Por menos de 90 euros passe o seu iPhone de 16GB para 128GB…

106 Comentários

…mas isso na China!

Sabemos que a China é o país das grandes oportunidades no que toca à contrafacção, ao mercado negro. Tudo se vende, desde roupas das grandes marcas até aos modelos mais caros de smartphones… mas contrafeitos. Depois há os componentes que também existem para todos os gostos.

Quer fazer um upgrade ao seu iPhone, facilmente passa de 16 GB para 128 GB, por pouco menos de 90 euros, está interessado?

pplware_memoria_iphone_01


Produtos de alto gabarito, modelos prestigiados, componentes imprescindíveis dos mais ansiados smartphones, tudo se pode encontrar nas ruas do mercado electrónico chinês.

Muitos são falsificados mas há componentes que saem pelas portas traseiras das empresas que fabricam para as grandes marcas, isto também não é surpresa para ninguém, por algum motivo os componentes do iPhone (e não só) são mostrados na web antes do próprio produto ser apresentado oficialmente.

pplware_memoria_iphone_00

Assim, por cerca de 580 yuans chineses (cerca de 84 euros), algumas lojas de assistências técnica (de beira de rua) na China, disponibilizam já a troca da memória NAND flash que equipa nativamente o iPhone, passando dos originais 16 GB para os 128 GB que é o máximo que equipa os smartphones da Apple. Em apenas uma hora o equipamento é aberto, trocada a memória e, segundo os clientes já atendidos e com o upgrade feito nos iPhone 6, tudo parece funcionar sem qualquer problema.

Claro que depois de uma operação destas, a garantia do equipamento desaparece. A não ser que já tenha passado o período de abrangência e aí o risco é somente da qualidade do produto comprado. Mas, como em tudo, uns vão ganhar e muitos vão perder…

 

E em termos de segurança?

Segundo informações, que podem ser lidas aqui, os equipamentos com estas alterações terão problemas relacionados com importantes funcionalidades do sistema operativos e não só. Deixará muito provavelmente de funcionar o Find my iPhone pois o sistema não conseguirá registar o IMEI do equipamento no iCloud. Assim como outros recursos. Haverá problemas com o WiFi e até com o Bluetooth. Mas não se ficam por aqui, pois até mesmo o sistema poderá não reconhecer o tamanho total do novo espaço adicionado, visto qie o smartphone havia sido inicializado cifrado com outro sistema de armazenamento.

Conclusão, não faça isso que vai dar problemas graves.

Via: Cult of Mac

Actualização: foram corrigidos os valores do yuan para o euro, assim como foi colocada mais informação adicional, tendo em vista a segurança do equipamento face a importantes modificações que originarão alterações graves.

Comentários

106

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Psicologica Mente
    Psicologica Mente

    Consigo colocar o meu Lumia com Windows Phone com 128Gb de memória por metade do preço e sem o enviar para a China!!!

    1. Avatar de millers
      millers

      eles estão a falar de memória interna e não de micro sd

      1. Avatar de Realista
        Realista

        E qual é o problema? Tenho mais de 90 apps instaladas no sd…

        1. Avatar de Rúben Sousa
          Rúben Sousa

          Pois é, mas mete lá o SD no iPhone. Desejo-te sorte 😉

          1. Avatar de Zaark
            Zaark

            That’s Realista’s point!

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        That’s Psicologica Mente’s point!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Por enquanto ainda tens, mas acho que futuramente vão acabar por deixar todos de ter. Não vejo vantagem para os utilizadores mas para as marcas sim que é bastante mais rentável remover o slot e vender em memória interna.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se ninguém comprar telefones sem slot microsd podes crer que não tiram isso…

        1. Avatar de joao
          joao

          o teu comentário é tudo menos realista. as pessoas compram o que lhes dão. não é por causa de não ter slot que a apple e a samsung (que deixou de fornecer sd cards nos topos de gama) vendem menos.
          slot é só um recurso não é uma solução. a nível de programação é uma bosta, muitas aplicações não deixam instalar no slot, tirando a parte que ficam mais lentas. se achas que isso é boa ideia, força continua a comprar telemoveis com slots a pensar que levas alguma coisa de jeito. todos os telemoveis que tive com slots a porta do slot estragou-se sempre.

          1. Avatar de André
            André

            Só compro telemóveis com slot para cartão, nunca tive qualquer problema. Nem que seja só para guardar fotos/vídeos/musicas etc etc, dá muito jeito. Nunca tenho problema de armazenamento, nem tenho que andar a apagar o que quer que seja (apesar de guardar as coisa na drive). É que há tanta escolha, haverá sempre telemóveis com slot para cartão.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Bem… Compram sem SD slot porque não lhes interessa ter sd card.

          3. Avatar de Zaark
            Zaark

            Slot para cartões de memória agora é causa de avaria antecipada dos equipamentos. Lol. E eu digo assim: desde o meu antigo Motorola V360 que tenho tido sempre telemóveis com slot. Guess what: ainda todos ligam e funcionam. Quem quer slot não é só para meter apps – essa é, aliás, apenas uma vantagem acessória que aproveitamos para guardar apps menos usadas (e a velocidade não é assim tão afectada… falai do Android se quiserdes, mas não de todos os smartphones).

      2. Avatar de Victor
        Victor

        para os utilizadores é menos um buraco para preencher. Agora com o barateamento do armazenamento na cloud haverá cada vez menos suporte para esse tipo de cartões.

        1. Avatar de Mark
          Mark

          O problema da Cloud é a velocidade. Eu só utilizo a Cloud como sistema de backup.

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          Neste momento isso é meteta carroça à frente dos bois. Tudo na Cloud não é ainda plausível.

    3. Avatar de pauli
      pauli

      Não consegues é por apps no lumia nem na china nem em marte! Snapchat?

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Mas por que motivo a única app exemplificada é sempre o Snapchat? É assim tão importante para a vida?

    4. Avatar de pauli
      pauli

      Teres apps no lumia é que duvido que consigas…google apps então ui

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Quem quer apps Google pode escolher outros SO.

        1. Avatar de millers
          millers

          sim diz isso. mas quantos não choram e façam birras por a google não lançar nenhuma app para o windows mobile

          1. Avatar de millers
            millers

            agora andam todos instalar apps do android e playstore no windows mobile

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Birra? Serão poucos, quem escolhe WP tem tudo em serviços Microsoft. Sabes, é que não é só a Google quem tem serviços online.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Quem está no ecossistema da microsoft não precisa da Google para nada. E Snapchat… Poupem-me! Isso é para os miúdos brincarem.

        1. Avatar de millers
          millers

          não têm snapchat e nem periscope

          1. Avatar de Marco
            Marco

            vivo bem sem eles..

          2. Avatar de millers
            millers

            isso és tu. quem precisa não tem como usar no windows mobile

          3. Avatar de Marco
            Marco

            então o windows mobile não é para essa pessoa. Simples, são os telemóveis que se tem de adaptar as pessoas e não o contrario. Tenho windows phone e não sinto falta de nenhuma app que usava no android e que não há para windows phone, arranjei substitutos.

          4. Avatar de millers
            millers

            é engraçado quando não têm certas apps dizem que não se sentem falta, e quando as têm já as usam.

      3. Avatar de Zaark
        Zaark

        Fala com a Google… não fazem nem deixam fazer!

    5. Avatar de Ruben
      Ruben

      Para quê? Nem podes usar esses 128GB para meter panoramas, libe Photos, não tem apps, e a velocidade desses cartões é menos de 10% da dos iPhones…

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        live Photos foi uma copia da nokia e achas mesmo que não dá para tirar panoramas? loool

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Mostra lá na câmera dos WP a funcionalidade de panoramas!

          1. Avatar de Artur
            Artur

            Pesquisa por lumia panorama

          2. Avatar de Rudua
            Rudua

            google it

          3. Avatar de Mark
            Mark

            Tens o Cycloramic ou Lumia Panorama

          4. Avatar de Zaark
            Zaark

            Mostra lá vontade de ir pesquisar para não papagueares falsidades difundidas como verdades absolutas. Lumia Panorama.

    6. Avatar de pedro
      pedro

      o certo e que não o fazes porque o lumia e lixo e não vale a pena investir
      num pseudo-smartphone .
      Também tenho um lumia alem de um 5S
      i digo a boca cheia que o lumia é só um brinquedo de plastico reles perto de qualquer iPhone
      Abraço

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        Nao te vou estar alimentar podes crer

    7. Avatar de Jorge
      Jorge

      como é que tens apps instaladas no msd? consegues instalar as xaps sem ser da store para o sd? (ja estou farto da porcaria das publicidades e pedidos para classificar as apps)

  2. Avatar de LG
    LG

    E que tal cartão microSD? 60€ já compra uma…

    Ah pois Apple não implementa isso nos iPhones para obrigar utilizadores a dar mais 220€

    1. Avatar de pauli
      pauli

      Sd card tem 20-40mbd velocidade, o nand da Apple chega aos 400mbs

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Deixa de comprar microSD’s rascas, que já tens muito mais que 20-40MB/s

      2. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        Class10 > 10Mb/s
        UHS3 > 30Mb/s

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Apple > 400MB/S

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Porque um Chinês vai colocar uma Nand flash de 400m\s só para ti…

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Apple = 16GB

          3. Avatar de Vasco Lopes
            Vasco Lopes

            400mbps é diferente de 400MB/s

          4. Avatar de k
            k

            Bem, eu lembro-me de quando estava a testar hardswap (criar uma partição adicional para ajudar quando o aparelho tem pouca ram) no meu S3 aqui a uns anos, uma maneira de evitar o desgaste adicional era usar o cartão microsd em vez da memoria interna. Mas infelizmente não era eficiente. Cheguei a conclusão que mesmo com um cartão class 10 da kingston e outro da samsung a memória interna é MUITO mais rápida que o melhor cartão de memória que eu lhe pudesse meter.

            Não me lembro dos valores que tinha para escrita e leitura na altura mas um teste no meul one plus à 5 minutos atrás sem qualquer cuidado a fechar tarefas de fundo mostra que lê a 214.54MB/s e escreve a 58.22MB/s (testado com o A1 SD Bench, free na playstore).

            Segundo o site
            https://www.sdcard.org/developers/overview/speed_class/
            MicroSD Class 10 tem velocidade de 10MB/s (não descrimina leitura ou escrita, vou supor o segundo). O que significa que a flash interna deste telemóvel é quase 6x mais rápida a escrever (já nem vou falar da leitura).

            Não sei de onde foram buscar os 400, 20-40, etc (não percebi as unidades de medida usadas).
            Segundo um teste feito pela anadtech:
            http://www.anandtech.com/show/8554/the-iphone-6-review/6
            O iphone 6plus usa uma NAND que leu a 252.7MB/s e escreveu a 81.6MB/s.
            E são mesmo os mais altos

            Portanto, há tarefas que só fazem sentido na memória interna. Substituir o chip de memória interno por um cartão sd, sem sequer considerar se é possível ou não, é má ideia por este ser muito mais lento. O telemóvel ia perder imensa performance em tudo, desde abrir uma app até à simples navegação de virar para a próxima pagina de icons. Já se for para enfiar umas fotos e vídeos, o cartão sd é ideal, este tipo de uso não depende tanto da velocidade do cartão.

            Se depois da operação o telemóvel não perde performance é porque o chip que eles metem tem velocidades semelhantes, não pode ser um cartão micro sd.

          5. Avatar de Ruben
            Ruben

            Vê o teste do iPhone 6S…

      3. Avatar de rand
        rand

        Um cartão SD tem velocidade mais que suficiente para a gravação e reprodução multimedia portanto não seria um problema a sua utilização para tais efeitos.

        1. Avatar de pauli
          pauli

          Para filmar a 4k sd card n da, precisas de >40mbs..enfim lumia e o iphone dos pobres

          1. Avatar de Rudua
            Rudua

            e com 16GB vais filmar a 4K no Iphone?

          2. Avatar de rand
            rand

            Para gravar 4K precisas de 200Mb/s que é 25MB/s, essas velocidades podem ser alcançadas em cartões de memória (o meu microSD já com perto de 2 anos alcança 20MB/s sem problema nenhum logo parto do principio que os novos cartões com memórias mais rápidas vumpram os requisitos)

          3. Avatar de RootMAXX
            RootMAXX

            4K = 375MB / minuto no iPhone 6S = 6.25MB/s

            É pouco, mas mesmo assim, a maioria dos SD’s não consegue isso EM ESCRITA!

          4. Avatar de rand
            rand

            “4K = 375MB / minuto no iPhone 6S = 6.25MB/s”

            @RootMAXX: o meu microSD (mencionado anteriorment) ultrappas e em muito esses 6.25MB/s. Agora deixaste-me curioso para ver a qualidade de video do iPhone visto que pessoal meu amigo que percebe da coisa diz que abaixo dos 100mb/s o video 4K não fica com grande qualidade.

          5. Avatar de pauli
            pauli

            Rudua eu tenho um 6s 64gb, da perfeitamente para 4k. Espuma te

          6. Avatar de Rudua
            Rudua

            Mas com 16 nao ias longe! Lool
            Da apple só tenho o Ipod 5 e chega

          7. Avatar de kekes
            kekes

            Estas a dizer que as cameras de video usam SD’s do futuro?
            Já à muito que existem SD’s com essa capacidade.

          8. Avatar de Ruben
            Ruben

            @Rand não é bem assim, o iPhone 6S usa H.265, que é 2X superior ao H.264.

            E eles falam em Megabit/S para 100mbps, não megabyte/S. 6.25MB/s = aproximadamente 50mbps

        2. Avatar de pedro
          pedro

          o problema são as apps
          useless

      4. Avatar de LG
        LG

        E? achas que fotos e videos para gravar/reproduzir necessitam de mais? é daquilo que gasta mais espaço. os 16GB internos que sejam reservados para o sistema e Apps…

        E mesma coisa se faz com os computadores hoje em dia… SDD para o SO e principais Programas, HDD grande para armazenamento de dados grandes…

      5. Avatar de José António
        José António

        400 Mb/s ou Mbps é equivalente a 50 MB/s

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Mas é 400 MB/s, e não Mbps, senão era

        2. Avatar de Ruben
          Ruben

          Mas é 400 MB/s, e não Mbps, senão era mais de 3000

      6. Avatar de Mark
        Mark

        SD é mais lento mas chega e sobra para armazenar ficheiros, fotos, vídeos, musica.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      @LG, em smartphones já é comum ser assim, entre outras coisas que vão implementando igual aos iPhones.

    3. Avatar de José António
      José António

      SanDisk Extreme PRO microSDXC UHS-I C10,U3 95MB/s
      Link: http://static.sandisk.com/products/memory-cards/microsd/

      Já existem cartões UHS-II com velocidade +- 240 ou 260 MB/s da Toshiba
      Link: http://phoneia.com/pt/mais-rapido-do-mundo-cartoes-microsd-toshiba-lanca/

      1. Avatar de Ruben
        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Os 400 MB/s que mencionas também é apenas de leitura. Em escrita, como é normal é um valor substancialmente mais pequeno. A Apple têm sem sombra de dúvidas o melhor NAND para leitura/escrita sequencial. Mas quando falamos sobre leitura/escrita aleatória a Samsung é quem fica à frente. Esta ultima é mais importante que a primeira. A primeira é vantajosa quando lidas com ficheiros grandes.

  3. Avatar de David.pt
    David.pt

    Brutal hehe

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    Se funcionar tão bem como aquelas pens da Sony com montes de GBs por um preço mesmo barato? I’m In!

  5. Avatar de pauli
    pauli

    Tenho um lumia 930 a 150euros no olx e ninguém o quer. Iphone 4s vendi logo por 200..wp n vale nada

    1. Avatar de jaameezz
      jaameezz

      Curiosamente não tenho a mesma opinião, tenho um 925 e por esse preço até comprava desde que estivesse em bom estado !

      1. Avatar de pedro
        pedro

        só podes estar a gozar

        1. Avatar de Rudua
          Rudua

          e comprar um 4s por 200€ é um bom negócio?

          1. Avatar de pauli
            pauli

            Tem mais updates um 4s de 2011 que um Android 2015

          2. Avatar de Rudua
            Rudua

            Quanto ao android tens toda a razão, mas não podes compara-lo ao Lumia

          3. Avatar de pauli
            pauli

            Rudua ve se percebes eu experimentei e gostei do WP mas sem apps para mim é useless. Várias não são atualizadas ha 1 ou 2 anos, google apps fazem me falta, snapchat a seguir ao facebook é o mais usado. Não sou fanboy, comprei iphone apenas porque tem apps que preciso e suporte que Android n tem. Cumps

          4. Avatar de Rudua
            Rudua

            @pauli
            Eu android nao gosto, lag, falta de atualizações.
            Experimentei o 930 e gostei. Tem tudo o que preciso mas mo teu caso acho que fizeste bem.
            O iOS é sem duvida muito bom, temos que ser realistas

          5. Avatar de millers
            millers

            @Rudua deves ter tido um smartphone made in china ou marca samsung com lag. isso que dizes já está seco

          6. Avatar de Rudua
            Rudua

            @Millers
            Nunca tive um Telemovel Android.
            Tenho um nokia 930 e tive um Nokia N9, que ainda gosto muito pelo sistema operativo.
            Android só tenho um tablet com Kitkat e detesto.
            a experiencia que tive com android foi decepecionante.
            mas gostos não se discutem e se tens android e estás satisfeito ainda bem.
            nunca precebi bem estas guerras entre OS

    2. Avatar de KingDi
      KingDi

      Modas não significa que seja o melhor!!! Até porque se andas com tudo que seja da moda, não significa que sejas lá muito inteligente!

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Por 150€ eu compro

      1. Avatar de censo
        censo

        Não lhe deem conversa. pauli é mais um troll.

      2. Avatar de pauli
        pauli

        Ta em bom estado, garantia 1ano e caixa..vebdo porque a bateria e pessima e o SO mediocre sem apps. O tlm em si ta com excelente aspecto

        1. Avatar de Rui
          Rui

          A sério se tiver ingressado entre em contacto comigo Rui.louraco@sapo.pt

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Bateria que dura entre 2 a 3 dias é Pessima?

    4. Avatar de fjcp
      fjcp

      se realmente tens um lumia 930 a 150 euros eu fico-te com ele. manda email okyx@apo.pt

    5. Avatar de JMMS
      JMMS

      Adorava ver o Lumia 930 a 150eur no OLX, aldrabão.

  6. Avatar de Prim
    Prim

    Estes querem estragar o esquema de sugar dinheiro aos clientes da Apple. Perdendo a garantia não devem ter muitos clientes.

  7. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Olhem, comprei o iPhone 6s e já estou arrependido -.-

      1. Avatar de pauli
        pauli

        Provalmente porque comprou o de 16 e queria mais ou então queria um plus. Iphone 6s para mim e perfeito, n gosto de tijolos grandes e o plus e enorne

    1. Avatar de joao
      joao

      quanto queres por ele? 400 euros em mão?

  8. Avatar de Zane
    Zane

    Se for como as pens que vêem da China… Em vez de ter 128gb têm 16gb na mesma 😀

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Têm as que tu compras. Porque eu já comprei pens na China com o tamanho real, e boas velocidades. Ao contrário dessas pens da Kingston de 5€, com velocidades de 9MB/s de escrita, que se vendem em Portugal, e que curiosamente também vêm… da China.
      É a mania do português cuspir em tudo o que vem da China, e depois vai comprar coisas 20x mais caras numa loja aí qualquer, coisas essas também vindas da China.

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        É sim… Depois o que tens lá desaparece, e tu vês!

        O que não faltam são pens falsificadas!

      2. Avatar de Zane
        Zane

        É verdade que tudo vem da china, mas também uma coisa chamada controlo de qualidade… coisa que falta muita em certos produtos vindos da china.
        Nâo esperes comprar uma coisa com a mesma qualidade que há a voltar de 100euros no mercado, e só a compres por 20 euros no ebay, ou tens muita sorte ou foste aldrabado.

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não se perde apenas a garantia. Ao ser efetuada uma intervenção não autorizada, o equipamento deixa de ser elegível para exchange pela Apple. Imaginemos que após a garantia a board avaria. É possível adquirir outro equipamento igual à Apple com garantia, por um valor inferior ao de mercado. Se fizerem isso, não há nada para ninguém.

  10. Avatar de alguem
    alguem

    Contrafação, talvez… E “mercado negro”? Baseiam-se em que fontes?

    1. Avatar de Vítor M.

      Nos próprios reports do mercado interno chinês. Está disponível online, Google please.

  11. Avatar de Cristiano Quintela
    Cristiano Quintela

    Só uma pequena correção 580 yuans chineses não dá 92 euros, e sim 92 dólares.

    1. Avatar de Vítor M.

      É isso mesmo Cristiano. Está reposta a realidade e aproveitei, visto haverem novos desenvolvimentos, e actualizei o artigos. Obrigado pelo reparo.

  12. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    84€ com efeitos colaterais?
    So assim dou graças por ter um windows phone.
    Nokia Lumia 630 Dual Sim com expansao ate 128Gb via sd. Em sem chatices.
    Mas verdade seja dita, é preciso ver que sd é que se coloca. Porque nao é qualquer SD que “voa” com 128GB