Portugal irá avançar com ação judicial contra a Apple por obsolescência programada do iPhone

49 Comentários

A Apple é das marcas que mais tempo de atualizações oferece do sistema operativo no segmento dos smartphones. Contudo, pelo preço que os dispositivos custam e pela importância que estes produtos têm na sociedade moderna, ainda há um sentimento que a empresa de Cupertino poderia dar muito mais. Assim, a associação de consumidores italiana Altroconsumo disse nesta segunda-feira que havia declarado à Apple que havia lançado uma ação coletiva contra a gigante de tecnologia dos Estados Unidos pela prática de obsolescência programada. Portugal também irá ter uma ação do mesmo género.

A entidade de defesa do consumidor pede de indemnização 60 milhões de euros à gigante de Cupertino.

Imagem Apple Portugal


Apple a braços com a obsolescência programada no iPhone 6 e 6S

A Apple tem um vasto leque de smartphones atualizados com o mais recente sistema operativo. Contudo, ao longo dos últimos anos, algumas situações relacionadas com a bateria e com a gestão de consumo, viraram os consumidores contra a empresa. Nesse sentido, algumas entidades viram uma oportunidade para levar a Apple à barra da justiça. Nalguns processos, a Apple já foi condenada e isso parece ter motivado várias outras entidades, de vários países, a avançar também para os tribunais.

Segundo a Reuters, Altroconsumo, uma associação de consumidores italiana, está a processar a Apple e pede uma indemnização de 60 milhões de euros (US$ 73 milhões) em nome de consumidores italianos enganados pela prática de obsolescência programada, algo que já tinha sido anunciado no final do ano passado.

A Altroconsumo disse que o processo protege os proprietários dos iPhone 6 e 6 Plus, 6S e 6S Plus, cujas vendas na Itália totalizaram cerca de 1 milhão de telefones entre 2014 e 2020. A Apple disse num e-mail que nunca fez nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto da Apple, ou degradar a experiência do utilizador para impulsionar as atualizações dos clientes.

Processos poderão também ser lançados em Portugal

Contudo, dois processos semelhantes contra a Apple já foram movidos na Bélgica e na Espanha pela obsolescência programada de iPhones.

A associação europeia de consumidores Euroconsumers, que coordena as três ações judiciais, disse que também pretende lançar uma ação coletiva em Portugal nas próximas semanas.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    … e que lhe carregue bem nos calos, porque esse gente é abusadora e tem a mania que tem o rei na barriga, tipo “eu quero, posso e mando”!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Que telefone tens? Só por curiosidade.

      1. Avatar de .0\
        .0\

        Eu concordo com ele e tenho 1 6S PLUS e com a ultima actualização 14.3 a bateria do meu tlm dava para ver a percentagem a baixar quase ao segundo! E sim a bateria esta a 88% de eficácia, que segundo o próprio tlm esta ” a conseguir fornecer energia para o desempenho máximo normal”.

  2. Avatar de security
    security

    E quem vai receber esse dinheiro? o estado não é? para depois distribuirem pelos seus governantes e amigos? É que não estou a ver eles a indemnizarem os “lesados”. Serão como os lesados do BES xD
    Já agora, continuo com um iPhone 6 e não vejo obsolescência programada. Tudo funciona sobre rodas, ainda há dias recebeu mais um update para o iOS12.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Na América estes casos o dinheiro é distribuído por todos que assinarem a queixa, e que tenham sido lesados, em meia duzia de meses o caso é julgado e o dinheiro na conta das pessoas.

    2. Avatar de UPS
      UPS

      O utilizador não recebe um caramelo LOL
      Quem ganha com isto é o estado para não variar LOL

    3. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Que ignorância. A Deco não tem nada a haver com o estado. A Deco vai dar o dinheiro a todos os consumidores que se inscrevam na acção e possam provar que tem o equipamento. Já contra o Facebook foi o mesmo. Eu estou inscrito, não gasto um tostão na acção e se a Deco ganhar recebo dinheiro.
      Qualquer das formas o estado não leva nenhum. A Deco fica com os montantes.

      1. Avatar de Joao pequeno
        Joao pequeno

        “a ver”

    4. Avatar de .0\
      .0\

      Eu já ficava todo contente se eles voltassem a por o tlm a funcionar direito outra vez…

  3. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    A Apple a ser multada quem recebe a multa? O estado ou o lesados?

    1. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      “Multada” recebe o estado ou a europa. “Processada” recebe quem processa, neste caso a DECO

  4. Avatar de ...

    O estado tem que arranjar dinheiro para pagar mais 5 anos de ordenado ao Marcelinho.

    1. Avatar de ...

      Continuando na senda copiadora de nick.Enfim,sem originalidade!
      -é preciso um esforço perverso para misturar uma acção judicial que ainda não foi apreciada a legitimidade com o ordenado de um dos governantes nacionais.

      1. Avatar de ...

        Só faltava este, não tens mais sem ser dizer isso?
        A falta de escolinha está-te a fazer mal, vai lá estudar pra ver se ficas a ser alguém na vida.

        1. Avatar de ...

          Ofende-se com facilidade,calma,aprenda a pensar com clareza e verá que deixa de publicar disparates.
          -reduzir a vida ,à falta de escola é ter as prioridades confusas.Eis a prova de falta de capacidade argumentativa.

    2. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Mas qual estado? A Deco não tem nada a haver com o Estado. Santa ignorância

    3. Avatar de Daniel Oliveira
      Daniel Oliveira

      chegalhona, venturete…. a vergonha é tanta que te escondes atrás de …

      1. Avatar de Me, my self and I
        Me, my self and I

        isto +1

  5. Avatar de asdasd
    asdasd

    Na apple? não pode ser…

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Daqui a uns tempos na sede da Apple:
    Administração: « Portugal? Onde fica isso? »
    Advogados: «uma província autónoma de Espanha, ao que parece governada por corruptos, representa 0% do nosso negócio … basta mandar um cacho de bananas aos governantes que eles calam-se»

    1. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Não sei o que é que ainda fazes aqui
      Emigra pá!!!

      e depois deixa de vir para aqui mandar bitaites, que ninguém quer saber quanto maravilho é o teu novo país cinco estrelas

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Pois tem que emigrar, é isso ou arranjar um tachinho como o Sr deve ter. é a única explicação que encontro para comentários como os seus.

    2. Avatar de Raul
      Raul

      “representa 0% do nosso negócio”
      Consegues falar mais um pouco sobre isso? Só por curiosidade

    3. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Mas quais governantes? A Deco não tem nada a haver com o governo. E se a Deco ganhar (e a associação italiana) e a Apple não pagar, a sentença vai para a europa e se eles não pagarem, o Tribunal Europeu proíbe de vender a Apple na EUROPA! Faz mossa não são só os poucos milhões portugueses

    4. Avatar de .0\
      .0\

      Pois emigra! Mas olha não te vás embora zangado, vai-te só embora …

  7. Avatar de LA
    LA

    Não há nada mais importante para fazer, em Portugal, ou na Europa, que avançar com uma ação judicial contra a Apple por obsolescência programada do iPhone? As outras marcas fazem o mesmo, ou ainda pior. Tenham juizo.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      que haja conhecimento foi apenas a apple que foi apanhada a baixar o clock dos processadores para aumentar ligeiramente a duração do tempo em bateria.
      Se tivesse um botão para ligar e desligar nem me parecia mal, agora fazer isso aos utilizadores e nem deu explicação é abusivo.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Todos fazem , usa o Google .

        Abc
        Ps: os que não fazem, desligam-se aos 30% durante o uso.

  8. Avatar de Sc
    Sc

    Se fosse só os iPhones… tive um MacBook pro de 2007 que passado 3 anos já era uma lentidão devido as actualizações efectuadas por mim.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso era noutros tempos quando houve um grande salto entre 2007 e 2010 a nível de processadores. Até ao seu ultimo lançamento, o meu MBP de 2012 manteve-se (mantém-se, aliás) fluído.

    2. Avatar de KT99
      KT99

      o ipad 3 que passado 1 ano levou com o ios 7 e ficou super lento! De tal forma escandaloso como a apple lancou um ipad 4 apenas 5 meses depois de ter visto que o ipad 3 tinha problemas de performance, mas disto ninguem fala.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Lol? E os Androids por não receberem suporte? Enfim…

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Porque os togados e seus filhos só usam iPhone…

    2. Avatar de SSD
      SSD

      É um bocadinho diferente, não ofereceres updates e propositadamente diminuir a performance do teu telemóvel.
      Já agora vejam quanto é que custa cada update às marcas e se calhar percebem porque não oferecem mais tempo.
      Não é culpa da Apple como é óbvio, mas não terem de pagar por esses mesmos updates facilita que consigam oferecer mais tempo também.

    3. Avatar de Joao pequeno
      Joao pequeno

      Really?! Achas mmo q Androids n recebem suporte? E mesmo w não recebessem isso serve-te d consolo por seres enganado pela Apple!?

  10. Avatar de Ze
    Ze

    Bem se for para eu receber…mal se for para quem nem deve saber o que é um iphone

  11. Avatar de jorge
    jorge

    Nao é com estas praticas a multar que vao atrair investimento estrangeiro, depois a tugolancia se queixa que ninguém quer vir investir no país das bananas, que multim sim, seja que empresa for, mas que devem distribuir o dinheiro pelos queixosos, nao a ser distribuido pelos amiginhos de sempre, ou seja sempre os mesmos.

  12. Avatar de Strato
    Strato

    Que palhacada, iPhone 6s saiu em Set 2015…ja la vao 6 anos de actualizacoes…que outra marca faz isto? Nenhuma…as restantes marcas por norma lancam actualizacoes oficiais por 2/3 anos, as vezes nem chega a isso…boa sorte…mas continuem a pagar as dividas dos Bancos ok?

    1. Avatar de David
      David

      mais vale não lancar atualizaçoes do que lançar para tirar performance aos aprelhos, e isto já foi provado uma vez que eles tinham feito isso se ainda nao aprederam tambem é porque sao burros

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Para mim a apple não fez nada de mal eles atualizam é claro que o telemovel vai ficar mais lento, mas a apple é isto as pessoas é que continuam a comprar para mim o meu ultimo foi o X e a apple para mim morreu todos os anos mais do mesmo um gajo olha para o lado e ve marcas com specs muito melhores e eles estao sempre iguais, um flagship em 2020 com 60 hz parece que é a gozar com o pessoal a apple morreu com o steve jobs

    1. Avatar de KT99
      KT99

      Epa mas qual e o problema dos 60hz?? O iphone sempre foi fluido ja no android a fluidez é mascarada pelos 120hz mas na verdade tem imensos frame drops. Sinceramente prefiro um bom ecra com 2k 60hz que um 1080p a 120hz.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Sim sim já ouvi essa historia milhares de vezes isso é historia de fanboy que nao consegue analisar diferenças de telemoveis, 120 hz tem imensos frame drops ahahhahahahaah enfim nem vou comentar estar comparar 60 hz com 120 hz não faz sequer sentido já experimentei os dois e os 120 hz fazem muita diferença, eu era fa da apple do steve jobs não desta apple e digo-te uma coisa se o steve jobs renascesse agr morria outra vez por ver o que estao a fazer à empresa dele .
        E por fim eu prefiro um amoled 2k de 120 hz mas não tinhas duvidas que os 120hz fazem muito mais diferença do que os 2k tu das o telemovel a uma pessoa ela percebe automaticamente a fluidiz mas vá fica com a tua que eu fico com a minha não vou discutir 60hz contra 120 é como discutir um carro de 60 cv com um de 120

    2. Avatar de adbu
      adbu

      Não foi ficar mais lento por o sistema ficar mais pesado. foi porque diminuíram a velocidade do processador, o que é grave.
      Imagina tens um pc com i7 a 3.7 GHz, fazes atualização ao sistema e fica a 2.8GHz, não ias gostar muito.

  14. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Eu cá acho que a Apple, tem conseguido manter os iphone bastante usáveis tento em conta o tempo que já têm.
    tenho um iphone 6s, e comparado por exemplo a Galaxy s5 (mesmo com custom rom), é incomparável.
    a fluidez do iPhone 6S, comparado ao S5 (seja stock firmware, ou custom rom), sem comparação.
    muito utilizável, e suporte de 5 anos nos seus equipamentos, muito funcional. Samsung é 2 anos e se…

    Agora a cena da bateria, deviam ter sido mais transparentes…

    1. Avatar de Daniel Paiva
      Daniel Paiva

      Bom exemplo…

  15. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    todos os equipamentos e softwares têm um limite de vida útil, e não ma parece nada chocante que a apple diga que acabou o de determinado equipamento.. no entanto ao contrário do que acontece com um pc não é possível trocares por outro SO ou fazer um upgrade.
    e quem se está a queixar (nada contra) é quem comprou os equipamentos em segunda mão, ou lhe foram oferecidos!
    porque o utilizador de iphone (original) troca de equipamento amiúde. não usa o mesmo equipamento 6/7 anos. o unico fabricante que dá igual ou maior suporte é a xiaomi.

    1. Avatar de Joaquim Garcias
      Joaquim Garcias

      O que posso dizer do iOS e iPhone’s é que fazendo jailbreak dá para fazer o tlm um pouco mais fluido e utilizavel.
      Agora se as apps deixam de suportar iOS 12 (exemplo), n há muito que se possa fazer.

      Já no Android, dependendo do fabricante, dá para por custom rom, e aguentar o telemóvel mais tempo. (Google Pixel, OnePlus e Xiaomi), muito famosas para Custom Roms

  16. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Sendo que os principais lesados não são instituições/empresas públicas ou privadas, será que os 60 milhões que pedem serão distribuídos entre os lesados (consumidor final)? Nunca ouvi tal coisa acontecer mas deixo a pergunta.

    Claro que, ao ser sancionada, a Apple deixa de ser tão abusada se houver mais países a fazer o mesmo.

  17. Avatar de anonimo
    anonimo

    Aplausos para o governo português. Isso sim, é defender os interesses do povo que lhe confiou o cargo, através do voto, esperando que o protegesse dos vampiros corporativos.