostava de contribuir com alguns melhoramentos, se possível.
    Para quem posso enviar PSD’s e discutir layouts?

  52. Avatar de Jysk
    Jysk

    Estou a usar isto num iPod Touch… O melhor será dizer num iPhone 4 que tem a baseband 4.11.08 que não da pra desbloquear. Esta a rodar com a versão 5.1 e ta tudo ok. No meu iPhone que esta apenas na versão 5.0 isto não da. Seria bom que a coisa funcionasse a partir de uma versão base e não apenas de uma versão da versão. Mas compreendo o porque!!!!! Bom trabalho!

  53. Avatar de SatoMew
    SatoMew

    Reduzam o requisito mínimo da versão do iOS para a 4.2.1, por favor! Há quem ainda tenha o velhinho iPhone 3G e não tenha a possibilidade de adquirir um modelo novo tão cedo. Ainda por cima, não posso actualizar além do iOS 4.2.1… 🙁

  54. Avatar de POliveira
    POliveira

    Excelente iniciativa! Espero que continuem a desenvolver a aplicação para iOS e para outras plataformas também.
    Na minha opinião, o Edgar merecia um prémio do pplware. Assim um iPad ou assim, para ele poder testar melhor a sua criação 😛 (juro que não o conheço, isto não é nenhum favor xD )
    Em relação à aplicação propriamente dita, para além das sugestões que aqui já foram dads, notei que logo na primeira utilização me crashou quando estava a carregar uma notícia. Julgo que é difícil de encontrar a maneira de retirar uma notícia dos favoritos, eu só descobri depois de ter visto um comentário aqui que explicava.

    Força e parabéns.

  55. Avatar de Zefarpas
    Zefarpas

    Boa app.Precisa de melhorias óbvias,como por exemplo poder funcionar na horizontal(ipad2) e não consigo ver mais que 10 artigos.
    Sei que a vão melhorar.Cá fico á espera.
    Parabéns, é um bom começo.

  56. Avatar de António Silva
    António Silva

    Olá. Parabéns pela app, pela iniciativa e pela vontade de aprender, fazendo coisas úteis e interessantes. No entanto gostaria de alertar o desenvolvedor para uma disfuncionalidade importante. A app não é acessível a utilizadores com deficiência visual, como o meu caso. Ao clicar em cada título de notícia, nada acontece. Já são poucas as apps que têm erros destes, existindo um cuidado cada vez maior em criar aplicações acessíveis a todos os grupos de utilizadores. A Apple tem esta preocupação em todos os seus dispositivos e aplicações e sugere que os desenvolvedores façam o mesmo.
    Sugiro que consulte a documentação da Apple sobre este assunto. Afinal, e talvez não pareça, serão beneficiados mais alguns utilizadores deste canal de informação!